10.9.08



Nem sempre temos à disposição tempo suficiente e local apropriado para um sexo ideal, principalmente na adolescência.

E isso faz com que a famosa “rapidinha” seja freqüente. E com tudo muito rápido, as preliminares são deixadas de lado, a excitação feminina nem sempre fica como deveria e muitas garotas têm dificuldade de sentir prazer e chegar lá.

Essas dicas são para ajudar você a apimentar sua vida sexual dando mais qualidade à sua rapidinha. O ideal é sentir um prazer curto, mas satisfatório!

• Mesmo que não dê tempo de caprichar em todas as preliminares, não dispense aquele bom e velho beijo de língua. Quanto mais longo e acalorado, melhor.

• Peça para que ele fale no seu ouvido. O teor de bobagens do palavreado fica a gosto de cada uma!

• Cada mulher precisa de um tempo de excitação para que fique lubrificada. Numa rapidinha, nem sempre dá tempo disso acontecer. Então tenha um potinho ou sachê de lubrificante sempre à mão, para não machucar e facilitar o prazer.

• Se possível, prefira roupas de “fácil acesso”, como saias e vestidos de tecidos maleáveis. Quanto melhor o disfarce, mais bem feita a operação!

• Em vez de tirar a calcinha, afaste-a para o lado. É mais fácil se recompor rapidamente, caso seja necessário.

• Mesmo fazendo tudo às pressas, não se esqueça de usar camisinha. Ela é indispensável para que seu curto período de prazer não se transforme numa longa temporada de dor de cabeça!

• E não se esqueça de que sexo em lugares públicos é crime... É bom ser ousada, mas com responsabilidade!











Óleo sólido? Como assim? Pois é a novidade da linha Ekos da Natura, o Óleo em Barra de Natura Ekos Cacau. “O produto resgata as propriedades do cacau, descobertas pelos povos da floresta e seu uso tradicional (etnobotânica), em uma textura inédita para o consumidor”, explica Ana Luiza Alves, diretora de marketing e inovação da empresa.
Primeiro óleo sólido do mercado brasileiro, o lançamento é idela para ser usado após o banho. “A manteiga do Cacau é altamente emoliente, rica em ácidos graxos de cadeia longa: palmítico (C16), esteárico (C18), e oléico (C18 - Omega 9). Esses componentes promovem alta retenção de água e têm grande eficácia na hidratação da pele”, explica Ana Luiza.
Preço sugerido: R$ 35.








Anota aí uma dica para fixar a maquiagem perfeitamente e ainda evitar que a pele fique com brilho excessivo: "Faça uma esfoliação com esta receita caseira eficiente: misture duas colheres de sopa de suco de limão com uma colher de açúcar e um pouco de sabonete líquido. Aplique na face com movimentos circulares suaves para remover as células mortas e a oleosidade. Enxágue com água morna e remova bem pois o limão em contato com o sol pode manchar a pele. Por fim, passe pedrinhas de gelo no rosto para fechar os poros e faça a maquiagem normalmente. É sucesso garantido", ensina Laine Fávaro, esteticista do Kyron SPA.










Dicas para unhas perfeitas


Semana passada rolou a Beauty Fair, um dos maiores eventos de beleza do país, e eu andei por lá garimpando as novidades - caaaalma aos poucos irei falar delas por aqui! Bom, peguei no stand da Niasi/Risqué um Guia de Cuidados para as Unhas com dicas muuuito interessantes! Olha só:

Como escolher o esmalte:
Natural: transparente com um brilho natural. Sugere a nuance da cor sem cobrir a unha;
Cintilante: é transparente com um brilho perolado;
Metálico: tem brilho perolado e maior cobertura, perfeito para ocasiões especiais;
Cremoso: confere cobertura total e brilho natural - a cor é fiel ao frasco.

Ao fazer as mãos
- Se a unha estiver muito curtinha, prefira esmaltes mais claros. Os escuros irão deixa-la ainda menores!
- Esmaltes claros (branco, rosa e bege) destacam peles bronzeadas.
- Para evitar unhas lascadas, deixe os cantos levemente arredondados.
- Para o esmalte não ficar com bolinhas, evite passar o produto em lugares muito quentes.

Dicas para o esmalte durar mais
- Antes de passar a base, passe uma lixa polidora fazendo movmentos de vai-e-vem na unha para remover os resíduos e deixar a superfície lisa.
- Aplique camadas finas de esmalte, começando pelo centro para as laterais - quanto mais grossa, maior o risco de descascar! Se o esmalte engrossar com o tempo, dilua-o pingando algumas gotas de extra-brilho no frasco.
- Na hora de lavar a louça ou fazer qualquer serviço em casa, use luvas.
- Todo cuidado é pouco na hora de abrir latas e vasilhas!
- A cada 3 ou 4 dias, aplique uma camada de extra-brilho. Além de aumentar a durabilidade, o brilho voltará e parecerá que o esmalte foi recém-aplicado.










Um amplo estudo divulgado recentemente nos Estados Unidos pela Fundação Nacional do Sono comprova: cerca de 70% das mulheres daquele país têm dificuldade para dormir. Entre 18 e 24 anos, 33% das jovens dizem penar para pregar o olho em algumas noites da semana. As mais velhas, entre 55 e 64 anos, precisam contar ainda mais carneirinhos. Nessa faixa de idade, 48% delas passam boa parte da noite em claro.

Na grande maioria das vezes, trata-se de uma situa­ção passageira, resolvida com pequenas mudanças de hábito. "Eu durmo bem, mas, se fico nervosa, perco o sono", conta a atriz Grazielli Massafera. "Quando faço ginástica à tardinha, chego em casa, tomo um banho quente e janto uma sopinha. Faço uma oração e fico pronta para dormir com os anjos", declara a moça. O ritual seguido pela beldade vai ao encontro do que pregam os médicos. De acordo com os especialistas, o ideal é terminar a atividade física pelo menos quatro horas antes de dormir. Fazer uma refeição leve e se dedicar a atividades tranqüilas durante a noite também são hábitos que certamente ajudam Grazi a se transformar na Bela Adormecida.


7 remédios para você parar de contar carneirinhos

1. Vovó já sabia, mas está comprovado: alguns chazinhos funcionam mesmo
A crença de que 1 xícara quentinha de chá de camomila pode nos ajudar a ter uma boa noite de sono não é conversa para boi dormir. O óleo essencial e os flavonóides presentes na flor dessa planta têm ação comprovada contra a insônia. A melissa e a passiflora também são boas pedidas para antes de dormir. "Em geral, elas podem ser usadas na proporção de 1 colher de sobremesa cheia da planta seca picada para 1 xícara de água fervente. É só abafar por 5 minutos e tomar à noite", ensina Alex Botsaris, médico e fitoterapeuta.

2. Os medicamentos estão mais seguros, mas só devem ser usados em último caso e por tempo limitado
Tomar medicamento para dormir é algo que só deve ser feito com estrita orientação médica. As drogas mais modernas são menos perigosas que os benzodiazepínicos, remédios que causam dependência química, propiciam sono de má qualidade e deixam o usuário sonolento o dia todo. "Podem até causar depressão", ressalta Anamélia Costa Faria, médica do laboratório do sono do BarraLife Medical Center. Nos anos 80, foram criados os não-benzodiazepínicos, grupo do qual faz parte o Zolpidem. Embora mais seguro que seus antecessores, esse medicamento também pode causar dependência. "Só indicamos, por período limitado, quando todas as medidas de reeducação do sono foram tentadas e não surtiram efeito", explica a doutora Anamélia.

3. Algumas doenças atrapalham o sono: investigue com o doutor
Pessoas que nunca tiveram dificuldade para dormir e de uma hora para outra passam a rolar na cama sem pregar o olho devem procurar um médico. A insônia, muitas vezes, está relacionada à depressão, ao hipertireoidismo, doença que acelera o metabolismo e deixa a pessoa mais agitada, à fibromialgia, que provoca dores por todo o corpo, e a uma série de transtornos respiratórios.

4. Seu marido ronca? Além de não deixá-la dormir, o transtorno pode ser sinal de um problema grave
Muitas mulheres têm uma baita dificuldade para adormecer por conta de um problema de saúde de seus companheiros: o ronco. Foi-se o tempo em que roncar alto e a noite toda era considerado uma característica normal masculina. "Hoje o ronco é visto como uma manifestação de que a via respiratória está bastante fechada. Muitas vezes, ele se segue de paradas respiratórias, as apnéias do sono", alerta Rubens Reimão, do Grupo de Pesquisa Avançada em Medicina do Sono da Universidade de São Paulo. A apnéia é considerada fator de risco para pressão alta, arritmia cardíaca, infarto e derrame, mas, felizmente, tem tratamento.

5. De ladinho é melhor
Dormir de barriga para cima pode obstruir as vias aéreas e prejudicar o sono. De bruços, compromete-se a coluna cervical. A melhor posição é deitar-se de lado. A altura do travesseiro também é importante: ela deve ser igual ao vão que se forma entre nosso ombro e o pescoço quando dormimos de lado.

6. Alternativas naturais
A acupuntura apresenta ótimos resultados para a insônia, principalmente nos pontos da orelha. Quando a dificuldade para dormir está associada a emoções como medo e ansiedade, os florais podem ajudar.

7. Do divã para a cama
Em alguns casos, o insone também precisa buscar a orientação de um psicoterapeuta. A terapia cognitiva, que ajuda o paciente a mudar padrões de pensamento, é indicada principalmente para os casos em que a pessoa tem idéias equivocadas sobre o sono. Muita gente acredita, por exemplo, que obrigatoriamente precisa dormir oito horas seguidas para se sentir bem no dia seguinte. O indivíduo fica obcecado e não consegue pregar o olho.







Adoce o seu dia
7 deliciosas dicas para afastar o estresse e o mau humor nos momentos mais amargos


Beba chá à vontade - Há mais de 400 anos os japoneses abusam dessa bebida quentinha para ficar relaxados. O ritual de preparar e tomar um chá tem poderes calmantes e relaxa o corpo automaticamente. Experimente os sabores de camomila e erva-cidreira!

Dê altas e boas risadas- Durante 5.000 anos, os monges tibetanos tinham o hábito de rir alto ao acordar. O riso age contra o estresse porque aumenta a produção dos hormônios do bem-estar. Portanto, vale a pena parar dois minutinhos para ler uma boa piada ou conversar com uma amiga que lhe faz bem.

Navegue na Internet- Você precisa terminar um relatório para o seu chefe, mas não consegue se concentrar? Tudo bem, tire dois minutos para ajudar a sua mente. Em vez de se desesperar, navegue na Internet ou distraia a cabeça com algum joguinho de computador. Em poucos minutos, estará renovada e pronta para fazer o seu melhor.

Desenhe os seu problemas- Uma boa maneira de extravasar os sentimentos negativos é colocá-lo no papel. Faça o que preferir, vale desenhar, escrever, rabiscar. Nessa hora exagere! No fim, contemple a sua obra-prima e, em seguida, jogue-a fora. Com certeza, seu espírito já estará mais aliviado.

Massageie os seus pés- Quando sentir que o mundo vai cair sobre suas costas, faça o seguinte: tire os sapatos e dê aos seus pezinhos uma massagem especial. De acordo com a reflexologia, o pé é um grande espelho que reflete todos os órgãos do corpo. Então, se estimulados de maneira correta, o organismo retoma seu equilíbrio. Para garantir a sensação de bem-estar, pressione a região entre cada dedo.

Pensamento e palavras positivas!- Quando estamos estressadas tendemos a achar que o mundo está contra nós. Nada disso! Então, comece riscando do seu vocabulário expressões enfraquecedoras como “não posso” ou “não consigo”. Assim como seus pensamentos, tente ver o lado bom das coisas ao invés de desistir logo de cara.

Contemple a natureza- De acordo com recentes estudos americanos, o simples fato de olhar a natureza reduz o estresse e diminui a pressão sangüínea. Mas não se preocupe se, no seu trabalho, não tem um parque ou uma árvore para curtir a sombra fresca. Um porta-retrato ou um cartão-postal bem colorido já garante a tranqüilidade.









Tome um banho de água fria!
Entrar embaixo de uma ducha gelada é energizante. Estimula os órgãos e o sistema nervoso. E deixa você a mil por hora
Que tal tomar um banho frio? Ao contrário do que muitos imaginam, um pouco de água gelada não faz mal a ninguém. Muito pelo contrário. Ela é capaz de deixar você mais sensível ao mundo e com grande entusiasmo e disposição para começar um novo dia.

Por isso, ligue o chuveiro e deixe a água a uma temperatura baixa, não gelada (em torno de 19º C). Aos poucos, coloque os braços, as pernas até molhar o corpo inteiro. É inevitável sentir um forte arrepio, mas aos poucos você se acostuma. Saia do jato e se ensaboe. Se quiser, use uma bucha fazendo massagens relaxantes. Depois, entre mais uma vez na água até eliminar todo o sabão. Pronto!

"Cinco minutos são suficientes. Se achar demais, teste o jato frio ao final de um banho quente - mas não fervendo", diz a dermatologista Sandra Hugenneyer.


Bastam 30 segundinhos para você se cuidar e sair do banho mais feliz! Veja os benefícios da água fria:

Deixa o cabelo mais brilhante e bonito.
Eleva a pressão arterial, revigora e tonifica a pele.
Mantém a camada de oleosidade natural da pele e, por isso, protege de alergias crônicas.
Ativa o sistema nervoso, agindo como estimulante.
Fortalece a auto-estima.
Melhora o sistema imunológico.
Por enrijecer a pele, evita a flacidez. Ameniza o efeito inflamatório da pele após um dia de sol.
Também tem ação afrodisíaca - que tal arrastar o maridão para o chuveiro com você?
Estimula os órgãos do corpo e melhora as funções orgânicas.










9 cuidados com o salto alto
Sim, eles deixam você mais elegante. Mas podem prejudicar sua saúde. Saiba como evitar que isso aconteça
É difícil encontrar uma mulher vaidosa que não goste de sapato alto. Porém, muita gente desconhece os prejuízos que o salto pode trazer aos pés. Segundo a ortopedista Cibele Réssio, da Universidade Federal de São Paulo, os desconfortos e dores são causados pela pressão exercida na ponta dos pés. "A utilização dos sapatos de saltos altos reduz a participação do calcanhar na sustentação do corpo, aumentando proporcionalmente a pressão embaixo do dedão e do segundo dedo", explica. Segundo Cibele, o salto recomendado para uso diário deve ser quadrado, para garantir a estabilidade, e ter no máximo 4 centímetros. Mas, se você não abre mão do salto alto, confira as dicas para cuidar da sua saúde sem perder a elegância.


Assim você não sofre


1. Compre calçados no final da tarde, quando os pés costumam estar inchados.

2. O sapato deve ser confortável desde a hora da compra. Comprá-lo achando que depois vai lassear é um erro.

3. Priorize o conforto que o modelo propicia, e não sua aparência.

4. Alongue a parte posterior da perna antes de colocar o sapato.

5. Alterne os tipos de sapato: se um dia você usou salto, tente no outro usar um sapato plano, assim a musculatura da perna fica em um estágio intermediário.

6. Evite calçados com saltos altos e finos: esses são os piores, já que a mulher tem de andar com os joelhos flexionados.

7. Deixe os saltos agulha e escarpins para ocasiões especiais.

8. Ao final do dia, faça massagens nos pés com a ajuda de um creme.

9. Utilize meias elásticas em casa para diminuir o inchaço dos pés e proporcionar um maior relaxamento. Sempre que possível, mantenha pernas e pés elevados.










Renove as energias
Está se sentindo desanimada e cansada? Veja algumas maneiras de enfrentar o dia-a-dia com muito mais disposição 1. Levante-se assim que o despertador tocar
Estudos comprovam: quem sai da cama rapidamente fica mais ativo durante o dia.

2. Prepare infusões com ervas
Faça um chá ou prepare um banho com alecrim ou tomilho, para aumentar o pique. Para o chá, ferva 1 xícara de água e coloque 1/2 colher da erva.
Para o banho, jogue a infusão morna sobre o corpo, ao final da chuveirada.

3. Espreguice-se com prazer
Quando você faz isso, alonga os músculos e ativa a circulação, preparando o corpo para as atividades do novo dia.

4. Dê atenção à respiração
Inspire pelo nariz (para que o ar seja filtrado e aquecido), expandindo a barriga. Quando os pulmões estiverem cheios, prenda o ar por alguns segundos. Na expiração, solte o ar pela boca e contraia a barriga, liberando quase todo o ar de dentro dos pulmões.

5. Capriche no café-da-manhã
Mesmo sem fome, não pule essa refeição. Afinal, enquanto você dormia seu organismo trabalhava. A respiração, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea também consomem energia.

6. Sorria mais
Sorrir é um ótimo exercício para aumentar a quantidade de ar que chega aos pulmões. Se um sorriso ajuda bastante, imagine uma boa gargalhada!

7. Ligue o som e dance
Movimentar-se ao ritmo da música estimula uma parte pouco usada do cérebro,
e desperta o corpo e a mente.

8. Decore seu quarto com verde ou vermelho
Segundo o feng shui, se você acrescentar objetos dessas cores, descansará melhor durante o sono e despertará mais bem-disposta e animada.

9. Invista nos florais de Bach
Eles equilibram o campo energético do corpo e aumentam a disposição. Se usar na forma de spray, pingue algumas gotas na água e borrife no rosto e no corpo
quando estiver desanimada. Os florais mais usados são:
. ELM — Para dar energia.
. HORNBEAM — Para o cansaço.
. OLIVE — Para a exaustão.

10. Tome banho com essências
Os óleos de alecrim e limão ativam a circulação. No chuveiro, misture o óleo à água antes de jogar no corpo. Outra opção é diluir a essência em um óleo vegetal de semente de uva ou amêndoas e espalhála pela pele depois do banho.








Trate seus pés como eles merecem
Como evitar micoses, frieiras e outros males
Na hora de se arrumar, a mulher tem várias preocupações: escovar o cabelo, tirar as sobrancelhas, escolher a roupa certa... Mas todo esse trabalho pode ir por água abaixo se aquela sandália linda for calçada em pés ressecados e com unhas malcuidadas. E se você pensa que ninguém repara nisso, se engana: muitos homens dão atenção a essa parte do corpo.

A má aparência dos pés pode ocorrer pela falta de cuidados ou até por desequilíbrios hormonais. A podóloga Fátima Monachesi, da clínica Poli Pé, de Guarulhos (SP), ensina como solucionar os problemas mais comuns e manter os pés sempre lindos.


1. Frieira
O fungo causador dela surge por causa da umidade entre os dedos. O contágio pode acontecer em locais quentes e úmidos, como praias e vestiários. Embora seja mais comum em homens, é bom evitar o uso de sapatos fechados por muito tempo. E sempre seque bem entre os dedos após o banho.

2. Micose
Aparece em forma de manchas escuras, amareladas ou esbranquiçadas. Após a
infecção, é importante procurar um dermatologista, para saber o remédio certo. O podólogo pode ajudar, aplicando ácidos e desgastando a região para retirar a parte infectada. Mas é o tratamento prescrito pelo médico que resolve, se for feito até o fim.

3. Calos
São uma defesa do organismo para proteger os ossos dos pés de agressões causadas por sapatos apertados, por exemplo. Depois de formado, o calo pode ser lixado. O uso de cremes ajuda a melhorar a aparência, mas não adianta nada se novos calos não forem evitados. Para isso, evite sapatos de bico fino, com salto muito alto. Se necessário, use palmilhas e protetores de calos.

4. Descamação
Esse problema pode ser um sinal de micose, psoríase (manchas e lesões de origem emocional) ou excesso de ácido úrico. Por isso, é preciso procurar um dermatologista antes de aplicar qualquer pomada. A descamação é tratada com produtos específicos, de acordo com a origem do problema.

5. Ressecamento
Ele é agravado com a idade, por causa de alterações hormonais e da diminuição da oleosidade da pele. A prevenção e o tratamento podem ser feitos em casa: basta lixar os pés e passar um hidratante de sua preferência.

6. Manchas nas unhas
As esbranquiçadas podem ser um dos tipos de micose superficial. Para resolver a questão estética, lixe por cima e siga o tratamento indicado pelo dermatologista. As manchas podem refletir também a má alimentação, a carência de vitamina A e até problemas cardíacos. Cuidar da saúde geral é a melhor forma de prevenção.

7. Unha encravada
Se você cortar a unha em formato arredondado, ela ocupará um espaço menor do que o necessário e poderá encravar. Nesse caso, o podólogo deverá fazer uma “reeducação” do crescimento das unhas. Depois, ao cortá-las em casa, procure respeitar seu formato natural, sem diminuir demais os cantos.

8. Ondulação das unhas
Ocorre com o uso de sapatos apertados. É necessário, então, lixar levemente a superfície e usar sapatos confortáveis. Outra causa é a diminuição temporária do ritmo de crescimento da unha, por problemas de saúde.

9. Unhas quebradiças
Podem ser resultado da falta de vitaminas, do ressecamento ou do excesso de uso de esmaltes. As unhas precisam de hidratação, assim como a pele. Se você adora pintar as unhas, dê um intervalo de três dias sem esmalte toda semana, para que elas fiquem mais saudáveis e fortes.










Minha menina está grávida...
Na adolescência, a gravidez é sempre um susto para toda família. Veja como lidar com a situação Receber a notícia de que sua filha adolescente está grávida não é fácil. Catarina, personagem de Lilia Cabral em A Favorita, representa as milhares de mães que enfrentam esse problemão. Em 2007, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 300 mil adolescentes de até 19 anos deram a luz. O número de jovens grávidas aumenta ano a ano.

Maturidade em falta “A jovem sabe se prevenir, mas não tem maturidade para isso. Os pais têm de ajudá-la”, diz o consultor em educação sexual Marcos Ribeiro, autor de Adolescente: um bate-papo sobre sexo (ed. Moderna). Veja como agir se essa bomba estourar na sua casa.

1. Apóie. Ela não deve ser penalizada pela gravidez. Explique à jovem que ser mãe significa abrir mão de sair com os amigos, mas não a ponha de castigo.
2. Mostre o lugar dela. Nada de assumir o bebê como se fosse seu filho.
3. Encontre a família do rapaz. Não pra fazer acusações. O objetivo é tratar de assuntos práticos como plano de saúde, pré-natal e responsabilidades.
4. Não afaste o futuro pai. Ele não é o culpado pela gravidez e deve assumir a sua responsabilidade.
5. Incentive sua filha a estudar. Se for possível, cuide do seu neto enquanto ela estiver na escola. Diga que ela não deve ter vergonha de ir ao colégio porque ficou grávida sem planejar.


Os erros mais comuns
. Brigar com sua filha. Discussões diárias e discursos sobre como a gravidez atrapalha a vida dela só vão estressar a jovem. Ela já está passando por um momento delicado.

. Expulsar a garota de casa. Isso pode prejudicar tanto a saúde da sua filha quanto a do bebê, já que ela precisa se alimentar bem e ter tranqüilidade.

. Obrigá-la a casar. Nem sempre é o desejo do casal. Essa escolha deve ser feita por eles.

. Decidir tudo o que vai ser feito. Raramente os pais escutam o que a jovem deseja. Deixe-a escolher o que quer fazer. Decidir por ela só vai contribuir para que a adolescente não assuma a responsabilidade de seu futuro.

. Parar de orientá-la. Após o nascimento do primeiro filho, cerca de 40% das jovens voltam a engravidar. Não pare de dar a ela uma educação sexual.


Como enfrentar seu marido
. Converse com ele. Convença-o a não ser um problema a mais.

. Mantenha-se firme. Não se abale com a fúria dele frente à sua decisão de apoiá-la. Espere que ele se acostume com a notícia e volte a tocar no assunto.

. Deixe que ele faça exigências. Entre em um acordo com ele para que sua filha tenha novas obrigações, como trabalhar ou ajudar a cuidar da casa.


Educação sexual começa cedo
. Conversas. Ganhe a confiança da sua filha.

. Informação. Dê livros e matérias que falem sobre sexualidade.

. Orientação. Dar camisinha ou anticoncepcional para a jovem não é o bastante. É preciso ensiná-la a usar - mesmo! - os métodos contraceptivos.

. Visita ao ginecologista. Vá quando ela menstruar pela primeira vez, para poder tirar todas as suas dúvidas.

. Valorização da auto-estima. Isso vai ajudá-la a ter firmeza para exigir que o parceiro use preservativo sempre.










Gás com segurança
O botijão de gás é tão comum na cozinha quanto o fogão e a geladeira — mas é preciso tomar cuidado para evitar acidentes graves
Para sua segurança:
. Nunca compre botijão de gás de vendedores clandestinos.

. O botijão deve estar em boas condições, com lacre intacto e selo de segurança. Se estiver amassado ou enferrujado, pode vazar.

. A mangueira não deve ser colocada atrás do fogão! Como é feita de plástico, pode derreter com o calor.

. Mantenha o botijão sempre afastado de ralos, para onde o gás pode escoar e explodir.

. Deixe-o em local ventilado, nunca dentro de armários, gabinetes, vãos de escadas ou até mesmo porões.

. Não deixe o botijão de reserva junto daquele que estiver em uso.

. Nunca use fósforos para confirmar vazamentos. Para isso, passe sobre a
válvula uma esponja com água e sabão. Se surgirem bolhas, o gás está vazando.

. Não ponha pano de prato ou objetos que possam pegar fogo junto do botijão.

. Coloque-o longe de interruptores e instalações elétricas.

. Se for sair, feche o registro do gás e não deixe o fogo aceso.


Antes de trocar o botijão verifique:
. Se todos os botões do fogão estão realmente desligados.

. Se o local tem ventilação e está livre de chamas (velas, fósforos, isqueiros ou cigarros acesos).

. Se a mangueira e o regulador de pressão estão na validade (troque a cada cinco anos).


Dicas para economizar gás:
. Mantenha todas as bocas do fogão limpas, lavando-as em água fervida com detergente.

. Procure instalar o fogão em lugares onde não existam correntes de ar, que retardam o cozimento e gastam mais gás. Ligue-o a uma tomada sem extensões.

. Risque primeiro o fósforo e só depois abra o gás.

. Ao cozinhar, mantenha as panelas tampadas para aproveitar o calor.








Secador em ação
Aprenda truques para usá-lo corretamente, proteger os fios e ficar com o cabelo lindo
Modelar os fios, fazer uma escova caprichada ou definir os cachos é fácil. Basta usar o secador na temperatura, velocidade e posição corretas. Para aproveitar todas as vantagens desse aparelho essencial para a beleza feminina, siga as dicas do cabeleireiro Tedson Souza, do EV Salão, em São Paulo. Ele ensina a maneira certa de manejar o secador, de acordo com seu tipo de cabelo e, principalmente, como preservar a saúde dos fios. O resultado? Penteados maravilhosos!

Se o seu cabelo é:
. Cacheado
Use o secador com difusor, que ajuda a espalhar o calor. Comece com os fios úmidos e protegidos por um ativador de cachos. A velocidade deve ser baixa e a temperatura, média. Seque o cabelo, amassando-o, a partir do topo da cabeça até as pontas – isso evita o efeito frizz. Quando estiver quase seco, aumente a velocidade e abaixe a temperatura para dar mais brilho.
. Liso
Para aumentar o volume, lave os fios com xampu para aumentar o volume. Incline a cabeça para baixo e seque o cabelo. Use o secador com difusor, na velocidade alta. Em seguida, com o bico concentrador de ar, levante a cabeça e, com as pontas dos dedos, puxe a raiz dos fios para cima. Finalize com um jato de ar frio para dar mais brilho.
. Ondulado
Comece com o difusor (mantenha a velocidade e a temperatura baixas). Quase seco, troque pelo bico concentrador de ar. Vá torcendo mechas da grossura de dois dedos com o ar quente. Para destacar as ondas, prenda um coque e aplique um jato de ar quente. Espere os fios esfriarem por cinco minutos, jogue ar frio e, então, solte o coque. Apenas balance a cabeça e pronto!


Cuidados essenciais
1. Para economizar tempo e energia, use primeiro uma toalha.
2. O cabelo úmido é mais frágil. Por isso, comece a secar com a posição 1 (morno) e, só depois, passe para a posição 2 (quente).
3. Na temperatura quente, mantenha o secador a 10 centímetros dos fios, para não queimá-los.
4. Evite direcionar o calor para o couro cabeludo. Aumenta a oleosidade na raiz.

Escolha o bico certo
. Difusor
Redondo, distribui o ar de forma homogênea. Proporciona aos cabelos lisos um volume natural; aos cacheados, maior definição dos cachos; e aos ondulados, menos volume.
. Concentrador
Direciona o ar para uma área específica, dando mais eficiência à escova.


5 passos para a escova perfeita
1. Aplique um leave-in protetor térmico.
2. Faça uma risca de orelha a orelha, dividindo o cabelo em duas partes. Separe cada parte em seis mechas e escove várias vezes.
3. Para ter movimento, escove as mechas de cima para fora. Já as da nuca,
vire para dentro. E use o secador na velocidade média e temperatura alta.
4. Evite fios arrepiados, secando de cima para baixo. Cabelos sem volume, na direção contrária.
5. Finalize com um jato de ar frio para ficar brilhante.

Nenhum comentário: