3.6.09


Como escolher a cor ideal para seu cabelo
Com diferentes níveis do pigmento melanina, os cabelos naturais são basicamente das seguintes cores: loiros, castanhos, ruivos e pretos.


Entretanto, podem ser tingidos e adquirirem praticamente todos os tipos de cores.
O problema está justamente na hora de escolher a cor para pintar. Muitas vezes o tom até fica parecido com o que se imaginava, mas quando olhamos o cabelo todo percebemos que não ficou do jeito que estávamos imaginando.
Para tentar ajudá-la na hora de escolher a cor para pintar seu cabelo, segue algumas boas dicas:
Pele esverdeada (árabe) - evite o dourado (dá pouco contraste)
Pele amarela (oriental) - evite o acinzentado (deixa a cara lavada)
Pele negra - evite o louro (contrasta demais)
Pele branca - evite o acinzentado (envelhece)










Seis receitas caseiras fáceis e rápidas para cuidar de todos os tipos de pele

Algumas regrinhas básicas antes de começar a seção de beleza: use ingredientes frescos, limpos e na proporção indicada. Prepare as receitas em utensílios de louça ou vidro e em quantidade suficiente para uma única aplicação, e não substitua os ingredientes por conta própria.


Para cuidar da pele oleosa:
1 copo de iogurte desnatado, sem sabor
1 clara de ovo batida em ponto de neve
1 colher de sopa de sementes de erva-doce
folhas frescas de hortelã


Misture levemente as claras ao iogurte e acrescente as sementes de erva-doce. Aplique no rosto limpo uma camada espessa e homogênea, cubra com as folhas de hortelã e repouse por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Em seguida, retire a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugue a pele e complemente o tratamento aplicando uma boa quantidade de HIDRATANTE, específico para seu tipo de pele, sobre todo o rosto e pescoço.


Para cuidar da pele seca:
1 copo de iogurte integral, sem sabor
1 colher de sopa de óleo de amêndoas
1 colher de sopa de mel
folhas frescas de sálvia


Misture levemente o óleo de amêndoas e o mel ao iogurte. Aplique no rosto limpo, numa camada espessa e homogênea e cubra com as folhas de sálvia. Repouse 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Em seguida, retire a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugue a pele e complemente o tratamento aplicando uma boa quantidade de HIDRATANTE, específico para seu tipo de pele, sobre todo o rosto e pescoço.


Para cuidar da pele normal:
1 copo iogurte integral, sem sabor
1/4 xícara de chá de camomila concentrada (2 saquinhos / 1 xícara de água fervente)
1 colher de café de óleo de canola
folhas frescas de manjericão


Misture levemente o óleo de canola e o chá de camomila concentrado ao iogurte. Aplique no rosto limpo, numa camada espessa e homogênea, e cubra com as folhas de sálvia. Repouse por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retire a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugue a pele e complemente o tratamento aplicando uma boa quantidade de HIDRATANTE, específico para seu tipo de pele, sobre todo o rosto e pescoço


Para cuidar da pele com manchas:
1 copo de iogurte desnatado, sem sabor
1 colher de sopa de aveia em pó
1 colher de sopa de polpa de mamão papaia passada na peneira com folhas frescas de alecrim


Misture levemente a aveia em pó e a polpa de mamão papaia ao iogurte. Aplique no rosto limpo, formando uma camada espessa e homogênea e cubra com as folhas de alecrim. Repouse por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retire a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugúe a pele e complemente o tratamento aplicando uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele, sobre todo o rosto e pescoço.


Para amaciar a pele e tonificar tecidos:
1 colher de sopa de flores secas de lavanda
1 colher de flores secas de calêndula
4 colheres de sopa de fécula de batata


Coloque os ingredientes em um pano fino de algodão de 20 por 20 cm. Faça uma trouxinha e amarre com uma fita. Use durante o banho com leves batidas sobre o corpo.


Para retirar células mortas e preparar a pele para hidratação:
1 xícara de chá de glicerina
1 colher de sopa bem cheia de açúcar


Misture bem os dois ingredientes e massageie o corpo com movimentos circulares de baixo para cima. Após a massagem entre no banho.






10 dicas para uma pele perfeita

1- Fuja do banho com água muito quente, pois ela retira a camada de oleosidade da pele.
2- Não ultrapasse os 15 minutos embaixo do chuveiro. Quanto mais tempo você fica em contato com a água, mais ela remove o hidratante natural da pele, provocando o ressecamento.3- Use um sabonete de formulação suave e que proteja a pele. Prefira produtos que ofereçam ingredientes e emolientes, que ajudam a manter a integridade da camada de oleosidade. Ainda assim, limita-se a aplicar o produto apenas nas axilas, nas costas e nos pés.
4- Evite as buchas vegetais ou esponjas industrializadas durante o banho. Utilizadas diariamente, elas contribuem para retirar a oleosidade da pele. Só recorra a elas para higienizar axilas, costas e pés e, uma vez por semana, para fazer exfoliação.
5- Aplique uma loção ou creme hidratante diariamente logo após o banho. As formulações oferecem uma combinação de ingredientes emolientes e umectantes que ajudam a diminuir a evaporação de água pela pele e também a formar uma película protetora.
6- se, ao tomar banho, à noite, estiver com preguiça de passar hidratante, substitua-o pelo óleo de banho sem enxágüe.
7- Dê uma atenção especial às regiões mais ressecadas do corpo, como joelhos, cotovelos e pernas, aplicando mais loção hidratante, pois são áreas que sofrem especialmente com o atrito das roupas e ressecamento.
8- Procure ingerir pelo menos dois litros de água por dia, para hidratar o organismo. Como conseqüência, sua pele ficará mais bonita.
9- adote uma loção específica, de preferencia com protetor solar, para as mãos. Leve-a na bolsa ou deixe-a no trabalho. Aplique o produto várias vezes ao dia, porque as mãos ressecam muito ao ficarem expostas ao frio e à água.
10- seja fiel aos exercícios físicos, pois eles ativam a circulação, trazendo mais nutrientes para a pele e, de quebra, queimando calorias e compensando os excessos alimentares, tão comuns nos dias frios.









Sexta-feira
Por que as mulheres engordam mais do que os homens?
Segundo os médicos, ao contrário dos homens, elas têm mais gordura do que massa muscular. "Nelas, a gordura tende a se localizar mais nos quadris, culote e nádegas, conhecida como forma de pêra". Na ala masculina, fica retida na região abdominal, criando um corpo com formato de maçã", exemplifica. "O acúmulo nessa região está diretamente associado a doenças cardiovasculares, hipertensão, derrame, diabetes e infarto", explica Valéria Goulart. "No entanto, eles têm a seu favor a testosterona (hormônio sexual masculino) que aumenta a massa muscular e acelera o metabolismo. "Não podemos negar que há uma certa injustiça à fisiologia feminina porque, quanto maior é a quantidade de massa muscular, mais ágil é o processo metabólico. Por isso, os homens consomem mais energia do que as mulheres", declara Filippo Pedrinola.

E lá vem os hormônios

Ainda assim os especialistas acreditam que com determinação é possível reverter o problema. Só não pense que é tão fácil, poís há outros agravantes. Existe um hormônio cientificamente conhecido como leptina, que deveria ser benéfico para o emagrecimento, mas na maioria dos casos acaba atrapalhando. "Ele é produzido pelas células de gordura e age no sistema nervoso central (hipotálamo), tendo como função reduzir o apetite. Trocando em miúdos, é ele que sinaliza para o hipotálamo que é o momento de parar de comer. Ele avisa ao cérebro que controle a boca e aumente a velocidade, pois ali tem gordura excedente", explica Pedrinola. "Porém, depois de eliminá-la, os níveis de leptina caem e o centro do cérebro, responsável pela fome, diz: coma!", exemplifica Valéria. Mas não é tão simples assim, queimar e pronto. "Embora a leptina dê sinal de que é hora de aumentar a velocidade para jogar fora os excessos, existe uma força motora, chamada de UCP (proteína desaclopadora) que é mais lenta na mulher. E não dá conta de expulsar toda a gordura, que vai se juntando", garante Pedrinola.
Resistência à leptina

Valéria Goulart afirma que, quanto maior a quantidade de gordura no organismo, mais intenso é o nível de leptina circulante. "Esse achado leva a um paradoxo, já que o elevado grau dessa proteína deveria diminuir o apetite e aumentar a queima de gordura. O que possivelmente acontece é que as pessoas acima do peso apresentem resistência a esse hormônio", considera. Segundo a médica, uma pessoa que tem esse perfil precisaria de uma proporção maior de leptina para conter a fome. "Quando os níveis do hormônio diminuem, o cérebro reage economizando energia e sugerindo para comer, comer", assevera a especialista.
A seguir, veja como acelerar seu metabolismo

Acelera, metabolismo!
Segundo o endocrinologista Filippo Pedrinola, para acelerar o metabolismo, é necessário verificar antes se a termogênese (energia gasta durante e logo após a alimentação), forma
pela qual o corpo transforma o excesso de calorias em calor (em vez de gordura), está funcionando normalmente.

"Ela é controlada pelo sistema nervoso simpático, em um processo fisiológico normal.

Ou seja, se esta tal de termogênese funciona bem, a pessoa pode comer o quanto quiser, que o corpo vai produzir calor suficiente para eliminar. Porém, quando a termogênese não é ativada, as calorias consumidas ficam armazenadas sob forma de gordura", afirma.
Para Pedrinola, a melhor maneira de gastar essa energia sob a forma de calor, é através da atividade física. "Mas não apenas
o aeróbico, como caminhada, corrida e spinning. A musculação
é uma grande aliada, pois o fato
de aumentar a musculatura, também acelera o metabolismo (feminino e masculino), durante
e, principalmente, após os exercícios", explica. "O mais indicado é fazer o anaeróbico (musculação) primeiro, seguido
do aeróbico. É que o organismo utiliza a glicose e o glicogênio como combustível nos primeiros 30, 40 minutos da prática. A partir de então, passa a queimar o estoque de gordura. "

Nenhum comentário: