12.6.08



A difícil arte de saber amar


e tudo fosse - “Eu te amo. Você me ama? Resposta: “Amo. Pronto! Seria simples. E foram felizes paro o resto da vida. Quando tal diálogo acontece e duas pessoas percebem que se amam, aí a dúvida e a confusão não terminam. começam! Não está disposto na lei da vida que duas pessoas que se amam, saibam amar. O normal é as duas não saberem. Raro é as duas saberem. O habitual é uma saber e aguentar o rojão pela outra. Saber! amar! Quanta gente prefere viver com alguém que sabe amar, mesmo que não o ame! Quanto amor pode brotar da relação com quem sabe amar! Quem sabe amar pode até realizar o milagre de acabar recebendo o amor de quem não o ama, ou ama e não sabe. Saber amar é conhecer o amor como forma de arte. O amor é apenas um sentimento, enquanto que saber amar é uma criação, visão estética do amor. Tanto é flor na hora certa, como presente fora de hora. Saber amar implica conhecer sabedorias que o amor não sabe, como esperar, deixar fluir, não invadir as dúvidas do outro, abafar nem impedir que a outra parte supere a fossa, a angústia ou a dor que a oprime. Quem ama desama junto. Quem sabe amar, por conhecer exata dos orgulhos que valorizam o amor, suporta tal sentimento, desde que seja passageiro, é claro. Quem ama, quando cansa pode voltar a amar. Quem sabe amar quando desliga é para sempre. É mais fácil afrontar a quem ama do que a quem sabe amar. Este, conhece tanto a importância do seu sentimento, que quando o retira, machucado, incompreendido ou ferido de morte, é para sempre. Cuidado com quem ama! Mas cuidado maior com quem sabe amar! Quem perde um amor perde menos do que quem perde alguém que sabe amar. Saber amar é depender. Não é ser servil. Não é viver agradando, não é fazer o que o outro quer. Saber amar é ter as reações certas, de compreensão e crítica; é ocupar todo o seu lugar no espaço e no tempo do sentimento e da emoção do outro. Saber amar é até saber desistir. Saber amar é aquela parte que, partindo do amor, procura (até encontrar) a parte do outro que um dia saberá amar. E a encontrando tem paciência, afeto e tolerância. A menos que descubra que ela não merece. Porque saber amar é também ter a coragem das renúncias, bravura raramente em quem, apenas, ama.

Artur da Távola





Frase do dia

*Torcedor do Corinthians sofre tanto, que até inventaram um remédio exclusivo para dor de cabeça de corintiano: a Coristina.





As qualidades de um currículo perfeito
Descubra como se vender em um documento de duas páginas e aumente suas chances de conquistar o emprego dos seus sonhos Um currículo bem-feito pode representar a diferença entre atrair a atenção da empresa que está buscando candidatos – e conseguir o emprego dos sonhos! – ou ser descartada de imediato. Para ajudar você a elaborar um currículo campeão, o consultor Marcelo Abrileri, diretor do site Curriculum , dá 20 dicas vencedoras. Confira:

É proibido!
> Mentir
> Colocar quanto você quer ganhar
> Incluir referências
> Anexar foto (a menos que a vaga exija)
> Erros de português



Isto ajuda muito!
> Antes de montar o currículo, faça o seguinte exercício: escreva livremente a sua história e depois destaque o que é importante para a vaga.
> Mantenha seu currículo atualizado e com, no máximo, duas folhas (nada de florzinhas para enfeitar a página).
> Na maioria das vezes ficamos frustradas por distribuir tantos currículos e não receber retorno. Isso acontece porque tentamos competir a vagas que não são equivalentes ao nosso currículo. Portanto, procure oportunidades para as quais o seu currículo tenha vantagens.
> Ao competir por uma vaga de recepcionista, por exemplo, dê foco para as habilidades e experiências que possam ser relevantes para o cargo. Cursos extracurriculares como culinária, por exemplo, não precisam ser informados, já que são irrelevantes para a vaga.
> Destaque os pontos fortes e abuse dos verbos de ação e números significativos para enfatizar seus pontos fortes. Por exemplo: em vez de dizer “fui gerente durante dois anos”, prefira “fui gerente e elevei em 20% as vendas da loja”.

Isto é obrigatório!
> Apresentação: coloque seu nome, endereço, e-mail, telefone, idade e estado civil.
> Resumo de qualificações: conte um pouco de você (cinco linhas) e as suas qualificações para a vaga.
> Formação escolar: comece pelo mais recente, ou seja, se você fez faculdade, informe isso primeiro, em seguida o ensino médio etc. Cursos variados devem vir em seguida, em outro item.
> Experiência profissional: comece pelo trabalho mais recente, acrescente nome da empresa, função que exerceu e quanto tempo trabalhou.
> Informações adicionais: aqui entram as habilidades pessoais que podem fazer diferença, como presidente da assembléia de bairro, por exemplo.

Isto pode ser bom:
> "Fui síndica do prédio". Revela que: você é uma pessoa com iniciativa e com espírito de liderança.
> "Atuo como voluntária". Revela que: você é uma pessoa solidária e que respeita o próximo.
> "Organizo festas da família". Revela que: você é uma pessoa comunicativa e boa administradora.
> "Faço artesanato". Revela que: você é uma pessoa habilidosa, detalhista e criativa.
> "Coordeno as despesas de casa". Revela que: você é uma pessoa organizada e responsável com gastos.






Guilherme reata com Norma, em Beleza Pura
O engenheiro se reaproxima da vilã apenas para descobrir seus segredos e desvendar todas as suas maldades
Decidido a descobrir as falcatruas de Norma (Carolina Ferraz), Guilherme (Edson Celulari) simula um encontro casual com a vilã na academia. Depois, os dois saem para jantar e o bonitão aceita uma carona. No dia seguinte, Norma confessa que adorou o jantar e Guilherme mente que sentiu saudade dela. As palavras do engenheiro reacendem a esperança de Norma, que pressiona Sônia (Christiane Torloni) para que ela fale muito bem dela a Guilherme. Este some por uns dias e Norma reclama que ele não a procurou nunca mais. Guilherme, então, garante que não consegue resistir mais e a beija. O plano começa a dar certo, já que ele ouve um recado na secretária eletrônica de Norma e conclui que ela foi a responsável pelo fim da clínica de Joana (Regiane Alves). A médica, aliás, quase morre de indignação ao flagrar o ex-namorado beijando a inimiga.







Bate-bola com Leandra Leal
"Elzinha é um biscoito fino". Com esse bordão, Leandra Leal, que faz parte do núcleo cômico de Ciranda de Pedra, já é um dos destaques da novela das 6
Auto-estima elevadíssima, muito divertida, amorosa com a família, materialista, sim, mas sem prejudicar ninguém. Com essas características, Leandra Leal define Elzinha, sua personagem em Ciranda de Pedra. "Ela é ótima. Supersegura, confiante no que faz. Elzinha se acha!", brinca a atriz carioca, de 25 anos, que diz estar se divertindo com sua nova empreitada. "Adoro as produções de época. Cada detalhe é cuidado de forma minuciosa. Tudo é muito caprichado. Sem falar que a década de 50 era de esperança. Um período econômico bom, muito frutífero, que eu gostaria de ter vivido", revela. Paralela à novela, Leandra se desdobra dirigindo a peça Mercadorias e Futuro, na qual o marido, Lirinha, vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado, atua: "Estou adorando dirigir esse trabalho. Está valendo a pena a correria".

Bem diferente
"Assim como a Elzinha, eu também sou hiperativa. Mas acho que é mais uma hiperatividade mental do que nas atitudes. De resto, somos diferentes. Ela é ambiciosa, fala coisas loucas. Mas, ao mesmo tempo, trata as pessoas bem, dá força para a irmã, bota todo mundo para cima. Ela é materialista, mas é do bem."


Parceria com o marido
"É uma experiência boa e ruim. Só quem já passou por isso sabe do que estou falando. É muito bom porque é uma relação profissional com uma pessoa que você ama, que tem muita intimidade. Mas você corre o risco de só falar de trabalho o tempo todo, 24 horas por dia. É preciso ter muito equilíbrio."


Ser mãe?
Agora, não! "Penso em ter filhos, mas a longuíssimo prazo. Adoro criança, mas agora não quero. Pode ser que amanhã eu acorde e simplesmente morra de vontade de ser mãe, mas, por enquanto, isso nem passa pela minha cabeça. Tenho muitas coisas para realizar antes da maternidade."


Silhueta enxuta
"Vivo de dieta. Depois que operei o joelho pela segunda vez, descobri que não posso viver sem musculação para poder fortalecer a musculatura dos joelhos. Com todos os tratamentos fisioterápicos que envolvem a recuperação e a dieta constante, acabei emagrecendo. Só não me pergunte quantos quilos perdi..."


Viciada em trabalho
"Estou acumulando trabalhos. Fico fazendo 40 mil coisas ao mesmo tempo. Quando comecei a gravar a novela ainda estava finalizando um filme. Também há a peça que estou ensaiando com meu marido. É um trabalho que eu gosto muito de fazer."


Visual novo
"Ainda tenho dificuldades de me aceitar com o cabelo loiro. Para mim foi uma mudança grande, porque ser loira dá muito trabalho. Toda hora tem que retocar a raiz. Uma amiga minha brinca dizendo que loira só com permuta. Tem que ir ao salão de dez em dez dias para pintá-los. É uma manutenção absurda."


Pessoa comum
"Não tenho vaidade, quem deve ter é a personagem. Você não precisa ser um mulherão para fazer um mulherão, não precisa matar alguém para fazer uma assassina, não precisa cheirar para fazer um drogado. Pode até ter alguém que faça isso. Eu não. Vou lançar um filme agora, chamado Nome Próprio, no qual em 80% do filme eu estou nua. Esse é o meu trabalho. Só isso!"







A Favorita: Lara descobre que Sandra é sua mãe
A jovem se revolta contra Flora e Irene
Flora (Patrícia Pillar) decide revelar sua identidade a Lara (Mariana Ximenes). Na hora H, porém, perde a coragem, já que a estudante garante que jamais perdoará a mãe biológica por ter matado seu pai. Mais tarde, Flora pede a Irene (Glória Menezes) que entregue uma carta a Lara. Nela, a ex-presidiária conta que, durante 18 anos, escreveu para a filha, correspondências endereçadas a Pedro (Genézio de Barros). A intenção é fazer com que Lara conheça a sua versão. Só que a emenda sai bem pior do que o soneto.
Lara procura o avô, que, enfim, lhe entrega as cartas. Depois que lê tudo, a moça fica curiosa para saber como é o rosto da mãe. Junto com Cassiano (Thiago Rodrigues), ela, então, vai à delegacia onde o assassinato de Marcelo (Deco Mansilha) foi registrado e lá tem acesso à foto da então acusada. E, assim, descobre que Sandra (Patrícia Pillar) e Flora são simplesmente a mesma pessoa.
Após o choque inicial, Lara tira satisfação com a avó por esta ter ajudado Flora. A estudante discute com Irene, ameaça sair de casa e reafirma que acredita em Donatela (Claudia Raia). No dia seguinte, Flora procura a filha, jura que não matou Marcelo, mas ouve muito desaforo da menina. Mas a segurança da moça não vai muito longe. É que, quando tenta contar tudo a Donatela, Lara a encontra com Dodi (Murilo Benício). Ela desiste e, a partir daí, passa a desconfiar da mãe.




Em paz com a sogra
Dez dicas para driblar de vez os conflitos constantes e fazer da mãe dele uma aliada
Não, as sogras são todas iguais. Na certa você conhece muitas de gênio doce, queridas pelas noras, bem distantes do estereótipo da megera de plantão. Mas há, sim, aquelas que encaram a amada do filho como adversária na disputa pelo amor dele. Trava-se, então, uma “batalha” que incomoda e, muitas vezes, desgasta a relação. “O homem se torna vítima. Fica no fogo cruzado entre as duas”, considera Marli Sattler, psicóloga e terapeuta de família do Centro Domus, de Porto Alegre (RS).

“Quando sogra e nora transformam a relação num ringue de boxe, ambas perdem. Essa tática só traz confusão, estresse e sofrimento”, responde a psicóloga carioca Maria Tereza Maldonado. Como não há vencedores nessa guerra, as especialistas ressaltam que o melhor é driblar o conflito. Identifique, abaixo, os motivos que detonam os desentendimentos e saiba erguer a bandeira branca entre vocês.

Falhas de ambos os lados:

SOGRAS AGEM MAL QUANDO...
... comparam você à ex dele, aparecem sem avisar, tratam seu marido como bebê, perguntam se fez o prato predileto dele, interferem na educação dos seus filhos, tomam partido em brigas e se dizem sozinhas desde o casório de vocês.

NORAS AGEM MAL QUANDO...
... entendem qualquer gesto da sogra como provocação, tentam afastá-la com medidas extremadas (como deixar de passar na casa dela) e se defendem colocando filho contra mãe.



Dez atitudes para melhorar a relação

1. Seja paciente e tolerante.
2. Valorize os pontos positivos dela.
3. Não entre em joguinhos, disputas para ver qual o lado mais “forte”!
4. Transparência é fundamental! Não finja que está tudo bem se a relação não anda boa.
5. Se algo lhe incomodar, evite falar na hora da raiva, mas não deixe de pontuar a questão. Além de ser mais fácil cortar no início, você evita estresse no futuro.
6. Em vez de trocar farpas, tente uma solução definitiva para as desavenças.
7. O diálogo é uma de suas principais armas para melhorar o relacionamento. Conheça as principais desavenças e veja como se entender com ela. Vá direto ao ponto: pergunte qual é o problema, diga que não gosta disso ou daquilo, peça para não interferir na união entre você e o filho dela... Tudo com jeitinho, mas também muita firmeza.
8. Colocá-lo contra a mãe para solucionar a questão? Nem pensar!
9. Mesmo que seu caso não tenha uma solução viável, evite atitudes radicais. Jamais ponha seu marido na parede e diga que não quer mais a presença da sogra na casa de vocês ou que não irá mais visitá-la. Isso só vai piorar as coisas!
10. Fofocas com amigos e parentes agravam o quadro. Evite a todo custo.



Guia do desodorante
Desodorante ou antitranspirante? Escolha a melhor opção para controlar seu suor
O verdadeiro culpado pelo cheiro ruim nas axilas não é o suor! Eliminado pelas glândulas sudoríparas, responsáveis por equilibrar a temperatura do corpo e expulsar substâncias tóxicas por meio de secreções, ele não tem odor algum. As grandes vilãs são as bactérias alojadas em áreas quentes, úmidas e vulneráveis a atritos. Mas você pode evitar o constrangimento de não conseguir levantar os braços sem emanar o popular cê-cê. Além de lavar o local com bastante água e sabão, vale passar um bom desodorante ou antitranspirante – há várias alternativas à sua disposição. Antes de fazer sua escolha, no entanto, descubra qual a melhor para você e o formato ideal para regular sua transpiração.

ANTITRANSPIRANTE: Também conhecido como antiperspirante, minimiza a quantidade de suor eliminado. Essa redução na umidade da área diminui a chance de proliferação das bactérias. Existe, porém, o risco de obstrução dos poros e inflamação da glândula. Algumas pessoas podem apresentar, ainda, irritação a componentes derivados do alumínio, como hidróxido e cloridróxido de alumínio.

DESODORANTE: Não regula a transpiração, no entanto, conta com ingredientes anti-sépticos, que inibem o crescimento de bactérias na região. A princípio, isso elimina o mau cheiro causado pelos microorganismos. Há versões sem perfume e com aromas variados – basta escolher a que mais lhe agrada. Se apresentar algum tipo de alergia ou qualquer outra reação, substitua por outra disponível no mercado.



Disponíveis no mercado

Aerossol
Entre todas as variedades, apresenta o maior índice de irritação em peles muito sensíveis. Os jatos secos têm micropartículas de talco, capazes de entupir e inflamar as glândulas. Sem falar que mancham a roupa com mais facilidade. Apesar de não haver comprovação, alguns estudos em andamento também indicam a possibilidade das substâncias do aerossol causarem problemas respiratórios quando inaladas.

Creme
Mais indicado para pessoas de pele sensível, sua formulação, em geral, não irrita. Recomendado também para quem costuma depilar as axilas com lâmina. Para evitar a contaminação do conteúdo, lave bem as mãos antes de mergulhar o dedo no pote.

Roll-on
O atrito entre o frasco e a axila pode contaminar o interior da embalagem com bactérias e eliminar a função do produto. Assim, corre-se o risco de aumento dos microorganismos na área das axilas. Se utilizado em excesso, pode deixar manchas nas roupas.

Spray
O formato da embalagem facilita a aplicação direcionada e sem contato direto com a pele. Porém, pessoas com mais sensibilidade sentem uma leve ardência, pois o líquido possui alta concentração de álcool.

Consultoria: Meire Parada, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e colaboradora da unidade de cosmiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Nenhum comentário: