30.12.08


Segunda, 29 de dezembro
Durante a cantoria, Filó fica muito emocionada quando Zé Leôncio, diante de todos, lhe faz uma declaração de amor e a pede em casamento. Zefa lembra Tadeu que ele havia prometido se casar com ela se seu pai fizesse o mesmo, mas o peão tenta tirar o corpo fora mais uma vez, dizendo que não acredita na promessa de seu pai. Maria continua com problemas com Alcides, que se recusa a ir para o Sarandí e coloca um ponto final no relacionamento. Arrasada, ela entra em desespero e não sabe o que fazer de sua vida. Zaqueu, por sua vez, continua determinado a ajudar Alcides em sua vingança e os dois saem de barco atrás do fazendeiro. A “muda” comenta com Zefa que pode estar grávida. Zé Leôncio continua decidido a ignorar seus problemas de saúde e sai para a lida com os peões. Seu cansaço é visível e Tadeu comenta com Tibério que está preocupado com o pai. Zaqueu e Alcides chegam à fazenda e esperam o momento certo para acabar com a vida de Tenório.

Terça, 30 de dezembro
Zaqueu e Alcides passam o dia na beira do rio esperando que Tenório apareça. Na fazenda todos estranham o sumiço dos dois. Joventino tenta convencer o pai a desistir da comitiva. Anoitece e Maria começa a se preocupar com a demora de Alcides. Ela e a “muda” acreditam que ele foi executar sua vingança contra Tenório. Tadeu informa o sobre o desaparecimento dos peões. Alcides leva Zaqueu para passar a noite no quarto que ocupava na fazenda de Tenório. Zaqueu volta a falar de seu amor. Zé Leôncio diz para Filó que sempre soube que não é o pai de Tadeu , afirma que essa mentira salvou sua vida e pede a ela que nunca conte a verdade para seu filho.

Quarta, 31 de dezembro
Renato e Marcelo partem para Campo Grande e Alcides espera o melhor momento para surpreender o fazendeiro. Filó conta para Zé Leôncio o que Tenório fez com o peão. Enquanto isso, na beira do rio, Tenório enfrenta Alcides e aponta a arma contra ele. Zaqueu tenta acertar o fazendeiro e acaba alvejado por ele. Alcides aproveita a distração de Tenório e atravessa seu corpo com a zagaia, depois joga o corpo no rio e socorre Zaqueu levando-o de volta à fazenda. Zé Leôncio decide levá-lo para Campo Grande e pede explicações a Alcides. Zaqueu não deixa o peão falar e assume ter matado Tenório com um tiro na cabeça.

Quinta, 1º de janeiro

Zaqueu é levado para Campo Grande e na fazenda todos estão incrédulos diante da confissão dele. A “muda” comemora a morte de seu desafeto e mais uma vez discute com Tibério por não ter acabado com a vida dele. Zuleika e Guta se preocupam com a demora de Tenório. Zaqueu depois de ser medicado, presta depoimento na delegacia. Alcides revela para Maria que não chegou a ser capado e os dois se abraçam emocionados. Zaqueu vai até o quarto e se decepciona ao encontrar Alcides e Maria dormindo juntos. Zuleika e Guta passam a noite em claro esperando que Tenório volte. Amanhece e elas não sabem onde procurar por ele. Alcides confessa para Zé Leôncio que matou Tenório com a zagaia que era de seu pai.

Sexta, 02 de janeiro

Zaqueu e Alcides contam versões diferentes sobre a morte de Tenório. Alcides garante para o patrão que foi ele e diz que não chegou a ser castrado. Zé Leôncio decide ir até a fazenda vizinha para dar a noticia. Zaqueu, por sua vez, afirma que foi o tiro que ele deu que matou o fazendeiro. Zé Leôncio vai com Tadeu e Zé Lucas até a fazenda de Tenório e dão a notícia para Zuleika e Guta. Enquanto isso, Alcides e Maria se preparam para deixar o Pantanal e embarcam na chalana. Zaqueu fica arrasado ao descobrir que Alcides foi embora com sua Maria. Orlando, o chalaneiro, conta para Maria e Alcides que essa é sua última viagem pois vendeu o barco para o Sr. José Leôncio. No caminho de volta para sua fazenda, Zé Leôncio conta para os filhos que comprou a chalana e vai transformá-la em escola. Renato volta de Campo Grande e recebe a notícia da morte de Tenório. Ele tem uma crise nervosa e jura que vai matar o peão que tirou a vida de seu pai.

Sábado, 03 de janeiro
A “muda” fica arrasada ao ter a certeza de que seu pai era grileiro e tão mal caráter quanto Tenório. Ela pede perdão a Tibério, diz que o ama e os dois se reconciliam. Marcelo volta de Campo Grande e tenta tirar da cabeça do irmão a idéia de vingar a morte do pai. Zé Leôncio fala com Irma e Zé Lucas sobre a escola rural e confirma que comprou a chalana para transformá-la em sala de aula itinerante. Os filhos descobrem que Zé Leôncio não fez os exames e que o médico está atrás dele. Eles tentam convencer o pai a desistir da comitiva, mas Zé Leôncio está entusiasmo com a idéia e não abre mão de ir com seus três filhos para Aquidauana. Zuleika conversa com Guta e os filhos, diz que devem seguir a vida e proíbe Renato de pensar em vingança. Tadeu está frustrado por que, mesmo usando a cela que foi de seu avô, ele não consegue ver o velho do rio como seus irmãos. Zé Leôncio também não se conforma de não ter visto o pai. Zé Leôncio cobra de Tadeu uma decisão e pergunta se ele não pretende se casar com Zefa.










Festas sem ressaca
Confira as melhores dicas para evitar qualquer mal-estar caso você exagere nas comemorações de final de ano




Ressaca
Mal-estar causado pelo excesso de bebida no organismo, que desidrata as células do sistema nervoso central. O fígado também sofre, pois pode desenvolver hepatite alcoólica aguda.

Sintomas: Forte dor de cabeça, enjôo, dor muscular e tontura.


Como evitar:

1. Não beba sem forrar o estômago. Além de piorar os sintomas da ressaca, o corpo desidrata, pois o álcool potencializa a vontade de urinar, aumentando a eliminação de líquidos do organismo.

2. Tome alguns goles de qualquer líquido sem álcool enquanto bebe. Vale água, água-de-coco, sucos e até refrigerante.

3. Não misture bebidas diferentes. Também não adianta ingerir algo com teor alcoólico mais leve, porém, em grande quantidade. Entre vinho e cerveja, por exemplo, não importa qual seja a sua escolha, o que vale mesmo é beber pouco. Algumas pessoas são mais sensíveis às destiladas, como pinga e vodca. Outras reagem pior às fermentadas, como cerveja, sidra e vinho. Antes de decidir o que beber, lembre-se das reações do seu corpo nos anos anteriores.

4. Fuja da dupla cigarro e álcool. Juntos, os dois vícios aumentam a absorção da nicotina pelo organismo. O resultado? Uma ressaca potencializada. Se ainda não é forte o bastante para resistir, escolha apenas um entre esses dois inimigos da saúde.

5. No dia seguinte à bebedeira, evite lugares quentes e barulhentos, pois a dor de cabeça pode piorar. Não precisa ficar na cama o tempo inteiro, mas nada de ginástica ou caminhadas longas. Ao se alimentar, prefira líquidos ou algo semipastoso, como sopa e purê de batatas. Invista também em frango sem muito tempero e frutas ricas em sódio, potássio e magnésio, como pêra e banana.

Intoxicação
Trata-se de uma infecção gastrointestinal causada por alimentos estragados ou contaminados por parasitas. Derivados de ovos, como maionese, são os principais responsáveis pela intoxicação.

Sintomas: Vômito, diarréia e febre.

Como evitar:

1. Coma frutas e saladas cerca de 30 minutos antes da ceia. Elas são ricas em enzimas que facilitam a digestão de comidas pesadas. No dia seguinte, esses alimentos naturais, também ricos em fibras, ajudarão a equilibrar a acidez produzida pelos pratos típicos.

2. Faça as refeições logo após o preparo. Nas festas, os temperos são mais condimentados e tendem a estragar mais rapidamente.

3. Coma de tudo, mas moderadamente. Alimentos gordurosos, como frituras, ou contendo creme de leite, possuem componentes que dificultam a digestão.

4. Procure não beber enquanto come. Ingerir bebida durante a refeição pode diluir o suco gástrico, dificultando a digestão. Se for impossível controlar a sede, opte por suco de frutas.

5. Caso sofra com os sintomas desagradáveis de quem exagerou nos doces e gorduras, coloque o plano de urgência em ação: invista em sais de fruta, água e alimentos leves. Uma boa limonada sem açúcar ou com adoçante também combate os sinais.

6. Se estiver intoxicada, mantenha o corpo hidratado. Caso nada pare no estômago, vá ao hospital: talvez seja necessário receber soro na veia. Se não estiver vomitando, consuma líquidos por via oral. A água-de-coco, um hidrante natural, ajuda a repor sódio e magnésio. Evite leite, pois seu processo
digestivo é mais complexo.










Apresentado por Ana Maria Braga, o "Mais você" do próximo dia 31 terá um convidado muito especial:o ator Milton Gonçalves. Ele falará o ex-corrupto Romildo Rosa, seu personagem em "A favorita". Ele também fará uma avaliação do sucesso da novela de João Emanuel Carneiro que termina em janeiro. Do elenco do folhetim, Elizângela e Jackson Antunes também estarão no palco do "Mais você".










Na reta final de "A favorita", Cilene (Elizângela) vai finalmente mudar seu depoimento para ajudar Donatela (Claudia Raia). Baiano (Luiz Ramalho) também vai depor. Paralelamente, o advogado de Flora (Patricia Pillar) avisará à vilã que alguém tentou reabrir o processo da morte de Salvatore (Walmor Chagas). Mas o promotor anunciará que não há requisitos para pedir a revisão criminal do caso de Salvatore. Flora comemorará.








O empresário e apresentador Carlos Massa, o Ratinho, confessou a Silvio Santos que já falhou na hora do sexo. "Esse é o tipo da pergunta que não pode ser feita para um caboclo machão igual a mim. Por incrível que pareça, eu já falhei". A afirmação vai ao ar nesta terça-feira, dia 30, no programa “Nada além da verdade”, do SBT, a partir das 20h.

Quando questionado sobre a fase em que foi deputado federal, Ratinho disse que não fez um bom trabalho. "Foi por isso que eu larguei a política. Não dá pra fazer nada lá (na Câmara). São 513 deputados, ficam só proseando...".

Monitorado por um detector de mentiras, se não for acusado de mentir pela máquina, Ratinho poderá ganhar o prêmio máximo de R$100 mil.










Malvino Salvador, o Damião de 'A favorita', acredita que seu personagem e Greice (Roberta Gualda) se casarão no fim da novela. Mas a história já está na reta final, e até agora o autor, João Emanuel Carneiro, não contou quem é o pai do filho de Mariana (Clarice Falcão). O próprio ator refresca a memória do público lembrando que a hipótese de Damião ser o pai do bebê já foi levantada.

- Nossa, já imaginou? Seria mais uma reviravolta na vida do Damião - conta o ator, minutos depois de ter gravado a cena em que Dedina (Helena Ranaldi), que vai morrer, pede para que ele e Elias (Leonardo Medeiros) façam as pazes. - Estamos gravando seqüências muito bonitas. Acho que a mensagem do autor foi: temos que perdoar uns aos outros. Mesmo que para isso a Dedina tivesse que morrer.










Um amor com 50 anos de diferença
Juliana Alves e Stenio Garcia vivem romance em "Caminho das Índias"
Juliana Alves tem 25 anos e Stenio Garcia, 75. A diferença de meio século não vai impedir que os dois vivam um romance em “Caminho das Índias”, próxima trama das oito. Quem viu a dupla riscando o salão na Gafieira Estudantina, durante a primeira gravação da novela na tradicional casa de dança, nem percebeu tamanha diferença.

Na história de Glória Perez, que estréia no próximo dia 19, Stenio será o psiquiatra Castanho, personagem do dramático núcleo da esquizofrenia. As noites no meio do salão dançando na Lapa vão servir como uma espécie de terapia para o respeitado doutor.


— Meu personagem tem uma rotina muito dura, e a Lapa será um respiro para ele, um momento de descontração — diz Stenio.

Nas idas ao bairro mais boêmio do Rio, ele vai conhecer Suellen, o monumento em forma de personagem vivido por Juliana Alves. Eles logo se encantam um pelo outro e o romance promete ser mais uma das polêmicas abordadas pela novela.

— Castanho é um intelectual, um médico muito respeitado. Já Suellen é de um mundo completamente diferente. Esse encontro vai render — avisa Juliana.

Nenhum comentário: