28.11.06

Etiqueta - Salão de beleza


Assim como as academias de ginástica, o último reduto exclusivamente feminino, o salão de beleza, também passou a receber a visita de homens, que também buscam o atendimento de um profissional qualificado.

Nesse novo ambiente, freqüentado por homens e mulheres que gostam de se cuidar, a elegância, a gentileza e a boa educação são de vitais importância.

Para começar, nada de trocar confidências em um salão. Nem com sua melhor amiga, muito menos com seu cabeleireiro. Não é lugar para isso.

Se ouviu algum comentário de um cliente vizinho, faça de conta que não ouviu e muito menos trace comentários a respeito.

Observe se o salão mantém aparelhos para esterilização de alicates e tesouras. É um direito seu e não é deselegante perguntar se o material está adequadamente limpo.

Também não há problema algum em levar seus próprios utensílios.

Acerte todo o custo do tratamento que irá fazer antes de começar e negocie a forma de pagamento. Evita constrangimentos para você e para o profissional.

Gorjetas devem ser dadas para a manicure, para a auxiliar que lava seu cabelo e para a que faz a escova. Se seu cabeleireiro é o dono do salão não há necessidade de dar gorjeta, se este não for o caso, agrade também ao cabeleireiro que lhe atendeu.


Na hora de entregar a gorjeta, dobre o dinheiro e coloque discretamente no bolso do avental.

Agradeça e elogie o serviço do profissional e se não ficar exatamente como você imaginou, fale com franqueza, mas educadamente e negocie o que pode ser feito a respeito.

Lembre-se sempre de que a boa educação e a gentileza são sempre as melhores armas

Nenhum comentário: