18.12.06

Guia de roupas para festas


Toda mulher que se preza faz aquela cara de dúvida e passa horas pensando com que roupa ir a algum evento para o qual foi convidada. Afinal ninguém quer fazer feio e ir à festa com uma roupa inadequada. Muitos convites trazem uma indicação do traje ideal. Mas, mesmo assim, o que vestir em almoço que pede, por exemplo, “tenue de ville”?

Veja a seguir as recomendações para você e para ele, a cada ocasião. E divirtam-se!


Traje esporte

É o menos formal de todos. Indicado para fazer compras, um almoço com as amigas, aniversários infantis, batizados, um churrasco no fim de semana e passeios durante o dia.

Aqui são indicadas peças como calças jeans, saias e blusas, bermudas e vestidos leves, de algodão. No inverno, casaquinhos e jaquetas protegem do frio. Nos pés, tênis, sandálias baixas ou de salto médio; ou botas e sapatos fechados se o clima estiver frio. A bolsa pode ser média ou grande. Acessórios como relógios, óculos escuros e bijuterias são bem-vindos.

Para ele: Calça jeans ou de brim, bermudas (pode ser tipo cargo, deixe as coloridas para a praia, academia ou churrasco bem informal entre amigos), camisas de manga curta ou comprida. Não use camiseta sem manga a não ser que a ocasião seja muito informal. Nos pés, sandália de couro, tênis ou sapatênis. Chinelos, só na praia ou dentro de casa.


Traje esporte fino, passeio ou tenue de ville

Nessas ocasiões pede-se uma produção mais caprichada. São almoços mais formais, aniversários e casamentos durante o dia, reuniões de família, enterros, aniversários de amigos à noite, shows etc.

Você fará bonito com um vestido sóbrio, na altura dos joelhos (dependendo do local, cuidado com decotes e fendas), tailleur, calça tipo pantalona, terninho, calça de tecido e blazer para climas frios.

Nos pés, scarpin, sandália alta ou sapato de salto médio. Bolsas médias ou grandes para o dia, e pequenas para a noite.

Para ele: Calças sociais claras ou escuras (de sarja), camisas sociais de manga comprida, blazer para o frio, terno, gravata para ocasiões mais formais. Nos pés, sapato social.


Traje passeio completo ou social

Aqui vale uma ida ao salão de beleza, peças formais e elaboradas para casamentos à noite, coquetéis, jantares e formaturas.
Aposte em tecidos como tafetás, rendas, musselines e sedas para vestidos semi-longos ou na altura dos joelhos. Outras opções são saias e blusas sofisticadas ou tailleurs.

No inverno, proteja-se com boleros, estolas e casacos imitando pele (para ser ecologicamente correta). Use sapatos ou sandálias de salto alto e bolsas pequenas. Ah, e pode tirar aquela sua linda jóia da gaveta.

Para ele: Terno escuro ou risca-de-giz, camisa social, gravata e sapato social.


Traje a rigor ou black-tie

Também conhecidos como tenue de soirée ou habillé, as festas que pedem estes trajes são luxo e sofisticação total, por isso, não economize. Vá ao salão, faça cabelo e maquiagem para festas como bailes de gala, casamentos e formaturas bem requintados.

Estas ocasiões pedem vestidos longos com tecidos finos, bordados, metalizados, com pedrarias. Vestido de festa mesmo! Nos pés, sandálias altas ou sapatos de salto alto, que devem ser forrados com tecido e nas mãos, carteiras ou bolsas pequenas. Ah, tire as jóias do armário. Se não tem, não se preocupe. Existem muitas bijuterias que imitam jóias com perfeição.

Para ele: smoking (espécie de terno preto com camisa branca e gravata borboleta preta) com sapato preto de verniz, de cadarços. No verão, pode-se optar pelo “summer smoking”, que é um smoking com paletó branco.

Nenhum comentário: