25.9.09



Como utilizar o Twitter de forma simples, divertida e produtiva!

Diz-se que o Twitter – uma das mais recentes formas de social media a apaixonar milhões em todo o mundo – não se explica, experimenta-se. Isto porque é uma ferramenta que pode ter muitos papéis diferentes, dependendo do utilizador. Por outro lado, tem a característica viciante e consumista de tempo que é comum a grande parte dos sites onde se socializa online. Este é um guia minimalista para ajudá-lo a utilizar o Twitter de forma simples, divertida e produtiva. Bons tweets!

Evite seguir muitos utilizadores. Há quem siga centenas ou até milhares de pessoas, o que significa que são atingidos por um rio de tweets que nunca mais acaba – mesmo que quisessem, é praticamente impossível estar a par de cada tweet. Em contrapartida, há quem siga uma dezena de pessoas ou menos… então qual será o interesse nisso? Ao seguir de perto os tweets de 10 pessoas ou menos, pode não retirar grande feedback dessa experiência… mas a verdade é que tudo depende das suas necessidades e objetivos pessoais. Se quer simplificar a utilização do Twitter, o ideal é limitar os seguidores a um máximo de 100 pessoas – pode sempre adicionar ou eliminar contatos à medida que descobre alguém interessante ou que verifica que os tweets desta ou daquela pessoa não contêm qualquer mais-valia.
Evite tweets em excesso. Algumas pessoas estão constantemente a tweetar, que é como quem diz, de 5 em 5 minutos, bombardeando os seus contatos com tweets constantes e contínuos que, para quem quer que esta seja uma experiência minimalista, esgota a paciência, distrai e contribui para a perda de tempo. É claro que a sua utilização do Twitter vai depender daquilo que pretende retirar da própria ferramenta, no entanto, é recomendado limitar os tweets a 10 por dia ou então apenas para quando tem alguma coisa realmente interessante para dizer ou perguntar.
Evite estar constantemente ligado ao Twitter. Alguns aficionados mantêm o Twitter sempre ativo, dia e noite, a toda a hora. Se funciona para eles, óptimo, mas se não quer que o Twitter se torne na sua maior distração, o melhor é mantê-lo fechado. Abra-o algumas vezes ao dia, em jeito de pausa, para ver o que se passa ou para comunicar algo pertinente. Limite cada utilização a apenas alguns minutos.
Aproveite para comunicar. O Twitter pode ser um excelente recurso para comunicar algo em particular, sendo por sinal muito mais rápido, eficaz e abrangente do que fazê-lo através dos métodos tradicionais como um e-mail, um post num blogue ou uma mensagem no Messenger.
Faça perguntas. Quando surgir uma dúvida, questão ou necessita de obter ideias ou sugestões rápidas, não há nada como tweetar essa pergunta para receber, de imediato, dezenas (ou até centenas) de respostas.
Elabore uma sondagem. Está a trabalhar num artigo, está dividido entre o assunto para o próximo postdo seu blogue, o que deve oferecer ao irmão no aniversário ou simplesmente quer ganhar uma aposta com os amigos? O Twitter é ainda ótimo para fazer questionários rápidos e abrangentes, com resultados igualmente velozes.
Restrinja-se a tweets interessantes. Se tem uma notícia fantástica para partilhar, força! Afinal de contas, é esse o objetivo do Twitter – comunicar mensagens curtas, rápidas e que aguçam a curiosidade, sendo esta uma das melhores formas de iniciar e manter grandes conversas. Se não tem, não faça questão de tweetar, só para tweetar. Ninguém vai reparar no seu silêncio, mas sim em tweets sem nexo e/ou que nada acrescentam à conversa em questão.
Junte-se às conversas… de vez em quando. Não tem qualquer obrigação, nem deve intrometer-se em todas as conversas que aparecem no seu Twitter – é assim que se perde muitas vezes tempo precioso. Por outro lado, uma das vertentes mais divertidas e práticas do Twitter é que pode entrar e sair das conversas sempre que quiser.
Inspire-se. O Twitter pode ser uma excelente fonte de inspiração e de informação, na medida em que muitos tweets revelam notícias de última hora, links interessantíssimos e outras curiosidades. Pode ser uma excelente forma de se manter a par de determinado assunto, de descobrir novos sites ou simplesmente fazer uma pausa, acompanhado de alguma boa leitura. No entanto, a quantidade de informação disponível pode ser avassaladora se tentar absorver tudo, por isso, em termos de leitura de tweets não há nada como um pouco de conta, peso e medida.
Aprenda a ser conciso. Uma das grandes novidades e atrações do Twitter enquanto social media é o seu limite de 140 caracteres, ou seja, pode dizer tudo aquilo que lhe vai na alma, mas apenas em mensagens de 140 caracteres. Ao ser obrigado a escolher as palavras certas e a editar, está a poupar tempo e a disciplinar-se com menos… sem perder o seu aspecto divertido. Claro que há quem faça batota, utilizando dois ou mais tweets para a mesma ideia, indo contra o espírito do Twitter e o objetivo da própria ferramenta. Limite-se ao essencial e cada tweet será, em si, algo simples e conciso.
Utilize-o como um diário. O Twitter é um excelente diário virtual onde um grupo de pessoas pode relatar os progressos com os seus planos de emagrecimento, de exercício físico, de conclusão de um projeto ou das suas viagens. O céu – e os 140 caracteres – são o limite!
Reduza o volume da sua caixa de correio. Se utiliza o Twitter regularmente, pode reduzir a quantidade de feeds que recebe diariamente por e-mail, isto porque a probabilidade de os seus sites e blogues favoritos estarem no Twitter a relembrar toda a gente que já publicaram um novo post é grande. Esta é uma excelente forma de tirar maior partido do Twitter, ao mesmo tempo que dá descanso ao e-mail.
Uma forma de recrutamento. O Twitter é uma excelente forma de procurar emprego, de procurar colaboradores ou qualquer outro serviço que possa precisar de contratar num determinado momento. Há sempre alguém que conhece alguém que conhece alguém, ou seja, quem quer que seja que necessita procurar, o Twitter deve poder dar uma mão.




Algumas dicas para começar a mudança de vida que você sempre quis:

*
Entenda que tudo o que acontece na sua vida é responsabilidade sua. Tudo. Assuma o papel de protagonista e não de vítima.
*
Sendo você o responsável por tudo, corte a reclamação de sua vida. Reclamar é a pior coisa que você pode fazer por você mesmo. Foque em encontrar soluções em vez de ficar simplesmente apontando problemas.
*
Pense positivo. Se você acha que alguma coisa dará certo ou que dará errado, das duas maneiras você está certo. Então é melhor pensar positivamente, fazer as coisas darem certo.
*
Compreenda de uma vez por todas que a alimentação torna você o que você é. Passe a se alimentar com critério, nutrindo-se corretamente e não apenas enchendo a pança.
*
Coloque na sua cabeça que exercícios físicos não são uma questão de opção e sim de obrigação. É impossível manter-se saudável ao longo dos anos sem praticá-los, então comece hoje mesmo, nem que seja com uma caminhada pelo quarteirão.
*
Aprenda a descansar corretamente. É durante o sono que nosso corpo se recompõe. Tenha noites de sono tranqüilas e sua vida melhorará sensivelmente.
*
Adquira o hábito da leitura. Os livros são a melhor fonte de conhecimento e você pode entrar em contato com as grandes mentes da humanidade simplesmente compreendendo-os.
*
Anote todas as pendências fora de sua cabeça. Nossa mente não é o melhor lugar para deixar nossas pendências memorizadas. Isso gera estresse e confusão mental. Tenha o hábito de anotar suas pendências (projetos, tarefas, delegações, sonhos, metas) em um papel, em um software ou em qualquer lugar físico fora de sua cabeça.
*
Organize suas finanças. Problemas com dinheiro é um dos maiores motivos de infelicidade da humanidade. Que outra razão nos levaria a ficar oito horas por dia, cinco dias por semana, fazendo algo de que não gostamos? Aprender a gastar menos do que ganha e a investir a diferença para adquirir independência financeira.
*
Faça uma coisa de cada vez. Tentar resolver tudo ao mesmo tempo só vai deixá-lo frustrado. Da sua lista de problemas e aspirações, escolha uma e comece a trabalhar nela. Quando já estiver caminhando bem, passe para outra. Isso pode ser aplicado em tudo na sua vida. Se você tem dois focos, então não tem nenhum.
*
Saiba o que você quer da vida. Identificar os problemas não basta. Além de saber o que você não quer, você precisa ter em mente o que quer da vida. Trace seu objetivo principal, defina-o em detalhes e corra atrás dos seus sonhos.
*
Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem a você mesmo. Essa é a regra de ouro para viver bem em sociedade e ser uma pessoa querida pelos demais. Note que não é para se limitar a não fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você. É para fazer pelos outros.

Por fim, não deixe nada para amanhã. Hoje à noite você pode ter um ataque cardíaco e morrer. Ou o lugar onde você mora pode ser atingido por um furacão, um tsunami, um terremoto, um ataque terrorista ou ser alvo de bandidos assassinos. O dia de amanhã não é uma certeza na sua vida, então é bom começar hoje. Sem desculpas, sem mais infelicidade. Apenas ouça aquela voz que sempre lhe diz a coisa certa a fazer.

Nenhum comentário: