9.9.09



Tem muitas garotas tomando a pílula do dia seguinte como se fosse um método anticoncepcional. E, pior, sem orientação médica. Elas nem sabem que, mal usada, a fórmula oferece riscos. Aceite nosso convite para um bate-bola que resolve todas as suas dúvidas.

“Namorava há três anos e sempre tomei anticoncepcional. Só que me esqueci da pílula duas vezes no último mês e acabei transando sem camisinha. Com medo de engravidar, usei a pílula do dia seguinte.”
Carol, 23 anos

Troquei a camisinha pela pílula do dia seguinte duas vezes. Na primeira, um ex-namorado insistiu para transarmos sem nada e eu cedi. Na hora, não me preocupei com a Aids ou outras doenças. Na segunda vez, um novo namorado me convenceu a transar sem camisinha. Mas percebi que isso poderia me prejudicar. Hoje, com namorado fixo, optei pela pílula. Sai bem mais barato e é bem menos estressante.”
Laura, 25 anos

“Fazia um mês que estava saindo com um surfista bonitão, que conheci num feriado. A noite foi mágica, a não ser por um detalhe: a camisinha estourou. Com medo de engravidar, tomei a pílula do dia seguinte.”
Ana, 26 anos

Das três garotas, Ana foi a única que usou a pílula do dia seguinte de acordo com a recomendação. “Administrada de maneira responsável, ela é um bom método para evitar uma gravidez indesejada”, diz a ginecologista e obstetra Andréa Campos, do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, ONG paulistana especializada em saúde da mulher. O contraceptivo de emergência, cujo princípio ativo é o levonorgestrel, tem indicações precisas. Serve para situações como quando o método preventivo que você escolheu falha, em casos de violência sexual ou estupro.

Mas tem muita mocinha merecendo um puxão de orelha por agir como Laura e Carol, que tomaram a pílula sem orientação médica e em substituição à camisinha. O alerta vem do Programa do Adolescente do Estado de São Paulo. Segundo pesquisa realizada pelo órgão, 33% das garotas que tomaram esses comprimidos não se preocuparam com nenhum método contraceptivo. A consultora de saúde Ana Fátima Galati, do Coletivo Feminista, acredita que a falta de informação começa dentro de casa. “Elas temem mostrar a pílula anticoncepcional para os pais e assumir que já iniciaram a vida sexual”, diz. Sem falar nas garotas que, como não estão com namorado fixo, não querem tomar hormônio todo dia e acham que é um bom negócio recorrer à pílula apenas quando rola a transa. Doce ilusão: dois comprimidos equivalem a meia cartela de um anticoncepcional de baixa dosagem. A seguir, acabe com todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Tire suas dúvidas sobre o contraceptivo de emergência
Como a pílula deve ser tomada?
Existem dois tipos. Um deles vem em dose única e o outro são dois comprimidos (um ingerido logo após a relação e outro após 12 horas). Seja qual for o tipo, deve ser usado no máximo 72 horas após a relação sexual. Quanto mais tempo demorar, menor será a eficácia.

A pílula funciona como um abortivo?
Não. Ela age antes que a gravidez ocorra. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozóide com o óvulo. Agora, se a fecundação já tiver ocorrido, irá provocar uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado. Caso o ovo já esteja implantado, ou seja, já tenha iniciado a gravidez, a pílula não tem efeito algum.

Preciso de receita médica para comprar a pílula?
Sim. Embora seja possível adquiri-la nas farmácias sem prescrição. No entanto, mesmo que você dispense a receita, procurar por orientação antes é indispensável. Só um ginecologista poderá dar certeza de que o medicamento é indicado para o seu caso.

Ela pode causar efeitos colaterais?
Sim. O mais freqüente deles é a alteração no ciclo menstrual e do tempo de ovulação. Em outras palavras, vai ficar impossível calcular seu período fértil e o dia da sua menstruação será um verdadeiro enigma. Além disso, dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos são sintomas comuns. No caso de vômito ou diarréia nas duas primeiras horas após a ingestão, a dose deve ser repetida. Quem tem organismo sensível a medicamento e está tomando a pílula com indicação médica deve pedir a indicação de um remédio contra enjôos para tomar ao mesmo tempo.

Existe contra-indicação?
A pílula é contraindicada para quem sofre de alguma doença hematológica (do sangue), vascular, é hipertensa ou obesa mórbida. Isso porque a grande quantidade de hormônio pode provocar pequenos coágulos no sangue que obstruem os vasos.

Se eu tomar repetidas vezes, ela perde o efeito?
Ela não perde o efeito, mas o risco de você engravidar aumenta. Normalmente, ele já é de 15% se você tomar depois de 24 horas de transar, contra uma média de 0,1% da pílula anticoncepcional comum. Se tomá-la repetidas vezes, crescem as chances de falha.

Posso trocar a camisinha pela pílula?
Nem pense nisso. A pílula deve ser tomada apenas quando o método contraceptivo escolhido falha. Além de apresentar efeitos colaterais muito mais severos que a pílula comum, e ser bem mais cara, o contraceptivo de emergência não a protege das doenças sexualmente transmissíveis. Contra elas, só mesmo a boa e conhecida camisinha.

A pílula do dia seguinte é também um método contraceptivo?
Não. Como o próprio nome diz, ela deve ser usada em casos excepcionais e não como um anticoncepcional de rotina, como muitas mulheres estão fazendo. A dose alta de hormônio do medicamento, cerca de 20% a mais do que o existente em uma drágea de anticoncepcional, aumenta o risco de efeitos colaterais.

Mesmo tomando essa pílula é possível engravidar?
Sim. Como todo método, há risco de falha. Como já foi dito, quanto mais cedo a pílula for tomada, maior a sua eficácia.

O uso pode afetar o aparelho reprodutor?
Pode. A curto prazo causa uma verdadeira revolução na produção hormonal da mulher. Já, a longo prazo, depende da quantidade de vezes que a pílula do dia seguinte foi usada. Quanto mais, maiores os riscos. Caso ocorra a gestação ectópica, a mulher poderá perder uma trompa e isso dificultará uma futura gestação.

Ao utilizá-la, estarei protegida até a chegada da menstruação?
Não. Terá se protegido somente da relação que aconteceu antes de ter tomado a pílula. Você precisa adotar um método contraceptivo eficiente para ser usado no dia-a-dia.

com informações de boaforma.abril | reportagem Monique dos Anjos e Mariliz Jorge| foto Gal Oppido



OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Deve se ter muita cautela ao utilizar a Pílula do dia seguinte. Com altas doses de hormônios concentrados esse método contraceptivo só é recomendado em situações não planejadas, como rompimento da camisinha, violência sexual ou estupro. O medicamento deve ser administrado com responsabilidade.

A pílula do dia seguinte, ou contraceptivo de emergência, cujo princípio ativo é o levonorgestrel, tem indicações precisas e não deve ser utilizada como substituto de outras métodos como a pílula anticoncepcional já que dois comprimidos equivalem a meia cartela de um anticoncepcional de baixa dosagem.

A outra questão fundamental no uso da pílula do dia seguinte: Caso a fecundação ainda não tenha ocorrido o princípio ativo irá impedir e/ou dificultar ao máximo que o espermatozóide se encontre com o óvulo. Caso contrário ele irá causar uma descamação do útero e impedir que o óvulo fecundado se implante. Mas caso o óvulo já tenha se implantado não há o que fazer, você será mamãe.

Use a pílula do dia seguinte com parcimônia e de preferência com recomendação médica. Não se esqueça de usar a camisinha e lembre-se do que vovó já dizia: é melhor prevenir do que remediar. (fonte: Gestantes.net)



REFORÇANDO (ENTENDA COMO FUNCIONA A PÍLULA DO DIA SEGUINTE)

1. A função da pílula do dia seguinte é impedir a fecundação, dificultando o encontro do espermatozóide com o óvulo. Então: os comprimidos liberam hormônios sintéticos na corrente sangüínea, que diminuem no organismo o nível do hormônio folículo estimulante, o FSH. Ele é responsável, entre outras coisas, pelos movimentos da trompa que liberam o óvulo e o empurram em direção ao útero. Sem FSH, a trompa sossega, o óvulo estaciona e dificulta e muito o encontro do óvulo com espermatozóide.

2. Para garantir o serviço, a pílula age também na mucosa que reveste o útero, chamada endométrio. Os hormônios provocam uma descamação nessa mucosa, o que impede que o óvulo fecundado “grude” nas paredes do útero. Tecnicamente, é só depois da fixação que ocorre a gravidez é por isso que muitos especialistas garantem que a pílula não é considerada abortiva, e sim preventiva.





Um estudo divulgado no “Jama” (revista da Associação Médica Americana) aponta relação entre o consumo de carne vermelha e carnes processadas e maior número de mortes por câncer e problemas cardiovasculares. A pesquisa, uma das maiores já realizadas, analisou dados de 500 mil norte-americanos de 50 a 71 anos de idade.


Em dez anos de acompanhamento, morreram 47.976 homens e 23.276 mulheres. Para os pesquisadores, 11% das mortes em homens e 16% das mortes em mulheres poderiam ser adiadas se houvesse redução do consumo de carne vermelha para 9 g do produto a cada 1.000 calorias ingeridas -o grupo que mais ingeriu carne vermelha (68 g a cada 1.000 calorias) foi o que apresentou maior incidência de morte.

No caso das doenças cardiovasculares, a diminuição dos riscos chegaria a 21% nas mulheres se houvesse redução. “A carne processada tem mais sal e gordura saturada, o que aumenta chances de doenças cardiovasculares”, diz Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do Hospital do Coração.

Para o cardiologista Marcos Knobel, coordenador da unidade coronária do hospital Albert Einstein, além da gordura da carne, o problema é o preparo e os outros alimentos que são somados à refeição. “Se a pessoa come um bife à milanesa ou um bife com ovo frito, já estourou de longe a cota de colesterol.”

Além disso, ele alerta para os condimentos. “O sal aumenta o risco de hipertensão arterial sistêmica. Se a carne for processada, é pior porque, além do sódio, geralmente tem óleos para a conservação.”

Câncer
Os riscos de câncer estão principalmente relacionados à forma de preparação de qualquer tipo de carne. Sabe-se que, durante o cozimento em altas temperaturas, são formadas aminas heterocíclicas, substâncias reconhecidamente cancerígenas. As maiores temperaturas são atingidas ao grelhar na chapa e fritar com pouco óleo o alimento. Por esse motivo, indica-se a preparação no forno ou em um cozido.

O churrasco também traz perigo. Durante a preparação, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias também cancerígenas. “A associação é feita principalmente com as carnes vermelhas, porque elas são preparadas mais frequentemente em churrasco ou na chapa”, afirma Fábio Gomes, nutricionista do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Segundo o cirurgião oncológico Benedito Mauro Rossi, do Hospital A.C. Camargo, a relação entre consumo de carne e câncer está muito estabelecida, inclusive no Brasil. A distribuição geográfica do câncer do intestino, por exemplo, mostra que no Amapá, a incidência do tumor é de 1,51 caso por 100 mil habitantes, enquanto no Rio Grande do Sul, a terra do churrasco, a incidência é de 28,5 por 100 mil habitantes.

Outro mecanismo desencadeante de câncer seria o excesso de ferro no organismo, ocasionado pelo alto consumo de carne vermelha, importante fonte do mineral. Muito ferro pode causar danos oxidativos e agredir as células do intestino grosso, o que leva ao câncer.

Já as carnes processadas, como linguiças, charque e hambúrgueres, são conservadas com nitritos e nitratos, substâncias, que, no estômago, são transformadas em nitrosaminas, que aumentam as chances de ocorrer um câncer no estômago e no intestino. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que a ingestão de carne (excluindo frango e peixe) não ultrapasse os 300 g por semana.

Como a carne vermelha é boa fonte de ferro, é indicado aumentar o consumo de vegetais folhosos verde-escuros, também ricos no mineral.









Se você tem roupas no armário que nunca usou, não sabe porque comprou e não tem nada que combine com elas… é bem provável que antes de sair ás compras você não faça uma lista de peças que estão em falta no seu closet e as que podem combinar com as restantes. Ai, quando se depara com aquela mega liquidação, se empolga com as etiquetas vermelhas e acaba levando peças desnecessárias e sem muita utilidade.

Acredite… perder alguns minutinhos olhando as gavetas e cabides podem fazer uma grande diferença na hora de comprar e renovar o visual.
Pra facilitar a vida das nossas leitoras, preparamos uma lista com peças chaves para tornar as compras mais objetivas e inteligentes e levar uma infinidade de combinações para o nosso grande aliado guarda-roupa.

• Camisa branca com a manga longa.
• Camisetas justinhas de manga curta em cores básicas como a branca, marfim, cinza, preta, marinho e vermelha.
• Blazer de sarja cáqui ou verde militar.
• Blazer preto.
• Calça jeans boca reta denin ou black(preto)
• Pantalona ou uma calça social preta.
• Jaqueta jeans
• Vestido simples básico, sem detalhes na cor preta.
• Saia simples preta na modelagem que veste melhor no seu corpo.
• Bermuda em alfaiataria preta ou cáqui.
• Rasteirinha cor neutra.
• Sandália informal (Anabela, plataforma, gladiadora) cor neutra
• Sandália social preta ou cru.
• Scarpin bico fino salto médio ou alto preto.
• Bota bico fino salto médio ou alto preta.
•Muitos acessórios em diversos tamanhos e cores.







Os distúrbios menstruais são problemas que freqüentemente preocupam as mulheres. O sangramento uterino anormal, ou excessivo, é uma de suas formas, que pode ocorrer por aumento da quantidade, freqüência ou duração do ciclo menstrual. São várias as causas que podem levar ao sangramento uterino anormal, e essas devem ser diagnosticadas para a realização de um tratamento eficaz.


Desde a puberdade até a menopausa, a menstruação faz parte da agenda fisiológica da mulher. O sangramento uterino mensal representa o desfecho de um ciclo, cujo objetivo é assegurar a reprodução da espécie.


A cada mês, sob a influência de diversos hormônios, um óvulo é exposto para ser fecundado e, simultaneamente, o interior do útero é preparado para receber, abrigar e nutrir o futuro embrião. Não havendo fecundação (gravidez), todo esse preparativo é desfeito e ocorre a descamação do endométrio, originando a menstruação e inicia-se um novo ciclo.


Dentre os distúrbios menstruais mais freqüentes encontra-se o sangramento uterino anormal, uma queixa comum nos consultórios de ginecologia, acometendo mulheres de todas as faixas etárias, desde a adolescência até a perimenopausa.

O sangramento uterino anormal é uma alteração do padrão menstrual normal, é um sintoma e não um diagnóstico, por isso, o estabelecimento de sua causa específica permitirá o tratamento adequado.





Os padrões normais do ciclo menstrual quanto à quantidade, duração e freqüência são:

• Quantidade: perda sanguínea em torno de 40 ml (25 a 70 ml).
• Duração do fluxo: 2 a 7 dias.
• Freqüência dos fluxos: entre 21 a 35 dias.





Sangramento uterino anormal é aquele que apresenta uma alteração em um ou mais desses três parâmetros, ou seja, um sangramento excessivo em duração, freqüência ou quantidade. Com relação a este último parâmetro, não existe uma maneira prática e objetiva capaz de medir a quantidade de sangue eliminado, porém, se o sangue menstrual forma coágulos, provavelmente a perda é maior que o normal e quanto mais coágulos maior a perda.

Os padrões anormais de sangramento são:

• Polimenorréia: freqüência igual ou menor a 21 dias.
• Oligomenorréia: freqüência igual ou maior que 35 dias
• Hipomenorréia: fluxo escasso
• Menorragia/hipermenorréia: volume superior a 80 ml ou sangramento superior a 7 dias com intervalos regulares.
• Metrorragia: sangramento com intervalos irregulares, mas freqüentes, com volume e duração variáveis.
• Menometrorragia: sangramento prolongado ocorrendo a intervalos irregulares.
• Sangramento intermenstrual: sangramento entre ciclos regulares.

Mas mais significativo que ter um sangramento fora dos padrões normais, é a mudança no padrão próprio de cada mulher, pois usualmente a mulher apresenta um mesmo padrão menstrual durante toda a vida reprodutiva.





O tratamento irá variar com o tipo e a causa do sangramento uterino anormal. Nos casos em que uma doença orgânica é a causa do distúrbio menstrual, essa deverá ser tratada de modo específico.

O objetivo principal, no sangramento uterino disfuncional, é restaurar o controle natural hormonal sobre o tecido endometrial. Na grande maioria dos casos o tratamento conservador hormonal é suficiente. O tratamento cirúrgico é a segunda opção, em caso de falha ou progressão do sangramento uterino disfuncional.

No sangramento uterino disfuncional ovulatório a paciente necessita apenas de esclarecimento. Se, entretanto, os ciclos forem muito curtos, a ponto de incomodar a mulher, ou a perda sangüínea for abundante ou prolongada, justifica-se um tratamento hormonal. Nestas eventualidades, uma simples complementação com um progestogênio na segunda metade do ciclo, um esquema cíclico de estrogênio e progestogênio, ou um anticoncepcional oral resolverão o problema.


Veja alguns problemas de saúde que podem causar irregularidades na menstruação:

Amenorréia

Amenorréia significa ausência de menstruação por pelo menos três ciclos consecutivos. Geralmente é dividida em duas categorias: primária (onde a menina sequer começou a menstruar) e secundária (onde a menstruação, anteriormente regular, se torna atrasada ou simplesmente desaparece). Procure seu médico se apresentar ausência de menstruação, para saber as possíveis causas.

Dismenorréia
Também conhecida como cólica menstrual, é uma dor pélvica que ocorre antes ou durante o período menstrual, que afeta cerca de 50% das mulheres em idade fértil. Pode ser primária ou secundária, dependendo da existência ou não de alterações estruturais do aparelho reprodutivo.

A dismenorréia primária é aquela que ocorre sem que haja lesões nos órgãos pélvicos. Geralmente, ocorre nos ciclos menstruais normais e logo após as primeiras menstruações na adolescência, podendo cessar ou reduzir significativamente quando a mulher atinge a faixa dos 20 e poucos anos. Em alguns casos isso só ocorre após a gravidez. É causada pelo aumento da produção de prostaglandinas pelo útero, que provocam contrações uterinas dolorosas.
A dismenorréia secundária está relacionada a alterações do sistema reprodutivo, que podem ser endometriose, miomas uterinos,infecção, anormalidades na anatomia do útero ou da vagina de origem congênita. Outra causa da dismenorréia secundária é o uso dedispositivo intra-uterino (DIU) como método anticoncepcional. Geralmente começam a surgir dois anos depois da menarca.
Oligomenorréia
É o nome dado a mesntruação irregular ou com com freqüência anormal. Não é uma doença, mas o indício que de que algo pode estar errado com sua saúde. É fundamental ir ao médico para se certificar de que está tudo bem.

Fibrose uterina

São tumores benignos formados por tecido muscular e conjuntivo que se desenvolvem dentro da parede uterina ou estão ligados a ela, o tumor fibróide pode ser microscópico, mas também pode crescer e encher a cavidade uterina, pesando diversos quilos. A fibrose uterina é o mais comum dos tumores pélvicos, e pode estar presente em 15 a 20% das mulheres em idade fértil, e em 30 a 40% das mulheres com mais de 30 anos. A ocorrência de fibros e é 3 a 9 vezes mais freqüente em mulheres negras que em brancas. Medicamentos podem geralmente aliviar muitos dos sintomas da fibrose uterina, como a dor, e podem até diminuir ou parar seu crescimento. Há vários tipos de cirurgias para remover a fibrose uterina.

Endometriose
É uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação. Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade.As dores podem ocorrer antes ou durante o período mestrual. Ela surge de repente, trazendo transtorno fisico,pisquiquico e social para a paciente







Você sabia que muitos sons podem prejudicar a sua audição? Como o barulho de aviões, de máquinas industriais e de música muito alta. Quando exposta a sons intensos, mesmo por pouco tempo, a pessoa pode sentir uma leve surdez passageira, mas a audição volta ao normal aos poucos, ao se retirar do ambiente barulhento. Sons excessivamente altos podem levar a perda permamente da audição. Pois conforme o tempo passa ele pode sofrer alguns probleminhas, por ser uma membrana bem fina e sensivel.

O tímpano pode ser chamado de caixa timpânica, pois possui quatro “janelas” que são bem frágeis e vibram ao ouvir sons.

Quem trabalha em atividades barulhentas, como um operador de britadeira, corre riscos de saúde se não se precaver contra o barulho contínuo.

Ouvir música alto é bem mais emocionante, porém lembre-se das consequências que trará ao seu tímpano. Não há a necessidade de ouvir em um volume muito elevado, ouça suas músicas em um volume que seja o bastante para seu divertimento, e que não faça mal ao seus ouvidos.

O bombardeio constante dos ouvidos com música em volume alto em discotecas e shows de rock pode causar perda de audição. Até os grupos modernos menos barulhentos atingem níves de som perigosamente altos. O nível de som numa discoteca médica chega a 120 dB - o mesmo de um avião a jato. Quem tem maior probablilidade de sofrer danos na audição são os próprios responsáveis pelos shows, pois são obrigados a ouvir música alta noite após noite. Ouvir música alta por muito tempo também pode danificar os ouvidos. Esse é um problema facilmente evitável.



CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Barulho no trabalho

O trabalho em fábricas e indústrias muito barulhentas prejudica a audição de muita gente. O barulho alto danifica a cóclea no ouvido interno. Não é só a quantidade de barulho que conta, mas também quanto tempo a pessoa fica exposta a ele. Existem leis que estabelecem o nível, 85 dB, acima do qual o barulho se torna perigoso.

Se o barulho ultrapassar esse limite, o empregador deve fornecer tampões ou protetores de ouvido. Cade aos fiscais de segurança verificar se esses protetores estão disponíveis e sendo corretamente usados.

Na água

Uma pessoa com tímpanos perfurados ou com drenos nos tímpanos deve evitar a entrada de água no ouvido. Se a água atingir o ouvido médio, ela pode causar infecções ou danos ao ouvido. O uso de toucas de banho evita que a água entre nos ouvidos, principalmente se a pessoa mantiver a cabeça fora d´ água. Existe uma massa de silicone que se coloca no interior do ouvido e funciona como um isolante à prova d´água. Usada em conjunto com a touca de banho, garante boa proteção contra infecções de ouvido.

PRIMEIROS SOCORROS

Nunca tente empurrar ou enfiar algo nos ouvidos para limpá-los. Isso pode comprimir a cera e torná-la dura, impedindo-a de sair normalmente. A função dela é justamente juntar a sujeira e levá-la para fora do ouvido. Se você deixar seus ouvidos em paz, eles se limpam sozinhos. Há também o risco de se danificar o tímpano ou causar sérios problemas de audição ao se enfiar alguma coisa no ouvido.

Limpeza

Geralmente, não há necessidade de se limpar os ouvidos com cotonetes. Os pêlos e a cera no canal auditivo fazem esse trabalho por você.

Perfurações Timpânicas
A membrana do tímpano é um dos responsáveis pela captação e transmissão do som para a orelha interna. Infecções ou traumas podem perfurá-la e prejudicar a audição. Pequenas cirurgias recuperam o tímpano.

Corpos estranhos

Muitas vezes as crianças colocam objetos dentro da orelha e não falam nada, estes objetos estranhos podem causar infecções. Se um objeto ficar preso no canal auditivo, incline a cabeça para ele cair e procure orientação médica.

Natação

Se você tiver algum problema de ouvido, use uma touca de banho e dois protetores auriculares quando for nadar.

Dores de ouvido

Se sentir dor de ouvido, procure tratamento médico o mais cedo possível. Dor de ouvido é sinal de que algo está errado com ele e pode esconder uma infecção no ouvido médio. Essas infecções levam a complicações mais graves porque podem se espalhar para outras partes do corpo. Por isso, quanto mais cedo fizer o tratamento, mais tranqüilos ficarão você e sua família. Qualquer problema de ouvido, procure o mais rápido possível um médico para examiná-lo.



TESTE SUA AUDIÇÃO
Se você suspeita de alguém próximo ou parente que tenha dificuldades ao ouvir, faça este pequeno teste com ele para determinar se tem alguma perda auditiva. Lembramos que é apenas um questionário , sendo necessário fazer um exame clínico para determinar realmente a perda auditiva do paciente.

Responda Sim ou Não

. Durante uma conversação você perde alguma palavra?


Sim

Não
. Você foi exposto a ruído excessivo em seu trabalho?


Sim

Não
. É comum durante uma conversação, você pedir para a pessoa repetir o que ela disse?


Sim

Não
. Seus amigos ou familiares, reclamam sobre sua audição?


Sim

Não
. Tem dificuldade em entender conversas ao telefone?


Sim

Não
. Ouve rádio ou TV em um volume alto de forma que as outras pessoas reclamem?


Sim

Não
. Evita convivio social, ir ao cinema, teatro, restaurantes e festas por dificuldade em ouvir o que as pessoas estão falando?


Sim

Não
. Tem dificuldade em entender as pessoas, na discriminação das palavras, quando estas falam em grupos ou ambientes barulhentos?


Sim

Não

Resultado:
Se você respondeu sim a quatro perguntas ou mais procure orientação médica a fim de fazer um exame mais minucioso com um profissional responsável.












Todo mundo tem ou já teve aquela amiga divertida, inteligente e até boa companhia na maioria das vezes, mas que ficou popular no grupo pelo jeitão grosseiro e pelas gafes que comete. No começo, a mania inconveniente que ela tem de, por exemplo, soltar um palavrão no meio de uma conversa séria pode até arrancar boas risadas da turma. Mas se as situações se repetem e só a presença dela já te deixa envergonhada, é hora de tomar uma atitude.

Ocorre que chamar a atenção de alguém pela falta de educação e bom senso nunca é uma tarefa agradável e costuma ser adiada. Ninguém sabe exatamente como agir nessa situação “saia justa”, para que o recado seja dado à amiga sem noção, de forma que ela não se ofenda.

Quanto mais amigas vocês forem, aliás, pior. Por isso, para ajudá-la a ter coragem de melhorar a imagem da sua amiga, sem correr o risco de esfriar a relação, pedimos a opinião das consultoras de etiqueta Sofia Rossi e Ligia Marques. Listamos alguns perfis de mulheres inconvenientes e perguntamos às especialistas qual a melhor forma de impedi-las de provocar novos contrangimentos. Confira:

A amiga que aparece sem avisar ou ser convidada
Passa das 10 horas da noite, você está pronta para dormir, porque tem que levantar cedo no dia seguinte, e toca a campainha. Ou então você organiza uma reunião de amigos do colégio e sua amiga da faculdade resolve aparecer, mesmo sem ser convidada. O que fazer?

As consultoras são unânimes em dizer que você não é obrigada a receber uma visita inesperada. Mas sugerem que, especialmente no caso de uma festa, o ideal é deixar a visitante à vontade. Faça ela entrar e sirva uma bebida. Na hora em que sua amiga for embora, porém, seja sincera e diga que você prefere ser avisada da próxima vez. “É o seu direito solicitar que a pessoa tenha um pouco mais de bom senso e educação”, explica Ligia.

Sofia acredita que, se precisar, pode falar sem rodeios e claramente que a amiga foi inconveniente. “Não invente desculpas para não cair em contradição depois”, alerta. “Ela até pode não gostar do que vai ouvir, mas você não tem obrigação de receber ninguém quando não quer ou não está preparada para isso.”

A colega de apartamento que é folgada
É muito difícil dividir as contas com alguém que não tem senso de responsabilidade ou, pior, que não sabe respeitar o espaço do outro. Por isso, antes de dividir o mesmo teto com alguém, procure saber quais são as suas manias e hábitos e, principalmente, e, juntos, estabeleçam regras.

Sofia enumera alguns itens a serem discutidos: “quem paga o quê, quem faz compras, quem cozinha, quem limpa a casa, se animais de estimação são permitidos ou não, em que volume escutar uma música, qual o tempo máximo no banho, qual o dia de receber a visita do namorado, entre outros. Tudo deve ser discutido e acertado antes”.

Mas se mesmo assim ela desobedece as regras e não contribui com as compras ou as contas da casa ou deixa as roupas jogadas no chão, o melhor mesmo é dar uma bronca sincera. Ligia propõe que a amiga incomodada chame a colega para conversar e diga que isso é necessário para evitar que a convivência prejudique a amizade. De acordo com a especialista, as duas podem revelar as atitudes de uma e de outra que mais incomodam e chegar a um consenso.

Ela fala palavrão e arrota na mesa
Uma vez ou outra, dependendo do contexto, pode até passar. Mas, quando palavrões e arrotos fazem parte do comportamento natural da sua colega, é hora de terem uma conversa. Mostre-se incomodada com essas atitudes e, se precisar, diga que esse comportamento não é bem aceito por ninguém e que ela está prejudicando a própria imagem.

Ligia ressalta que muitas palavras que antes eram consideradas palavrão hoje “estão na boca de todos sem causar tanto horror”. Contudo, o exagero deve ser evitado.

Mas atenção: se o arroto saiu sem querer, finja que não percebeu.

Ela gosta de falar da vida íntima sem pudores
Dividir algumas intimidades não faz mal a ninguém. É gostoso conversar com as amigas sobre o namorado, os paqueras, rir e chorar. Mas tudo tem limite, e alguns detalhes não interessam a ninguém - mesmo que tenha gente disposta a contar.

Ligia sugere, no meio das confidências sexuais de uma amiga mais empolgada, um aviso para mudarem de assunto, sempre em tom de brincadeira. Algo do tipo: “vamos pular os detalhes? Todos agradecem”. Você dá o recado, sem parecer chata.

Amiga que te deixa sozinha na balada para paquerar
Você agenda uma noite para dançar, beber e rir com as amigas. No final, devido a imprevistos, acaba indo apenas você e mais uma amiga. Mas tudo bem, o importante é a companhia e a diversão. Só que dez minutos depois de entrarem na casa noturna, você olha para o lado e não acha mais a sua companheira, que está do outro lado da pista flertando com um rapaz. E agora?

Algumas pessoas não se importam com esse comportamento, mas, se você é uma das que acham a atitude absurda, a dica é tentar curtir a festa sozinha ou voltar para casa se não estiver à vontade. No dia seguinte, diga que não gostou de ser deixada de lado e que, provavelmente, nunca mais sairão só as duas.

Aquela que pega roupa emprestada sem pedir
É comum ter uma amiga que é do seu tamanho, coincidentemente tem o mesmo gosto que você para roupas e, adivinhe, foi convidada para uma festa ideal para estrear aquele casaco novo que você comprou. Emprestar roupa uma vez ou outra para uma amiga não é o problema. A “saia-justa” ocorre quando ela começa a pegar suas roupas sem pedir ou simplesmente não as devolve mais?

A ordem, então, é cobrar, educadamente. “Você já usou aquele vestido que te emprestei no mês passado? Será que poderia me devolver, porque eu gostaria de emprestá-lo a uma outra amiga?”, sugere Ligia.

Para Sofia, é uma questão de respeito ao próximo e é preciso falar na hora. Lembrando sempre que, ao devolver algo emprestado, temos que devolver no estado em que pegamos. “Quebrou, rasgou, arranhou? Compre outro e peça desculpas a quem lhe emprestou”, acrescenta.

A muy amiga que dá em cima do seu namorado
Pode ser algo que ela comentou com você, ou que ele te contou, ou algo que os outros estão fofocando ou, pior, algo que você mesma viu e ouviu. Não importa qual seja o caso, o importante é checar essa história e procurar saber o que exatamente ocorreu.

Sofia indica analisar a situação e ouvir o que o namorado e a amiga têm a dizer. Uma dica é conversar com ambos, mas separadamente. Se foi ela quem se insinuou, chame-a em um canto e diga que a situação não agradou. Aceite as suas desculpas, mas fique esperta.

A consultora Ligia acredita que não dá para pegar leve num caso como esse, mas recomenda manter a calma e a classe. “Afaste-se da garota o quanto antes e diga que esse tipo de investida a faz parecer bastante vulgar.”

Sempre liga no pior horário
Pessoas com quem temos intimidade sentem-se à vontade para ligar dia ou noite, em qualquer horário. Tudo bem, até damos essa brecha para alguns amigos mais íntimos, mas nem todos são bem-vindos ao telefone em horários inconvenientes. “Antes das 9h da manhã e depois das 10h da noite é nosso horário de silêncio”, diz Sofia.

Ligia oferece uma solução simples para o problema. “Diga que está um pouco ocupada e indique o melhor horário para ela te retornar.” Sofia também dá alguns conselhos para você mesma não cometer esse tipo de gafe. “Pergunte se a pessoa pode te atender no momento. Se a pessoa confirmar que estava dormindo quando você ligou, não continue o papo: peça desculpas e ligue mais tarde.”









Conheça seus direitos - Direito de Família - Casamento



Quem pode casar

Para se casar é preciso que ambas pessoas tenham no mínimo 18 anos de idade, que tenham sido emancipadas, ou que tenham uma autorização dos responsáveis. O procedimento legal é feito em um cartório e precisa da presença de duas testemunhas maiores de 21 anos.
Documentos necessários para todos

- carteira de Identidade
- certidão de Nascimento (somente dos noivos)
- cópia autenticada da Certidão de Casamento, com averbação do divórcio (no caso de uma das pessoas já ter se divorciado)
- cópia autenticada da Certidão de Casamento e da certidão de óbito do ex-cônjuge (no caso de uma das pessoas ser viúva)
- certidão consular ou Certidão de Nascimento original com carimbo da embaixada brasileira, feita por tradutor público juramentado e registrada em Cartório de Títulos e Documentos (no caso de um dos noivos ser estrangeiro)
- autorização do pai e da mãe (se os noivos forem menores de 18 anos). Se tiverem menos de 16 anos, o casamento só será autorizado mediante autorização judicial, obtida junto à Vara da Infância e da Juventude do Fórum da Comarca onde residem
- declaração de duas testemunhas que atestem conhecer os noivos e que ambos não possuem impedimento
- declaração do estado civil, do domicílio e da residência atual
- certidão de sentença declaratória de nulidade ou de anulação de casamento, transitada em julgado

A habilitação para o casamento, o registro e a primeira certidão de casamento serão isentos de selos, emolumentos e custos para as pessoas que declararem pobreza.

Formas de casar

Os noivos podem escolher livremente o local de realização de casamento civil (cartório ou fora dele). No entanto, é preciso que compareçam no Cartório mais próximo e dêem entrada no processo de habilitação ao casamento civil. Tal habilitação fica pronta entre 20 e 30 dias e com ela os noivos poderão agendar a data da cerimônia no cartório de suas preferências.

- Casamento em cartório: é o realizado na sala de audiência ou local previamente determinado pelo Cartório dentro de suas dependências. Estão presentes o Juiz de Casamento, o Escrevente Autorizado, os noivos e duas ou mais testemunhas (padrinhos).
- Casamento em Diligência: é o celebrado fora das dependências do cartório com o consentimento do Juiz. O procedimento é igual ao de um casamento em cartório.
- Casamento Religioso com efeito civil: é aquele celebrado fora das dependências do cartório e presidido não pelo Juiz, mas por uma autoridade religiosa (padre, rabino, etc). A diferença é que após o término da cerimônia os noivos não recebem a Certidão de Casamento, mas sim um Termo de Casamento, que precisa ser levado ao cartório em um prazo de 30 dias para registrar o casamento. Em caso contrário, o casamento é considerado nulo, e os noivos permanecem solteiros.
- Casamento por Procuração: na impossibilidade de comparecimento de um dos noivos no local e na data de realização da cerimônia do casamento civil, o mesmo poderá ser celebrado mediante a presença de procuradores estabelecidos pelos noivos por procuração pública feita em cartório.







Estamos acostumadas à idéia de que os homens são insensíveis, egoístas e não se importam com nossos sentimentos. Na verdade, muitas coisas que imaginamos não são tão verdadeiras assim. São rótulos que foram colocados ao longo dos anos pela sociedade.

No início de tudo, eles eram os únicos responsáveis pela manutenção do lar, da família e da paz na sociedade.


Nosso papel se resumia a cuidar de casa. Hoje em dia, as mulheres têm um papel muito mais atuante na sociedade, com uma independência financeira, sexual e uma atitude muito menos submissa. Todas essas alterações aconteceram mais rápidas do que os homens tiveram capacidade de compreender.Até hoje, muitos homens têm dificuldade em aceitar o fato de a sua parceira ganhar mais ou ter um desempenho profissional melhor que o seu. Outros, a pesar de terem buscado isso, não se sentem confortável com a independência que as mulheres demonstram ter com relação a eles. A pressão sobre suas atitudes é maior e mais questionável.

Vamos tentar esclarecer alguns pensamentos sobre os homens:



Sexo

Sim eles pensam muito em sexo, desejam as mulheres e sentem muito mais tesão com o visual do que nós, que somos mais eróticas e românticas. Por outro lado, eles pensam em sexo como um peso, porque são responsáveis pela satisfação total das mulheres e o medo de broxar os acompanha frequentemente. Isso porque, hoje a maioria das mulheres já teve experiências sexuais, sabem comparar e querem ter satisfação.Com relação a preliminares, eles realmente acham menos necessário que as mulheres, porque seu prazer está na penetração. A boa notícia é que eles sentem necessidade de satisfazer a mulher e para isso muitos sabem da importância das preliminares, beijos e toques. Se o seu parceiro anda esquecendo essa etapa, lembre-o de maneira carinhosa.





Amor

Homens sofrem por amor. Choram e sentem tristeza quando levam um fora de uma mulher que amam. A grande diferença está na forma do sofrimento. Nós mulheres choramos em público, nos descabelamos por telefone com todas as amigas, não conseguimos trabalhar e parece que a vida acabou. Eles, mais uma vez, foram educados com o passar dos anos para serem fortes e que chorar e sofrer são sinônimos de fraqueza. Eles não ligam para os amigos chorando, falam com pesar do que aconteceu; não deixam isso interferir no trabalho, mas por dentro estão arrasados e trocam muitos bares com amigos por noites de reclusão em casa.E o romantismo masculino? Onde está? “É muito difícil encontrar homens românticos.” Essa é uma queixa comum entre as mulheres. O grande problema, desculpem a repetição, começa desde o início da vida. Nós brincamos de bonecas e eles de luta, carrinho entre outras coisas. Nós de pequenas sonhamos com o casamento e com flores. Eles nos carros que esperam possuir. Nós temos o romantismo como algo natural, umas mais outras menos. Os rapazes têm que desenvolver esse dom. Isso depende muito das atitudes que ele viu e acompanhou em casa, ou seja, como seu pai trata a sua mãe, e também dos relacionamentos que teve. Cabe às mulheres ensinar para seus parceiros o que gostariam de receber e como acha que um relacionamento dever ser. Quando aprendem, eles adoram ter atitudes que vão nos deixar feliz. Mas não torne a falta de romantismo uma cobrança constante e com o tempo ele vai fazer coisas surpreendentes para você, e o melhor, porque ele quis.





Relacionamento

Casamento! Essa palavra assusta a maioria dos homens por um simples motivo: eles têm medo de perder sua liberdade para sempre. E fique claro que liberdade aqui não é sair atrás de outras mulheres, mas sim a liberdade de jogar bola com os amigos quando bem entenderem, marcar aquele choppinho com a galera no sábado à tarde sem hora para acabar etc. Mas a maioria quer construir uma família, só querem um pouco mais tarde do que nós. Por isso, se acha que está chegando o momento de falar sobre isso, não se intimide e alinhe suas expectativas com as dele.Por fim o temido assunto: traição! “Homens traem mais que as mulheres; todo homem trai; você acha que namoro há sete anos e ele nunca me traiu?” Homem tem essa fama e desculpem rapazes, vocês foram responsáveis por construir esse cenário. Mas com todas essas mudanças culturais pelas quais estamos passando, já a quem diga que as mulheres traem tanto quanto os homens. Elas estão mais expostas a encontros casuais, o dia a dia fora de casa gera mais possibilidades e muitas já não se sentem mal com isso. Porém algo é preciso ser dito: não são todos os homens que traem, não por falta de vontade, mas por respeito à parceira, o medo de serem descobertos e acabar o relacionamento, a dificuldade de conviver com a consciência pesada.





Mulheres

Os homens adoram estar cercados de belas mulheres, principalmente para mostrar para os amigos e para a sociedade. Mas muitos homens além da beleza buscam mulheres inteligentes, simpáticas, que adorem seus amigos e que sejam agradáveis. A base de um relacionamento duradouro é a admiração e nada melhor do que um parceiro que te admire, com todos os seus defeitos.Há quem pense que os homens preferem as loiras. Talvez no Brasil isso seja um pouco verdadeiro, porque é diferente da maioria da sociedade. Mas também temos essa percepção porque a mídia expõe cada vez mais loiras como símbolo de beleza. Porém essa preferência não é comprovada por estudos. Muitas morenas são muito atraentes e possuem um sex appeal. Que homem não gostaria de ter uma mulher com lindas marquinhas de biquíni, que ficam melhores ainda em uma morena?




E com relação a ganhar menos que as mulheres? Os homens sofrem sim com esse fato. Eles não se sentem totalmente confortáveis com uma parceira que ganha mais e também pelo fato histórico de sempre terem sido os provedores naturais do lar. Mas com o tempo eles aprenderão que isso será cada vez mais normal. E cabe a nós mostrar isso a eles.









Homens e Mulheres (Verdadeiras diferenças) de forma bem humorada




APELIDOS
Se Adriana, Silvana, Débora e Luciana vão almoçar juntas, elas chamarão umas às outras de Dri, Sil, Dé e Lú.
Se Leandro, Carlos, Robertoe João saem juntos, eles afetuosamente se referirão uns aos outros como Gordinho, Cabeção, Godzilla e Peidorréia.

COMENDO FORA
Quando a conta chega, Paulo, Carlos, Roberto e João jogam na mesa R$20,00 cada um, mesmo sendo a conta apenas R$ 32,50. Nenhum deles terá trocado e nenhum vai ao menos admitir que quer troco.
Quando as garotas recebem sua conta, aparecem as calculadoras de bolso e a procura pelas moedinhas exatas dentro da bolsa.

FILMES
A idéia que uma mulher faz de um bom filme é aquele em que uma só pessoa morre bem devagarinho, de preferência por amor.
Um homem considera um bom filme aquele em que muita gente morre bem depressa, se possível com balas de metralhadora ou em grandes explosões.

DINHEIRO
Um homem pagará R$ 2,00 por um item que vale R$ 1,00, mas que ele precisa.
Uma mulher pagará R$ 1,00 por um item que vale R$ 2,00, mas que ela não precisa.

CASAMENTO
Uma mulher costuma não se lembrar por que se casou com seu primeiro marido.
Um homem costuma não fazer idéia de por que sua terceira mulher se divorciou dele.

BANHEIROS
Um homem tem seis itens em seu banheiro: escova de dentes, pente, espuma de barbear, barbeador, sabonete e uma toalha de hotel.
A quantidade média de itens em um banheiro tipicamente feminino é 756. Um homem não consegue identificar a maioria deles.

DISCUSSÕES
Uma mulher tem a última palavra em qualquer discussão.
Por definição, qualquer coisa que um homem disser depois disso é o começo de outra discussão.

GATOS
Mulheres adoram gatos.
Homens dizem que adoram gatos, mas quando as mulheres não estão olhando, homens chutam gatos.

O FUTURO
Uma mulher se preocupa com o futuro até conseguir um marido.
Um homem nunca se preocupa com o futuro até que consiga uma esposa.

SEXO
Uma mulher usa o sexo para conseguir amor.
Um homem usa o amor para conseguir sexo.

SUCESSO
Um homem bem-sucedido é aquele que consegue ganhar mais dinheiro do que a sua mulher pode gastar.
Uma mulher bem-sucedida é aquela que acha esse homem.

MUDANÇAS
Uma mulher casa-se com um homem esperando que ele mude, mas ele não muda.
Um homem casa-se com uma mulher esperando que ela não mude, mas ela muda.

DIVIDINDO
Uma mulher dividirá seus pensamentos e sentimentos mais profundos com um completo estranho que lhe dê atenção.
Um homem dividirá seus pensamentos e sentimentos mais profundos apenas quando questionado por um advogado artimanhoso, sob juramento e mesmo assim apenas quando isso puder diminuir a sua sentença.










Como namoros normais, os namoros virtuais precisam de carinho, para crescer com o tempo. Aqui vão algumas dicas.

1. Tenha tempo.
Você e seu namorado/a virtual entra em contato regularmente? Você faz o mesmo? Negligenciar namoros virtuais pode ser considerado abuso, então tratem um ao outro com respeito e dedicação.

2. Comunicação.
Precisa ter aquele "tcham" para os dois. Se alguém for apressado demais pra se encontrar, pode passar vibrações ruins, então não se apresse. Leva tempo para aprender mais um sobre o outro e desenvolver confiança.

3. Respeite a privacidade do outro.
Não distribua fotos, emails pessoais e outras coisas se seu namorado/a enviou só para você.

4. Divida momentos felizes online e offline.
Online: Envie cartões virtuais, links para baixar fotos de seu animal favorito, músicas que lembrem seu amor ou vídeo clipes.
Offline: Se vocês tiverem trocado endereços, envie cartões postais, e pequenos itens pelo correio.

Trate sua relação virtual com cuidado, e assim ela crescerá!






Criando apetite para o Sexo - Aprenda sobre alimentos que aumentarão o tesão.


Houve muito debate se algum tipo de alimento conhecidos como Afrodisíacos poderiam aumentar o desejo sexual ou não. Há muitas culturas que dizem que existem alimentos que você pode comer para aumentar o tesão. Usar um Afrodisíaco pode ser sob a forma de um alimento e quando comer este determinado alimento ele pode realmente aumentar sua libido.

É importante saber os melhores tipos dos alimentos para aumentar seu desejo e o de seu parceiro. Você será surpreendido em quão melhor pode ser o sexo quando você ficar excitado.

Um grande alimento que pode ajudar com o tesão são as ostras porque possui determinadas propriedades nelas que impulsionarão seu desejo. Algumas bananas também, pois possuem a enzima da bromelina que ajudará a aumentar a libido. O chocolate igualmente é conhecido por seus poderes sedutores e é tão delicioso que o que poderia ser melhor do que uma mistura entre o chocolate e o sexo?

Há muitos realçadores de libido para mulheres que trabalham realmente bem e podem levar a sua parceira a um estado em que ela tenha realmente um desejo forte para o sexo. Estes e muitos outros alimentos podem aumentar o tesão mas você precisará tentar vários porque todos reagem diferentemente a cada tipo de alimento






Você já se perguntou como conquistar um homem?
Olhou ao redor, viu várias mulheres com homens maravilhosos, e perguntou o que elas tem que você não tem? Já se perguntou como conseguir um homem pra te perseguir? E que tal um para lhe pedir em casamento? Ou, simplesmente conseguir um? Fazer um homem se apaixonar é provavelmente a última coisa que você deveria estar pensando. Se essas são algumas das questões na sua mente provavelmente você já tem a tendência de tentar atrair homens. Você já se perguntou por quê continua solteira?

A primeira coisa é: você precisa gostar de si mesma. Confiança é a chave. Seja quem você é e pare de se preocupar em estar solteira. Estar solteira pode ser muito divertido. Esteja confortável consigo mesma e não dê muita importância em como fazer algum cara gostar de você. Você realmente quer alguém lhe paquerando onde você tem que fingir o que você não é? Você não poderá enganá-lo para sempre. Seja indescritível, mas amigável e divertida. Não esteja instantâneamente disponível quando te pedirem pra sair. Os únicos homens que são intimidados por mulheres seguras e independentes, são homens que são inseguros eles mesmos. Esse não é o tipo de cara que você quer conquistar. Não é?

Se o cara que chamou sua atenção ainda não te notou, tome a iniciativa e comece uma conversa. De outra forma, como ele vai te notar ao redor? Pergunte a ele sobre ele mesmo - o que ele gosta, não gosta, como ele enxerga a vida, o que ele gosta de fazer - deixe ele saber sobre você também. Você tem que ser um pouco corajosa, mas, o que você tem a perder? Nada - certo?

Se você está interessada num cara, tenha paciência. Esqueça isso de apressar as coisas, porque isso normalmente arruina tudo e pode deixá-lo assustado. Se ele não retorna sua ligação, não fique obcecada ligando toda hora. Dê a ele um pouco de espaço. Não se force pra cima da pessoa que você tem atração, deixe as coisas fluirem contanto que tenha espaço. Se ele não era o cara certo, haverão outros. Você precisa aprender a entender isto.

:: Dicas para fazer um cara te notar.

Homens e mulheres são inconstantes como o clima e não há garantia de conseguir alguém específico, mas aqui vão algumas dicas que podem ajudar:

- Seja uma pessoa amigável. Enquanto isso pode intimidar alguns homens, quem pode resistir a alguém divertida, boa e decidida? Se agir como você mesma não atrair o cara certo logo, não se preocupe. O certo aparecerá eventualmente.

- Você pode começar com uma pequena amizade e ver o que acontece. Algumas vezes acontece que vocês se dão bem como amigos depois de se conhecerem melhor.

- Lembre-se, você não pode mudar a química entre vocês dois. Se ele não se mostrar interessado, vá atrás de outro. Não é problema nenhum. Você irá conhecer outro no caminho. Você só pode ser quem você é, mas não pode mudar o que um cara pensa ou sente. Coloque-se no lugar dele. Você já teve um cara que demonstrou interesse por você mas você não queria nada com ele? Como você se sentiu?

- O que quer que faça, não fale sobre outros caras que você esteja interessada enquanto estiver com um homem. Esse é um modo instantâneo de perder o interesse dele.

- Se o cara que você ama não se interessa por você, talvez ele não saiba ou esteja fora de prática. Tenha paciência enquanto estiver ao redor dele.

Agora você tem algumas coisas para pensar - apenas aproveite sua vida como a pessoa maravilhosa que é, e se encontrar alguém que goste, deixe acontecer naturalmente (com um pequeno empurrãozinho).













Comedões (ou cravos) são um tipo de acne, que estão mais presentes em pessoas com uma pele oleosa. Podem ser econtrados em várias partes do corpo, com destaque para a face e mais precisamente no nariz. Nesse artigo você vai saber algumas receitas caseiras para a remoção desses indesejados intrusos.

Em inglês são conhecidos como “blackheads“, que em uma tradução ao pé da letra significa “cabeças pretas”. Nada mais original. São pontinhos pretos que estão mais presentes em uma camada superficial da pele, mas também existem alguns que se tornam mais profundos devido aos maus cuidados cutâneos.

O que você vai precisar para realizar todas as dicas são vários ingredientes, por isso, procure selecionar as preferidas e mãos a obra!

Dica 01

O que você vai precisar?

um liquidificador;
um pote;
uma xícara de arroz;
500 ml de leite;
Como proceder?

Deixe o arroz de molho no leite por 05 (cinco) horas dentro da geladeira. Após esse tempo, bata a mistura em um liquidificador. Uma mistura condensada vai se formar.

Utilize-a para esfregar com as mãos no rosto, algumas vezes ao dia.




Dica 02

Ingredientes:

02 limões;
02 limas;
Como proceder?

Esprema os limões um uma tijela. Lembre-se que você só precisará de uma fruta por dia, ou seja, as limas são para o dia seguinte que você utilizou os limões.

Durante a noite, esfregue o suco do limão no rosto ou na área com os cravos e deixe amanhecer. Ao acordar, a primeira coisa a se fazer é lavar bem o rosto.

Faça o mesmo procedimento com a lima. Se quiser misturar os dois, não tem problema.




Dica 03

Ingrediente:

01 batata crua;
Como proceder?

Essa dica é muito simples. Esprema a batata e em seguida esfregue-a na área com os cravos. Deixe agir por aproximadamente 15 (quize) minutos e retire.




Dica 04

Ingredientes:

Água;
Folhas de feno-grego;
Como proceder?

Forme uma pasta com a mistura de água com algumas folhas de feno-grego. Para isso você pode espremê-las, esfregá-las entre as mãos ou até mesmo batê-las em um liquidificador juntamente com a água.

Aplique como uma máscara e deixe agir por 15 (quinze) minutos. Depois retire a mistura e lave bem o rosto. Repita o processo todas as noites.




Dica 05

O que você vai precisar?

Folhas de coentro;
Açafrão;
Água-de-rosas;
Como proceder?

Misture as folhas de coentro, o açafrão e a água-de-rosas, formando uma máscara. Aplique esse mistura na região com cravos e deixe agir por 15 (quinze) minutos. Depois retire com água fria.




Dica 06

Ingredientes:

Farinha de aveia;
Água-de-rosas;
Como proceder?

Misture a farinha de aveia com a água-de-rosas para produzir uma máscara. Utilize nas áreas afetadas por aproximadamente 15 (quize) minutos. Retire a mistura também com uma água fria.




Dica 07

Ingredientes:

Bicarbonato de Sódio;
Mel;
Água quente;
Água fria;
Como proceder?

Misture partes iguais de água fria e bicarbonato de sódio e esfregue na região com cravos. Logo após, limpe a mistura com água quente.

Imediatamente pegue o mel e aplique na região que foi tratada anteriormente. Deixe agir por 15 minutos e retire-o.









Descubra como conquistar quem você deseja e a maneira ideal para aprofundar a relação.

Leoninos adoram ser elogiados. Cancerianos precisam de segurança. Sagitarianos prezam a liberdade. Você sabia que cada signo tem uma visão específica de relacionamento? Conheça as necessidades e desejos de cada perfil do zodíaco para entender as expectativas do seu bem-querer. E vá ser feliz a dois!

Áries

As pessoas de Áries dão muito valor à vida sexual do casal e não gostam de serem contrariadas. Gente que cobre muita atenção de sua parte, restrinja sua liberdade pessoal ou tenha ciúme exagerado não faz o seu tipo. Porém, os próprios arianos são ciumentos. Faça com que se sinta poderoso.

Touro

Os taurinos tendem à fidelidade e dão atenção à vida material do parceiro. Adoram programas sofisticados e ganhar presentes. Querem ser valorizados, gostam muito de sexo e são ciumentos. Procure fazer com que se sintam seguros e em uma relação estável, pois eles não gostam de pessoas inconstantes ou que joguem charme para os outros.

Gêmeos

Quem é de Gêmeos gosta de pessoas que tenham atributos intelectuais, saibam conversar e não deixem a relação cair no tédio. Gente pegajosa não tem a menor chance, pois eles precisam de espaço para suas amizades pessoais e não querem ser controlados. Tenha sempre um assunto diferente, uma notícia para contar ou um novo passeio ou programa, porque eles querem ser estimulados de todas as formas.

Câncer

As pessoas de Câncer precisam de segurança emocional e se você não trouxer isso para sua vida é melhor nem tentar manter uma relação com eles. São fiéis e isto é da maior importância. Tendem a querer constituir uma família e ter filhos. Assim, o casamento é uma conseqüência natural do relacionamento. Eles dão atenção ao modo como a sua vida doméstica é estruturada, pois isto dirá muito sobre como será o lar de vocês no futuro.

Leão

Os leoninos querem ser elogiados e reconhecidos por suas aptidões naturais. São fiéis e gostam de relacionamentos calorosos; ai de você se não lhe der a devida atenção ou flertar com outra pessoa. Nunca descuide da aparência, não cometa gafes e evite fracassar nas suas atividades pessoais. Eles querem se sentir importantes e vinculados a alguém que demonstra ser especial, com os atributos necessários para fazer parte da vida deles.

Virgem

Quem é de Virgem dará sempre muita atenção ao modo como sua vida está organizada e estruturada. Eles não gostam de pessoas desleixadas e que não cumpram suas responsabilidades. São fiéis e preocupados com a vida profissional do parceiro. Procure demonstrar atenção com detalhes, pois eles não gostam de nada que seja deixado ao acaso. O modo como as questões materiais são encaradas é de suma importância.

Libra

As pessoas de Libra gostam de pessoas educadas e refinadas, que não cometam gafes e saibam se portar em reuniões sociais. Procure vestir-se sempre com elegância, pois eles detestam pessoas desleixadas ou extravagantes. São fiéis e a reciprocidade é o princípio que orienta suas vidas. O casamento tende a ser o desdobramento natural de toda relação afetiva na qual tomem parte.

Escorpião

Os escorpianos gostam de pessoas sedutoras e que pratiquem muito sexo. Adoram envolver-se com quem cultiva uma certa aura de mistério e precisam de provocações e estímulos que apimentem a relação. São muito ciumentos e possessivos. Para eles, a entrega na relação tem que ser de corpo e alma. Odeiam pessoas melosas e frágeis, pois querem um parceiro forte e seguro psicologicamente.

Sagitário

Quem é de Sagitário detesta parceiros que fiquem tolhendo a sua liberdade pessoal e controlando tudo o que fazem. Dê sempre muito espaço e não cobre atenção em demasia; por incrível que pareça, esta é a melhor forma de fisgá-los. Quanto mais você demonstrar que a união de vocês não acarretará restrições à sua vida, mais eles valorizarão você como parceiro. Gostar de viajar, viver aventuras e praticar muito sexo é fundamental. Se você é do tipo carente e que precisa de atenção o tempo todo, eles não saberão como lidar com isso.

Capricórnio

As pessoas de Capricórnio são muito atentas à vida material e profissional dos seus parceiros e não gostam de pessoas demasiadamente humildes ou que se contentem com pouco. Não são de demonstrar o afeto enfaticamente e detestam pessoas frágeis emocionalmente. A responsabilidade com que você conduz a sua vida é fundamental para eles. Procure mostrar-se focado em seus objetivos pessoais e concentre-se nas suas ambições.

Aquário

Os aquarianos querem um parceiro original e independente, que tenha um comportamento mais antenado com os tempos atuais e seja inteligente. Não gostam de pessoas muito pegajosas ou carentes, pois não são dados a demonstrações enfáticas de afeto ou ciúme. Se você é do tipo tradicional, eles não foram feitos para você. Eles admiram quem está engajado em alguma causa, tenha muitos amigos e não seja demasiadamente caseiro.

Peixes

As pessoas de Peixes são sensíveis e o relacionamento tem de ser intenso do ponto de vista emocional. Tendem ao romantismo e não gostam de pessoas que fiquem apontando seus defeitos e falhas, afinal, o amor para eles é incondicional. Se você é muito materialista ou preocupado com o lado prático da vida, este não será o relacionamento ideal. Busque ser generoso, pois eles detestam pessoas ligadas a mesquinharias ou muito apegadas ao dinheiro.









A ansiedade está presente em vários momentos de nossa vida. Também chamada de nervosismo, ânsia ou angústia, esse comportamento está ligado a situações em que nos vemos ameaçados de alguma forma, sendo que essa ameaça é um fator único de cada pessoa.

Especialistas acreditam que a ansiedade em excesso está ligada a problemas na infância e a vivências interpessoais.

O que temos que perceber e aceitar é que a ansiedade tem total relação com o fato de que a vida é imprevisível. O lado bom disso (pensamento sempre positivo!) é que, na maioria das vezes (ainda bem!), está guiando seu caminho, “sentado no banco do motorista”. Esse fato, de levar a confiança até você, lhe ajudará bastante na caminhada contra esse problema.

Concentração

A palavra mágica contra a ansiedade é essa: concentração. Concentre-se de forma que você consiga estabelecer uma relação do que você é capaz e do que você precisa melhorar para obter resultados mais satisfatórios.

Relações

Distancie-se de pessoas negativas, que estão sempre pensando para baixo, colocando dificuldades inexistentes e complicando caminhos fáceis de seguir.

Essas pessoas, sinceramente, não irão fazer bem para você.

Situações

Fuja de situações que lhe causem ansiedade. Se não tiver um jeito de escapar, mais uma vez: concentre-se. Busque focar-se nos problemas reais do momento, mantendo-se frio e calculista. O momento irá passar e você continuará a seguir.

Respire fundo

Parece simples, mas quando estamos ansiosos nossa respiração tende a ficar desordenada. A dica é respirar tranquilamente, buscar a calma interior (isso, totalmente zen) e acreditar no seu poder.

Considerações Finais

A ansiedade é um mal de todos nós. Todos temos um pouquinho de ansiedade. A “jogada final” é não deixar que ela se torne comum e intensa em nossas vidas. Quando a ansiedade se torna maior que nós mesmos, podemos ser bastante prejudicados.

Problemas de auto-estima, que podem se transformar em algo pior como depressão, problemas físicos, dores de cabeça constantes e tensões musculares, são apenas uma amostra desse perigo que é o domínio da ansiedade.

Por isso, se você tem algum problema relacionado a esses citados acima, primeiramente procure um médico, depois concentre-se em evoluir sua noção de capacidade.

Enquanto isso, respire fundo…

Nenhum comentário: