8.2.08



Nós sabemos que dia-a-dia de mulher de nova não é fácil: o trabalho nos consome, o namorado quer atenção, precisamos arrumar tempo para malhar, ficar bonita, paparicar a família... Haja saúde! Por isso, fomos buscar na nutrição para você viver maravilhosa, cheia de pique e bem-estar, com esforço mínimo.

Quatro especialistas — o cardiologista, médico ortomolecular e homeopata Marcos natividade, a nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, a nutricionista Bia Rique e a professora titular de Nutrição da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, Jocelem Salgado — entregam como e o que você precisa comer para manter o corpo fechado, lépido e faceiro. Imprima esta lista e coloque na porta da geladeira!

1. Operação de base
"Para começo de conversa, o essencial é ter boa absorção dos nutrientes", explica Marcos Natividade. "De nada adianta comer bem se o seu organismo não consegue aproveitar o combustível." O que prejudica esse processo: stress (que produz ácido clorídrico, que corrói o estômago e o intestino); consumo indiscriminado de frituras e alimentos industrializados (como congelados e macarrões prontos); e de analgésicos, antiinflamatórios, antiácidos e antibióticos. Trocando em miúdos, o negócio é manter a tensão e a ansiedade sob controle, investir em pratos saborosos e, de preferência, preparados com ingredientes frescos e só tomar remédios com prescrição médica.

2. A incrível quinua
Apesar de já termos apresentado esse grão a você há alguns meses, na seção Comer Bem Faz Bem, vale insistir na indicação. "Esse grão peruano é extremamente rico em aminoácidos, que auxiliam na formação da massa muscular e na atividade do sistema imunológico", fala Vanderlí Marchiori. Por ser rico em lisina, turbina a memória. E ainda contém potássio, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B.

3. Castanha-do-pará é nossa!
"Duas unidades dessa preciosidade brasileira fornecem 100% da necessidade diária de selênio", diz Bia Rique. "Esse potente antioxidante combate o envelhecimento precoce e reduz o risco de doenças cardiovasculares", complementa Jocelem Salgado. A castanha também é fonte de gorduras boas, importantes para a pele e o cérebro, com efeito antiinflamatório e lubrificante dos vasos. Por isso, mesmo quem quer manter a linha deve comer.

4. Churrasco sob suspeita
"Além da gordura em excesso que tanto nos prejudica, a fumaça que impregna as carnes é cancerígena e formadora de radicais livres, moléculas que favorecem o envelhecimento precoce e doenças como o câncer", alerta Jocelem.

5. Troféu abacaxi
Depois de comer carne você se sente sonolenta e pesada? Inclua no prato uma fatia de abacaxi. "A betaína presente na fruta acelera a digestão das proteínas", assegura Natividade.

6. Misterioso quefir
Não se sabe ao certo qual a sua origem, mas suspeita-se que tenha surgido no Tibete. Essa bebida láctea fermentada, rica em proteínas e vitaminas do complexo B, é benéfica para o intestino e no combate ao câncer, já que estimula o crescimento e a atividade de um número limitado de bactérias do colo.



7. O milagre dos peixes
"A vida nasceu no mar, o que significa que esse ambiente possui muitos dos nutrientes de que precisamos para viver bem", fala Marcos Natividade. Por isso, abuse dos peixes e outros frutos do mar. "Só não vale ser frito", alerta o médico ortomolecular. "Prefira o alimento cru, grelhado ou ensopado." O especialista explica que não é só o salmão que contém ômega 3, por exemplo. Essa substância anti inflamatória, ótima para a pele, está presente na sardinha, na pescada, na tainha... Um bom prato de cação cozido faz os neurônios funcionarem melhor, turbinando a concentração e a agilidade de raciocínio. Os peixes também são ricos em lisina, um aminoácido essencial no combate a herpes, bronquite, osteoporose e importantíssimo para o sistema imunológico. E magnésio, que ajuda a proteger o coração, as articulações e a combater a TPM e a compulsão por doces. Para as mulheres, que às vezes sofrem com problemas de tireóide, esse alimento é ainda mais indispensável. "O iodo, presente nos peixes e frutos do mar, equilibra a função da glândula de forma natural."

8. Três mosqueteiros
Nossos principais aliados contra o envelhecimento precoce são a vitamina C, presente nas frutas cítricas, como laranja, goiaba, limão, acelora, kiwi, a vitamina E das castanhas e o betacaroteno, encontrados nas frutas amarelas, como cenoura, mamão e manga.

9. Brócolis brothers
Para manter o corpo fechado, brócolis pelo menos uma vez por semana. "Eles contêm antioxidantes e ainda previnem o câncer de mama", fala Natividade. Valem também couve-flor, repolho, couve-de-bruxelas, couvemanteiga, mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula. "Os fitoquímicos desses alimentos protegem o fígado", acrescenta Jocelem.

10. Magra com chá verde
"Além de ser nutritivo, antioxidante e digestivo, o chá verde também apresenta propriedades termogênicas, ou seja, ajuda a queimar gordura", fala Vanderlí. Consumindo 4 xícaras por dia, você fica mais relaxada, aumenta a concentração e a capacidade de aprendizado, tem menos apetite, previne o câncer de mama e estimula o funcionamento do fígado.

11. Alho, pra que te quero!
Além de manter os vampiros bem longe, esse alimento tem efeito antiinflamatório, é rico em selênio, zinco e cobre. "O que o torna fantástico para o sistema imunológico", fala Natividade. A nutricionista Vandelí indica a dose diária. "Um dente fresco para a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol." E ainda ensina como combater o hálito forte: "Masque ramos de salsinha fresca, dentes de cravo ou faça bochechos com chá forte de zedoária."

12. Brotinho sem tpm
"Rico em vitaminas do complexo B e coumestanas, que atuam como fitohormônios, o broto de alfafa diminui os sintomas da TPM", garante Vanderlí.


13. Ponto para o curry
"O conhecido tempero indiano contém curcumina, que é antiinflamatória", conta Natividade. Além disso, estudos afirmam que ele mantém o sistema nervoso saudável e pode evitar o mal de Alzheimer, doença degenerativa que provoca perda da fala, alucinações e sérios prejuízos à memória. Destaque em uma pesquisa canadense da Universidade British Columbia, também é eficiente para retardar o envelhecimento, combater o colesterol alto e prevenir a formaçãode células cancerosas.

14. Sexy noz
Mulher que quer ficar com a libido em cima precisa desse fruto. "A noz contém zinco, elemento essencial para o bom funcionamento dos hormônios sexuais", explica Natividade. Também é fonte de cobre, que protege o coração e o sistema imunológico, manganês, importante na prevenção de gripes e resfriados, e vitamina E, poderoso antioxidante. Ah! "A medida diária é uma mão cheia", indica Bia.
15. Santa maçã
Injustiça ligá-la ao pecado. "Ela elimina o alumínio do organismo, que joga fora o selênio e prejudica a memória", diz Natividade. Como esse metal vai parar no nosso corpo? De tanto cozinhar em panelas feitas dele e consumir alimentos prontos que vêm em embalagens metálicas.

16. Mais Aveia, menos doces
Rica em fibras insolúveis, que têm o incrível poder de limpar nosso organismo de elementos tóxicos, ela também melhora o intestino preso e é importante no metabolismo da insulina, prevenindo a diabete. "Mas o bom mesmo é que a aveia diminui a ansiedade e a compulsão por doces, porque equilibra o sistema hipoglicêmico", explica Marcos Natividade. Para conseguir todos esses benefícios, prefira em flocos e cheque na embalagem se ela tem pouco teor de glúten.

17. Mandioca da boa
Salve o lanche da tarde! Pão de queijo e biscoito de polvilho, feitos com farinha dessa raiz, são ótimos para o aparelho gastrointestinal. Pode comer sem o menor peso na consciência.

18. Cogumelos mágicos
Shitake, shimeji, funghi e paris são protéicos e pouco gordurosos. O primeiro foi eleito tônico da longevidade pela medicina chinesa por combater as doenças do coração e o câncer. Ao lado do champignon e do cogumelo preto asiático, também reduz o colesterol.


19. Essa é sopa
O missô (ou pasta fermentada de soja) possui um fito-hormônio chamado genisteína, importante na manutenção do nível de estrógeno, hormônio feminino. É fácil encontrá-lo na sopa oriental missoshiro. "Mas usando a criatividade você pode incluí-lo em diferentes pratos, substituindo óleo e sal", indica Vanderlí Marchiori.

20. Ligue-se na linhaça
"Essa semente possui ômega 3 e ômega 6", conta Vanderlí. Recomenda-se o consumo de 46 gramas por dia para que haja redução dos riscos de doenças cardiovasculares e fortalecimento do sistema imunológico.

21. Gergelim poderoso
Excelente fonte de cálcio, essa pequena semente pode substituir alimentos lácteos sem o menor problema ou prejuízo. Por isso é essencial para quem deseja possuir ossos fortes pela vida toda. E tem mais: "Na medicina chinesa, o gergelim preto é conhecido como um importante estimulante dos rins, porque apresenta propriedades diuréticas quando consumido com freqüência", conta a nutricionista Vanderlí.

22. Viva o molho de tomate
Você talvez já saiba que o tomate é rico em licopeno, um antioxidante poderoso que ajuda no combate ao envelhecimento e doenças cardiovasculares. O que talvez desconheça é que, "na forma de molho, a disponibilidade desse elixir é infinitamente maior", conta a professora Jocelem Salgado. Esse nutriente é um carotenóide, e junto com betacaroteno, alfacaroteno e luteína, encontrados em cenoura, abóbora, tomate, manga e mamão, se convertem em vitamina A no nosso corpo, substância indispensável para a beleza da pele, cabelo e unhas. Precisa mais para colocar já esses itens no prato?

23. Psiu, psyllium
Esse grão rico em fibras solúveis funciona como um perfeito laxante natural. É isso mesmo: adeus, intestino preso! Além disso, reduz o tempo de contato de substâncias potencialmente carcinogênicas com a mucosa desse órgão.

24. Viva os probióticos
"Probióticos são alimentos com microorganismos vivos (lactobacilos e bifidobactérias) que beneficiam o organismo, melhorando a flora intestinal", diz Jocelem. Eles combatem a prisão de ventre, tornam seu organismo mais resistente às infecções e melhoram a absorção de cálcio.

25. Gordura trans no banco dos réus
Essas bandidas estão presentes principalmente em alimentos industrializados que contêm gordura vegetal hidrogenada, como salgadinhos, donuts, biscoitos recheados, massas de bolos, tortas, sorvetes cremosos, margarinas (nem todas, fique atenta aos rótulos), pipoca de microondas, vários itens de alimentos de fast food, como batata frita, nuggets, empanados, tortinhas doces", avisa Jocelem Salgado. Esse tipo de gordura contribui para aumentar os níveis do colesterol ruim e diminuir os níveis do bom, além de permitir que microorganismos patogênicos e substâncias químicas tóxicas penetrem nas células com mais facilidade, enfraquecendo nosso sistema imunológico.


7. O milagre dos peixes
"A vida nasceu no mar, o que significa que esse ambiente possui muitos dos nutrientes de que precisamos para viver bem", fala Marcos Natividade. Por isso, abuse dos peixes e outros frutos do mar. "Só não vale ser frito", alerta o médico ortomolecular. "Prefira o alimento cru, grelhado ou ensopado." O especialista explica que não é só o salmão que contém ômega 3, por exemplo. Essa substância anti inflamatória, ótima para a pele, está presente na sardinha, na pescada, na tainha... Um bom prato de cação cozido faz os neurônios funcionarem melhor, turbinando a concentração e a agilidade de raciocínio. Os peixes também são ricos em lisina, um aminoácido essencial no combate a herpes, bronquite, osteoporose e importantíssimo para o sistema imunológico. E magnésio, que ajuda a proteger o coração, as articulações e a combater a TPM e a compulsão por doces. Para as mulheres, que às vezes sofrem com problemas de tireóide, esse alimento é ainda mais indispensável. "O iodo, presente nos peixes e frutos do mar, equilibra a função da glândula de forma natural."

8. Três mosqueteiros
Nossos principais aliados contra o envelhecimento precoce são a vitamina C, presente nas frutas cítricas, como laranja, goiaba, limão, acelora, kiwi, a vitamina E das castanhas e o betacaroteno, encontrados nas frutas amarelas, como cenoura, mamão e manga.

9. Brócolis brothers
Para manter o corpo fechado, brócolis pelo menos uma vez por semana. "Eles contêm antioxidantes e ainda previnem o câncer de mama", fala Natividade. Valem também couve-flor, repolho, couve-de-bruxelas, couvemanteiga, mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula. "Os fitoquímicos desses alimentos protegem o fígado", acrescenta Jocelem.

10. Magra com chá verde
"Além de ser nutritivo, antioxidante e digestivo, o chá verde também apresenta propriedades termogênicas, ou seja, ajuda a queimar gordura", fala Vanderlí. Consumindo 4 xícaras por dia, você fica mais relaxada, aumenta a concentração e a capacidade de aprendizado, tem menos apetite, previne o câncer de mama e estimula o funcionamento do fígado.

11. Alho, pra que te quero!
Além de manter os vampiros bem longe, esse alimento tem efeito antiinflamatório, é rico em selênio, zinco e cobre. "O que o torna fantástico para o sistema imunológico", fala Natividade. A nutricionista Vandelí indica a dose diária. "Um dente fresco para a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol." E ainda ensina como combater o hálito forte: "Masque ramos de salsinha fresca, dentes de cravo ou faça bochechos com chá forte de zedoária."

12. Brotinho sem tpm
"Rico em vitaminas do complexo B e coumestanas, que atuam como fitohormônios, o broto de alfafa diminui os sintomas da TPM", garante Vanderlí.


13. Ponto para o curry
"O conhecido tempero indiano contém curcumina, que é antiinflamatória", conta Natividade. Além disso, estudos afirmam que ele mantém o sistema nervoso saudável e pode evitar o mal de Alzheimer, doença degenerativa que provoca perda da fala, alucinações e sérios prejuízos à memória. Destaque em uma pesquisa canadense da Universidade British Columbia, também é eficiente para retardar o envelhecimento, combater o colesterol alto e prevenir a formaçãode células cancerosas.

14. Sexy noz
Mulher que quer ficar com a libido em cima precisa desse fruto. "A noz contém zinco, elemento essencial para o bom funcionamento dos hormônios sexuais", explica Natividade. Também é fonte de cobre, que protege o coração e o sistema imunológico, manganês, importante na prevenção de gripes e resfriados, e vitamina E, poderoso antioxidante. Ah! "A medida diária é uma mão cheia", indica Bia.

15. Santa maçã
Injustiça ligá-la ao pecado. "Ela elimina o alumínio do organismo, que joga fora o selênio e prejudica a memória", diz Natividade. Como esse metal vai parar no nosso corpo? De tanto cozinhar em panelas feitas dele e consumir alimentos prontos que vêm em embalagens metálicas.

16. Mais Aveia, menos doces
Rica em fibras insolúveis, que têm o incrível poder de limpar nosso organismo de elementos tóxicos, ela também melhora o intestino preso e é importante no metabolismo da insulina, prevenindo a diabete. "Mas o bom mesmo é que a aveia diminui a ansiedade e a compulsão por doces, porque equilibra o sistema hipoglicêmico", explica Marcos Natividade. Para conseguir todos esses benefícios, prefira em flocos e cheque na embalagem se ela tem pouco teor de glúten.

17. Mandioca da boa
Salve o lanche da tarde! Pão de queijo e biscoito de polvilho, feitos com farinha dessa raiz, são ótimos para o aparelho gastrointestinal. Pode comer sem o menor peso na consciência.

18. Cogumelos mágicos
Shitake, shimeji, funghi e paris são protéicos e pouco gordurosos. O primeiro foi eleito tônico da longevidade pela medicina chinesa por combater as doenças do coração e o câncer. Ao lado do champignon e do cogumelo preto asiático, também reduz o colesterol.


19. Essa é sopa
O missô (ou pasta fermentada de soja) possui um fito-hormônio chamado genisteína, importante na manutenção do nível de estrógeno, hormônio feminino. É fácil encontrá-lo na sopa oriental missoshiro. "Mas usando a criatividade você pode incluí-lo em diferentes pratos, substituindo óleo e sal", indica Vanderlí Marchiori.

20. Ligue-se na linhaça
"Essa semente possui ômega 3 e ômega 6", conta Vanderlí. Recomenda-se o consumo de 46 gramas por dia para que haja redução dos riscos de doenças cardiovasculares e fortalecimento do sistema imunológico.

21. Gergelim poderoso
Excelente fonte de cálcio, essa pequena semente pode substituir alimentos lácteos sem o menor problema ou prejuízo. Por isso é essencial para quem deseja possuir ossos fortes pela vida toda. E tem mais: "Na medicina chinesa, o gergelim preto é conhecido como um importante estimulante dos rins, porque apresenta propriedades diuréticas quando consumido com freqüência", conta a nutricionista Vanderlí.

22. Viva o molho de tomate
Você talvez já saiba que o tomate é rico em licopeno, um antioxidante poderoso que ajuda no combate ao envelhecimento e doenças cardiovasculares. O que talvez desconheça é que, "na forma de molho, a disponibilidade desse elixir é infinitamente maior", conta a professora Jocelem Salgado. Esse nutriente é um carotenóide, e junto com betacaroteno, alfacaroteno e luteína, encontrados em cenoura, abóbora, tomate, manga e mamão, se convertem em vitamina A no nosso corpo, substância indispensável para a beleza da pele, cabelo e unhas. Precisa mais para colocar já esses itens no prato?

23. Psiu, psyllium
Esse grão rico em fibras solúveis funciona como um perfeito laxante natural. É isso mesmo: adeus, intestino preso! Além disso, reduz o tempo de contato de substâncias potencialmente carcinogênicas com a mucosa desse órgão.

24. Viva os probióticos
"Probióticos são alimentos com microorganismos vivos (lactobacilos e bifidobactérias) que beneficiam o organismo, melhorando a flora intestinal", diz Jocelem. Eles combatem a prisão de ventre, tornam seu organismo mais resistente às infecções e melhoram a absorção de cálcio.

25. Gordura trans no banco dos réus
Essas bandidas estão presentes principalmente em alimentos industrializados que contêm gordura vegetal hidrogenada, como salgadinhos, donuts, biscoitos recheados, massas de bolos, tortas, sorvetes cremosos, margarinas (nem todas, fique atenta aos rótulos), pipoca de microondas, vários itens de alimentos de fast food, como batata frita, nuggets, empanados, tortinhas doces", avisa Jocelem Salgado. Esse tipo de gordura contribui para aumentar os níveis do colesterol ruim e diminuir os níveis do bom, além de permitir que microorganismos patogênicos e substâncias químicas tóxicas penetrem nas células com mais facilidade, enfraquecendo nosso sistema imunológico.


315. Santa maçã
Injustiça ligá-la ao pecado. "Ela elimina o alumínio do organismo, que joga fora o selênio e prejudica a memória", diz Natividade. Como esse metal vai parar no nosso corpo? De tanto cozinhar em panelas feitas dele e consumir alimentos prontos que vêm em embalagens metálicas.

16. Mais Aveia, menos doces
Rica em fibras insolúveis, que têm o incrível poder de limpar nosso organismo de elementos tóxicos, ela também melhora o intestino preso e é importante no metabolismo da insulina, prevenindo a diabete. "Mas o bom mesmo é que a aveia diminui a ansiedade e a compulsão por doces, porque equilibra o sistema hipoglicêmico", explica Marcos Natividade. Para conseguir todos esses benefícios, prefira em flocos e cheque na embalagem se ela tem pouco teor de glúten.

17. Mandioca da boa
Salve o lanche da tarde! Pão de queijo e biscoito de polvilho, feitos com farinha dessa raiz, são ótimos para o aparelho gastrointestinal. Pode comer sem o menor peso na consciência.

18. Cogumelos mágicos
Shitake, shimeji, funghi e paris são protéicos e pouco gordurosos. O primeiro foi eleito tônico da longevidade pela medicina chinesa por combater as doenças do coração e o câncer. Ao lado do champignon e do cogumelo preto asiático, também reduz o colesterol.


19. Essa é sopa
O missô (ou pasta fermentada de soja) possui um fito-hormônio chamado genisteína, importante na manutenção do nível de estrógeno, hormônio feminino. É fácil encontrá-lo na sopa oriental missoshiro. "Mas usando a criatividade você pode incluí-lo em diferentes pratos, substituindo óleo e sal", indica Vanderlí Marchiori.

20. Ligue-se na linhaça
"Essa semente possui ômega 3 e ômega 6", conta Vanderlí. Recomenda-se o consumo de 46 gramas por dia para que haja redução dos riscos de doenças cardiovasculares e fortalecimento do sistema imunológico.

21. Gergelim poderoso
Excelente fonte de cálcio, essa pequena semente pode substituir alimentos lácteos sem o menor problema ou prejuízo. Por isso é essencial para quem deseja possuir ossos fortes pela vida toda. E tem mais: "Na medicina chinesa, o gergelim preto é conhecido como um importante estimulante dos rins, porque apresenta propriedades diuréticas quando consumido com freqüência", conta a nutricionista Vanderlí.

22. Viva o molho de tomate
Você talvez já saiba que o tomate é rico em licopeno, um antioxidante poderoso que ajuda no combate ao envelhecimento e doenças cardiovasculares. O que talvez desconheça é que, "na forma de molho, a disponibilidade desse elixir é infinitamente maior", conta a professora Jocelem Salgado. Esse nutriente é um carotenóide, e junto com betacaroteno, alfacaroteno e luteína, encontrados em cenoura, abóbora, tomate, manga e mamão, se convertem em vitamina A no nosso corpo, substância indispensável para a beleza da pele, cabelo e unhas. Precisa mais para colocar já esses itens no prato?

23. Psiu, psyllium
Esse grão rico em fibras solúveis funciona como um perfeito laxante natural. É isso mesmo: adeus, intestino preso! Além disso, reduz o tempo de contato de substâncias potencialmente carcinogênicas com a mucosa desse órgão.

24. Viva os probióticos
"Probióticos são alimentos com microorganismos vivos (lactobacilos e bifidobactérias) que beneficiam o organismo, melhorando a flora intestinal", diz Jocelem. Eles combatem a prisão de ventre, tornam seu organismo mais resistente às infecções e melhoram a absorção de cálcio.

25. Gordura trans no banco dos réus
Essas bandidas estão presentes principalmente em alimentos industrializados que contêm gordura vegetal hidrogenada, como salgadinhos, donuts, biscoitos recheados, massas de bolos, tortas, sorvetes cremosos, margarinas (nem todas, fique atenta aos rótulos), pipoca de microondas, vários itens de alimentos de fast food, como batata frita, nuggets, empanados, tortinhas doces", avisa Jocelem Salgado. Esse tipo de gordura contribui para aumentar os níveis do colesterol ruim e diminuir os níveis do bom, além de permitir que microorganismos patogênicos e substâncias químicas tóxicas penetrem nas células com mais facilidade, enfraquecendo nosso sistema imunológico.










Se dê ao luxo

Deixar de fazer uma viagem bacana nas férias? Coisa do passado. Desaparecer do cabeleireiro por falta de grana? Nunca mais! Babar por aquele vestido sem ter dinheiro para bancar? Inadmissível. A mulher de hoje é responsável, mas também quer satisfazer certos caprichos de vez em quando. Mostramos, na ponta do lápis, como economizar sem precisar abrir mão de um pouco de glamour.
Daniela Folloni
Você deseja desfilar com o macaquinho tomara-que-caia da moda e continuar tendo dinheiro para pagar o condomínio. Viajar no Carnaval, mas sem ficar inadimplente com a faculdade. Está querendo muito? Nada disso. Dá, sim, para adquirir roupas novas e outras tentações que, em ordem de prioridade, ficam atrás de despesas básicas, como aluguel, conta de luz, mensalidade da faculdade... sem virar dependente do cheque especial! Aliás, ninguém merece viver se privando de um ou outro presente, nem de uma extravagância mínima, em nome da saúde da conta corrente. Afinal, essa atitude tem o mesmo efeito de fazer dieta comendo só salada e sopa. Por um momento, você até pensa "Vou conseguir!", mas na primeira curva trai a promessa devorando a barra de chocolate inteira para compensar a abstinência. "Não adianta sair por aí cortando todos os gastos", fala a psicanalista Vera Rita Ferreira, consultora da área de psicoeconomia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. "Porque se sentirá como alguém que entra num regime no qual não pode comer nada do que gosta", fala a especialista. Você sabe do que ela está falando se, depois de meses de economia braba, invadiu a sua loja preferida e torrou o que poupou e mais um pouco, em quatro vezes no cartão de crédito. A atitude esperta? "Manter o meio-termo. Sugiro fazer uma análise do que está desembolsando e ver onde dói menos tirar", completa a psicanalista. Sendo assim, aprenda com o Clube das Vigilantes do Orçamento de NOVA como economizar nas despesas essenciais para poder usar essa sobra num luxo ou noutro que desejar. Afinal, ser feliz com alguns caprichos é permitido. Desperdiçar é que não dá, concorda?


LIPO NAS DESPESAS ESSENCIAIS
Você não vive sem andar de carro, falar ao celular, tomar o anticoncepcional. Vira e mexe manda mensagem de texto para as amigas e sabe que não vai conseguir abrir mão desse e de outros benefícios da vida moderna. Que tal, então, dar uma enxugada nesses gastos inevitáveis?

Pílula com desconto

Não tem o cartão fidelidade da farmácia próxima da sua casa? Está marcando bobeira. Ele não rende descontos em cosméticos, mas, para o seu anticoncepcional, sim. "Pode poupar até 20% no valor do remédio", conta a consultora financeira Sandra Blanco. Se o seu custa 30 reais, vai garantir 72 reais num ano para adquirir aquele xampu de primeira linha.

Cartão de crédito enxuto

"Tenha apenas um e economize no ano cerca de 90 reais, que é o valor da anuidade", fala Sandra. Dá para comprar aquele top de oncinha do editorial de moda desta edição e ainda sobra! Outro conselho da expert: a menos que seja ultradisciplinada e não gaste mais do que ganha, mantenha-o com um limite menor que a sua renda. "Também evite atrasar o pagamento da fatura. Juros de cartão são exorbitantes", avisa.

Banco único

"É melhor ter apenas uma conta corrente para não pagar taxa de administração e imposto em dobro", alerta o planejador financeiro pessoal Fabiano Calil, do site www.cuidedoseudinheiro.com.br. Também mantenha bom relacionamento com seu gerente. "Facilita negociar os juros do cheque especial, que, em geral, aumentam sem aviso prévio." Você ganha a partir de 5 mil reais? Migre para os bancos de alta renda (como Bradesco Prime, Itaú Personalité, Uniclass, entre outros). "Além do atendimento personalizado, há produtos diferenciados com menos encargos e mais retorno nos lucros", conta ele. E mais: se faz faculdade, pode abrir uma conta universitária. Vários bancos vêm oferecendo benefícios exclusivos a estudantes.

Pacote de mensagens

Faça as contas e veja quantas vezes costuma enviar recados via celular por mês. Se o número der mais que 30, pode valer a pena fechar um plano com a operadora.

Gasolina mais barata

Abastecendo em postos localizados na área de supermercados você economiza até 30 centavos por litro da aditivada (os centavos variam a cada final de semana), de acordo com Eliana Bussinger, consultora de finanças e autora do livro As Leis do Dinheiro para as Mulheres (Elsevier). Isso porque eles pagam menos impostos, repassando a economia para os clientes.

Interurbano vantajoso

"O programa Skype permite que você faça ligações através do seu computador para qualquer lugar do Brasil e do exterior de graça", conta Calil. Acesse o site http://www.skype.com para baixar o programa gratuito e incentive as amigas e o namorado a fazer o mesmo, a fim de que possam se comunicar. Você também precisará de um headphone.

Almoço de todo dia

"Se você e seus colegas de trabalho vão sempre comer fora, vale a pena tentar negociar um desconto em determinado restaurante", sugere Calil. "É um bom negócio para o dono, que garante movimento."

Telefone sem surpresa

Perder a noção do tempo falando com a mãe vira coisa do passado se a operadora do seu aparelho fixo tiver um serviço que faz a ligação cair após certo período. O aviso ajuda a acelerar o papo e... segurar o valor da conta. Já minutos a mais com a amiga no celular podem ser controlados se você usar o pré-pago, que permite determinar quanto quer gastar.

Bem segurada

Se você sempre fecha o seguro do carro com a mesma empresa, melhor cotar com mais de uma da próxima vez. "Pesquisar preços é a melhor maneira de economizar", fala Calil. "E, nesse caso, há corretores cobrando comissão maior do que outros", continua ele. Também examine o que o contrato cobre para não pagar itens desnecessários além da cobertura para colisão, incêndio e roubo.

PREENCHIMENTOS DE GLAMOUR
Cuidar da beleza num salão, comemorar o aniversário em grande estilo, entregar-se a uma massagem relaxante... Você merece - e pode usufruir - esses luxos sem precisar gastar o que não tem.

Salão em dia-chave

Vale a pena checar se o lugar onde você faz mão, pé, escova dá descontos em dias de menor movimento. "Vários têm abatimento de 15 a 20% entre segunda e quarta-feira", conta Sandra. Se você gasta 60 reais por mês, a economia pode chegar a 144 reais num ano. Não é mais ou menos o valor de um jantar para dois naquele bistrô supercharmoso?

Viagem planejada

"Quanto mais cedo comprar passagens aéreas ou o pacote, mais vai lucrar", diz a agente de viagens Marina Volta. Segundo ela, em cima da hora você paga 60% ou mais do que seis meses antes. Embarcar na baixa temporada também rende cifrões. "Um pacote em janeiro custa de 20 a 25% a mais que em março", diz.

Brungh light de aniversário

Deixe a festança para quando ganhar o salário que pediu a Deus e aposte num brunch charmoso e pouco calórico para as mais íntimas. Por ser uma mistura de café-da-manhã com almoço, dispensa as cervejas, as caipirinhas de vodca. Invista em sucos, frutas, pães integrais e sirva apenas um prosecco na hora do bolo (o espumante brut Salton custa 17 reais).

Relax zen

Vai se entregar a mãos mágicas para espantar o stress? Se o dinheiro não dá para bancar uma hora de massagem daquele spa urbano sofisticado, marque uma sessão de reflexologia, que custa cerca de 40% menos. É a chance de usufruir o glamour do lugar sem ficar no vermelho. Fora os efeitos terapêuticos da técnica.

Cinema em casa

Se não resiste a alugar DVDs, ao menos pare de pagar diárias sem ter visto o filme ou porque atrasou na devolução. Uma idéia é se cadastrar no site www.netmovies.com.br. Por um pacote mensal (a partir de 28 reais), você recebe um filme por vez em casa e só devolve depois de assistir.

3 600 reais em um ano

Já pensou ter essa quantia no fim de 2007? Dá para fazer compras de Natal para a família inteira, pagar o IPVA e o seguro do carro à vista, torrar tudo num cruzeiro de navio ou naquela jóia com brilhantes... Para transformar o sonho em realidade, faça da frase do planejador financeiro Louis Frankenberg, da Personal Financial Planning, o seu mantra: "Quem gasta tudo com despesas pequenas jamais vai conseguir conquistar metas grandes". No livro Administre Suas Finanças (Escala), ele ensina que, ao cortar os gastos fantasmas, dá para salvar até 10 reais por dia. São 300 no mês e 3 600 por ano, que podem ser aplicados na poupança (convenhamos, cortar 5 reais e obter 1 800 reais já um bom negócio!). Idéias de cortes:

1 - Em caixinhas e gorjetas para quem nem mereceu.

2 - No maço de cigarro, que, ainda por cima, faz mal à saúde.

3 - No troco a menos que recebeu do caixa do mercado.

4 - Na fezinha na loteria da esquina.

5 - Nas bijoux que a amiga vende e você compra só porque são baratinhas.

6 - No sorvete ou café depois do almoço.

7 - Nas garrafas de água mineral para consumir no trabalho, na academia... Que tal levar um squeeze de casa e abastecer no bebedouro?

8 - No ticket do estacionamento do shopping, aonde vai só dar uma voltinha.

Garotas que fazem milagres

Para você esticar o seu dinheiro, inspire-se ainda nos hábitos destas leitoras, que sabem a lição de cor:

"Apelo para liquidações, corto o refrigerante e as sobremesas, sacrifico alguns finais de semana... E o dinheiro acaba rendendo." Luciana, São Caetano do Sul, SP

"Almoço em restaurantes por quilo bem baratos, assim sobram tickets de alimentação da empresa onde trabalho para usar à noite, quando quero tomar um chopinho. Muitos bares aceitam." Fernanda, Rio de Janeiro, RJ

"Toda vez que sinto aquela vontade de gastar (geralmente na TPM), penso nos móveis que poderei comprar com o que guardar." Beatriz, Mondaí, SC

"Imagino que meu salário é 20% menor. E nem conto com esse valor. Ele vai direto para uma aplicação DI, que rende em torno de 1,5% ao mês. Depois de um ano, sempre tenho uma quantia para trocar de carro, viajar..." Cynthia, São Paulo, SP

"Acumulo pontos e prêmios que as companhias de celulares dão cada vez que pago a conta no dia certinho ou utilizo determinado serviço. Normalmente, dá para trocar por minutos grátis. Também reformo roupas e sapatos: ponho novas miçangas, corto a manga, vestido se transforma em camisetinha." Sandra, São Paulo, SP

Dinheiro pelo ralo, não!
Quer saber a melhor forma de perder reais? Entrar no cheque especial. "Se ficar mais de uma semana no vermelho, já acumulará juros altíssimos", alerta Fabiano Calil. Então, amiga, melhor parar de ficar contando com esse valor, que, na verdade, não é seu. Uma forma de sair desse bombardeio de taxas? "Em vez de deixar a conta negativa e pagar até 12% de juros, opte pelo crédito consignado com pagamento em folha, que cobra números bem menores. E divida em parcelas que caibam no bolso", aconselha.


5 lições para exterminar uma dívida

A teoria, deveríamos gastar menos do que ganhamos (e ainda poupar uma parte
do salário). Mas, na prática, sucumbimos ao cheque especial em prol de loucos
desejos de consumo. Como emergir do buraco? Um expert em riqueza e uma
psicoterapeuta dão uma mão para você ver o saldo azul de novo. Desta vez vai!
Karina Hollo | Angela Senra
PENSE EM DEZ amigas. Pelo menos doze não conseguem resistir àquela bolsa incrível da nova coleção, à calça jeans que virou must, às baladas da moda,aos cosméticos ultramodernos e ao que mais o mercado de consumo oferecer. Acontece que isso tudo custa dinheiro e parece que, por pura maldade divina, nosso salário é sempre mais curto do que a vontade de comprar. Resultado: Acabamos nos permitindo uma entradinha no cheque especial aqui, outra ali e, quando nos damos conta, a bola de neve já ganhou proporções catastróficas. Isso não é vida, concorda? Resolvemos pedir ao consultor financeiro Gustavo Cerbasi, autor do best seller Dinheiro — Os Segredos de Quem Tem (Gente), que indicasse o caminho para mudar essa situação de uma vez por todas. E, como sabemos que pode ser bastante difícil colocar a teoria em prática, a psicoterapeuta Amelia Nascimento entrega seus segredos para tornar essa missão menos penosa. Não tem como não dar certo!

1. Reunir todas as dívidas em um só lugar
A TEORIA Imagine um balde com um único furo e outro com dez. Qual vazamento é mais fácil de controlar? O mesmo acontece com as suas dívidas. "A estratégia correta é somar tudo o que deve de cheque especial, cartão de crédito... e pedir empréstimo ao banco", ensina Cerbasi. "Assim, além de gerenciar melhor a situação, paga taxas mais baixas. E, quando sentar-se com o gerente, pechinche." Facilita a negociação dividir o montante no menor número de parcelas possível.
A PRÁTICA Mesmo que você queira se esconder embaixo da mesa do gerente de tanta vergonha, lembrese de que não é a primeira pessoa a ter de enfrentar essa situação. "Quase todo mundo possui dívidas, mas só os honestos se preocupam em pagá-las", lembra Amelia. "E não se esqueça de que o banco não está prestando um favor a você. Ele cobra juros e lucra com o empréstimo." Também vale fazer um exercício de mentalização: "Imagine-se saindo da agência contente e tranqüila. Se estiver confiante, conseguirá argumentar melhor".


2. Cortar gastos extras por três meses (e contar aos amigos)
A TEORIA Do mesmo jeito que não funciona tomar mais uma cerveja para curar a ressaca, fazer novo gasto não vai ajudar a afogar as mágoas causadas pelo saldo bancário negativo. Cerbasi orienta cortar, por três meses, tudo o que é supérfluo: de manicure e jantares toda semana a encher o carrinho de supermercado com doces e petiscos. "Para sair do vermelho, é preciso eliminar radicalmente o que não é essencial. Lógico que por um curto período, senão ninguém agüenta." Ele garante que, se a dívida for igual ao valor da sua renda mensal, você conseguirá saná-la em 90 dias reduzindo um terço dos gastos por mês. Tomada essa decisão, é importante compartilhá-la com a família e os amigos. "Assim, eles poderão ajudá-la."
A PRÁTICA Como aceitar a frustração de passar por privações? "É bom sempre pensar naalegria que você sentirá ao conquistar a paz financeira, em quanto ficará
orgulhosa de si mesma por conseguir sair do sufoco e poder pagar um curso ou a reforma do quarto, por exemplo", diz Amelia. Ela acrescenta que, por contar seu esforço de fechar a torneira de despesas aos amigos, você não corre o risco de se isolar. "Eles estão aí para dar força nessas horas, propondo programas baratos para o fim de semana e lembrando-a de seu objetivo quando ameaçar fraquejar."

3. Mudar o padrão de consumo
A TEORIA Nesse período de vacas magras, é decisivo trocar as marcas de produtos (como cosméticos) e grifes de roupa que usa por outras mais em conta. "Não é que nunca mais vai entrar nas lojas de que gosta, mas, se anda gastando além do que ganha, primeiro terá de reorganizar suas contas", avisa Cerbasi.

A PRÁTICA Um truque para facilitar esses dias de dieta financeira é parar de reclamar da vida e posar de coitadinha. "Em vez de comentar com as amigas que não pode ir com elas àquele bazar badalado porque seu dinheiro foi para o ralo, diga frases positivas, como 'Hoje não dá, mas me aguardem no próximo!' Com esse tipo de reafirmação, você fica mais tranqüila, confiante e esperançosa, pois enxerga uma luz no fim do túnel."

4. Comprar em gotas
A TEORIA "Não compensa encher o tanque do carro se, para isso, precisar entrar no cheque especial", diz Cerbasi. "Por que pagar juros para adquirir algo que não vai usar imediatamente? Ponha só o indispensável." Esse raciocínio vale para a tentação de estocar produtos só porque estão liquidando ou em promoção. "Você pode até achar vantajoso comprar mais um hidratante com 50 centavos de desconto, mas os juros engolem essa economia", explica. Então, só compre outro xampu quando o seu acabar.
A PRÁTICA Para controlar os impulsos consumistas, Amelia aconselha listar o que realmente precisa antes de sair de casa. "Se o que acabou foi o desodorante, nada de levar também mais um perfume."

5. Escrever suas metas a partir de agora
A TEORIA Finalmente, Cerbasi aconselha colocar no papel os compromissos que pretende assumir consigo mesma. Tipo: 'Não usarei o cheque especial', 'Vou parar de passar pré-datados', 'Guardarei dinheiro para viajar no fim do ano'. Quando pensar em se endividar de novo, olhar suas novas metas servirá de escudo protetor.
A PRÁTICA Segundo Amelia, ao escrever seus objetivos, você envia uma mensagem ao inconsciente definindo metas e datas para que elas ocorram. "E é muito saudável fazer projetos para o futuro, pois quando a pessoa está endividada tem a sensação de que nunca mais conseguirá sair do buraco." Por isso, depois de programar como vai quitar sua dívida, imagine quando terá condições de iniciar sua poupança para trocar de carro, por exemplo. Nota 10 para o seu empenho.





A nova etiqueta da beleza

Como dizer à sua amiga que o desodorante dela venceu? E se uma colega de trabalho exibe um verdinho nos dentes em plena reunião? Vale avisá-la na frente de todos? Um time de experts em beleza e etiqueta vai ajudar você a passar por esses e outros embaraços sem cair do salto.
Monique dos Anjos
Já houve época em que usar esmalte de cor forte nos pés não era de bom-tom, sobretudo se você queria ser uma mulher chique. E deixar a raiz do cabelo escura, então? A responsável por essa gafe entrava direto para a lista negra das belas e bem tratadas. Sem falar das situações saias-justas que apareciam pelo caminho: se o cabeleireiro cobrava uma exorbitância para aparar as pontas, por exemplo, a cartilha de boas maneiras mandava pagar sem chiar. Ainda bem, os tempos mudam!! O que manda a nova etiqueta da beleza está aqui, nestas questões delicadas do dia-a-dia das leitoras, respondidas por um time de experts.

P. Durante um almoço de negócios, uma colega exibe um resíduo de salada entre os dentes. Devo avisá-la na frente de todos?

R. Avise, sim, mas com jeitinho. "Tente sentar ao lado dela ou passar um bilhete", sugere a consultora de etiqueta Célia Leão. Outra saída é chamar a atenção da colega e fazer um movimento discreto apontando para os dentes. "O que não deve é deixar alguém passar por esse tipo de constrangimento", orienta Célia.

P. Existe algum problema em escovar o cabelo enquanto espero na fila do cinema? E quanto a retocar a maquiagem?

R. Pentear cabelo em público é desnecessário e pode incomodar quem estiver próximo a você. "Além disso, hoje a moda pede um visual casual", conta Júlio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo. "Passar os dedos entre os fios dará um ar mais natural." Agora, você tem sinal verde para passar um blush ou pó rapidamente ou retocar o batom após um drinque.

P. O que responder quando a depiladora comenta "Nossa, sua sobrancelha parece uma mata virgem"?

R. Se você confia muito na competência dela, leve na esportiva e responda com um "É justamente por isso que estou aqui, querida". E olha o conselho de um especialista, o hair stilyst Marco Antônio de Biaggi: "Suas sobrancelhas devem ser feitas por um maquiador com noções de simetria, e não pela depiladora".

P. Posso espremer uma espinha no banheiro do escritório? E quanto a usar fio dental?

R. Cutucar espinhas ou cravos durante o expediente está proibido. Primeiro, porque não é aconselhável fazer isso em nenhuma situação, sob pena de piorar mais o aspecto da sua pele. Segundo, porque ninguém precisa presenciar essa cena de higiene íntima. Quanto ao fio dental, o lugar ideal para usá-lo é mesmo o gabinete fechado do banheiro. Não há nada de elegante nesse exercício de vaivém para eliminar restos de comida.

P. Uma amiga me mostrou que pôs silicone. Fiquei sem saber o que dizer, pois acho que ela nem precisava de plástica. Qual deveria ser o meu comentário?

R. Em vez de dar sua opinião, devolver a pergunta seria uma ótima saída: ver o que ela achou do procedimento, se ficou satisfeita com o resultado... Comentários depreciativos, nem pensar. Os experts em etiqueta são unânimes em recomendar: o importante é compartilhar esse momento com sua amiga. Se a moça ficou feliz, sinta-se assim também.

P. É errado aceitar uma minimaquiagem gratuita de uma grande rede de cosméticos quando sei que não vou comprar nada?

R. Claro que não. Esses brindes servem mesmo para divulgar a marca. "A idéia é que você prove e vá para casa ver se o make combina com você, se não provoca nenhuma reação alérgica", esclarece Júlio. Inês de Castro, autora do livro Etiqueta da Beleza (Original), faz coro com o cabeleireiro. "Você pode não comprar naquele momento, mas adquirir no futuro, caso goste." P Como revelar a uma amiga, sem ofendê-la, que está cheirando a suor?

P. Como revelar a uma amiga, sem ofendê-la, que está cheirando a suor?

R. "Tente dizer que você descobriu um desodorante novo ótimo para quem leva uma vida tão agitada como ela", sugere Cláudia Matarazzo, professora de etiqueta e comportamento empresarial na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Em se tratando de sua melhor amiga, vale presenteá-la com um produto que resista 24 horas. Ela entenderá o recado.

P. Ao cumprimentar alguém, se eu manchar sua bochecha ou sua roupa com meu batom, devo avisá-lo?

R. Se você sujou a bochecha, é fácil reparar o dano. Já manchar a roupa alheia é uma gafe daquelas. "Além disso, uma boa maquiagem não sai do rosto, portanto cuidado com os excessos", declara Cláudia. O estrago está feito? O jeito é se desculpar e tentar ajudar sua vítima remover a mancha com gelo ou álcool.

P. Mudei a cor do cabelo e o resultado não saiu como eu gostaria. Posso exigir outra coloração gratuita?

R. "Vai depender do que foi acordado", diz o colorista Juha Antero, do M.G. Hair Design, em São Paulo. Se foi você quem definiu a cor e depois mudou de idéia, é provável que amargue o prejuízo. Agora, se deixou nas mãos do profissional ou a cor não ficou como prometida, peça a ele que refaça a coloração. "A maioria dos profissionais se preocupa em ver a cliente satisfeita", diz Juha.


Quebra de protocolo
Não falar de boca cheia, não palitar os dentes... Há um consenso de que essas normas não devem ser desrespeitadas. Entretanto, existem outras regras do mundo da beauté que podem, sim, ser quebradas sem que isso destrua a sua classe. Aqui, Marco Antônio de Biaggi aponta três delas:

1. Perfume Você não precisa ter uma fragrância diferente para cada estação do ano. Pode muito bem usar o seu perfume eleito de dia e de noite, faça chuva ou faça sol.

2. Esmalte Unhas dos pés pintadas de escuro ficam incríveis com sandália aberta. Arrisque sem medo.

3. Tintura Deixar um dedo de raiz com a cor natural do seu cabelo, além de não ser crime, dá um toque moderno ao visual.3
Quebra de protocolo
Não falar de boca cheia, não palitar os dentes... Há um consenso de que essas normas não devem ser desrespeitadas. Entretanto, existem outras regras do mundo da beauté que podem, sim, ser quebradas sem que isso destrua a sua classe. Aqui, Marco Antônio de Biaggi aponta três delas:

1. Perfume Você não precisa ter uma fragrância diferente para cada estação do ano. Pode muito bem usar o seu perfume eleito de dia e de noite, faça chuva ou faça sol.

2. Esmalte Unhas dos pés pintadas de escuro ficam incríveis com sandália aberta. Arrisque sem medo.

3. Tintura Deixar um dedo de raiz com a cor natural do seu cabelo, além de não ser crime, dá um toque moderno ao visual.




40 atitudes femininas que os homens adoram.

Ferramentas da matéria:

• Envie para um amigo
• Adicionar à sua lista de favoritos!
Divertir-se com os testes da revista, criar apelidos carinhosos, entender tudo de moda e estilo, ter bolsa multiúso... Há milhões de coisas que você faz instintivamente, sem imaginar que elas seduzem o seu amor. E seria até pecado deixar informações tão preciosas na caixa-preta dos corações masculinos.
Quantas vezes você já ouviu dizer que, para agradar um homem, basta ser... mulher? Pois, embora pareça um pouco simplista resumir dessa maneira, a verdade é que eles realmente se encantam com gestos, atitudes e comportamentos tipicamente femininos — até mesmo aquelas manias cheias de frescura, como escovar cem vezes o cabelo antes de dormir e ter uma coleção interminável de cosméticos. Então, pare de bancar a durona, garota. E deixe seus hormônios, sua essência, seu DNA falarem mais alto perto de quem faz seu coração bater forte. Basta agir conforme os próprios instintos para ver o gato completamente fissurado. Como inspiração, leia agora o que 40 entrevistados mais curtem na amada e traga à tona seu lado absolutamente feminino e carregado de charme — com muito orgulho!

1 "Minha garota é viciada nos testes da NOVA e sempre me pede para fazermos juntos. Finjo que não estou nem aí, que isso é coisa de mulher, mas a verdade é que morro de curiosidade para ver o que ela vai responder." Roberto, 26 anos

2. "Fico fascinado com a delicadeza com que a minha noiva move a mão para ir pintando as unhas dos pés. Tem ainda uma parafernália toda por perto, incluindo aquela coisa que coloca entre os dedos. Parece um ritual tribal erótico. E mais: vê-la depilar a perna e a virilha também me agrada muito." Osmar, 33 anos

3. "Descobri que a Ângela era a mulher da minha vida pouco antes do Natal. Ela mesma fez os cartões e escreveu uma mensagem diferente em cada um. Não conheço ninguém que teria todo esse trabalho para mostrar à família e aos amigos que gosta deles." Marco Antônio, 36 anos

4. "Homens curtem um clima, sim. Minha namorada acende velas perfumadas e a casa toda fica ainda mais convidativa. Pode acreditar: o sujeito que diz que não liga pra essas coisas é um panaca — ou um mentiroso." Daniel, 22 anos

5. "Não tem nada mais sexy do que mulher de salto alto. Minha namorada usa o tempo todo e costuma chegar em casa "morta". É incrível o que o mulherio agüenta por vaidade. Não que esteja reclamando." Alex, 35 anos

6. "Minha namorada se emociona até com filme de ficção científica. Tiro o maior sarro, mas no íntimo acho comovente ela ser tão sensível. Todo homem acha, porque não somos capazes de demonstrar direito as nossas emoções." Wagner, 25 anos

7. "A Andréia leva horas para se arrumar, mas não me importo. Ficar observando ela trocar de roupa mil vezes 'porque não tem nada para vestir' é um dos meus shows eróticos preferidos." Danilo, 24 anos

8. "Curto demais ver minha namorada dormindo. Parece tão frágil. Às vezes, fica abraçada ao travesseiro e é a coisa mais sexy. Eu me sinto poderoso, o cara que está ali para protegê-la." Lucas, 27 anos

9. "Assim que chega das compras, a Natália veste todas as roupas que adquiriu para me mostrar. Adoro ver a gata, eufórica, desfilando só para mim" Juliano, 25 anos

10. A Suzana sempre passa protetor labial antes de a gente ir para a cama. É uma bobagem, mas deixa a boca tão macia e gostosa..."

11. "Adoro essa mania que mulher tem de levar tudo na bolsa — lenços de papel, band-aid, está tudo lá —, feito uma farmácia ambulante." Zeca, 26 anos

12. "Minha namorada cuida muito das mãos. Estão sempre macias e perfumadas. É uma delícia ficar de mãos dadas com ela." Pedro Paulo, 29 anos

13. "Sempre digo que minha garota é maluca de gastar uma nota com xampus, condicionadores, sei lá mais o quê. Mas a verdade é que vale a pena. O cabelo dela é lindo e cheiroso." Sávio, 25 anos

14. "A Carla tem uns lençóis, acho que são de seda, coisa finíssima, eu nunca tinha usado nada igual. Passar a noite com ela na sua cama é o máximo." Sérgio Augusto, 29 anos

15. "Como toda mulher vaidosa, minha mulher se produz bastante para sair e usa lentes de contato. Fica linda. Mas mal sabe como gosto quando está em casa, à vontade, usando calcinha de algodão e aqueles óculos retangulares de executiva dela. Acho que é porque sou uma das pouquíssimas pessoas com permissão para vê-la assim." Gustavo, 28 anos

16. "Meu apartamento era uma bagunça, dava a impressão de que os ladrões entraram e reviraram tudo. Um dia, a menina com quem estou saindo fez algo simples, em que eu não havia pensado: pediu ao zelador que me arranjasse uma 'santa' faxineira. Tive uma prova de que se preocupa comigo." Carlos, 30 anos

17. "Não sou o tipo de cara que nasceu para ser pai. Mas adoro observar como minha namorada tem jeito com crianças. Os sobrinhos e sobrinhas são loucos por ela. É bom saber que será uma ótima mãe... algum dia." Naldo, 27 anos

18. "Não sei por que a Fernanda gosta tanto de usar as minhas roupas. Toda vez que dorme lá em casa, no dia seguinte veste meus shorts e camisetas velhos. Eu fico parecendo um sem-teto com eles; ela fica uma gracinha." Cássio, 21 anos

19. "Sempre protesto quando a gente sai à noite e a Marisa me pede para guardar as chaves dela, o celular, os cartões de crédito. Mas no fundo acho essa demonstração de confiança muito bacana." Fernando, 24 anos

20. "Quando a gente não concorda com alguma bobagem, tipo que filme vamos ver na tevê, minha namorada faz logo cara de quem vai chorar. Sei que a danada só está tentando me manipular, mas fica tão engraçadinha. Ela sempre consegue o que quer." Beto, 23 anos


21. "Toda vez que vou à casa da Karina, encontro na geladeira tanta coisa gostosa... Ela sabe escolher as melhores marcas, descobre novas variedades de produto e já me convenceu a comer alimentos que eu julgava detestar, mas estava redondamente enganado." Tadeu, 20 anos

22. "Já reparei que, quando está a fim de transar, a Lúcia prende o cabelo para trás num rabo-de-cavalo. Não sei por quê. Só sei que basta eu ver aquele elástico que ela usa para ficar excitado." Alberto, 20 anos

23. "Garotas têm memória de elefante para coisas bobas, como o aniversário do primeiro encontro. Acho legal elas se lembrarem disso... desde que não criem caso quando eu esquecer." Eduardo, 30 anos

24. "Acho adorável como minha namorada é incapaz de notar a diferença entre chave de fenda e chave de roda, mas sabe qual é a grife de uma roupa só de bater o olho. Tenho a melhor personal stylist do mundo!" Edgar, 21 anos

25. "A Simone acha que faço um grande sacrifício indo com ela ao shopping para comprar jeans. Acontece que adoro ficar admirando a bundinha dela." Newton, 28 anos

26. "Minha garota coloca sempre as mesmas músicas quando estamos juntos. Já pensei que era falta de imaginação, mas descobri que não é, não. Elas ajudam a criar uma atmosfera de intimidade só nossa, como dizer, personalizada." Kléber, 31 anos

27. "Sempre que vai para a cozinha, minha noiva consegue tirar leite de pedra. É que a minha despensa vive praticamente vazia. Tem uns enlatados e olhe lá... Mas não é que sou surpreendido com algum prato gostoso?" Ivan, 33 anos

28. "Outro dia, abri por acaso o armário da Luana e descobri uma porção de calcinhas e sutiãs de algodão que eu nunca tinha visto. Quanto sai comigo, ela só usa roupas íntimas sexy, cheias de rendas e laços. Achei o maior barato aquelas peças mínimas tão femininas." Rafael, 23 anos

29. "Uma noite, a gente estava vendo tevê quando apareceu uma barata na sala. A Lu saiu correndo para o quarto e ficou trancada até eu matar a bicha. Sei que é ridículo, mas ela me deu a chance de me sentir o próprio Super- Homem." Marcelo, 31 anos

30. "Quem tem mais paciência do que as mulheres para melhorar o visual de um homem? Eu resisti a mudar o corte nos dois primeiros anos de namoro, até que fui convencido. E aprovei o resultado." Roni, 37 anos

31. "Antes de ir para uma reunião importante de trabalho, é sagrado pedir à minha namorada que passe em casa e aprove as combinações de gravata com camisa, terno, sapato... Com o seu ok, me sinto mais seguro." Aldo, 28 anos

32. "Admito, não sou bom para colocar em palavras o que estou sentindo. Mas a minha mulher me escuta e traduz a minha língua enrolada com uma facilidade e sensatez que me impressionam." Amaury, 24 anos

33. "Organizar aniversários, encontros com os amigos — se a Mariana deixasse por minha conta, não aconteceria nada. Ela tem muita habilidade para reunir as pessoas. E nos divertimos." Jarbas, 29 anos

34. "Sou tão fanático por música que, se a minha garota não coloca um freio, compro 20 CDs num dia. Meu bom senso passa longe quando entro numa loja, mas o dela é insuperável." Luciano, 23 anos

35. "Mesmo sem comprar um objeto novo, minha namorada consegue deixar minha casa mais aconchegante só de mudar algumas coisas de lugar. Fico tão surpreso com isso!" Marco Aurélio, 30 anos

36. "Quando fico doente — pode ser só um resfriado —, ela cuida de mim e às vezes dorme pouco só para poder controlar a minha febre. Faz isso com o irmão também. Nos sentimos os homens mais amados do mundo." Miguel, 26 anos

37. "Como toda mulher, minha namorada adora um dramalhão romântico. Sempre crio caso quando ela quer ver um filme desse tipo, mas geralmente acabo gostando. Diário de uma Paixão é ou não é um filmaço?" Fábio, 21 anos

38. "As mulheres sempre inventam uns apelidos carinhosos e ridículos pra gente. Mato minha namorada se me chamar de algum deles na frente dos outros. Mas me derreto se repete todos quando estamos a sós." José Carlos, 27 anos

39. "É impressionante como minha namorada presta atenção em várias coisas ao mesmo tempo (na televisão, no que a empregada pede, no que eu digo). É ligadona. E não esquece o que ninguém fala. Por exemplo, se comento que gosto de alguma coisa, ganho no meu aniversário ou no Dia dos Namorados — o que vier primeiro." Wilson, 23 anos

40. "Adoro quando vamos a um restaurante e a Vera faz questão de provar a minha comida e me oferece um pouquinho da que ela pediu. É sinal de intimidade e de vontade de partilhar o que é bom." Saul, 26 anos

O reverso da moeda
Manias nossas que dão nos nervos deles

"Mesmo no frio, a Fabiana não abre mão de roupas curtas e decotadas. Aí, quando a gente sai, pede meu casaco emprestado, como se fosse minha obrigação congelar por causa dela." Douglas, 22 anos

"Minha ex nunca me dizia por que ficava louca da vida comigo. Esperava que eu adivinhasse. Qual é?! Não sou nenhum paranormal para ler a mente alheia." Telmo, 20 anos

"Quando brigam, as mulheres sempre desenterram o passado — coisas que a gente fez e que elas nunca nos disseram que tinham odiado. Parece que ficam estocando munição pra jogar na nossa cara na primeira oportunidade." Sílvio, 26 anos

"Todo verão, minha namorada inventa de fazer dieta. Quando vamos a um restaurante, pede uma saladinha, mas fica beliscando a minha batata frita. E me acusa de não colaborar, se pergunto por que não pede logo de uma vez outra porção de batata frita. Ninguém merece!"4
21. "Toda vez que vou à casa da Karina, encontro na geladeira tanta coisa gostosa... Ela sabe escolher as melhores marcas, descobre novas variedades de produto e já me convenceu a comer alimentos que eu julgava detestar, mas estava redondamente enganado." Tadeu, 20 anos

22. "Já reparei que, quando está a fim de transar, a Lúcia prende o cabelo para trás num rabo-de-cavalo. Não sei por quê. Só sei que basta eu ver aquele elástico que ela usa para ficar excitado." Alberto, 20 anos

23. "Garotas têm memória de elefante para coisas bobas, como o aniversário do primeiro encontro. Acho legal elas se lembrarem disso... desde que não criem caso quando eu esquecer." Eduardo, 30 anos

24. "Acho adorável como minha namorada é incapaz de notar a diferença entre chave de fenda e chave de roda, mas sabe qual é a grife de uma roupa só de bater o olho. Tenho a melhor personal stylist do mundo!" Edgar, 21 anos

25. "A Simone acha que faço um grande sacrifício indo com ela ao shopping para comprar jeans. Acontece que adoro ficar admirando a bundinha dela." Newton, 28 anos

26. "Minha garota coloca sempre as mesmas músicas quando estamos juntos. Já pensei que era falta de imaginação, mas descobri que não é, não. Elas ajudam a criar uma atmosfera de intimidade só nossa, como dizer, personalizada." Kléber, 31 anos

27. "Sempre que vai para a cozinha, minha noiva consegue tirar leite de pedra. É que a minha despensa vive praticamente vazia. Tem uns enlatados e olhe lá... Mas não é que sou surpreendido com algum prato gostoso?" Ivan, 33 anos

28. "Outro dia, abri por acaso o armário da Luana e descobri uma porção de calcinhas e sutiãs de algodão que eu nunca tinha visto. Quanto sai comigo, ela só usa roupas íntimas sexy, cheias de rendas e laços. Achei o maior barato aquelas peças mínimas tão femininas." Rafael, 23 anos

29. "Uma noite, a gente estava vendo tevê quando apareceu uma barata na sala. A Lu saiu correndo para o quarto e ficou trancada até eu matar a bicha. Sei que é ridículo, mas ela me deu a chance de me sentir o próprio Super- Homem." Marcelo, 31 anos

30. "Quem tem mais paciência do que as mulheres para melhorar o visual de um homem? Eu resisti a mudar o corte nos dois primeiros anos de namoro, até que fui convencido. E aprovei o resultado." Roni, 37 anos
31. "Antes de ir para uma reunião importante de trabalho, é sagrado pedir à minha namorada que passe em casa e aprove as combinações de gravata com camisa, terno, sapato... Com o seu ok, me sinto mais seguro." Aldo, 28 anos

32. "Admito, não sou bom para colocar em palavras o que estou sentindo. Mas a minha mulher me escuta e traduz a minha língua enrolada com uma facilidade e sensatez que me impressionam." Amaury, 24 anos

33. "Organizar aniversários, encontros com os amigos — se a Mariana deixasse por minha conta, não aconteceria nada. Ela tem muita habilidade para reunir as pessoas. E nos divertimos." Jarbas, 29 anos

34. "Sou tão fanático por música que, se a minha garota não coloca um freio, compro 20 CDs num dia. Meu bom senso passa longe quando entro numa loja, mas o dela é insuperável." Luciano, 23 anos

35. "Mesmo sem comprar um objeto novo, minha namorada consegue deixar minha casa mais aconchegante só de mudar algumas coisas de lugar. Fico tão surpreso com isso!" Marco Aurélio, 30 anos

36. "Quando fico doente — pode ser só um resfriado —, ela cuida de mim e às vezes dorme pouco só para poder controlar a minha febre. Faz isso com o irmão também. Nos sentimos os homens mais amados do mundo." Miguel, 26 anos

37. "Como toda mulher, minha namorada adora um dramalhão romântico. Sempre crio caso quando ela quer ver um filme desse tipo, mas geralmente acabo gostando. Diário de uma Paixão é ou não é um filmaço?" Fábio, 21 anos

38. "As mulheres sempre inventam uns apelidos carinhosos e ridículos pra gente. Mato minha namorada se me chamar de algum deles na frente dos outros. Mas me derreto se repete todos quando estamos a sós." José Carlos, 27 anos

39. "É impressionante como minha namorada presta atenção em várias coisas ao mesmo tempo (na televisão, no que a empregada pede, no que eu digo). É ligadona. E não esquece o que ninguém fala. Por exemplo, se comento que gosto de alguma coisa, ganho no meu aniversário ou no Dia dos Namorados — o que vier primeiro." Wilson, 23 anos

40. "Adoro quando vamos a um restaurante e a Vera faz questão de provar a minha comida e me oferece um pouquinho da que ela pediu. É sinal de intimidade e de vontade de partilhar o que é bom." Saul, 26 anos

O reverso da moeda
Manias nossas que dão nos nervos deles

"Mesmo no frio, a Fabiana não abre mão de roupas curtas e decotadas. Aí, quando a gente sai, pede meu casaco emprestado, como se fosse minha obrigação congelar por causa dela." Douglas, 22 anos

"Minha ex nunca me dizia por que ficava louca da vida comigo. Esperava que eu adivinhasse. Qual é?! Não sou nenhum paranormal para ler a mente alheia." Telmo, 20 anos

"Quando brigam, as mulheres sempre desenterram o passado — coisas que a gente fez e que elas nunca nos disseram que tinham odiado. Parece que ficam estocando munição pra jogar na nossa cara na primeira oportunidade." Sílvio, 26 anos

"Todo verão, minha namorada inventa de fazer dieta. Quando vamos a um restaurante, pede uma saladinha, mas fica beliscando a minha batata frita. E me acusa de não colaborar, se pergunto por que não pede logo de uma vez outra porção de batata frita. Ninguém merece!"





Menos Stress

10 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA VIDA

Eu sei, você sabe, todas sabemos: passada a calmaria de janeiro, nossa rotina vira um corre-corre. E ter zilhões de coisas turbinando o cérebro, lotando o desktop e até o apartamento só piora a situação. As sugestões de especialistas vão ajudá-la a se organizar melhor e a se livrar dos trastes mentais, virtuais e materiais que atolam o dia-a-dia. Pronta?
Espaço livre para respirar Você é a rainha dos bibelôs, dos bichinhos de pelúcia, das caixinhas? Não tem coragem de se livrar de embalagens de presente? Se a resposta for positiva, sua mesa, seu doce lar devem estar apinhados de coisas. E, com tanta informação ocupando o seu cérebro, ele é obrigado a trabalhar mais e mais. Pelo bem da sua clareza mental, concentração e paz de espírito, é melhor fazer uma faxina geral.

Anotar é preciso O primeiro passo para simplificar a vida é ter uma agenda, seja ela eletrônica ou um prosaico caderninho à moda antiga. "Anote as atividades que você planeja realizar em um dia. Escrevendo, irá perceber que, às vezes, é impossível cumprir tantas tarefas", explica Luiz Alberto Hetem, diretor da Associação Brasileira de Psiquiatria. Reduzir o número de compromissos representa uma mudança nos seus hábitos e toda mudança é assimilada devagar. Mas não custa mentalizar os benefícios que tal atitude vai trazer no futuro.
Quanto mais realista, melhor "Não adianta nada em cidades grandes, como São Paulo e Rio de Janeiro, marcar um programa em seguida de outro. É necessário considerar os imprevistos, o trânsito", alerta o dr. Hetem. O ideal é analisar o tempo de que precisa para cada função e deixar um intervalo entre uma coisa e outra. Aliás, é relaxante dispor de alguns minutos para tomar fôlego. "O que é mais eficiente: estar sempre atrasada, tendo que pedir desculpas, ou chegar antes com calma?", questiona o médico. Também não adianta marcar dez compromissos em um dia sabendo que não dará conta de todos. Isso cria uma tensão constante e ninguém gosta de viver sob pressão. Resumo da ópera: depois de dois, três meses, o desgaste só vai aumentar.
Nada de correr atrás do relógio Você fala no celular, digita cartas ou prepara uma reunião enquanto belisca um lanche que será seu almoço? "Há a ilusão de que fazendo duas, três ou até quatro coisas juntas economizamos tempo. No fundo, isso gera um alto nível de stress porque se gasta muito mais energia, e a sensação que fica é que nada saiu bem-feito", explica o dr. Hetem. O resultado é o contrário do desejado: a nossa capacidade de focalizar a atenção se reduz. "Parece que os minutos passam mais rápido. Estamos sempre correndo atrás do relógio", explica o psiquiatra. "O saudável é realizar uma coisa de cada vez."
Um bom-dia pra valer Você levanta em cima da hora e já começa a manhã a mil. Seria mais gratificante acordar mais cedo para fazer algo que lhe dê prazer e entrar no dia bem-humorada. "Pode ser caprichar no café da manhã, tomar um banho demorado, fazer um alogamento ou ouvir sua música preferida", sugere o dr. Hetem.
Barra limpa Entre os e-mails que você precisa salvar (memos do seu chefe, cronogramas, relatórios...) e os que quer salvar (piadas imperdíveis, bilhetes do namorado, um convite), há uma bela diferença. Sendo assim, classifique. Abra uma pasta para cada categoria e jogue fora o resto.
Vivendo no aqui e agora "Nossa vida se manifesta no presente. Não é no passado nem no futuro. Estabeleça o que é mais importante neste instante, qual é a ação necessária hoje", aconselha a monja Coen, fundadora da Comunidade Zen-Budista do Brasil. "É normal fazer planos, mas fundamental é aproveitar cada momento."
Ter ou não ter? Eis a questão "Somos tão bombardeadas por propagandas que queremos comprar tudo o que vemos pela frente e fica parecendo que a felicidade depende de determinado vestido ou sapato", diz a monja. "Por que não praticar o consumo consciente? Questione: 'Do que realmente preciso?' Não é para parar de comprar, mas pensar duas vezes antes de entrar no vermelho."
Devagar e sempre Começo de ano é época de implementar metas. Mas não dá para fazer dez coisas de uma vez. Por exemplo, se for entrar na academia, reformar a casa, começar um regime, uma pós-graduação... tudo ao mesmo tempo, o saldo será: mais stress. "Tome atitudes gradativamente", ensina Lúcia Novaes, diretora técnica do Centro Psicológico de Controle do Stress, no Rio de Janeiro.
Raiva, nunca mais Você tem pleno direito de ficar louca da vida por ter recebido um fora do namorado, mas, pense bem, o ódio que está sentindo vai afetá-lo de alguma forma? Feliz ou infelizmente, não. "A longo
prazo, rancor e mágoas só fazem mal a quem os experimenta. Complicam as coisas, confundem", ensina Lúcia Novaes. Quer uma saída mais divertida? Faça uma lista das qualidades que faltavam por completo ao sujeitinho que teve o desplante de largá-la. Depois, escreva as características que mais preza no homem ideal. Lembre-se: você nunca teria a chance de conhecer o cara certo caso não tivesse se livrado daquele traste... Da vida tudo se leva. É só ter jogo de cintura.







Quando suas roupas odeiam você

Tem dias em que todas as peças do armário fazem a gente se sentir desajeitada, fora de moda, gorda... felizmente, dá para inverter esse jogo aprendendo truques simples, como o da troca de cabides e o da transformação de roupas antigas em fashion.
Julia Moreira
Quando comprei meu guarda-roupa, não me avisaram sobre a capacidade dele de emitir opinião própria. Nem da sua irritante mania de tornar minhas calças, saias e blusas totalmente sem graça da noite para o dia. Tome como exemplo meu vestido estampado de grife. Na loja, ele era versátil, escandalosamente sexy e totalmente in. Depois de uma semana no meu armário... Não consigo achar uma sandália que combine, me sinto gorda e fora de moda embalada por aquele tecido de flores enormes. Também já teve a sensação de que, às vezes, as roupas decidem conspirar contra você?

Minha amiga Letícia, de 25 anos, concorda que estamos diante de uma verdadeira revolução das gavetas. Ela tem um closet lotado, mas nunca encontra nada para vestir — tanto que vive de calça preta. É que dois terços das peças penduradas nos cabides não servem mais. Não a culpo, porque estou quase quite com ela. Na última liquidação, comprei quilos de roupas dispensáveis...

Pensando bem, não é à toa que o guarda-roupa se vira contra nós. Despejamos um bocado de entulho no pobre móvel e nem nos damos conta! Decidida a fazer dele um aliado, conversei com estilistas, que me revelaram: existem quatro atitudes que desencadeiam o ataque do armário enlouquecido. Eles contam quais são e ensinam a evitá-las. Que tal, assim como eu, colocar as orientações dos profissionais em prática e fazer as pazes com as prateleiras?

Provocação 1
doar todas as suas roupas antigas

Você diz "Estas calças, saias e blusas estão velhas demais. Vou fazer uma limpeza geral aqui e doar tudo!" Seu guarda-roupa responde "Você vai se lamentar por não ter mais nada para vestir. Te conheço!" Para fazer as pazes Esqueça o ditado "Se não usar uma peça durante um ano, desfaça-se dela". O fato de não ter tirado aquele vestido longo do armário não significa que não precise ou não goste dele, alertam os especialistas. Afinal, pode ser que simplesmente não tenha surgido oportunidade para desfilar com o look. "Faça o seguinte teste para saber se um item merece ou não continuar no closet: experimente-o para ver se ainda serve, avalie se é um clássico, daqueles que ficam bem em qualquer época, e pense em que ocasiões pode usá-lo", orienta o estilista Martin Sayer. "O veredito foi a favor? Então, fique com a roupa. Outra tática, ensina ele, é pedir a opinião de amigas descoladas. Será que aquela calça social, que você só consegue combinar com camisa branca, é realmente tão sem graça? "Tente harmonizá-la com um escarpim de salto altíssimo, ou então um colar poderoso", sugere Martin. "Os acessórios sempre dão cara nova àquelas produções que nos parecem batidas." Aliás, conversando com os estilistas descobri um segredo valioso: mudar a ordenação dos cabides pode mudar a sua vida. Em vez de separar as roupas por cor ou tecido, misture texturas e estilos: a blusa de renda com a bermuda de padronagem masculina, a camisa de estampas miúdas com a saia floral. Assim, vai conseguir enxergar novas conexões entre elas. No entanto, vale dizer que dar nova utilidade ao antigo não significa guardar até a camiseta do Mickey que você usava para dormir. Apenas tenha bom senso.



23 tragédias que só o chocolate dá jeito

O que mais pode consolar você depois de transformar uma noite romântica em comédia pastelão ou escrever um e-mail maldoso sobre o chefe e enviar ao próprio? Nova reuniu situações que seriam trágicas se não fossem... boas desculpas para se acabar nesse manjar dos deuses.
Marcia Kedouk
1. Você passa horas fazendo aquele trabalho difícil, demorado e chato, e quando vai salvar o documento... puf! O computador trava e tudo vai por tela abaixo.

2. Consegue um assento vazio na sala lotada do cinema. Antes de concluir que é uma mulher sortuda, descobre que ninguém sentou lá porque alguma criança mal educada grudou chiclete no estofamento.

3. Encontra o Gianecchini na rua e, para não bancar a tiete enlouquecida, faz cara de paisagem e passa reto.

4. É abordada por uma desconhecida no elevador, que pergunta: "Vai nascer quando?" E você nem está grávida.

5. Está paquerando um deus grego há tempos e, finalmente, recebe a ligação do moço. Ele quer saber o telefone da sua melhor amiga.

6. Fica menstruada bem no dia em que veste aquela calça branca ou vai viajar para a praia.

7. Está solteira e o namorado da sua amiga, que é alto, forte e cheiroso, lança um olhar cheio de segundas intenções na sua direção.

8. É obrigada a admitir que o barato saiu caro quando o salto do seu sapato novíssimo em folha quebra no meio de uma festa.

9. Liga para o seu namorado no trabalho e desanda a contar o que quer fazer com ele à noite. O plano é deixá-lo louco de desejo, ansioso para chegar em casa, não fosse um detalhe: o telefone está no viva-voz e os executivos ao redor da mesa dele ouviram tudo.

10. Fala sobre a sua supervisora "ordinária e insegura" no primeiro encontro com o homem dos seus sonhos. E descobre que ela é cunhada dele — e que os dois se dão hiperbem.

11. Ganha ingresso para o show da sua banda preferida. Quando chega ao local da apresentação, vê que trocou as datas: aconteceu na noite anterior.

12. Compra aquele vestido lindo de uma grife poderosa. Quando veste pela primeira vez, achando que vai arrasar no casamento da sua amiga, percebe que é a roupa mais desconfortável do planeta.

13. Recebe um e-mail do chefe, enviado a toda a equipe, contando que ele pensa em promover o "dia do animal de estimação no trabalho". Você escreve que acha isso ridículo e manda só aos mais chegados. Ou melhor, era essa a sua intenção antes de clicar acidentalmente em "responder a todos" e incluir o autor da idéia entre os destinatários.

14. Acorda com uma ressaca daquelas depois de uma balada com as amigas e vê que há uma nova mensagem de texto no celular. É o seu ex-namorado dizendo: "Peguei seu recado na madrugada passada. Achei a proposta muito... ousada". Nessa hora, percebe que a dor de cabeça é o menor dos seus problemas.

15. Passa dias criando coragem para se aproximar do seu vizinho bonitão e, quando consegue, nota que ele é gay.

16. Levanta de um mergulho na piscina e não percebe que seu biquíni cortininha abriu. Por que todos estão olhando?

17. Faz um dia de beleza em casa para chegar linda à sua festa de aniversário. No final, seu cabelo parece palha, de tão ressecado, sua pele começa a coçar e descamar e a sobrancelha fica fina demais.

18. Diz, no primeiro jantar com os pais do seu namorado, que odeia reality shows. Pena que a mãe dele é viciada nesse tipo de programa e a irmã já mandou até fitas de vídeo para participar do mais famoso deles.

19. Recebe o convite de casamento do seu ex, por quem ainda é apaixonada.

20. Pergunta toda animada para a sua mãe o que ela acha do seu novo corte de cabelo. Ouve: "Ainda bem que cresce rápido".

21. Passa de carro em um cruzamento e, bem no meio dele, vê que a gasolina acabou. Detalhes: o seu celular não tem crédito e está caindo a maior tempestade lá fora.

22. Gasta o que não tem em uma bolsa divina, decidida a fazer inveja àquela prepotente da turma. Na semana seguinte, a fulana aparece com outra igualzinha, comprada pela metade do preço na liquidação anual da loja.

23. Conhece, por acaso, a ex do seu namorado. E percebe que ela não é neurótica, ciumenta, feia, antipática e burra. Pelo contrário...



Como dizer o indizível

Seu namorado prioriza os amigos, a prima nunca ajuda a pagar a conta na balada, o chefe ignora que seu salário está baixo e você simplesmente não consegue ter uma conversa franca com eles. Os especialistas ensinam os sete passos que vão levá-la a colocar tudo em pratos limpos, sem traumas.
Edição Marcia Kedouk | Reportagem Flavia Werlang
O que é mais doloroso: fazer uma depilação completa ou contar à sua melhor amiga que o namorado dela está saindo com outra? Uma pesquisa realizada pela Cosmopolitan australiana, da mesma rede de NOVA, mostrou que muitas de nós preferem evitar a segunda opção. Num ranking de assuntos complicadíssimos de ser tratados, o medo de revelar a tal traição foi o campeão de votos, sendo apontado por 35% das leitoras entrevistadas. Logo em seguida vieram: colocar o próprio amado contra a parede (24%), pedir aumento de salário (20%) e pegar no pé de uma amiga que está exagerando na bebida (16%).

Meninas, estamos sofrendo à toa. NOVA descobriu que é possível falar o que deve ser dito sem causar estragos- aos outros e a nós mesmas! Só precisamos seguir esta trilha:

1º passo: focar na razão verdadeira
Antes de iniciar uma conversa difícil, tenha em mente qual é a questão central. Digamos que esteja magoada porque seu namorado sai muito com os amigos. Não é motivo para querer discutir também sobre a ex dele e mais uma lista de queixas. Ao identificar o x da questão- talvez sinta que seu querido não quer compromisso sério agora, mas você, sim -, não se perderá no caminho e evitará ser mal interpretada.

2º passo: adotar a postura certa
Se alguém chega falando num tom de voz agressivo, você tende a responder na medida, certo? Esse princípio da ação e reação acontece também quando entra na sala do chefe para pedir aumento achando que, na verdade, não merece tanto assim: o impulso dele será concordar. "Quando disse à dona da clínica que eu queria um salário maior, passei o tempo todo com a cabeça baixa- e terminei o assunto com 'Mas entendo que existem outras prioridades'", lembra a fisioterapeuta Flávia Vieira. "Ela me respondeu: 'Admiro a sua compreensão. Realmente, não vai ser possível agora'." Portanto, preste atenção na sua postura e nas próprias palavras. Mostre-se interessada em resolver a questão sem parecer arrogante nem, ao contrário, se depreciar.

Nenhum comentário: