26.1.09


Muitas vezes – e injustamente – rotulados de serem incapazes de assumirem um compromisso sério e duradouro com uma mulher, de manter uma relação feliz e saudável, a verdade é que os homens tão depressa iniciam como terminam relacionamentos. Tal como as mulheres, também eles têm os seus motivos para acabar relações, sejam de longa, média ou curta duração: saiba as principais razões!

Eterno solteiro.
Há qualquer coisa de muito especial e misterioso entre o ser masculino e o seu fascínio com a vida de solteiro. Só assim é que ele se sente verdadeiramente livre, descomprometido e de bem com o mundo… até encontrar uma mulher com quem queira partilhar algum do seu precioso tempo! No entanto, se ela começar a controlar cada movimento seu, a insinuar “passos mais sérios” ou pior “o casamento”, a corda invisível e permanente que lhe cerca o pescoço começa a apertar e ele desaparece sem deixar rasto. Na sua cabeça, nenhuma mulher vale a sua independência.

De anjo a demónio.
Quando a mulher doce e meiga que conheceu há uns meses atrás – e lhe causou aquele agradável aperto no coração – se transforma numa bruxa de voz estridente que lhe arrepia a espinha e parece deitar fumo das orelhas cada vez que ele chega atrasado 5 minutos ou se esqueceu de ligar para lhe desejar uma boa noite, a coisa não vai acabar bem. Vai simplesmente acabar. Num abrir e fechar de olhos.

Quando o sexy se torna enfadonho.
Se há uma coisa que os homens sabem fazer bem é apreciar uma mulher bem vestida… e se esse visual arrebatador foi especialmente pensado para eles, tanto melhor! Agora, quando volvidos alguns meses da relação, os saltos altos e um pouco de maquilhagem deram lugar a fato de treino e cabelo desmazelado, bem, é natural que eles comecem a olhar para a vizinha ou para qualquer outra mulher que emane aquela essência exclusivamente feminina. Ao questionarem-se: “onde está a mulher que conheci?”, a verdade é que já se descuidou demais e ele vai partir em busca de mais e melhor.

Ele não quer apenas uma, quê-las todas.
Há homens que apreciam, acima de tudo, a conquista de uma mulher e não a mulher em si. São os jogos e tácticas de sedução que eles aperfeiçoam e às quais se entregam incondicionalmente, a mulher é apenas um prémio com o qual se contentam enquanto ela lhe resiste, fazendo-se de difícil e de independente. Uma vez conquistada, o homem perde rapidamente interesse e parte para outra, porque tem de começar tudo de novo para se sentir verdadeiramente feliz.

Na busca da mulher perfeita.
Ah, pois é. Os homens também nutrem uma missão secreta que é encontrar e conquistar a sua “princesa encantada”, mas fazem-no de uma forma muito sui generis. É que, para eles, existem as mulheres perfeitas para apresentar à família, para casar e serem a mãe dos seus filhos; mas também existem aquelas que são única e exclusivamente para “entreter” ou “dar umas voltas”, nunca na vida dariam à luz os seus filhos, sendo estas relações muitas vezes negadas quando os homens são questionados acerca das mesmas. Se pertencer a este último grupo, mais tarde ou mais cedo, a relação chegará ao fim.











Todas nós as conhecemos: mulheres que estão sempre em forma, radiantes, bem-dispostas… nunca as vimos assoar o nariz e reza a história que nunca faltaram ao trabalho (ou a qualquer outro compromisso!) por estarem doentes! Qual é o segredo destas mulheres de ferro? Nós descobrimos.

Mãos bem lavadas.

Lavar as mãos várias vezes ao longo do dia parece ser um hábito simples e fácil de executar, principalmente se soubermos que este é o gesto principal na luta contra as constipações e gripes invernais. Faça questão de lavar as mãos sempre que assoa o nariz, mexe em alimentos, chega da rua, antes e depois das refeições, após a ginástica, as limpezas, a jardinagem, depois de mexer em revistas numa sala de espera, depois de fazer as compras no supermercado… pode parecer excessivo, mas a verdade é que é por uma boa causa. A forma como lava as mãos também conta: estamos a falar de, pelo menos, 20 segundos a ensaboar muito bem as mãos, as palmas, entre os dedos, sem esquecer as unhas (onde a sujidade facilmente se entranha!).


Duche frio.

Conhecidas e aproveitadas há milhares de anos, as propriedades terapêuticas das águas estão ao nosso alcance… basta ir até à casa de banho! Um duche de água gelada pode bem valer a pena o sacrifício: para além de aumentar os níveis de energia, reduz as dores corporais, enxaquecas, incentiva e melhora a circulação e contribui para uma pele luminosa. Não há nada como experimentar, começando com uma dose baixa – no Verão será mais fácil tomar um duche frio de alguns minutos, enquanto no Inverno basta um minuto de jactos gelados no fim do banho habitual para começar a sentir os efeitos da água.

Glorioso gengibre.

Há anos que andamos a subestimar os poderes do gengibre, uma autêntica bomba de saúde, principalmente no que toca ao regulamento do trânsito intestinal. Uma verdadeira cruzada para muitas mulheres, bana a obstipação da sua vida com recurso ao gengibre: coloque algumas fatias de gengibre descascada numa chávena de água a ferver, deixe repousar durante 5 minutos, adicione um pouco de mel (se desejar) e beba. Para além de um sabor agradável, o gengibre estimula o sistema digestivo, melhora e tonifica os musculas intestinais, ajudando os alimentos a passar rapidamente pelo tracto gastrointestinal. Para muitas de nós, isto é sinónimo de paraíso! Apesar do gengibre ser mais eficaz quando consumido fresco (em chá ou comido ao natural), continua a ser benéfico mesmo se estiver seco, em formato de pó ou se for cozinhado.


Mais alho.

O alho está recheado de antioxidantes que potenciam a imunidade e lutam contra as inflamações. Recomenda-se a ingestão de um dente de alho cru por dia (ao cozinhá-lo perde grande parte das suas propriedades benéficas) e, se está preocupada com o mau hálito, os gases ou o refluxo ácido que provoca em algumas pessoas, saiba que o consumo de até dois dentes de alho por dia não parece ser prejudicial, mas se o tomar juntamente com outro alimento (pão, iogurte, sopa) será mais fácil.


Massagens mensais.
Uma massagem uma vez por mês parece fazer maravilhas ao corpo feminino… por dentro e por fora! A maioria dos estudos já realizados chegou à conclusão que uma massagem pode reduzir a pressão arterial, o ritmo cardíaco e a ansiedade. Tudo somado, vai diminuir drasticamente os níveis de stress, o que é fundamental para potenciar a imunidade. No caso de não poder fazer da massagem num centro de estética ou spa uma rotina mensal, tome medidas com as suas próprias mãos, utilizando uma escova apropriada para o efeito ou então peça uma massagem ao seu mais que tudo!

Atitude positiva.

A ligação entre o consciente e o subconsciente é incontornável e se não sabia, fica a saber que o nosso cérebro comunica directamente com o sistema imunitário. Foram realizados várias investigações nesse mesmo sentido e os resultados são surpreendentes: as pessoas bem-dispostas e optimistas produzem muitos mais anticorpos do que quem se entrega à doença ao primeiro sinal de tosse ou má disposição. O truque aqui é focar a saúde e o bem-estar em vez de a doença, concentrar-se nas suas forças e dizer “não posso estar doente”! Se o optimismo é uma arte que ainda não domina, pelo menos tente ser menos negativa… fará maravilhas à sua saúde.









Os acessórios, como a joalharia e a bijutaria, fazem tão parte do nosso visual como os sapatos ou as bolsas e isso quer dizer que também requerem cuidados específicos para estarem sempre brilhantes. Aumente a esperança de vida dos seus colares, pulseiras, brincos e anéis com estas dicas fáceis.

Como limpar
Como qualquer outro acessório ou peça de vestuário, também a joalharia e bijutaria pode sujar-se, danificar-se e tornar-se menos vistosa do que nos primeiros dias pós-compra. Para assegurar a longevidade das suas peças preferidas, evitando que estas possam desvalorizar, em vez de potenciar os seus visuais, aprenda a cuidar das suas jóias – verdadeiras e falsas!
Se acha que entrar no duche com as suas pulseiras predilectas ainda no pulso é uma excelente forma de as lavar e poupar tempo, engana-se! Com o tempo, o mais certo é que a joalharia e a bijutaria que habitualmente não retira vá acumulando resíduos de sabão. Embora isto não pareça grave, a verdade é que esta camada residual acaba por ser um íman para a sujidade e o pó.
Antes de efectuar qualquer tipo de limpeza, analise bem a peça em questão, para assegurar que não esteja danificada, não tenha nenhuma pedra ou outro elemento solto ou em falta – não vai querer piorar ainda mais o estado dos seus brincos preferidos com uma lavagem!
Tenha um pano macio, 100% algodão, reservado exclusivamente para a limpeza da sua joalharia e bijutaria – muitas ourivesarias vendem panos específicos para a limpeza. Tenha o cuidado de lavar o pano depois de cada utilização, é que a sujidade acumulada pode danificar as próximas peças a serem limpas. Nunca utilize lenços de papel, papel higiénico ou rolo de cozinha para polir as suas jóias: as fibras presentes neste género de produtos podem riscar. Para peças com muitos pormenores ou difíceis de limpar, recorra a uma escova de dentes velha, mas macia.
Nunca caia na tentação de utilizar lixívia para limpar a sua joalharia e bijutaria – é um produto demasiado potente para peças tão pequenas e delicadas, acabando mesmo por as estragar por completo. Na lista de produtos a nunca aplicar em colares, anéis, pulseiras e brincos estão ainda: álcool, acetona, amoníaco, pasta de dentes, terebintina (vulgarmente utilizado para dissolver tinta) e cloro (retire joalharia e bijutaria antes de frequentar piscinas, saunas ou jacuzzis).
Pode comprar detergentes específicos para a limpeza de joalharia e bijutaria, no entanto, leia muito bem as instruções: é que um líquido para limpar metal pode não ser adequado para as suas peças em ouro branco. Em caso de dúvida, peça conselhos junto dos vendedores.
Tenha especial cuidado ao imergir peças de joalharia e bijutaria em água. Para começar, nunca utilize água quente, mas antes água tépida – as temperaturas elevadas podem interagir com o agente de limpeza utilizado, levando a uma rápida descoloração da peça. Por outro lado, o contacto com a água pode descolar peças mais delicadas ou danificar pedras preciosas ou semipreciosas. Entre 30 segundos e um minuto é o tempo suficiente para deixar uma peça “de molho” e lavá-la com recurso à escova de dentes, por exemplo. Depois de retirada da água, deixe-a secar ao ar livre e finalize com um polimento, utilizando o pano macio.
Como guardar
Agora que tem toda a sua joalharia e bijutaria impecavelmente limpa e a brilhar como novo, não vai enfiar tudo numa gaveta ou caixa velha, pois não? O armazenamento dos seus acessórios favoritos é tão importante como a sua limpeza e factor chave na contribuição para a sua longevidade. Para começar, os anéis devem estar com os anéis, os brincos com os brincos e por aí fora: misturar tudo na mesma caixa criará uma confusão de peças emaranhadas, com as pulseiras grossas a danificarem os seus colares mais delicados.
As peças mais caras e/ou delicadas, devem ser guardadas sozinhas e, de preferência, numa caixinha com algodão ou em bolsas de tecido macio, apropriadas para joalharia.
Devido ao seu contacto com o ar e o meio ambiente, a prata de lei oxida muito facilmente, perdendo rapidamente o seu aspecto brilhante. Para evitar a oxidação destas peças, guarde-as juntas, num recipiente impermeável ao ar ou em sacos plásticos resistentes com fecho ziploc. Em alternativa, adicione papel antioxidante ou sílica gel ao guarda-jóias.
As restantes peças devem ser agrupadas por género e em caixas que possam acomodar, de forma espaçosa, cada peça individual. Existem muitos guarda-jóias, forrados a veludo ou cetim, com compartimentos específicos para anéis, brincos, pulseiras e colares. Tenha o cuidado de estender colares e pulseiras, evitando assim a formação de nós.
No caso de apenas possuir bijutaria, uma excelente forma de armazenar todas as suas peças, de forma limpa e ordeira, é adquirir caixas para parafusos em lojas de ferragens. Normalmente confeccionadas em plástico resistente, estão divididas em vários comportamentos (perfeitos para acomodar brincos!) e com uma tampa transparente para visualizar rapidamente o que procura.







Uma das frases mais proclamadas por mulheres em todo o mundo – o “não tenho nada para vestir!” – surge sempre nas piores alturas: segunda-feira de manhã quando já estamos 20 minutos atrasadas, meia hora antes do jantar com os pais dele, uma reunião importantíssima com a administração. Saiba como salvar o seu visual destas situações, seja porque não passa a ferro há semanas ou porque já está entediada com o seu velhinho guarda-roupa.

Inspire-se. Dedique algum tempo a pesquisar sites ou blogs de moda e inspire-se nas mulheres mais bem vestidas que encontrar para criar os seus próprios looks. Existem ainda sites aonde mulheres “normais” colocam fotografias dos seus outfits diários, alguns exemplos incluem o Wardrobe Remix, My Style Diary ou então The Sartorialist (considerado pelo prestigiada Times Magazine um dos blogs de design mais influentes). Em alternativa ou para uma dose extra de inspiração, da próxima vez que estiver a folhear uma revista de moda, preste atenção às diferentes propostas apresentadas e veja como pode reproduzi-las tendo em conta o seu próprio guarda-roupa.

Jogo da moda. Da próxima vez que proferir a desesperante frase “não tenho nada para vestir!”, feche os olhos e retire, sem espreitar, uma peça de vestuário à sorte do armário ou de uma gaveta. O desafio é conseguir criar um look em torno dessa peça e sair de casa tal e qual está: sai sempre a ganhar com este jogo da moda, ora porque pode conseguir combinações fantásticas sem querer, descobrir novas formas de juntar velhas peças, desenterrar roupa que já não se lembrava ter e, acima de tudo, vai divertir-se com este desafio. Está pronta para pôr à prova o seu velhinho guarda-roupa?

Brincar às modelos. Em vez de ver televisão, dedique um dos seus próximos serões ao seu armário e gavetas – abra tudo e comece a experimentar novos visuais. A ideia é combinar peças inesperadas, ou seja, se veste as calças pretas que lhe ficam muito bem sempre com a mesma camisa branca e cardigan cinzento, experimente juntar a camisa com uma saia pencil ou então as calças com uma túnica. Não se lembra quando brincava “às senhoras” com a roupa e os sapatos da sua mãe? Era tão divertido… agora também vai ser, a única diferença é que é a sério! Dica extra: há quem goste de tirar fotografias dos melhores looks para mais recordar, ou seja, para emergências de moda!

Roupa versátil. Para poder evitar momentos pouco inspirados na hora de se vestir, procure investir em peças de vestuário versáteis, ou seja, roupa que possa ser usada de várias maneiras, caso deste vestido. Existem inúmeras marcas que têm vindo a apostar em peças multifacetadas, caso da RN Convertible, cujas colecções incluem roupa que até pode ser vestida do avesso. Com um trunfo destes, basta diversificar nos acessórios e nos sapatos para criar a sua própria colecção Primavera/Verão ou Outono/Inverno.

Peça algo emprestado a um homem. Nos dias em que o seu armário é uma fonte de depressão, procure ânimo no guarda-roupa masculino mais próximo – irmão, melhor amigo ou namorado. Dependendo da diferença de estaturas, junte uma camisola em v dele com umas jeans skinny e umas sabrinas; rapte uma camisa branca ou gravata; ou então, a grande moda do momento: os boyfriend jeans… é isso mesmo, umas calças de ganga masculinas dobradas nas bainhas. Se tiver acesso ao armário de um homem e não tem receio de arriscar com a moda, porque não?

O segredo está nos acessórios. Muitas vezes, nos dias em que “não tem nada para vestir” mas acaba por se vestir porque tem de sair de casa e não pode fazê-lo de pijama, pode sentir-se insatisfeita com o resultado final. Renda-se aos acessórios! Uma mala colorida, um chapéu, alguns colares sobrepostos, uns collants com padrões, um lenço, um alfinete de peito, umas botas de cano alto ou uns sapatos de salto podem fazer toda a diferença.

Troca de roupa. Se esta situação se tornar crónica, terá de tomar medidas drásticas – uma troca de roupa! Marque na agenda um sábado à tarde com as amigas em sua casa, onde o requisito é cada uma levar roupa que já não veste, não lhe serve ou já não quer (faça o mesmo) e depois improvisem um gabinete de prova e procedam às trocas. A cada vez mais popular clothes swap junta o útil ao agradável – sem gastar um tostão, de repente vai ter roupa nova no armário e ainda a memória de uma tarde bem passada! Repita sempre que necessário.









Quem é que já não viu a sua noite estragada por um copo de vinho tinto espalhado num vestido imaculado? Ou um bacalhau com natas que acabou em cima da sua nova saia? E aquela camisa vintage marcada por base e batom vermelho? Cuidar da sua roupa é importante, por isso, esteja preparada para vencer qualquer emergência de moda, sem estragar a noite, nem desfalcar o roupeiro.

Vinho tinto: lave à mão com água tónica; o sal absorve a nódoa, enquanto as “bolhas de gás” contribuem para a sua remoção.

Vinho branco: passe por água fria ou leite fervido.

Batom: remova o máximo que puder com um cartão de crédito ou uma faca de manteiga; de seguida esfregue suavemente com uma toalhita molhada e passe por água quente para retirar os óleos.

Relva: a melhor solução neste caso é a lavagem com sabão rosa, que também é muito eficaz na remoção de outras nódoas difíceis.

Combustível: remova o máximo que puder com uma faca ou colher, passando de seguida, um pano absorvente sobre a nódoa para remover quaisquer excessos. Polvilhe a nódoa com bicarbonato de sódio, seguido de detergente de lavar louça e deixe repousar durante 5 minutos. Mergulhe a peça em água quente durante 30 minutos, retire e passe por água. No caso de a nódoa persistir, aplique uma pasta grossa, confeccionada com bicarbonato de sódio e água, deixando-a secar. Uma vez seca, remova a pasta com uma escova suave.

Molho de tomate: se a nódoa for pequena, basta raspar primeiro o máximo de sujidade que puder e passar por água fria e sabão líquido. Se a nódoa for grande, acrescente o seguinte passo – esfregue suavemente com vinagre de vinho branco.

Ovo: utilize uma faca ou colher para retirar o excesso de ovo, passando um pano absorvente sobre a nódoa. Com uma esponja, aplique água aos dois lados da nódoa, esfregando suavemente com os dedos até conseguir retirar todos os resíduos do ovo. No caso de a nódoa já estar seca, terá de aplicar um pouco de detergente de roupa à água.

Café e chã: esfregue suavemente com vinagre de vinho branco e passe por água.

Cerveja: passe por água fria com sabão; em alternativa, aplique vodka pura.

Óleo: cubra a nódoa com maisena e deixe repousar durante cerca de 20 minutos, ao fim do qual deve retirar tudo com a ajuda de uma toalha seca. Repita se necessário. Este truque é especialmente eficaz em peças de seda e lã. O sabão rosa é também uma excelente alternativa para a remoção deste género de nódoas.

Maquilhagem: utilize uma fatia de pão de forma branco como uma esponja para retirar qualquer tipo de produto cosmético.

Fruta: sai bem e rapidamente se deitar água a ferver sobre a nódoa imediatamente a seguir ao incidente.

Cera de velas: retire o que puder com as mãos; depois, coloque uma folha de papel de cozinha sobre a nódoa (tanto por fora como por dentro da peça de vestuário) e passe o ferro sobre a mesma – o papel vai absorver a cera.

Suor: dilua um pouco de vinagre em água e lave a peça em questão.

Tinta de caneta: embebede a nódoa com laca de cabelo e deixe secar para depois escovar a nódoa suavemente com uma mistura de água e vinagre. Passe por água limpa.

Lama/terra: deixe a lama/terra secar completamente, para depois sacudir e/ou aspirar o máximo de resíduos. Aplique um detergente de roupa directamente sobre a nódoa e deixe actuar durante cerca de 15 minutos, esfregando suavemente a nódoa de 3 em 3 minutos, para auxiliar a libertação da lama/terra.

Chiclete: se ficou, inexplicavelmente com um pedaço de chiclete colado à camisola ou às calças, coloque esse vestuário no congelador. Quando a chiclete estiver completamente congelada, remove-se facilmente da roupa.

Nota importante: sempre que tentar remover uma nódoa, aplique a solução em questão à parte de trás da nódoa e não a frente, assim estará a “empurrar” a nódoa para fora do tecido e não ainda mais para dentro!








Um dos mais populares ritmos cariocas vai chegar a Brasília. Se tudo correr como espera a cantora Valeska, da Gaiola das Popozudas, em breve o funk vai estar bombando nos corredores do Palácio do Planalto. E nada de “proibidão”: versos dedicados ao próprio presidente Lula é que vão embalar o batidão, na futura música de trabalho do trio feminino, ainda sem nome (veja a letra abaixo).

— Quero fazer o funk ser mais reconhecido — diz a loura.

A “homenagem”, que se mistura a um pedido de atenção ao funk, surgiu após a visita de Lula ao Complexo do Alemão, no início de dezembro

— Não sei se ele ouve funk em casa, mas parecia que a gente já se conhecia há tempos. Por isso pensei: por que não fazer uma musiquinha pro Lula? Agora só falta ele aprovar para a gente lançar — conta.

Entre uma estrofe e outra do funk, o popozão da cantora divide espaço até com Dilma Roussef, ministra da Casa Civil. Valeska achava que Dilma era a primeira-dama, mas foi informada de que na verdade a mulher de Lula era Dona Marisa.

— Mas nenhuma das duas estava lá, então não teve ciúme do Lula — diverte-se a funkeira.


Conheci o Lula
no Complexo do Alemão
E ele não tirou o olho
Do meu popozão

Com todo respeito,
Senhor presidente
O senhor gostou de mim
E o seu olhar não mente

Mas, senhor presidente
Meu papo é outro
Sou popozuda
E represento a voz do morro

Luis Inácio é do povo
E escuta o que ele diz
A favela tem muita gente
Que só quer é ser feliz

Que Dilma que nada!
Me leva pra Casa Civil
Vou por o som na caixa
E balançar o quadril

O funk não é problema
Para alguns jovens é a solução
Quem sabe algum dia
Viro ministra da Educação

Nenhum comentário: