22.11.06

Lidando com pessoas difíceis

Não importa o quão paciente e compreensiva você seja, sempre tem aquela pessoa que deixa você doida, irritada, chateada ou com vontade de esganar. Mas por circunstâncias que vão além do seu alcance, você infelizmente não pode – ou às vezes nem quer – chutá-la da sua vida. E agora? Basta usar a cabeça para lidar com essas figuras difíceis. Veja como:

A amiga “mala”
Vocês são amigas há um bom tempo, mas seu ouvido não agüenta mais tanto blablablá, reclamações desde o marido até a escola das crianças e os telefonemas intermináveis com assuntos chatos que antes mesmo de completar 2 minutos de duração, já deixam você cansada.

O que fazer:
* Procure diminuir as ligações telefônicas. Depois de alguns minutos, faça algum comentário sobre o caso que ela está contando, e então emende em uma desculpa como “Querida, estou doida para ouvir o fim da história mas tenho que correr agora para pegar as crianças na escola”. Ela não se sentirá rejeitada se você der uma desculpa bem específica.
* Socialize. Inclua outras amigas nos seus planos com ela, como no chope do final de semana, de forma que a conversa não gire apenas em torno dela. Quanto mais gente, maior será o cardápio de assuntos.
* Incentive-a a resolver os próprios problemas. Quando você emprestar-lhe seu ouvido, pergunte como ela pode resolver a própria crise. Se ela disser que não há esperanças, insista que deve haver uma solução que ela mesma deve encontrar. Ela deve começar a pensar mais por si própria e buscar as respostas antes de perguntar aos outros.

A doméstica relapsa
No início tudo eram flores, o serviço era perfeito e você achava que havia encontrado a empregada dos seus sonhos. Porém ela começou a relaxar no serviço, chegar atrasada, faltar...

O que fazer:
* Tente ser gentil. Em vez de amarrar a cara, pergunte como ela está passando, se a família vai bem etc. Mostrar preocupação pelo seu bem-estar mostra o quanto ela é importante para você.
* Lembre a ela que ela tem um ótimo emprego. Quando conversarem sobre amenidades, conte o caso da sua vizinha que vive em pé de guerra com a empregada, ou a babá da sua sobrinha que não sai do serviço antes das 10 da noite.
* Use cinco palavrinhas toda vez que necessitar de algo. Por exemplo, amanhã você tem uma reunião importante e precisa que ela chegue às 8 da manhã em ponto. Diga, “é muito importante para mim”. Ser bem explícita sobre suas necessidades fará com que ela sinta o peso da responsabilidade.
* Tenha “a conversa”. Se nenhuma das táticas acima der resultado, chame-a para um papo. Diga que você gosta dela, do seu serviço, mas que ultimamente as coisas não têm andado muito bem. Enumere alguns dos problemas e fale “Gostaria que o nosso relacionamento melhorasse e fosse como no início. Se você quiser”. Essa parte final fará com que ela se sinta comprometida em fazer com que tudo volte a ser como era antes.

A colega de trabalho “cobra”
Você simplesmente não sente sinceridade na sua colega de trabalho. Umas tiradas um pouco irônicas ou então aquela falta de empatia faz com que você sempre ache que a qualquer hora ela pode puxar o seu tapete.

O que fazer:
* Procure sempre ser simpática e acessível. Fechar a cara não vai adiantar nada! Tente puxar assuntos não relacionados ao trabalho. De repente vocês descobrem que gostam do mesmo tipo de filme, assistem à mesma novela ou então têm outros gostos parecidos.
* Não “caia na pilha” se ela fizer piadinhas ou comentários sarcásticos. Apenas sorria. Sua confiança mostrará a ela que não faz sentido tentar deixar você para baixo, pois isso não a atinge.
* Deixe-a na sua mão. Trazer-lhe café quando ela estiver super atarefada, ajudá-la a terminar um relatório urgente ou atender os telefonemas enquanto ela estiver fora fará com que ela enxergue você como sua salvadora, e não sua vítima. Mesmo que ela não consiga se dar conta disso, seu comportamento generoso vai ofuscar a mesquinharia dela. E pode ter certeza que todos perceberão isso.

A vizinha que ninguém merece
Ela toma conta da sua vida, faz fofoca, tem um cachorro que não pára de latir bem na hora do seu sagrado sono. Calma, se mudar não é a única solução.

O que fazer:
* Em vez de evitá-la, cumprimente, seja amável, elogie. Qualquer um se rende a um bom tratamento.
* De vez em quando, convide-a e a algum outro vizinho para tomar um café. Batam papo, conversem, e a probabilidade dela sair por aí falando de voc~e será bem menor.
* Elogie o cãozinho dela e traga-lhe presentinhos, como um ossinho de borracha, por que não? Mas aí fale sobre o problema que a aflige. “O Rex é tão fofo! Mas ele sempre late justo na hora em que estou estudando, será que tem alguma maneira de evitar isso?”.
* Deixe bem claro que ser vizinho não é sinônimo de ter obrigações. Se você vai viajar e precise que ela tome conta da casa, regue suas plantinhas ou qualquer coisa do tipo, peça mas frise que ela não tem que lidar com essas tarefas se não puder ou quiser. Caso ela aceite, traga um presentinho de viagem, como uma lata de biscoitos ou uma caixa de bombons.

Nenhum comentário: