13.8.08




Ultimas da novela A Favorita



A Favorita: com medo de Leonardo, filha foge de casa

Catarina (Lilia Cabral) vai passar um baita susto nos próximos capítulos de A Favorita. Leonardo (Jackson Antunes) descobre que a filha, Mariana (Clarice Falcão), colocou piercing e a obriga a tirá-lo. Revoltada, ela foge de casa e, sem saber onde procurar, Copola (Tarcísio Meira) anuncia o desaparecimento da neta em um programa de TV.

Mas Leonardo fica furioso com a atitude do sogro. Enquanto os parentes seguem na busca, Mariana, junto com a amiga Gracinha, diverte-se ao ver o mar pela primeira vez no Rio.

Mas a festa dura pouco: as duas sofrem um acidente. O policial descobre que elas estão cadastradas como desaparecidas e avisa à família de Mariana.





'A Favorita': Flora veste roupas de Donatela e vai visitá-la na prisão

Flora (Patrícia Pillar) realmente está disposta a humilhar a rival Donatela (Cláudia Raia) na novela global A Favorita. Depois de acusá-la do assassinato de Salvatore (Walmor Chagas) e conseqüentemente provocar sua prisão, ela veste as roupas da milionária e vai visitá-la na carceragem.
Donatela fica apavorada ao vê-la, mas nem por isso a vilã deixa de assustá-la ainda mais. Flora diz que cada dia é pior que o anterior na prisão e afirma que ninguém tem sentido a falta dela. Nem mesmo a filha de criação, Lara (Mariana Ximenes).

"Eu consegui ficar com tudo que era seu. Sua filha, sua casa, seu guarda-roupa, seu marido... Até o outro, o amante, já tá caidinho por mim também!", acrescenta.

Revoltada, Donatela parte para cima da rival, que começa a gritar. Assim que a carcereira Zezé chega, Flora diz que a detenta tentou matá-la. Na saída, a vilã ainda dá dinheiro para Zezé continuar atormentando a vida da presidiária.





Gonçalo despeja Dodi à força em 'A Favorita'


Os dias de curtição de Dodi (Murilo Benício), com direito a mulheres e som alto, no apartamento de Gonçalo (Mauro Mendonça), estão contados em A Favorita.

No capítulo do dia 25, acompanhado de um oficial de Justiça, Norton (Alexandre Schumacher) bate à porta do malandro com uma ordem para que ele deixe o apartamento (que ele vivia com Donatela, personagem de Claudia Raia), por falta de pagamento nos últimos meses.

Contrariado com a determinação, Dodi, aos gritos, ameaça o funcionário de Gonçalo: "Experimenta me tirar daqui. Vai... me tira daqui". Norton não se intimida e manda o marido de Donatela se acalmar. "Já disse que é melhor você baixar esse tom. Ou quer ir para a cadeia igual a sua mulher? Você tem até o fim do dia para sair daqui", decreta Norton.

Dodi não leva a ameaça a sério, continua no apartamento e sai para um compromisso. Na volta, vê os homens carregando seus móveis e jogando suas roupas na rua. "Você está se metendo com a pessoa errada. Olha que eu sei de muito podre seu", dispara Dodi a Norton. "É? Qual?", rebate ele.

Dodi continua seu blefe: "Estou te falando. Não brinca comigo...". Como não tem nada a temer, Norton diz que faz questão de saber qual é o seu 'podre'. Dodi fica sem ação. "Nem blefar direito você sabe. Dá o fora!". Dodi não desiste e é retirado à força pelos capangas de Gonçalo. "Você me paga seu puxa-saco de patrão. Isso não vai ficar assim", grita Dodi para Norton.





Você sempre leva a câmera fotográfica quando vai viajar. Mas já pensou que os momentos de diversão dentro de casa podem render imagens tão legais quanto os das viagens? Preste atenção em alguns detalhes para suas fotos ficarem lindas:

1. Esqueça um pouco as poses. A idéia aqui é justamente captar as expressões espontâneas, das risadas às surpresas, que as crianças irão fazer em frente a máquina.

2. Para facilitar, deixe a máquina no automático, assim você não perde aquele sorriso enquanto ajusta a câmera.

3. Na hora de fotografar, fique na altura do seu filho ou você terá uma coleção de fotos de cima para baixo – a não ser que você queira esse efeito. Nesse caso, vale também brincar com imagens de baixo para cima.

4. Detalhes também merecem atenção: um close do rosto pintado para o teatro, mãozinhas sujas de farinha ou pés na terra na hora de fazer a horta dão fotos maravilhosas.

5. Você já notou como a luz natural valoriza uma imagem? Aproveite para clicar as crianças perto de portas e janelas.









Nathalia Dill encarna uma diabinha

Pela lista de maldades que cometeu até agora, Débora (Nathália Dill) está mais para vilã de novela das oito que de “Malhação”. Também comete pecados leves típicos das pestinhas da novelinha, principalmente contra Angelina (Sophie Charlotte), sua irmã e inimiga. Mas ela vai mais a fundo: sua última vilania foi forjar o próprio seqüestro para tirar dinheiro do pai, Félix (Licurgo).
— A pior maldade dela foi não socorrer Angelina quando a irmã caiu do penhasco — opina Nathália, que posou como diabinha para o Sessão Extra.
A atriz lembra outras vilanias da personagem:
— Inventar uma gravidez para separar Gustavo (Rafael Almeida) e Angelina também foi um golpe muito baixo.
Desmascarada, Débora vai fingir que se arrependeu. Na sexta-feira, com os olhos cheios d’água, ela vai dizer a Angelina que o trabalho comunitário que recebeu como castigo pelo crime trouxe mudanças para sua vida. Encenação pura!
Nathália Dill é a única que defende a personagem:
— Ela não é tão má. Só não teve uma boa educação, uma estrutura familiar...







Na vida real, hoje é o dia dedicado aos encarcerados. E, coincidentemente, na ficção, Donatela (Claudia Raia) aparecerá instalada no presídio feminino, em “A favorita”. A socialite vai comer o pão que o diabo amassou atrás das grades e ainda vai sofrer um bocado nas mãos de Zezé (Docimar Moreyra), a carcereira carrasca, que é amiga de Flora (Patrícia Pillar).

Acostumada a ter tudo do bom e do melhor, a perua vai ficar com nojo da comida do presídio, o que faz as outras presas rirem de sua cara. Ela também não vai conseguir tomar água, porque tem o aspecto imundo. “É pra tomar e ficar vacinada na hora”, diz uma das detentas.

— Ela sente que o seu mundo acabou. O que vem pela frente será muito difícil de fazer — diz Claudia Raia.

O autor, João Emanuel Carneiro, avisa:

— As pessoas vão ficar com muita pena de Donatela, porque ela vai sofrer demais.

E vai mesmo. Nem bem esquentou lugar na prisão, a perua se envolverá numa briga com uma presa, que vai agredila sem razão. Em vez de ficar quieta, Donatela revida. E a confusão começa. A sorte dela é que Diva (Giulia Gam) a defende, mas Zezé ameaça levar a socialite para a solitária se ela não se comportar.

Diva assumirá o papel de protetora de Donatela na cadeia. A presidiária vai contar a nova amiga que Flora era protegida da carcereira e que a prejudicou muito na prisão. “Sei bem o monstro que ela é”, afirma Diva.








A megera explode a clínica de Sônia e Guilherme
Norma compra briga com Tomas em 'Beleza pura'

Nem bem saiu da cadeia e Norma (Carolina Ferraz) já vai meter os pés pelas mãos em “Beleza pura”. Disposta a se vingar de Guilherme (Edson Celulari), a vilã explode a clínica do ex-namorado e, de quebra, arruma uma maneira de incriminar o engenheiro.

— Antes, Norma agia por amor a Guilherme. Depois de tudo o que aconteceu, acho que a motivação dela
muda. Mas ainda está cedo para eu dizer se ela o odeia — diz Carolina.

O problema é que, ao destruir a clínica que o engenheiro tinha em sociedade com Sônia (Christiane Torloni), Norma compra uma briga com Tomás (Werner Schünemann). O pai de Joana (Regiane Alves) diz que Sônia estava prestes a vender sua parte da clínica para pagá-lo e que Norma agora ficará responsável por quitar a dívida.

— Norma é uma mulher muito inteligente e não imaginava ser ameaçada por Tomás ao sabotar a clínica. Ela se revolta com a cobrança e afirma que não vai pagar uma dívida que não é dela — conta a atriz.







Cistos no ovário
Conheça quatro versões do problema que costuma afetar mulheres no período reprodutivo
Eles podem aparecer em diversos tecidos, como debaixo da pele (sebáceo ou epidérmico) e nos rins (renal). Mas é nos ovários que os cistos se manifestam com muita freqüência. Em geral, são benignos e podem surgir em qualquer idade, sobretudo após os 30 anos, durante o período reprodutivo. A verdade é que sempre requerem atenção. Porém, quando se manifestam após o início da menopausa, exigem cuidados especiais. Nessa fase, explica José Alexandre Portinho, ginecologista da Clínica de Medicina Endoscópica, no Rio de Janeiro, o risco de câncer é maior. A seguir, o especialista identifica os cistos mais comuns e as formas de tratamento adequadas para cada um deles.




Precauções
Consulte um ginecologista anualmente, que pode pedir mamografia, ultrasonografia e exames de sangue. Para detectar câncer de ovário, recomenda-se observar sintomas como inchaço na barriga, prisão de ventre e náuseas.

Causas
Apesar de nenhuma pesquisa científica identificar com precisão os responsáveis pelo surgimento dos cistos, sabe-se que o organismo é sensível às ações externas. Logo, a produção de hormônios e o ciclo menstrual podem ser alterados pelo estresse e consumo de alimentos gordurosos, frituras e doces em excesso. Outro elemento causador do mal pode ser a predisposição genética da mulher.


O que ajuda na formação

. Uso de talco na vulva.
. Histórico de câncer de ovário e de mama na família.
. Menstruação precoce acompanhada de menopausa tardia.
. Ausência de filhos ou maternidade após os 30 anos.
. Obesidade, pois desregula a produção de hormônios.



Fisiológicos
De origem natural, surgem durante o ciclo menstrual, período em que os hormônios estão em desequilíbrio. Há dois tipos e, apesar de diferentes, apresentam os mesmos sintomas, diagnósticos e tratamento.
. Folicular
Na primeira fase do ciclo menstrual, o ovário libera alguns folículos para ocorrer a ovulação. Apenas um se rompe e origina o óvulo para fecundação. Quando ele ultrapassa dois centímetros de diâmetro e demora mais de dez dias para estourar, surge o problema.




. Cisto de corpo amarelo
Na segunda fase do ciclo menstrual, depois da ovulação, o folículo transforma-se no cisto de corpo amarelo, que também deve atingir cerca de dois centímetros. Porém, se ultrapassar essa medida, merece cuidados.

Sintomas: Menstruação irregular e dor na parte inferior da barriga. No entanto, podem não apresentar sintomas.

Diagnóstico: Exame clínico ou ultra-sonografias.

Tratamentos: Pílulas anticoncepcionais, antiinflamatórios ou vitaminas. Se o medicamento não resolver ou se houver rompimento, caso raro, é preciso fazer uma videolaparoscopia (cirurgia para a retirada do cisto).


Anormais
Sem função definida no organismo, exigem mais atenção e desaparecem com a chegada da menopausa.
. Cisto de endometriose
O endométrio, tecido que reveste o útero, tem algumas de suas partes expulsas durante a menstruação. Elas se instalam em outros órgãos do corpo e são preenchidos com sangue escurecido, formando os chamados “cistos de chocolate”.

Sintomas: Dores na região inferior da barriga, náuseas e febre.

Diagnóstico: Ultra-sonografia e ressonância podem identificá-la, mas só uma videolaparoscopia confirma as suspeitas dessa
doença que causa infertilidade.

Tratamentos: A cirurgia retira todas as lesões comprometedoras. Porém, a mulher terá também de tomar remédios. Como não tem
cura, será preciso acompanhamento constante e ultra-sonografias para detectar o retorno do mal.





. Síndrome do ovário policístico
Quando o desenvolvimento dos folículos estaciona, formam-se cistos que, mês a mês, se acumulam nos ovários. Sem cuidados adequados, crescem os riscos de desenvolver câncer de útero e mama.

Sintomas: Cólicas, dificuldade para engravidar, irregularidade menstrual, acne, aumento de peso e pêlos.

Diagnóstico: Ultra-sonografia e exames clínicos e laboratoriais.

Tratamento: Para controle, são receitados remédios hormonais semelhantes aos anticoncepcionais. Raramente é necessário fazer
uma intervenção cirúrgica para a retirada dos cistos.









Apure seus sentidos
Veja como é possível melhorar a visão, o tato e a audição com brincadeiras para toda a família Quem nunca brincou de jogo da memória? Ou gastou uns minutos procurando a chave de casa dentro da bolsa? Ou então conseguiu ouvir a buzina do vendedor de algodão-doce quando ele ainda estava no outro quarteirão?

Nas brincadeiras de infância ou mesmo nas tarefas mais cotidianas, o tempo todo usamos intensamente nossos órgãos do sentido.

AnaMaria traz algumas atividades que podem ser feitas por toda a família. Elas ajudam a exercitar a visão, o tato, a audição e a memória. Só para ver se você está atenta: qual foi a primeira pergunta desta reportagem? Reúna os participantes e bom divertimento!

Visão de raio X
PARTICIPANTES: Três ou mais.
INSTRUÇÕES: Junte num balde 30 objetos e coloque uma venda nos olhos do primeiro participante.
VALEEEENDO! Só com as mãos, cada um tem cinco minutos para nomear os objetos. Não tire do balde os já reconhecidos: a idéia é confundir o cérebro, misturando informações novas e velhas.
O VENCEDOR: Ganha quem acertar o nome do maior número de objetos que estão no balde.

Ouvido biônico
PARTICIPANTES: Um.
INSTRUÇÕES: À noite, deitada na cama, inspire e expire profundamente. Fique assim por uns cinco minutos até sentir que está bem relaxada.
VALEEEENDO! Comece com sons próximos: o tic-tac do relógio, a televisão da sala... Com treino, dá para ouvir até o barulho da rua.
O VENCEDOR: Se você conseguir escutar os passarinhos mesmo com o ronco do seu marido, já ganhou!

Mãos de ouro
PARTICIPANTES: Três ou mais.
INSTRUÇÕES: Coloque em uma mesa 50 objetos comuns: lápis, tampinha, grampo, tesoura, revista, porta-retrato, maçã, boneca...
VALEEEENDO! Deixe que todos olhem a mesa por cinco minutos. Depois, ponha os participantes de costas e peça que anotem tudo que vier à lembrança.
O VENCEDOR: Cada acerto vale um ponto. Ganha o participante que somar mais pontos.










Agenda do cabelo
A correria do dia-a-dia não é mais desculpa para se descuidar: tenha fios sempre lindos e saudáveis seguindo nossas sugestões rápidas de organização Para manter a boa aparência do seu cabelo, basta investir nele um pouco do seu tempo, com uma certa freqüência. “O sol, o calor da chapinha e do secador e as químicas prejudicam os fios diariamente. Se você deixar para cuidar deles só quando estiverem danificados, a recuperação terá de ser redobrada. E os tratamentos mais intensos geralmente são bem mais caros”, alerta Paulo Henrique Gomes, cabeleireiro do salão Depil Charm, de São Paulo.

Por isso, se você é daquelas que vão ao salão uma ou duas vezes por ano, é melhor mudar de rotina. Se convenceu? Então siga o nosso plano. E sinta-se linda diariamente.

Uma vez ao dia
PENTEIE COM CARINHO
Uma boa escovada diária distribui o óleo natural do seu cabelo, que fica concentrado no couro cabeludo.
DICA: Incline-se para a frente, jogue o cabelo para baixo e escove da nuca à testa, até que o couro cabeludo comece a formigar. Então, massageie a cabeça com as pontas dos dedos para estimular a circulação sanguínea.

Uma vez por semana
HIDRATE BEM!
Fios desidratados quebram com facilidade.
DICA: Passe o hidratante nas pontas e no meio do cabelo, mecha por mecha. A maioria dos cremes leva de três a cinco minutos para fazer efeito. Mas para ter um resultado melhor, o ideal é deixar o creme agir por 20 minutos. Se você não tem tempo, faça hidratações de cinco minutos duas vezes por semana.

A cada 15 dias
USE O ANTI-RESÍDUOS
Esse tipo de xampu elimina o excesso de cloro, sal, poluição e restos de cosméticos.
DICA: Use uma máscara hidratante depois de usar o xampu anti-resíduos (que deve ter pH neutro, em torno de 7).
. Se você tinge o cabelo, use só uma vez por mês, porque ele retira a tintura.
. Se você faz escova progressiva, não use o anti-resíduos!

Uma vez por mês
PINTE O CABELO
Raiz branca ou fios desbotados derrubam o visual.
DICA: “Depois de tingido, o cabelo ganha nova vida. Fica mais brilhante, macio e sedoso”, diz Paulo Henrique.
HIDRATAÇÃO PROFUNDA
Realça o brilho e mantém a saúde dos fios.
DICA: Lave o cabelo e retire o excesso de água. Passe a máscara hidratante, cubra com uma touca plástica de banho e lave o corpo. Após 5 minutos, enxágüe os fios.

A cada dois meses
FAÇA QUERATINIZAÇÃO OU CAUTERIZAÇÃO
Esses tratamentos de choque devolvem o brilho e a maciez ao cabelo.
DICA: A queratinização é um processo mais forte do que a hidratação e mais suave do que a cauterização. A cauterização (ou plástica capilar) fixa as ceramidas (o “cimento” do cabelo), mantendo as cutículas fechadas e os fios protegidos. Os dois são feitos no salão.

A cada três meses
TESOURA NELE!
Um bom corte torna os fios fortes e saudáveis.
DICA: O cabelo cresce cerca de 1 centímetro por mês.
DÁ-LHE PROGRESSIVA!
Como dura de 30 a 40 lavagens, após três meses os fios não estão tão lisos.
DICA: Mantenha o intervalo de três meses entre uma escova progressiva e outra. Assim, como o nome do tratamento diz, os fios ficarão mais lisos a cada aplicação.








O dia-a-dia da dona-de-casa está cada vez mais movimentado. Por isso, faça tudo que puder para diminuir o tempo das tarefas domésticas e executá-las com eficiência. Isso ajudará você a aproveitar melhor as horas. Este guia prático vai facilitar a sua vida na hora de organizar a casa. Assim, vai sobrar tempo para curtir mais a família, dedicar-se à carreira e descansar tranqüila, tranqüila...
Os melhores substitutos dos produtos de limpeza
. Limão. Substitui a água sanitária. Ponha as roupas amareladas de molho com algumas rodelas da fruta.
. Vinagre branco. Elimina o mau cheiro. Depois de uma fritura, deixe um prato com o produto ao lado do fogão.
. Miolo de pão. Quando amanhecido, é capaz de limpar papel de parede. Use-o como uma borracha.
. Batata crua. Tira o cheiro de alho das facas. Mas passe o alimento na lâmina com bastante cuidado.
. Leite. Remove marcas de caneta das roupas. Esfregue um pouco sobre o risco e, depois, lave normalmente.
. Sal. É bom para lustrar panelas de alumínio. Coloque um punhado na bucha e esfregue a panela.
. Talco. Elimina manchas de gordura. Ponha o pó sobre a mancha e espere três horas. Em seguida, coloque a peça entre duas folhas de papel de seda e passe o ferro bem quente por cima. Lave com sabão de coco.

Teste antes de usar!
Para evitar acidentes, aplique a receita de limpeza num pano ou superfície parecido com os objetos a serem limpos

Proteja-se durante a limpeza
. Use luvas de borracha e evite o contato com produtos químicos.
. Não inale produtos de cheiro forte por muito tempo.
. Não manipule produtos químicos sob sol forte ou perto do fogo.
. Pia na altura certa. Para não curvar demais a coluna, o ideal é que a beirada da pia fique um pouco acima dos quadris. Se necessário, suba em uma caixa.
. Tábua de passar regulada. Evite dores nas costas ajustando a altura da tábua. Apoie um dos pés sobre algum objeto (pode ser até uma lista telefônica).
. Limpeza inofensiva. O cano do aspirador de pó deve ser bem longo. Na hora de passar o aparelho sob os móveis, agache para não precisar curvar as costas.
. Respeite seus limites. Saiba a hora de parar!
. Trabalhe por partes. Faxina hoje, roupa amanhã.
. Deixe os objetos mais usados à mão. Facilita!
. Alongue-se antes da faxina. Faz bem ao corpo.

Faxina sem complicação
Para executar as tarefas domésticas com mais eficiência e rapidez, basta seguir alguns conselhos. Sua casa vai ficar um brinco! . Evite fungos. Um copo com carvão vegetal no armário (ou móvel) resolve.
. Organize-se. Antes de começar a faxina, ponha todo o material num balde.
. Limpe os enfeites. Antes de lavar a cozinha ou o banheiro, retire miudezas.
. Rejunte tinindo? Esfregue com 1 col. (sopa) de água sanitária e 2 cols. (sopa) de sabão em pó para cada litro de água.
. Dê fim no piso encardido. Misture 1 copo de bicarbonato e 1/2 copo de sabão em pó num balde d’água. E vassoura nele!
. Limpe de cima para baixo. Vá do teto ao chão.
. Retire o mofo. Deixe uma bacia com vinagre e água (meio a meio) dentro do armário. E passe um pano embebido na solução.
. Facilite a limpeza dos livros. Mantenha-os sempre alinhados, para acumular menos pó.
. Lustre vidros. Após limpar, esfregue jornal.
. Faça os copos brilharem. Retire marcas de dedo com pano e álcool.
. Deixe a geladeira um brinco. Limpe-a um dia antes das compras. E pingue essência de baunilha na parte de baixo.
. E o refrigerador? Dissolva 1 colher (sopa) de bicarbonato para cada 500 ml de água e borrife na parte interna.
. Ralos cheirosos? A cada 15 dias, tire a sujeira do fundo com uma espátula.
. Finalize a limpeza dos ralos. Coloque no fundo 3 cols. (sopa) de bicarbonato e 1 copo de vinagre. Por fim, jogue água fervendo.




. Retire manchas do tapete. Cubra-as com bicarbonato e retire com o aspirador após 15 minutos.
. Elimine marcas do carpete. Deixe um cubo de gelo derreter sobre a marca, passe o aspirador e esfregue uma moeda no sentido contrário ao das cerdas.
. Conserve livros. Não encoste-os no fundo da estante.
. Limpe o material de limpeza. Lave sempre vassouras e rodos.
. Antes de lavar a panela. Ponha-a no fogo com vinagre, água e detergente.
. Elimine o limo do boxe. Deixe um pano com vinagre branco sobre a mancha por 15 minutos.
. Seque tudo antes de guardar. E evite bolores.
. Organize armários. Deixe sempre na frente os objetos mais usados.
. Limpe os aparelhos elétricos. Com uma escova de dentes, limpe as frestas.
. Suspenda cortinas. Levante-as para não absorver o pó do piso.
. Aspire o colchão. Faça isso ao trocar o lençol.
. Limpe as lâmpadas. Use uma flanela sempre bem seca. Se for úmida, pode enferrujar a rosca.
. Abra janelas. Nunca varra um cômodo fechado. Você só espalhará a sujeira.
. Faxine por partes. Uma prateleira por vez!
. Retire o excesso do lustra-móveis. O produto pode estragar sua mobília.
. Guarde toalhas em sacos plásticos. Isso evita que surjam manchas amarelas no tecido.
. Tenha capacho na porta. Assim, você não carrega a sujeira da rua com os sapatos.
. Almofadas ao sol. A luz solar mata as bactérias.


Fim das manchas difíceis
Sabe aquela roupa linda que ficou manchada de vinho? Não se desespere: há como acabar até com as manchas mais difíceis. É só seguir as seguintes dicas: . Ketchup e mostarda. Tire as manchas com papel-toalha e esfregue um pano com detergente.
. Chiclete. Ponha a roupa no freezer por duas horas. Retire-o com uma espátula e lave a peça.
. Ferrugem. Para tecidos de algodão, pingue algumas gotas de removedor de esmaltes.
. Cera de vela. Coloque a peça no freezer por dois dias. Retire o excesso de cera com uma espátula, coloque um papel-toalha sobre a mancha e passe o ferro bem quente.
. Café. Aplique uma solução de vinagre branco e álcool, em partes iguais. Se o tecido for colorido, dissolva a gema de um ovo em água morna, junte 1 colher (chá) de álcool e esfregue até a marca sumir.
. Carvão. Esfregue a mancha com miolo de pão.
. Esmalte. Estique bem a peça e posicione a mancha sobre um pano de saco. Então, aplique um removedor de esmaltes.
. Sangue. Esfregue um pedra de gelo no local, ou aplique água oxigenada 20 volumes. Jamais lave com água quente.
. Gordura. Lave o tecido com detergente e água quente. Se não der, esfregue 1/2 cebola sobre a mancha, com um pano absorvente por baixo.
. Mofo. Molhe o tecido com leite cru. Deixe a peça ao sol por duas horas. Lave.
. Caneta. Esfregue a mancha com álcool puro, ou borrife um pouco de laquê.
. Vinho. Jogue polvilho sobre a mancha, para que ele absorva o excesso do líquido. Em seguida, passe um algodão embebido em leite morno.
. Todas as manchas. Misture 4 cols. (sopa) de vinagre branco, 4 cols. (sopa) de álcool e 1 colher (sopa) de sal de cozinha. É tiro-e-queda.




Evite acidentes na lavanderia
. Não deixe restos de sabão nas roupas. Remova toda a espuma durante o enxágüe. Restos de sabão fazem a peça durar menos.
. Jamais lave tecidos sintéticos com água quente. Eles deformam e encolhem com o calor.
. Pendure só o necessário. Peças de lã devem ser guardadas na gaveta, dobradas. O cabide pode deformá-las.
. Cuidado ao torcer. Quando possível, centrifugue. Ou deixe secar normalmente. Isso economiza tempo na hora de passar as peças.
. Não coloque o travesseiro sozinho na máquina. Distribua o peso com outras peças, para não danificar a máquina.
. Retire as bolinhas. A seco, passe uma fita adesiva de boa qualidade sobre as bolinhas da roupa.

Organize a casa para sempre
Para tornar as faxinas mais eficientes, uam dica é deixar a casa organizada. Você vai perder menos tempo arrumando a bagunça, que dificilmente vai se acumular. . Deixe as coisas no mesmo lugar. Você perde a paciência quando não acha o celular? Estabeleça pontos fixos para guardar os objetos de uso freqüente, como chaves, carteiras e bolsas. O mesmo vale para as peças de roupa mais usadas, a sacola da feira e os cadernos do seu filho.
. Evite as tranqueiras. Decida quantos potes plásticos você vai ter na cozinha.
. Espalhe lembretes pela casa. No espelho do banheiro, no criado-mudo...
. Doe o que não usa. Objetos que só acumulam poeira não têm utilidade. Separe-os e pense: se você fosse mudar de endereço,
valeria a pena empacotar, transportar e instalar o objeto na nova casa? Se a resposta for não, é hora de descartá-lo.
. Faça limpeza nos armários. Comece pelo de remédios. Dê fim nos vencidos. Jogue os líquidos no vaso sanitário e feche bem as embalagens.
. Jogue a maquiagem velha. É fácil descuidar da data de validade desse tipo de produto. Jogue fora tudo que você nunca usa, o que estiver vencido, os frascos com mais de três anos e os protetores solares com mais de dois anos.
. Ocupe a parte interna das malas vazias. Cobertores e lençóis sempre sobram pela casa e, quando você vai arrumá-los, perde um tempão? Coloque tudo dentro de malas vazias e deixe-as embaixo da cama.
. Tenha um armário na entrada da casa. A organização desse local denuncia a arrumação da casa inteira. Ponha um cesto com tampa ou um baú próximo à porta. Nele, ponha o que quiser quando chegar da rua. Isso facilita a sua vida na hora da limpeza geral.




Ajude seu filho a manter o quarto em ordem
. Acabe com a roupa suja espalhada. Coloque um cesto em cada quarto. Essa dica vale em especial para os adolescentes, que
adoram espalhar peças pelo cômodo. No dia da lavagem, peça ao seu filho que leve a roupa ao tanque.
. Faça-o guardar as roupas sozinho. A saída mais fácil é pedir que ele pendure tudo em cabides. É mais simples do que
dobrar peça por peça.
. Deixe a escrivaninha livre. O móvel fica o tempo todo cheio de tranqueiras? Uma boa solução é colocar um separador de talheres na primeira gaveta ou sobre o tampo da mesa, para organizar as miudezas. E separe a prateleira mais próxima para os livros e cadernos do dia-a-dia.
. Substitua as colchas por edredons. Eles são fáceis de esticar e não amassam tanto.
. Distribua caixas pelo quarto. Coloque-as principalmente embaixo da cama. Assim, seu filho não terá desculpa para deixar
tudo espalhado.



Dispense o seu marido
. Acabe com o pinga-pinga da torneira
Feche o registro de água.
Com um alicate, retire a parte de cima da torneira (há uma rosca abaixo da peça onde colocamos os dedos para abri-la). Retire o courinho gasto encaixado no orifício. Coloque um novo (nos depósitos de material de construção, custa apenas alguns centavos).
Encaixe a parte de cima da torneira e aperte a rosca.
Abra o registro e teste a torneira várias vezes, para assentar o novo courinho.

. Pendure quadros
Escolha o local do furo e marque com um lápis.
Coloque uma fita crepe sobre o ponto a ser furado, para não estourar o reboco da parede.
Fure com uma broca fina ou bata o prego.
Retire a fita.




Deixe as gavetas impecáveis
. Para guardar meias, cuecas ou calcinhas, divida o espaço. Aproveite as divisórias de caixas de bebidas (de papelão) e coloque-as no fundo da gaveta. Em cada um dos pequenos espaços, guarde uma peça.
. Use gaveteiros com rodinhas. Procure modelos que combinem com os demais móveis. Eles podem ser levados a qualquer canto da casa.
. Prefira gavetas rasas para as peças miúdas. Arrume as peças em forma de rolinhos. Eles devem ficar lado a lado.
. Divisórias de plástico. Elas garantem a organização de objetos pequenos. Use-as nas gavetas do banheiro e da cozinha. Aproveite aquela forminha de gelo que já está furada para guardar bijuterias ou material de costura.

Como dispôr os objetos, segundo o feng shui?
. Rádio-relógio. O lugar ideal é o mais longe possível da cama, mantendo uma boa visão do objeto. A intenção é não ser
escrava do tempo.
. Abajures. Deixe-os dos dois lados da cama, para equilibrar.
. Espelhos. Não espalhe muitos pelo quarto. Eles sugam a energia, dizem os orientais.
. Criados-mudos. Deixe um copo d’água sobre o móvel. Jamais deixe pilhas, tesouras e outros objetos pontiagudos dentro das gavetas.
. Relógio. Acerte sempre o horário, e nunca o deixe parado.
. Cama. Evite colocar a cabeceira encostada na parede do banheiro. O fluxo da água atrapalha o sono.
. Computador. Não coloque escrivaninhas ou computadores no mesmo ambiente da cama. Caso seja inevitável, coloque o equipamento em um móvel com portas (tipo um armário), para que não seja visto na hora de dormir. Faça o mesmo com a televisão.


Após a jornada, o que vem?
Você cumpriu todas as tarefas. Agora é hora de aproveitar para curtir a família, dedicar-se à carreira e descansar. Mas não se esqueça de seguir mais algumas dicas! . Faça a manutenção. Estabeleça critérios. A família toda deve participar. Assim, fica mais fácil para todos.
. Guarde os papéis. Escolha um cantinho ou mesmo uma caixa para correspondências e contas a pagar.
. Um entra e o outro sai. Comprou uma peça de roupa nova? Doe uma velha. Ensine a lição aos seus filhos.
. Lucre com a limpeza. Venda o que você não usa mais.


Cores e flores
Branco é paz, azul é organização, amarelo é sabedoria e verde é renovação. As flores e suas cores ajudam a manter a casa em ordem.
. Hibisco. Traz organização ao espaço.
. Gerânio. Agilidade para realizar as tarefas.
. Íris. Paixão pela casa.
. Rosa. Disposição.
. Lavanda. Paz e harmonia familiar.

Nenhum comentário: