16.2.07

A novela e a mulher moderna

Você é mulher.
Você é brasileira.
Logo: você gosta de novela!

Não tem com escapar, está no nosso sangue! Assim como o maracatu, o samba e o arroz-feijão, a novela faz parte do nosso folclore. E se alguém te chamar de noveleira, não encare isso como xingamento. Principalmente quando quem tem chamou de noveleira foi um sujeito que deixa de sair para ver um jogo de futebol de times obscuros. Já um "pseudo- intelectual", esse nunca vai te chamar desse nome feio. Afinal, só de falar a palavra "novela" ele iria ter que lavar a própria boca com sabão e ficar de castigo.

Mas por mais que o nosso instinto feminino-patriótico nos diga que devemos AMAR as novelas, não dá para viver na função. Não dá pra inventar uma desculpa para não sair porque no fundo, você quer ficar em casa vendo "Paginas da vida". Aí, é demais!

Por isso, a mulher moderna que trabalha feito uma camela e adora uma balada enfrenta a dificuldade de acompanhar una novela. Mesmo assim, conseguimos estar por dentro de tudo que acontece. Veja como!

1 - LEIA OS RESUMOS
Novela não é que nem filme que você não pode saber como vai ser o final. Afinal, é sempre um enredo tão óbvio que você quase sempre já sabe o final desde o primeiro capítulo. E mesmo assim é bom de ver! Dizem que novela é sempre a mesma coisa: um segredo que o público sabe e os personagens não sabem, um segredo que os personagens sabem e o público não sabe. E um casal querendo transar e todo mundo atrapalha. Por isso, ler os resumos das novelas é um adianto! Assim você já sabe o que vai acontecer e nem precisa assistir! Por exemplo, a Sandra vai ser amante do porteiro. E isso nem é novidade, porque todo mundo já sabia que isso ia acontecer.

2 - DÊ VALOR AOS FLASHBACKS
Sempre achei isso a maior enrolação. Ao invés de escreverem cenas novas, os autores colocam o personagem olhando para o além e depois fica reprisando a cena que você já viu. Acontece que, com a falta de tempo da mulher moderna, o flashback tem se provado algo extremamente útil. Porque você pode ver as cenas que perdeu.

3 - LEIA OS CARTAZES DAS BANCAS
É claro que estamos falando que novela é ótimo, mas também não estamos sugerindo que você compre a revista "Minha Novela" ou a "Contigo". Mas um bom recurso para se manter a par do que acontece é ler os cartazes das revistas que são colados nas bancas, bem em cima daquele aviso "favor não colar cartazes". E tem que ter uma visão treinada, para você conseguir ler do ônibus em movimento. E também saber diferenciar a o personagem da "vida real". Afinal, essas revistas adoram dar manchetes tipo "Vera Fischer diz que ama Tony Ramos".

4 - SALÃO INTESIVÃO
Quando for cortar o cabelo ou fazer a unha faça uma espécie de curso intensivo, lendo TODAS as revistas de fofocas para ficar por dentro de TUDO. Não vale ir no salão e ficar lendo "Os Pensadores".

5 - APURE, APURE, APURE
Como 99% das brasileiras são mesmo noveleiras, quando você perder um capítulo pode descobrir em cinco segundos o que acontece. Porque num raio de um metro e meio alguém viu a novela. Inclusive, o seu informante pode até ser um homem! (Eles adoram também, só que muitos tem vergonha de assumirem em público).

6 - PARTICIPE DO ABAIXO ASSINADO
Participe do grande abaixo assinado pedindo a volta das "Cenas dos próximos capítulos", que eram um resumão básico do que ia rolar no dia seguinte. Isso nos pouparia muito tempo porque só precisaríamos assistir dia sim e dia não! E se aquele resumão do dia anterior voltasse, só precisaríamos assistir de três em três dias! Mande um e-mail para o Senado pedindo essa reforma! O abaixo assinado também iria propor o lançamento de novelas em fitas de vídeo, uma invenção tão boa que temos até vontade de patentear!

Nenhum comentário: