8.12.08




Saiba como manter a classe nas festas "profissionais" do final de ano

por Daniele Aronque

Chegou dezembro, e com ele o Natal, o Ano Novo, os "amigos-secretos" e as tradicionais festas de confraternização de empresas. Mesmo estando em um clima mais informal é sempre bom lembrar que, por mais festiva que seja a situação, você ainda está dentro do ambiente profissional, ao lado de colegas de trabalho, de chefes e superiores.

Segundo a consultora de etiqueta e comportamento Célia Leão, as pessoas devem ter bom senso acima de tudo e tomar muito cuidado para não colocar sua reputação em risco. "É comum estarem todos mais descontraídos, mas temos que cuidar de nossas atitudes para evitar pequenos deslizes que podem ser desastrosos!", aconselha.

Veja algumas dicas da consultora para aproveitar bem as comemorações sem correr nenhum "perigo profissional":

* NÃO BEBA DEMAIS, a mistura do álcool com o ambiente profissional nunca deu certo
* Vista-se apropriadamente para a ocasião. Lembre-se que você não está em uma festa de família ou em uma casa noturna, por mais chique que seja a ocasião, tente não se produzir exageradamente
* Se a festa for mais informal, nada de ternos para os homens - mas também sem o exagero de bermudas, tênis e sandálias. As mulheres devem evitar roupas muito curtas, com brilhos, fendas e decotes muito profundos, transparências e barrigas de fora.
* Informe-se antes sobre quem está convidado para a festa - muitas vezes ela pode não ser aberta para maridos/esposas, namorados e filhos
* Se por alguma fatalidade você exagerar na bebida procure esquecer e nunca mais tocar no assunto. Se outra pessoa fizer algum comentário sobre o assunto diga que está se sentindo péssimo e prefere esquecer o assunto. Faça o possível para resgatar sua imagem - ela é muito importante para você.

E o amigo secreto?

"Não é obrigatório participar do amigo secreto da empresa, mas se resolver fazer parte da troca de presentes entre no espírito da brincadeira e não esqueça de comprar o que o seu amigo-secreto pediu", diz a consultora Célia Leão.

Veja mais alguma dicas:

* Procure não dar nada pessoal demais (a não ser que realmente conheça o gosto da pessoa ou que ela tenha pedido algo específico). Na lista dos "muito pessoais" estão: perfumes, maquiagem, e roupas íntimas.
* Se por acaso você tirar seu chefe não tente ostentar comprando coisas caras demais (pode parecer que você está "puxando o saco" dele). Tente se manter dentro dos valores estabelecidos antes da brincadeira.
* O CD se transformou em uma espécie de "presente para todos os gostos". Principalmente depois que algumas lojas inventaram o vale-cd, onde a pessoa pode escolher depois seu artista favorito!
* Livros também são uma boa pedida, mas tente se manter longe daqueles profissionais, que tenham muito a ver com o trabalho da pessoa








O São Paulo é campeão… tricampeão… hexacampeão brasileiro.
O São Paulo que só dependia de si mesmo, consagra-se neste domingo campeão brasileiro 2008, vencendo por 1 a 0 o Goiás.

Com esta conquista, o tricolor é o primeiro time a conquistar seis títulos, sendo três seguidos no Campeonato Brasileiro. O São Paulo foi campeão brasileiro em 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007.

Nenhum comentário: