28.11.06

Etiqueta - Gafes sociais

Existem pessoas que só de ouvir a palavra 'gafe' tremem nas pernas e lembram daquela situação horrorosa, aquele verdadeiro mico que pagaram.

Certamente ninguém está livre de um dar um fora. E, se acontecer, peça desculpas, esqueça o assunto. Chamar atenção para o fato, ficar tentando se desculpar repetidamente, só aumentarão seu constrangimento.

Se seu dia a dia é cheio de visitas e reuniões, cuide de sua apresentação pessoal, use roupas discretas, maquilagem leve, unhas limpas.

Cumprimente as pessoas naturalmente, e se não fizer idéia do nome da pessoa não entre em pânico.Gentilmente diga que não lembra do nome dela.

Evite perguntar sobre marido ou esposa. Nunca se sabe a quantas anda a relação matrimonial. No máximo um 'como vai a família'.

Se passou da conta na bebida em uma festa e não sabe se deu vexame ou não, aja como se nada tivesse acontecido. Lembre de que insistir em um assunto só o piora e aumenta. Tenha cuidado para não deixar que isso aconteça novamente.

O trânsito nas grandes cidades, em geral, é um caos. Se você levou uma fechada, xingou o outro motorista e depois descobriu que sua reunião era justamente com ele, comente o assunto da forma mais natural possível e mantendo o bom humor. Vocês certamente vão rir juntos da situação.

Você foi convidada para um jantar à francesa e não sabe como usar tantos talheres e copos, não se desespere. Observe discretamente seus vizinhos de mesa e aguarde que os garçons servirão as bebidas na hora certa.

Evite assuntos desagradáveis, humor negro, piadas de mau gosto. Também procure evitar conversa sobre assuntos ligados à profissão, política e doenças. Exercite seu bom humor e use o bom senso, sempre

Nenhum comentário: