23.11.06

Amigo Secreto: Presente mágico ou trágico ?


Não tem jeito, com a aproximação das festas de fim de ano começa a preocupação com os presentes do “Amigo Secreto”.

Com o objetivo de facilitar as coisas, virou hábito nas empresas estabelecer o quanto o presente pode custar, chegando ao cúmulo de se dizer até o que se quer ganhar e onde a pessoa deve comprar.

Mesmo assim, vai e vem “Amigo Secreto” e fica claro que enquanto alguns saem dessas festas com o gostinho de Natal, outros acabam com uma raiva danada.

Quem se sentiu obrigado a participar e teve que gastar mais do que pretendia, fica chateado.

Já, quem se sentiu menosprezado com o presente que recebeu sai arrasado.

Poucas pessoas lembram que o presente é uma boa oportunidade para avaliar o quanto somos queridos ou queremos bem alguém.

Através do presente é possível deixar claro quem tem poder, quando o que se recebe não pode ser retribuido, ou a importância que se dá para a pessoa, quando um presente é muito melhor do que qualquer outro.

Presentear é um ato cheio de significados. Se não houver cuidado pode-se transformar num insulto ou causar grande constrangimento.

Tudo é importante num presente, desde a escolha do que dar até a forma como está embrulhado.

Para os japoneses, a forma como o presente está embalado é tão importante que criaram o wrapping, uma técnica para embrulhar presentes que demonstra entre outras coisas modéstia, refinamento e a importância que se deu àquela pessoa.

Presentear não é só comprar alguma coisa para alguém ou gastar muito dinheiro, é entregar um pouco de si a quem se presenteia. Por isso, merece cuidados:

Respeitar o valor estipulado para o presente não significa comprar qualquer coisa. Presentear exige se interessar por quem vai receber. É preciso se colocar no lugar do outro e imaginar como agradar.

Não se deve gastar mais do que se pode. Presentear deve ter sabor de alegria, de despreendimento e não de “dor no bolso”.

Se sentiu insultado com o presente? Não precisa falar que gostou, dependendo do que foi nem agradeça. Quem não percebe o que fez não merece que se gaste tempo com delicadezas.

Se cair na tentação de passar adiante um presente, não o faça. Isso pode ser engraçado em filme, na vida real é uma tremenda falta de educação. Não gostou do que recebeu? Tenha coragem e jogue no lixo, mas não passe adiante.

Como nós usamos o costume francês, sempre que se recebe um presente ele deve ser aberto na frente de quem deu e agradecido na hora. Os orientais é que são sábios, abrem o presente depois. A idéia deles é valorizar o ato e não o presente.

O “Amigo Secreto” é ocasião para se estreitar vínculos e somar simpatias. É um ritual que precisa ser compreendido e valorizado, para que não se perca o que tanto se procura: o “Espírito de Natal”.

Nenhum comentário: