29.1.09


Há quem engorde porque come demais, há quem não queime as calorias que ingere e há quem tenha tendência para engordar. E, mesmo neste caso, cada obeso tem um perfil próprio.

Em alguns casos, o depósito de gordura (80% definido pelos genes) é maior, em outros, o metabolismo é mais lento. Por isso está errado dizer que todo o gordo come demais ou que não tem força de vontade para emagrecer.

Há ainda, segundo o médico Cesar Boguszewski, pessoas que sofrem de alguma disfunção hormonal, que, além de dificultar a perda de peso, pode fazer com que a pessoa sinta mais fome.

O que o médico Suplicy e a nutricionista Marilize destacam que, mesmo com tantas determinações naturais, é preciso lutar contra o excesso de peso. Tendência não deve servir como desculpa para manter o excesso de peso. A melhor saída é procurar ajuda profissional e iniciar um planeamento alimentar aliado à actividade física.

Eu venci a balança

A má notícia é que a obesidade é um mal crónico. Ou seja, não é porque uma pessoa sempre foi magra ou que emagreceu muito que não pode engordar. Boguszewski ilustra o caso com os exemplos dos jogadores de futebol Ronaldo “Fenómeno” e Diego Maradona. Mesmo tendo feito exercício a vida inteira, os dois pararam, comeram demais e engordaram.

O mesmo pode acontecer com quem foi a um spa ou fez uma dieta espectacular e perdeu muito peso. É preciso mudar de comportamento, pensar magro. “Todo mundo quer ir para o céu, mas não quer morrer. Com a perda de peso não é diferente”, diz o médico.

“Se exagero em um dia, compenso no outro” O problema não é uma noitada, um deslise, mas repetir esse comportamento várias vezes. Somos regidos por ritmos biológicos. Cada hormona tem um ritmo. Se mudamos a nossa rotina, podemos alterar também a nossa rotina hormonal. Ou seja, três dias de excessos podem, sim, acabar com os esforços de uma semana. Este pode até ser um hábito para o controle de peso, mas não para o emagrecimento.

Comer à noite engorda

O endocrinologista Henrique Suplicy brinca que no estômago sempre é noite, afinal, por lá, está sempre escuro. No entanto, de dia, você come e gasta energia – o que não ocorre à noite.

“E as pessoas cada vez mais adoptam um mau hábito que é não tomar pequeno-almoço porque não tem fome, almoçar qualquer coisa porque não teve tempo e depois das 18 horas se dedicar à comilança”, diz o médico.

Marilize orienta comer menos à noite, mas não deixar de comer: o segredo está em regular o dia para controlar a fome ou gula noturna. “Reduzir o consumo de hidratos de carbono simples como pão francês, massa de pizza, batata e arroz traz na práctica uma diminuição de peso mais significativa, mas é preciso incluir muita salada nesse horário, seja num sanduíche com proteína magra ou num prato de arroz com feijão menor e pelo menos duas saladas diferentes e coloridas.”

Hidratos de Carbono são inimigos da boa forma

Hidratos de carbono é energia para o cérebro, porém o consumo actual deste tipo de alimento excede as quantidades recomendadas para uma dieta saudável, sem falar no alto consumo de alimentos refinados e pouca ingestão de integrais.

Por essas e outras eles acabam por ser inimigos do controle de peso – até mais que as gorduras. Assim sendo, a fórmula é reduzir o alto consumo e adoptar uma alimentação balanceada, com representação de todos os grupos alimentares, em quantidades equilibradas.

“Consumir líquidos junto com os alimentos facilita o aumento de peso”?

Não há nada na literatura médica que confirme isso. No entanto, se beber alguma coisa a deixa indisposta, com a sensação de peso no estômago, evite o hábito. Lembre-se, no entanto, que bebidas alcoólicas, sumos artificiais, refrigerantes e açúcar em excesso aumentam drasticamente o consumo de calorias.

A nutricionista Marilize diz que o consumo de água ou sumo natural 15 minutos antes ou uma hora depois da refeição pode ser utilizado com moderação. Desta forma não se dilui o ácido clorídrico e não há prejuízos para a digestão.

Saltar refeições prejudica a perda de peso

O corpo foi programado para entender a perda de peso como um processo de desnutrição – o que é mau para ele. Se reduzir a ingestão de alimentos, o corpo tende a reter energia para que ela não falte depois.

Isso vale até para uma pessoa com 150 quilos. Por isso, perder um quilo é mais difícil que ganhar um quilo. É necessário manter pelo menos as três refeições mais importantes, que podem chegar a seis (incluindo lanches), o que facilita o metabolismo.













Feminino

Adoro a combinação do branco, rosa e dourado... super feminino...






So Chic

Fotinhos de ambientes "inspiradores"...











Sabe aquela história de três refeições por dia, pequeno-almoço, almoço e jantar? Pois esqueça. Estudos de nutricionistas mostram que fazer cerca cinco ou seis refeições por dia, com menos quantidade de alimentos em cada uma delas, é melhor do que comer demais em apenas três refeições.

É que comendo em intervalos médios de 3 horas, o seu metabolismo fica ativado para a queima de calorias e você evita aquela fome excessiva, que faz com que você acabe por comer mais do que deveria, ao passar muito tempo sem ingerir nada.



Jejum de horas a fio? Nem pense nisto! O organismo entende que é preciso guardar energia e passa a trabalhar de forma lenta, dificultando a queima de calorias. E você ainda pode acabar por desenvolver uma gastrite, pois sem alimentos para digerir, o suco gástrico vai atacar as paredes do seu estômago.



Então vamos lá: além do pequeno-almoço, do almoço, e do jantar, faça também dois lanches por dia, um entre o pequeno-almoço e o almoço e outro entre o almoço e o jantar. Pode fazer um lanche à noite, depois do jantar, mas o ideal é que seja algo bem leve, como uma fruta ou sumo de frutas, ou um iogurte.







A cara do verão

Para casamentos ou festas com a cara do verão (apesar do tempo não estar ajudando nem um pouquinho), look bem colorido, misturando vestido Blumarine coral (que eu amei) e acessórios dourados...







Geladeira Fashion

Para quem gosta de "decorar" a geladeira de casa, a marca carioca Maria Filó lançou duas opções de adesivos para personalizá-la (caminho de formigas e estampa de vaca malhada).
A cartela vem com as instruções de aplicação e serve para qualquer superfície lisa.















achei o máximo essa almofadinha para alianças!!!






Enxoval...cama e banho

Fazer o "enxoval" do casamento é uma tradição bem antiga, nossas avós desde cedo já bordavam coisas lindas para guardarem para o casamento...tradições à parte, é muito gostoso escolher cada detalhe que vai compor o enxoval, tudo novinho, com a cara da noiva e do noivo!!!

mas o básico consiste em:

- 2 travesseiros
- 2 capas de colchão
- 2 saias para a base da cama box (se for o caso)
- 2 capas de travesseiro
- 4 jogos de lençol
- 1 manta/ colcha leve (meia-estação)
- 1 cobertor
- 1 edredon de inverno
- 2 capas para o edredon (opcional)
- 2 kits coordenados para a cama (colcha, porta travesseiros)
- almofadas (opcional - se possível que combine com os 2 kits coordenados)
- 3 jogos completos de toalha (toalha de banho, rosto, mão e tapete)
- 4 toalhas de lavabo

Não se esqueça sempre de ouvir a opinião do seu noivo, por mais que você goste da cor rosa ou de renda, ele pode não gostar tanto assim e com certeza você encontrará algo que agradará a ambos!!! Procure bastante antes de comprar, visite as lojas "badalas" e mais "caras", tem sempre coisas lindas para ver e você pode tirar mil idéias para compor o seu enxoval....aproveite boas compras!!!






Simplicidade

Simples e lindo!







Lá estava eu, ontem, assistindo a novela global , e vi o casamento do irmão da Juliana Paes (não me pergunte os nomes fictícios porque ainda não decorei)...tudo muito colorido, festivo, danças, etc e tal, resolvi dar uma procurada básica sobre o verdadeiro ritual de matrimônio hindu.

Tradicionalmente, o ritual pode durar até cinco dias, e inclui cerimônias pré e pós casamento.
Existem diversos rituais de boas-vindas entre as famílias e de pedidos de proteção divina, que variam entre as regiões da Índia. Nos dias atuais, como é de se imaginar, raramente são seguidos todos os rituais.

Há, por exemplo, o ritual de pintura das mãos e pés da noiva com henna, junto com canções sobre a nova vida dos noivos. Também antes do casamento, os noivos trocam colares de flores, demonstrando que de fato querem se casar.

A cerimônia de casamento em si começa com a recepção do noivo e sua família pela família da noiva. A mãe da noiva marca a testa do noivo com um pó vermelho, que a religião hindu também associa à boa sorte matrimonial. Noiva e noivo são levados a uma tenda, onde ocorre o casamento. O pai da noiva à entrega ao noivo, dando as maõs dela a ele, demonstrando seu consentimento. As mãos da noiva saõ amarradas às do noivo, e as pontas de suas roupas também saõ amarradas, simbolizando os laços matrimoniais. O casal dá sete voltasem torno de uma fogueira acesa no centro do local da cerimônia, enquanto fazem o juramento de amar e cuidar um do outro. Quando as voltas de completam, eles estão casados.

Seguem-se então brincadeiras, como o "roubo" de um dos sapatos do noivo pela irmã mais nova da noiva, que não o deixará partir com ele sem o pagamento de um "resgate". Após a cerimônia, a noiva se despede de sua família, recebendo bênçãos e presentes, e segue com o noivo para a casa da família dele. Chegando lá, a sogra a recebe com um ritual de boas-vindas, a noiva molha os pés em uma pasta vermelha e chuta um pote de arroz e moedas, símbolos de fertilidade e prosperidade. As duas famílias se reunem novamente para as comemorações pós casamento na casa do noivo.







Foi convidada para uma festa de casamento e não sabe o que vestir? Aposte numa pantalona preta e numa túnica maravilhosa, complemente com acessórios bem legais e pronto!








Fazer refeições saudáveis, saborosas e que permitem perder peso e atingir as medidas desejadas. Esta conquista é possível graças à alimentação funcional, que faz com que alguns alimentos ajam no organismo como verdadeiros remédios. Conheça o Abacaxi e a sua função no nosso corpo.

Ananás


Pouco calórica e com muita água na sua composição, esta fruta é considerada diurética e uma óptima aliada da dieta, pois ajuda a controlar o apetite, fazendo com que se sinta saciada com apenas uma rodela, e é também um excelente hidratante corporal.

Além disso, possui muitas fibras solúveis, que são grandes aliadas no processo digestivo, e grande quantidade de vitamina C, que protege o corpo da arteroesclerose e de tumores, e beneficia ainda o sistema imunológico, as células de defesa do organismo. Esta fruta ainda é fonte de vitaminas A e B1.


Alimente-se bem

Uma fatia depois das refeições ou ao pequeno-almoço.







Nossa receitinha de hoje é para quem gosta de sabores exóticos.

Sorvete de Requeijão com Calda de Goiabada Cascão

Ingredientes Sorvete

- 1 pote de 500 gramas de sorvete de nata ou de creme
- 02 copos de requeijão de boa qualidade
- 01 colher (sobremesa) rasa de emulssificante para sorvete
(encontrado em supermercados)

Ingredientes para a Calda de goiabada cascão com gengibre e hortelã

- 300 gramas de goiabada cascão mole
- 1/2 copo de água mineral morna
- 1/2 colher (café) de gengibre picado
- 08 folhas de hortelã fresco
Modo de Preparo:

Deixe o sorvete derreter até que fique cremoso (não deixe derreter demais).Bata-o numa batedeira planetária (de rotação forte) adicionando os outros ingredientes por 15 minutos. Volte o sorvete para o freezer. Depois de pronto, coloque em taçinhas com a calda por cima e enfeite com uma folhinha de hortelã.
Modo de preparo da calda:
Bata a goiabada cascão no liquidificador com a água mineral morna, o gengibre e as folhas de hortelã. Deixe bater até obter cremosidade.






Dieta para perder 2 quilos em 3 dias

Então, prepare-se para sobreviver 72 horas a comer apenas sopa e sumo.

Esta dieta é permitida apenas em situações de extrema necessidade. Nem pense em prolongar o regime porque as consequências serão fraqueza, mal-estar e um apetite incontrolável, que vai fazê-la atacar o frigorífico mais cedo ou mais tarde. E trazer de volta aqueles indesejáveis quilos perdidos…

PRIMEIRO DIA

Pequeno-almoço
Vitamina com germe de trigo
Bata no liquidificador 1 copo de suco de laranja (250 ml), 1 banana-prata picada, 2 col. (sopa) de germe de trigo e 1 col. (sopa) de mel.

Lanche
Iogurte com ameixas
1 copo de iogurte natural magro batido com 4 ameixas secas sem caroço e 1 col. (sopa) de aveia.

Almoço
Creme de cogumelos


Ingredientes:
- 180 g de cogumelos frescos picados
- 1 dente de alho picado
- 1 col. (sopa) de salsa picada
- 1 col. (sobremesa) de azeite
- 120 g de queijo-de-minas light ou queijo fresco magro
- 1 xíc. (chá) de leite magro
- 1 col. (sopa) de farinha de trigo
- 2 tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 1 litro de água

Modo de fazer
Frite o alho no azeite. Acrescente os cogumelos. Junte o caldo de galinha e deixe ferver por 5 minutos. À parte, bata no liquidificador o queijo, o leite e a farinha. Misture essa pasta ao caldo e deixe engrossar. Sirva com a salsa polvilhada. Rende 4 doses de 121 calorias cada uma.

ATENÇÃO!: Consumir somente UMA dose!

Lanche
Vitamina de fruta
Bata no liquidificador 1 copo (250 ml) de suco de laranja com ½ banana-nanica, 1 fatia de mamão e ½ maçã sem casca.

Jantar
Creme de tomate


Ingredientes:
- 700 g de tomate picado
- 3 cenouras
- 2 cebolas médias picadas
- 2 dentes de alho picados
- 3 tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 1 e ½ litro de água
- 1 col. (chá) de oregãos
- 1 col. (sobremesa) de azeite

Modo de fazer
Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o caldo de galinha e o tomate e as cenouras picadas e ferva por 30 minutos. Passe a varinha mágina de forma a ficar um creme, tempere com sal e oregãos a gosto. Rende 4 porções de 128 calorias cada uma.


ATENÇÃO!: Consumir somente UMA dose!

Antes de dormir
1 copo (250 ml) de leite magro ou de soja com 3 gotas de essência de baunilha ou 1 col. (chá) de canela em pó.

SEGUNDO DIA

Pequeno-almoço
Vitamina de manga
Bata no liquidificador 1 copo de iogurte natural desnatado com ½ manga em pedaços, ½ copo de leite magro e 1 col. (sopa) de mel.

Lanche
Sumo de pêssego
Bata no liquidificador ½ copo de água (125 ml) com 2 pêssegos com casca e sem caroço.

Almoço
Creme de espinafre com ricota

Ingredientes:
- 1 molho de espinafre
- 2 tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 1 litro de água
- 1 col. (sopa) de cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 xíc. (chá) de leite magro
- 1 col. (sopa) de farinha de trigo
- 1 col. (sobremesa) de azeite

Para as bolinhas de ricota
- 200 g de ricota
- 1 clara noz-moscada à gosto sal a gosto

Modo de fazer
Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o caldo e o espinafre e deixe ferver. Bata no liquidificador e passe pela peneira. Dissolva a farinha no leite, junte à sopa e deixe ferver até engrossar. Bolinhas de ricota Amasse a ricota com um garfo e misture os outros ingredientes. Deixe descansar por 30 minutos. Retire cada bolinha com uma colher de chá e coloque-as na sopa na hora de servir. Rende 4 doses de 217 calorias cada uma.

ATENÇÃO!: Consumir somente UMA dose!

Lanche
Sumo de abacaxi com hortelã
Bata no liquidificador ½ copo de água (125 ml) com 2 fatias de abacaxi e 2 folhinhas de hortelã.

Jantar
Sopa de frango

Ingredientes:
1 peito de frango com osso e sem pele ½ xíc. (chá) de macarrão para sopa
2 cebolas médias picadas
1 col. (sopa) de azeite
6 tomates picados
4 dentes de alho picados ½ pimentão amarelo em tiras
1 col. (sopa) de salsa picada
2 litros de água
100 g de queijo-de-minas light / queijo fresco magro cortado em cubos
1 col. (sopa) de sal

Modo de fazer
Coloque numa panela grande o azeite, a cebola, o tomate, o alho, o pimentão, o frango e o sal. Deixe refogar e acrescente a água. Ferva até que o frango esteja cozido. Retire o frango da panela, separe o osso e desfie. Reserve. Leve o caldo ao lume e deixe ferver. Junte o macarrão, a salsa e o frango. Acompanhe com o queijo aos cubinhos, temperado com pimenta e oregãos se desejar. Rende 4 doses de 202 calorias cada uma.


ATENÇÃO!: Consumir somente UMA dose!

Antes de dormir
1 copo (250 ml) de leite magro ou de soja com 3 gotas de essência de baunilha ou 1 col. (chá) de canela em pó.



TERCEIRO DIA

Repita o cardápio do primeiro dia.



Segunda opção de cardápio



Primeiro dia

Pequeno Almoço
café ou chá com adoçante
½ laranja
2 fatias de torrada

Lanche da manhã
1 chávena de chá + 1 pêra ou maçã

Almoço
½ xícara de atum em lata
2 fatias de torrada
Café ou chá com adoçante

Lanche da tarde
1 chávena de chá + 1 iogurte light

Jantar
1 bife de peru ou frango
1 tigela de vagem
1 tigela de beterraba
1 maça

Segundo dia


Pequeno Almoço
café ou chá com adoçante
1 ovo cozido e 2 torradas
½ banana
Lanche da manhã:
1 chávena de chá + 1 pêra ou maçã
Almoço:
1 tigela de ricota ou requeijão
4 bolachas de água e sal
1 maçã


Lanche da tarde
1 chávena de chá + 1 iogurte light

Jantar
2 salsichas
½ tigela de cenoura cozida
1 banana

Terceiro dia

Pequeno Almoço
café ou chá com adoçante
5 bolachas de água e sal
1 maçã
Lanche da manhã:
1 chávena de chá + 1 pêra ou maçã
Almoço:
1 ovo cozido
2 fatias de torrada
1 maçã

Lanche da tarde
1 chávena de chá + 1 iogurte light

Jantar
1 tigela de atum em lata
1 tigela de beterraba
1 tigela de couve-flor
½ melão pequeno

No cardápio 2 pode substituir o jantar pelo almoço ou vice-versa.


Boa sorte!



Os creditos são de Marcia Daskal Hirchbruch, nutricionista.








A não ser que você apele para uma lipo, baixar o número do seu manequim em três dias é impossível. Dietas malucas? Nem pensar – elas vão roubar a sua vitalidade e daí qualquer festa perde a graça. Mas secar umas gordurinhas extras que vieram por conta das happy hours, você consegue, sim. A nossa dieta promete fazer diferença no vestido justo. E mais: como é na barriga que a coisa aperta (é lá, principalmente, que a gordura teima em se instalar), o nosso cardápio vai directo a esse ponto.



A receita que extermina o efeito pochete, assinada por uma nutricionista, usa algumas estratégias campeãs.



Exclui do cardápio doces, fritos, refrigerantes e outros alimentos que fermentam no intestino, provocando a sensação de inchaço.



Privilegia frutas, legumes e folhas verde-escuras, com acção protectora.



Inclui iogurte e leguminosas ricas em fibras, uma dupla capaz de evitar prisão de ventre, além de fazer o intestino funcionar direitinho.



Elege a proteína magra dos peixes, ovos e carnes magras, para que você não perca músculos enquanto queima gorduras.



Recomenda doses moderadas de castanhas para manter o pique e o bom humor – elas têm substâncias que estimulam a produção de serotonina, o néctar do bem-estar.



Aposta com tudo nos chás – verde, hortelã, cidreira, erva-doce e camomila –, que melhoram a digestão e, com isso, facilitam o trabalho do organismo de se livrar das toxinas.



Corta bebida alcoólica, refrigerante (mesmo os light ou diet) e comidas superindustrializadas.



Troca o açúcar refinado por um pouco de mel ou estévia.



A partir daí tudo funciona melhor. "A dieta ajuda a desintoxicar o organismo, que deixa de reter líquido, dá uma boa desinchada e até o abdómen fica mais sequinho." E se surgir um convite para uma happy hour ou festa de confraternização no meio da dieta? Tudo bem, aceite e divirta-se. Para ficar firme no cardápio, a nutricionista sugere pedir um sanduíche de pão integral (sem maionese!). Aliás, no cardápio, há sempre uma opção de sanduíche para as refeições principais – afinal, ninguém quer cortar o bom dos seus programas de verão. Importante! Como a dieta tem só mil calorias, nada de querer esticá-la (de verdade!). Siga-a apenas por três dias, porque, além de linda, nós queremos ficar cheias de energia!



Alerta, laxante!



Tem muita gente que na véspera de uma festa toma laxante para entrar no vestido. Não caia nessa armadilha! "É o tipo de medicamento com substâncias que provocam um forte relaxamento do intestino, que acaba eliminando todos os nutrientes do organismo." Resultado: você fica fraca, além de correr o risco de ganhar uma bela gripe ou uma infecção mais séria. O seu intestino é preguiçoso? É mais seguro e saudável recorrer aos iogurtes e às fibras probióticas. "Esses produtos nutrem as bactérias do bem existentes no intestino. E, fortalecidas, elas combatem com mais eficiência as bactérias inimigas – as causadoras da prisão de ventre e do volume extra no abdómen."



Foco na barriga



Alguns alimentos podem provocar fermentação, o que faz a barriga crescer e aparacer. Faça de tudo para evitá-los durante a dieta



Açúcar. Além de não oferecer nutrientes, faz o corpo produzir substâncias inflamatórias, acelerando a produção de radicais livres e toxinas.



Feijão. Para algumas mulheres, ele provoca prisão de ventre e abdómen estufado. Corte-o do cardápio pelo menos na véspera da festa.



Brócolos. Esse vegetal pode fermentar e estufar. Couve-flor, repolho e couve-de-bruxelas também estão na lista.



Leite. Beba só um copo por dia porque, em excesso, também fermenta no intestino. E, aí, o vestido vai continuar apertado.










Para o blush durar mais tempo a dica é passar ele na pele, aplicar a base ou pó e reaplicá-lo novamente. Assim você garante mais tempo com carinha de “Sou saudável”.








Dieta & Boa Forma:
O carnaval está chegando e com ele a vontade de ficar com o corpo em dia. Para conseguir enxugar uns quilinhos antes do feriado siga essas dicas.
Evite frituras, doces e gordura.
Dê preferência as frutas, saladas, verduras e legumes.
E para completar beba bastante água











Recebi hoje cedo um e-mail com essa tagcloud que você vê aí em cima, feita a partir da frequência das palavras usadas pelo novo presidente dos EUA, Barack Obama.
E me apaixonei de novo pelas palavras…e nem estou falando da mágica da palavra escrita ou falada. Mas da forma extraordinária como elas podem ser agrupadas de modo a compor verdadeiras paisagens! Que me desculpem os poetas, mas a web também faz poesia concreta…
Graças a um gerador de tagclouds, desenvolvido pela empresa americana, Wordle.net, as palavras do discurso do presidente americano ganham novas possíveis interpretações, relacionam-se entre si não apenas na linearidade da fala, mas na complexidade da alma. Expressam os meandros das idéias, emoções e sentimentos, sinalizam os desvios, as ênfases, tornam legíveis as marcas do tempo e das circunstâncias, revelam até mesmo os lapsos e desvios inconscientes que a fala tão lindamente articulada de Barach Obama pode eventualmente esconder.
A análise das clouds, feita pelos jornalistas e blogueiros nos últimos dias, revela um discurso onde os aspectos propriamente políticos cedem lugar a um chamamento, dirigido a todos e a cada um. E um estranhamento: duas palavras que a gente acostumou a associar com Obama, “mudança” e “esperança”, não foram muito utilizadas.
As palavras mais empregadas no discurso presidencial foram:

New (novo)
People (povo)
Every (cada)
America (América)
Less (menos)
Today (hoje)
Spirit (espírito)
Generation (geração)
Para mim, elas revelam alguém com um olhar no futuro, os pés bem fincados no chão e capaz de incluir todos e cada um neste seu abraço inicial. Você o que acha?

Nenhum comentário: