10.6.08





Cinco sinais mostram que ele é um sedutor irremediável

Quem não se derrete ao ouvir palavras encantadoras de um homem que está disposto a fazer o impossível para conquistá-la? Mas, se a vida a presenteou com um tipo desse, fique alerta. Pode haver um Don Juan à vista, aquele sedutor irremediável. Entretanto, tenha consciência de que tantas outras podem ouvir as mesmas declarações.
O conquistador por excelência sente a necessidade de seduzir o tempo todo. Ele enxerga os relacionamentos como um jogo amoroso, pois é motivado pela competição de ter cada vez mais mulheres caídas por ele. "Não é raro que esses conquistadores tragam listas e relações das mulheres conquistadas tal como um troféu de caça", afirma a psicóloga Sueli Castillo.

Segundo a especialista, a sedução proporciona uma sensação de segurança e auto-estima. "Mas uma vez possuído o que desejava, já não o deseja mais", alerta Sueli.

Você pensa que se resistir aos galanteios de um homem insistente, ele logo desistirá. Os sedutores, porém, comportam-se de maneira inversa: quanto mais a mulher é indiferente às cantadas, mais obstinados eles se tornam. Portanto, é preciso ser firme para não se deixar levar pelas doces palavras.

Para livra-se rapidamente de um, a psicóloga e terapeuta de casais Eliete Medeiros aconselha ser franca e direta, o que evitará futuras frustrações. "A mulher deve deixar claro que eles têm intenções e expectativas diferentes sobre a relação", diz.

Eliete afirma que um ponto essencial para determinar se você é o alvo de um conquistador é perceber como ele se aproxima. "Ele não faz rodeios, já vai direto ao ponto e diz estar interessado na mulher."

Na opinião da especialista, a mulher que estabelecer um relacionamento com um homem com essa característica certamente será traída o tempo todo. "Ele terá várias mulheres fixas", diz. Contudo, Eliete acredita que qualquer pessoa possa querer estar somente com alguém que a complete. "Se ele se apaixona, só terá olhos para aquela mulher. As outras não farão mais sentido. Aliás, do que o amor não é capaz?", completa.

Mas, se o seu objetivo não é se casar, tampouco começar um relacionamento, ele pode ser o amante ideal. "É importante diferenciar esse tipo de relação onde homens e mulheres estão em busca de um prazer imediato", afirma Sueli. Nesse caso, o menor sinal de interesse de uma das partes já repele a outra.

Para que você não caia na lábia de um sedutor de plantão, confira as cinco características essencias dele:

1. Ter um olhar profundo
De acordo com Eliete Medeiros, o sedutor costuma olhar diretamente nos olhos da mulher que deseja. "Ele não é nem um pouco inibido. Já quer mostrar logo o seu interesse", afirma.

2. Tentar atrair a atenção
Ele sempre se beneficia da linguagem corporal. Para ser notado, estufa o peito e faz poses tentando transparecer toda sua masculinidade. "Ele quer ser desejado, por isso se mostra sedutor e sexy", explica Eliete.

3. Ser insistente na conquista
O conquistador não se abala com respostas negativas, aliás é até estimulado. Como ele é movido por um espírito competidor, onde a derrota é inaceitável, quanto mais resistente for a mulher, mais ele é instigado a conquistá-la.

4. Ser narcisista
"Ele simplesmente despreza o sentimento alheio, agindo em busca do prazer que está sempre associado à quantidade de mulheres que consegue conquistar", explica Sueli Castillo. Segundo a psicóloga, as conquistas são sinônimo de segurança e auto-estima.

5. Ter aparência de santo
Ele não apenas parece, mas se comporta como um santo. Geralmente, são homens adoráveis, acima de qualquer suspeita. Todos o admiram pela sua educação e gentileza. "Quero que você seja a mulher mais feliz do mundo é uma de suas frases preferidas", diz Sueli.



Conheça 10 sinais de que você está com o homem errado


1. Não assume o relacionamento
Se diante dos amigos ou da família ele te apresenta como uma amiga ou como "algo mais", é porque você está frente a um homem que não leva um relacionamento muito a sério. Certamente, ele evitará ter que classificá-la com algum nome do tipo "namorada" e você passará como mais uma na lista dele. Se este é o seu caso, é melhor que você coloque "pingos nos is" o quanto antes e faça com que ele deixe bem claro o que você significa para ele.

2. Prefere os amigos
Uma tarde com os amigos é mais importante do que passar um momento a dois com você? Um homem que não dá espaço para o casal e que sempre se encontra com você ao lado do "melhor amigo" ou então só marca programas como uma tarde de chopp ou assistir a jogos com ele é porque não quer assumir a relação e prefere te ver como mais uma amizade colorida.

3. Não te dá espaço na casa dele
Não significa que ele tenha que te dar a oportunidade de mudar cada coisa no cantinho de solteiro dele. Mas, se já passaram semanas que ele disse que você poderia mudar as roupas de cama e não faz questão alguma de ter sua bebida favorita na geladeira é porque não está tão disposto a compartilhar seu espaço "sagrado" com ninguém, a não ser com seus amigos.

4. A palavra "nosso" não está no vocabulário dele
Se vocês são convidados e ele decide ir com você em momento algum ele quer que vocês dividam o presente e também não quer que o convite seja escrito com o nome dos dois. Isso, porque na verdade, ele não quer que o comprometam demais com você. Se você já viveu esta situação é melhor que pergunte o nível de seriedade do relacionamento que possuem.

5. Ele se gaba por viver sozinho
Alguns homens adoram ter seu próprio espaço para poderem descansar. Entretanto, se o seu parceiro, acima de tudo faz questão de enfatizar que é melhor viver sozinho e que não sabe se poderia dividir sua casa com outra pessoa, ou ainda nem sequer se aventurou a compartilhar mais de uma noite sob o mesmo teto com você, é porque indiretamente ele quer deixar claro que, até aquele momento, você não faz parte dos planos dele.

6. Aplaude os divorciados
Você se entristece cada vez que sabe que um casal de amigos se divorciou, mas ele não tem nada melhor a dizer a não ser "Enfim ele ficou livre". Sem dúvida, ele não tem um conceito muito bom de casamento e, na verdade, "amarrar-se" não está nos planos dele. Pode ser que seja por simples medo, mas também, pode ser que ele acredite que ainda tem muito para viver e para aproveitar antes de ter um relacionamento mais sério.

7. Paquera outras pessoas descaradamente
Quando vocês saem juntos é como se nada estivesse acontecendo, já que para ele isso não é um empecilho para paquerar outras mulheres constantemente, enquanto você fica "se mordendo de ciúmes". E o melhor de tudo é que quando você pergunta para ele o que está acontecendo ele dá a simples desculpa de que a vida dá muitas voltas e por isso é bom conhecer gente nova todo dia e, até mesmo diz que você deveria fazer o mesmo.

8. Ele é famoso por suas conquistas
Vocês vão a um barzinho da moda e quando chegam o garçom o cumprimenta como se fossem amigos de anos e diz: "Você deve ser a Ana", mas na verdade seu nome é Paola. Isso é uma prova de que ele não deve ser um homem de uma mulher só.

9. Não deixa que você "invada" o território dele
Como você é uma mulher prevenida, decide deixar no banheiro dele um pacote de absorventes para não ser pega de surpresa. Mas, quando ele descobre, te chama indignado e não faz outra coisa senão gritar e dizer que você está invadindo o espaço dele e que a relação ainda não chegou neste nível. Se você já passou por isso, é melhor que nem cogite a hipótese desta relação virar algo mais sério.

10. Casamento? Ele não conhece esta palavra
Um dia ele chega a sua casa e encontra você e suas amigas vendo revistas de noivos porque uma delas está prestes a se casar. Ele fica irritado sem explicação só porque você mostrou alguns vestidos a ele. O mais provável nesta situação seja que ao vê-la tão entusiasmada ele peça um tempo e desapareça por alguns dias para ver se a seu "desejo casamenteiro" diminui.








Veja características do homem infiel

O autor do livro Amor-Sexo= infidelidad. Los chilenos en la cama (sem tradução para o português), revela algumas pistas que podem lhe ajudar a descobrir se está sendo enganada pelo parceiro.

"Quando o assunto é infidelidade, as mulheres são muito mais espertas que os homens", diz Dante Yutronic, autor da publicação. Portanto, será fácil perceber se ele tem outra. Basta prestar atenção nas dicas de Yutronic.

Horas extras no trabalho
Ele começa a dizer que é obrigado a ficar mais horas no trabalho porque há muitas tarefas a serem feitas. Se antes chegava em casa às 19h, agora, aparece somente depois das 22h. E sempre tem a desculpa na ponta da língua: estava com o chefe em reunião e por isso não podia sequer atender suas ligações.

Falta de interesse sexual
Quando isso acontece é porque geralmente há algo estranho. Em uma relação existe uma certa continuidade com o sexo. E se um pede mais que o outro, pelo menos isso já é uma coisa estabelecida, pois ambos se conhecem. Mas, se o apetite diminui bruscamente, algo de errado aconteceu.

Outro motivo de apreensão é ser surpreendida com posições novas. Se isso ocorrer, você deve interrogá-lo. Pergunte onde ele aprendeu essas novidades.

Ele diz que precisa de mais espaço
Isso significa que ele se sente sufocado. Por isso, prefere estar com os amigos e aumenta a freqüência com que vai a happy hours.

Gastos sem explicação
Normalmente os homens não controlam os gastos, mas isso pode ser agravado. Você percebe gastos excessivos principalmente se tiverem conta conjunta. Se tiver desconfiada, espere ele adormecer para revistar sua carteira, calças e jaquetas. Procure por bilhetes de cinema ou notas de estacionamentos.

Aumento de vaidade
O homem começa a se preocupar com sua roupa íntima quando nunca antes o havia feito. Se usava cuecas convencionais, agora procura os modelos mais bonitos ou sexies.

Chamadas de longa duração para números desconhecidos
A conta do serviço de telefonia, móvel ou fixo, pode ser uma aliada nessa sua investigação. Desconfie de chamadas de longa duração para números que você não conhece. Observe também se há muitas ligações repetidas para um mesmo número. Pergunte para seu parceiro sobre o ocorrido, se a desculpa for evasiva, fique alerta.

Homem incomunicável
Comece a desconfiar se ele deixa o celular desligado por muito tempo, e como justificativa diz que o aparelho deveria estar sem sinal. Ou ainda se ele demora para retornar suas ligações e quando o faz fala com a voz em um tom baixo demais e sem clareza de idéia.

Utiliza uma nova conta de email
Se você descobrir que de um dia para o outro ele tem outra conta de email, significa que a usa para assuntos mais que particulares. Quer dizer que há algo muito privado, que ele não deseja que você saiba.







Espirrou por quê?

Se quer se livrar correndo da coriza, dos espirros e da dor-de-cabeça, então responda rápido: o que você tem é gripe ou resfriado? Quem demorou pensando ou acha que gripe e resfriado não passam de dois nomes para a mesma doença, melhor ficar alerta.

"Apesar de provocarem mal-estares semelhantes, trata-se de doenças diferentes e que, portanto, merecem cuidados específicos", afirma o o infectologista da Universidade Federal de São Paulo, Paulo Olzon.

Das causas ao tempo de duração, passando pelos sintomas e tratamentos, veja abaixo todos os detalhes sobre os dois problemas e saiba como se livrar deles de forma eficiente.

Respirou, pegou



Os dois problemas são transmitidos através do ar e provocadas por ação viral ? no caso do resfriado, mais de 200 tipos de vírus podem acabar com os ânimos de qualquer um. Já na gripe, um vírus em constante evolução é o responsável pelo mal-estar por todo o corpo.

Sintomas ? a solução do enigma

Aqui está o xis da questão: o resfriado prejudica apenas as vias respiratórias, causando inconvenientes como coriza, tosse e falta de ar. Já sintomas como febre, dor-de-garganta e, até mesmo, diarréia sinalizam que a gripe é a vedete da vez. "Como atinge o corpo todo, o risco de complicações também é maior nesse caso. Uma gripe mal tratada, por exemplo, pode até se transformar em pneumonia", alerta o médico.

Nem máscara para prevenir

Por serem transmitidas através do ar, é difícil evitar a gripe e o resfriado. É também por esta razão que a incidência das duas doenças é maior no inverno, quando as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados ? ótimos meios para a propagação do vírus. Daí, a dica: sempre que possível, tente deixar ao menos uma janela aberta para que o ar circule, diminuindo as chances de contágio.

Resfriado não vira gripe

Como são causadas por vírus diferentes, uma doença não evolui e se transforma na outra. Mas, por causa da debilitação imunológica originada pelo resfriado, é comum que ele seja sucedido pela gripe.

Para evitar isso, seguir as recomendações médicas é fundamental ? mesmo quando os sintomas já não incomodam tanto.

Aposente a caixinha de lenços

"Por serem doenças virais, não há como combater a causa da gripe ou do resfriado", explica o infectologista da Unifesp. "Os tratamentos são focados no alívio dos sintomas, o que conseguimos de forma bastante eficaz com analgésicos e antitérmicos."

Cronologia do espirro

Os sintomas devem acabar dentro de uma semana, em média. No entanto, os fumantes, por terem uma resistência respiratória menor, apresentam os sintomas por mais tempo ? dez dias, normalmente. "Prazo maior do que esse é motivo de preocupação e, por isso, o paciente não deve hesitar em buscar ajuda médica", alerta o especialista.





Texto Engraçado do Dia


10 Motivos para não se preocupar com sua feiura!

Se você também é feio de dar dó, não se desespere!

Seus problemas acabaram, há vantagens em ser feio...leia abaixo os 10 motivos para não se preocupar!

01 - Não somos enganados
Jamais uma viúva negra poderá nos dar o golpe. Nós feios temos um radar. Se alguma menina linda quiser ficar com um de nós e, em seguida, desejar ir para nossa casa, isso significa que algo está errado.

02 - Ninguém nos acusa
Nenhuma pessoa irá nos acusar de assédio sexual no trabalho. Isso é certo devido a lógica das circunstâncias.

03 - Ninguém duvida de nossas capacidades
As mulheres lindas são acusadas de saírem com os chefes para conseguirem escalar posições. Mas, se um feio "subir" na carreira, ninguém irá duvidar de sua capacidade para tal posto.

04 - Livre de extorsão
Muitos homens acabam pobres depois de se envolverem em um relacionamento. Impossível que a mesma situação ocorra com um feio. Ninguém vai querer se "arriscar" tanto.

05 - Somos incomparáveis
Não precisamos vencer o fantasma do corpo perfeito, pois ninguém irá se comparar conosco.

06 - Amor honesto
Depois de superar a primeira impressão, as brincadeiras e tudo mais, se alguém ficar apaixonado por um feio, pode ter certeza que este é o amor mais honesto de todos.

07 - Não esperamos na porta
Não precisamos esperar para entrar em um boliche, por exemplo. Nenhum segurança quer nos ter como companhia, eles logo nos mandam entrar.

08 - Somos atendidos rapidamente
Não sofremos com a burocracia estatal ou privada. Tal como vemos no item anterior, as pessoas nos atendem muito rápido.

09 - Podemos economizar
Se pararmos de brigar frente ao espelho e atirarmos a balança pela janela, terminamos com a angústia e economizamos uma grana.

10 - Salvamos o planeta
Os feios merecem o Prêmio Nobel da Paz. Dizem que aos 11 anos desapareci de casa e fui abduzido. Os extraterrestres me analisaram e disseram: "Se os humanos são assim, melhor pararmos de nos contagiar. Não convém invadir o planeta Terra". Nós salvamos a humanidade.






Não é todo mundo que mente na internet. Ela continua sendo uma ótima maneira de conhecer alguém


Por Fernanda Nascimento

Apesar do preconceito com sites de relacionamento ainda ser muito grande, cada vez mais surgem histórias de casais que se conheceram pela internet. Foi depois de criar seu perfil que a psicóloga Ana Melo*, 43 anos, conheceu seu marido. “Muitos acham que as pessoas que acessam o site estão em desespero. Eu não estava. Certo dia, recebi um recado simpático, olhei o perfil do autor e gostei”, conta. Daí pra frente, foram longas conversas por telefone e grandes descobertas. “Conhecíamos pessoas em comum, então fiquei mais segura de marcar um almoço com ele. Nunca mais o larguei. Já faz quatro anos”, diz. Prova de que a internet não tem idade é a carioca Amanda Frias*. Ela tinha 14 anos quando colocou sua foto em um site de relacionamento para competir com a amiga. Ambas queriam descobrir quem seria a mais procurada. “Foi uma brincadeira de criança... Até esqueci que tinha um perfil lá. Anos depois, lembrei do cadastro e resolvi dar uma olhada”, diz. Olhando as fotos, ela viu Caio e gostou do rapaz logo de cara. Na época ela tinha 18 anos e ele 28. “Fiquei um pouco receosa, mas como tinha gostado do perfil, procurei por ele e começamos a conversar. Marcamos um encontro na festa de um amigo. Na hora rolou um clima e a gente passou a semana seguinte grudados”, conta. Mas as coisas não aconteceram como ela esperava. Depois de algum tempo, começaram a namorar. No dia seguinte, ele desapareceu e parou de atender o telefone. Amanda, que já estava apaixonada, ficou desiludida. “Um ano depois, ele reapareceu. Levei um susto! Pediu desculpas, explicou o motivo do sumiço e reatamos. Agora, vou me casar o ano que vem e estou mais feliz do que nunca. Começou como uma brincadeira, mas valeu a pena!”, comemora.


* Os nomes são fictícios para preservar a identidade das entrevistadas.







O que fazer quando berrar "Sai do meu pé!" não é o bastante para afastar um homem





Um homem que espera a vida inteira pela mulher amada, sem se importar se levaria 5 ou 50 anos. Esse foi o amor incondicional narrado pelo escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez no livro O Amor nos Tempos do Cólera, que virou filme homônimo em 2007. A princípio, a história é linda! Mas, na vida real, amar e ser amada não é fácil como a narrativa faz parecer. “É um sonho dourado”, diz a psicoterapeuta corporal Maya Rantower. “Os casais continuam presos a esse ideal, mesmo sendo muito difícil de acontecer. Para amar é preciso enxergar a pessoa como ela é, aceitar defeitos e complicações”, explica. Por isso, a maioria dos relacionamentos não duram tanto. Agora, imagine ser amada por alguém que não desiste nunca e não se importa em esperar que você o ame um dia. Sim, algumas mulheres passam por isso e, na vida real, a situação pode não ser tão romântica. É o caso da bancária Deise Duarte, 23 anos, que há 10 convive com as investidas de um admirador. “Ficamos juntos apenas uma vez e ele nunca mais saiu do meu pé. Fez amizade com a minha família e acompanhou todos os meus relacionamentos. Desisti de brigar com ele”, conta.

Como se livrar do grude?

Para Dra. Maya, o importante é mostrar que não há interesse. “Diga que não quer nada. Seja sempre muito sincera, ao extremo. Se ainda assim não entender o recado, seja mais clara”. O problema é que, muitas vezes, só conversar não resolve. No caso de Deise, de tanta insistência, o caso virou amizade. “Ele me liga para contar os problemas pessoais dele, manda e-mail...” Hoje, ambos são casados. A bancária, inclusive, foi convidada para o casamento dele – e ela não perdeu a oportunidade de ver seu admirador finalmente se casar. Quando conheceu a noiva teve uma surpresa. “Ela era idêntica a mim: loira, a mesma altura e olhos verdes”. A psicoterapeuta corporal explica: “Quando um homem idealiza uma mulher há uma grande chance de virar fixação. É um processo patológico por parte do rapaz, que deposita uma projeção da felicidade naquela pessoa.” É importante estar atenta para que a obsessão não coloque a segurança da pretendente em risco. “Não tenha dúvidas! Se a pessoa começar a apresentar um comportamento estranho procure ajuda com amigos que possam te proteger ou, até mesmo, com a polícia.”

Avalie os sinais

Ao iniciar um relacionamento, as reações que uma pessoa pode ter diante de outra são diversas. Mas alguns detalhes podem ajudá-la a descobrir se o homem pode ou não se tornar grudento. Se o seu pretendente ou namorado apresentar algumas das características listadas abaixo, fique alerta. Se forem muitas, corra – caso você não suporte homem no seu pé.

• Ele te liga todos os dias e várias vezes.
• Manda poemas, declarações de amor, letras de música.
• Aparece, de repente, nos mesmos lugares que você.
• Tenta atrapalhar os seus relacionamentos, te abraçar e te beijar sem que você tenha permitido.
• Faz escândalo quando você dá um fora e ignora a sua frieza, mas ainda assim persiste.
• Diz que você nunca vai encontrar alguém que te ame tanto ou possa te fazer feliz.
• Manda presentes, como flores e chocolate, insistentemente.
• Se aproxima dos seus amigos e familiares rapidamente para ter a desculpa de ir na sua casa.
• Questiona quem são as pessoas que te mandam e-mail, deixam mensagens no Orkut ou mandam torpedos no celular.







Pesquisa mostra que o amor cria proteção contra o charme alheio




Aquela história de que o amor torna os casais cegos, surdos e mudos pode ser verdadeira. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, o amor tem uma função distinta do desejo em um relacionamento. Os cientistas chegaram a essa conclusão analisando relatos de 120 jovens, de ambos os sexos, que estavam em um relacionamento estável e longo. Os jovens receberam fotos de pessoas bonitas e desconhecidas. Eles tinham que escrever sobre o seu envolvimento amoroso com o companheiro, sobre desejo sexual em relação ao parceiro ou sobre qualquer outro tema. Aqueles que escreveram sobre o amor se lembraram de menos detalhes sobre as pessoas das fotos do que os que redigiram sobre outros assuntos. Com o resultado, os pesquisadores acreditam que o amor suprime a necessidade de pensar em pessoas atraentes alheias ao casal. Em prática, o amor - e não o sexo - funcionaria como um mecanismo de compromisso em um relacionamento. A teoria científica pra isso é de que a espécie humana teria evoluído esse comportamento para garantir um cuidado maior com a prole de um casal.




É uma delícia conhecer um homem que faz seu coração parar. Mas é preciso cuidado para não se arrepender do encontro.




Antes do primeiro encontro é aquela correria para fazer as unhas, escolher a melhor roupa e arrumar o cabelo. Quando finalmente a mulher fica pronta, bate aquele friozinho na espinha de saber se o pretendente ficará encantado com a sua aparência e estilo. A expectativa pode ser um tormento! No entanto, é você quem pode se decepcionar com o garotão. “Homens gordinhos têm o poder de me afastar a quilômetros de distância. Tenho a impressão de que não se preocupam com o próprio corpo”, opina a publicitária Ainah Correa, de 25 anos. Além da aparência física, a personalidade do parceiro pode ser desastrosa. “Homens sem caráter, grosseiros, estúpidos e sem educação afastam qualquer mulher. Nem a beleza segura!”, diz Fernanda Ferracina, arquiteta, de 55 anos. Algumas mulheres tem facilidade para perceber de longe quando o homem é uma grande cilada! Mas se você não faz parte deste seleto grupo, algumas dicas podem tornar a sua vida amorosa mais fácil. A terapeuta corporal, Maya Rantower, dá umas dicas bem interessantes. Anote!

1) Fique atenta aos gestos e atitudes do seu par. Um homem hostil dá provas constantes de desconfiança quando acha que você não é sincera. Quem agüenta um parceiro que vive dizendo: “Não mente pra mim”, quando se está dizendo a verdade?

2) Observe o círculo de amigos dele e perceba como trata as pessoas à sua volta, inclusive os familiares. A análise pode mostrar se ele é companheiro e atencioso ou estúpido e agressivo.

3) Homens que se sentem donos das mulheres, também desagradam. São tipos comuns aqueles que implicam com a roupa dela por não suportar ver outras pessoas olhando ou que não deixa a parceira olhar para o lado com medo de contemplar a beleza de outro rapaz.

4) Cuidado com aqueles que só pensam na própria felicidade e estão longe de compartilhar as vontades da pessoa que está ao seu lado. “Definitivamente, homens egocêntricos não estão com nada”, opina a secretária Daiane Nunes, de 26 anos.

Algumas características mais profundas da personalidade masculina somente o tempo e a convivência podem revelar. Por exemplo em relação à fidelidade. “Eles não encaram a traição como as mulheres. Para eles, não é tão grave”, conta Maya. Portanto, a melhor dica é seguir a sua intuição. Quando a primeira impressão não é boa, não force a barra. Deixe o radar ligado e não confie a sua segurança a um estranho. “Não se pode baixar a vigilância. Se quiser ficar com alguém que não conhece bem, fique. Mas deixe o endereço do cara com uma amiga, por exemplo”, aconselha Maya. Aliás, a médica conta que já passou por uma experiência em que foi muito bom seguir o sexto sentido. “Tinha um cara que freqüentava o mesmo clube que eu e era meio vidrado em mim. Mas ele tinha um olhar estranho. Nunca me aproximei dele. Mais tarde, descobri que ele matou uma mulher”. Resumindo: o santo não bateu, é cilada!





Fique atenta para não entregar o seu namorado de bandeja


Todo começo de relacionamento é ótimo. Surpresas, carinho, jantares românticos, presentes. Tudo parece perfeito. Mas, a suposta eterna lua-de-mel uma hora termina. A rotina traz discussões, desacordos, mágoas. Cabe ao casal esquentar o relacionamento, antes que o pior aconteça. Seria esse “pior” o término da relação? Para muitas pessoas não. A traição é um dos passos mais comuns de um casal antes da fatídica separação. “É preciso entender que a traição é uma conseqüência e não uma causa”, explica a terapeuta de casais e professora da PUC-SP Magdalena Ramos. “Na verdade, quando o relacionamento vai bem, o parceiro não pensa em trair, exceto em casos mais específicos em que a pessoa quer se sentir viril, potente e trai compulsivamente.”

A felicidade (e a tentação!), muitas vezes, mora ao lado

A fidelidade - ou a falta dela – é uma característica muito difícil de ser percebida. Não é possível afirmar que alguém é fiel antes de passar algum tempo com essa pessoa. O fato é que um relacionamento infeliz leva a pessoa a buscar a felicidade em outras pessoas. Para piorar a situação, ele ou ela pode acabar encontrando tudo isso em alguém bem próximo, como uma amiga dele ou até mesmo sua. “Eu só fui descobrir que ele queria sair com uma amiga minha quando terminamos”, conta Márcia Alves, de 25 anos. A tal amiga decidiu abrir o jogo semanas depois do término do relacionamento. “Ela levou cantadas dele por mais de um ano e nunca me contou. Diz ela que nunca saiu com ele, mas como vou acreditar? Me senti duplamente traída. Nunca mais falei com nenhum deles”, desabafa Márcia.

Uma pessoa que vive um relacionamento complicado começa a enxergar o que existe ao seu redor. O que ela vê primeiro? O que está mais próximo dela, certamente. E aí uma amiga mais próxima, que já é do mesmo círculo de amizades, pode ser uma alternativa mais fácil para diminuir a carência. “Nesses casos é mais fácil descobrir a traição, porém mais difícil para digerir”, conta a terapeuta. “Retomar a amizade, então, só depois de muito tempo, quando a mágoa diminuir. Na hora a indignação é muito grande.”

Reatar o relacionamento? Só quando houver o perdão total. Aí, então, é mais difícil ainda. “Você acaba ficando com o pé atrás, pode sofrer do mesmo jeito. É difícil voltar de peito aberto e fazer de conta que nada aconteceu.”

Fique atenta aos sinais

É importante manter um relacionamento feliz, alegre e sincero. Quando um desses itens falta, é o primeiro indício de que é necessário ficar atento. Nesses casos, desconfie se de repente seu parceiro se torna psicologicamente diferente. “Passa a cantar do nada, fica mais alegre e mais disposta”, conta Magdalena Ramos.

Aí, surgem novas grandes amizades. Ele sai demais com os amigos, viaja, te troca facilmente por uma partida de futebol na qual você nunca está presente. Passa a se cuidar mais, andar perfurmado, bem-vestido e sempre preocupado com a aparência. “Muitas pessoas não percebem essas mudanças. Sinal de que o relacionamento está tão ruim que ela nem está mais ligada ao parceiro”, explica a terapeuta.

E aquela sua amiga ou prima, que sempre saia com vocês, pegava uma baladinha ou cinema, de repente sumiu? Outro bom motivo para ficar atenta. Ela pode não ter coragem de te encarar e quer evitar uma situação chata.

Ah, e nada de ficar fazendo propaganda! Aquele papo de “minha amiga é sensacional, super fiel, romântica, linda” deve ser esquecido. Algumas coisas devem ficar sempre entre você e suas amigas. Lembre-se de que o interesse pode surgir daí.

Esquente o seu relacionamento

Se ainda houver amor, faça seu relacionamento melhorar! Dedique-se ao seu parceiro, converse sobre a relação e seja sincera. “Tente agradar a outra pessoa, propor coisas que ela goste, tanto emocionais quanto físicas”, aconselha Magdalena. Se nada disso funcionar, avalie se vale a pena levar o namoro ou casamento à frente.











Papo ANTES do casamento:

Ele: - Sim... Custei tanto esperar por este momento.
Ela: - Quer que eu vá embora?
Ele: - Não! Nem penses nisso.
Ela: - Ama-me?
Ele: - Claro! Muito e muito!
Ela: - Alguma vez me traiu?
Ele: - NÃO! Por que ainda pergunta?
Ela: - Beija-me?
Ele: - Sempre que possível!
Ela: - Vai me fazer sofrer?
Ele: - Tá doida! Não sou desse gênero de pessoa!
Ela: - Posso confiar em ti?
Ele: - Sim.
Ela: - Querido!

Papo DEPOIS do casamento: Ler de baixo para cima...

Nenhum comentário: