26.10.09





10 Regras básicas para não fazer feio na mesa


1.Guardanapo de tecido: devem ser usados sobre as pernas. Ao levantar-se, deixe-o sempre sobre o assento da cadeira, e após a refeição em cima da mesa do lado esquerdo;
2.Mulheres nunca se levantam da mesa para fazerem o cumprimento, somente os homens;
3.Os cotovelos não devem ficar em cima da mesa. Mas procure ficar a vontade e natural;
4.Nunca corte o pão com a faca, muito menos com os dentes. O pão já deve vir cortado e no caso de vir inteiro, separe um pedaço com a ponta dos dedos em cima do prato, se tiver, e leve-o à boca pedaço por pedaço;
5.Ao terminar uma refeição, não empurre o prato. O garçom está encarregado disso;
6.Cada vez que um prato é retirado, os talheres vão com ele e devem ser dispostos paralelamente com os cabos voltados para direita, ligeiramente inclinados para baixo;
7.Antes de beber, limpe os lábios para não deixar marcas de batom e gordura nas bordas das taças e copos;
8.Não se usa palito de dentes na mesa;
9.Pegue os salgadinhos com a mão, o guardanapo serve apenas para limpar os dedos e os lábios antes de levar o copo à boca;
10.Não utilize faca para comer massas. Enrole o macarrão no garfo, com a ajuda de uma colher. No caso de uma lasanha corte-a com um garfo.



As Ervas e Os SignosCada signo, uma erva… Que tal verificar o seu signo e qual a erva indicada para você?

Áries = É comum o ariano não saber como se controlar. A impulsividade é uma de suas características. MIL-FOLHAS é o nome da erva que diminui a ansiedade, atuando no sistema nervoso. Um chá dessa erva traz efeitos relaxantes.


Touro = O taurino geralmente não consegue demonstrar seus sentimentos nem expressar suas idéias com facilidade. Quando a garganta fica presa, a MALVA entra em ação na forma de chá para beber ou para fazer gargarejos.

Gêmeos = Trabalhador incansável, o geminiano está exposto à muita agitação, o que acarreta problemas de estômago e pele. Para combater o stress ou os lapsos de memória, beba um chá de HORTELÃ-PIMENTA ou apenas masque suas folhinhas.

Câncer = A sensibilidade à flor da pele dos cancerianos os deixa vulneráveis a ambientes carregados de energia negativa. Usar ARTEMÍSIA em banhos e chás ajuda a renovar o ânimo e espantar os maus fluídos.

Leão = O exagerado esforço mental, comum na vida dos leoninos, gera um cansaço físico muito grande. Nessas horas, um banho ou um chá de ALECRIM é revigorante e dá um chega prá lá na depressão.

Virgem = A mania de pensar em cada detalhe de tudo o que faz é muito desgastante e prejudicial aos virginianos, quando levada ao extremo. Quem nasce sob esse signo deve se policiar, com freqüência, para que isso não aconteça. Um chá de ERVA-DOCE é ótimo calmante.

Libra = Algumas incertezas são suficientes para abalar o sistema nervoso do libriano. Aumentar a autoconfiança e colocar as idéias em ordem é do que ele necessita para conquistar as coisas que deseja. A ALFAZEMA proporciona o equilíbrio e pode ser usada em banhos e chás.

Escorpião = Geralmente, a pessoa nascida sob Escorpião demora a identificar suas reais vontades, além de ter dificuldades para dar o primeiro passo – por isso, sempre acaba tendo de remediar ao invés de prevenir. Para garantir a iniciativa, chá de CARQUEJA.

Sagitário = A busca de novos desafios e o excesso de trabalho físico e intelectual é constante na vida do sagitariano, que muitas vezes sente-se esgotado. Tensão e dores musculares tornam-se freqüentes, deixando-o ainda mais abalado. Um banho ou chá de SÁLVIA combate o stress.

Capricórnio = A rigidez consigo mesmo e com o mundo pode levar o capricorniano a viver cheio de bloqueios. Para aproveitar melhor as oportunidades, um chá de CAVALINHA ajuda a expulsar a negatividade.

Aquário = A mente do aquariano não tem sossego. É difícil desligar-se dos problemas do dia-a-dia, o que pode levá-lo à insônia, indigestão ou à falta de apetite. Para ajudar, a MELISSA acalma e elimina vícios físicos e mentais.

Peixes = O pisciano é do tipo que vive no mundo dos sonhos. Leva a vida com pouca ordem e disciplina, e viver com os pés no chão é um grande desafio. Colocar os pés de molho em chá quente de MANJERICÃO é a dica ideal para manter a mente em sintonia com a realidade.






Dicas e truques para não errar na hora de preparar o arroz


Não colocar o sal diretamente sobre o óleo, porque ele adere ao fundo da panela;

O arroz parboilizado não precisa ser lavado, só é necessário escolher;

O melhor ponto do arroz é um pouco mais para o durinho (al dente);

Depois que o arroz estiver pronto embrulhe a panela em várias folhas de jornal, assim evitará que ele esfrie rápido, pois o jornal conserva seu calor por mais tempo;

Você terminou de cozinhar o arroz, porém esquece o sal? Não se desespere, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de água e jogue por cima do arroz, depois leve a panela de volta ao fogo até secar;

Se o arroz ficar empapado, enxágüe em água fervente e escorra num escorredor de macarrão;

Sabe quando percebemos que o arroz ficou grudado no fundo da panela e fica ruim de lavar? Se isso acontecer, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver;

Se guardar o arroz numa lata e perceber que ele ficou úmido, coloque junto uma fatia de pão. Ela absorverá toda a umidade;

Para que o arroz fique bem solto, é conveniente lavá-lo 2 horas antes de cozinhar.







O Saboroso Caldo de CanaSuco da cana-de-açúcar, a garapa é consumida de todos os jeitos: natural, gelado, com abacaxi ou com limão. O caldo de cana é rico em vitaminas dos complexos B e C, importantes na prevenção de gripes, resfriados e doenças inflamatórias. O consumo da bebida só tem a contribuir para a saúde, pois ela contém ferro, cálcio, potássio, minerais e vitaminas.


Porém, nem todos podem consumir a garapa em excesso. Pessoas quem têm propensão à obesidade ou que já estão com o peso no limite devem evitar o consumo de alimentos muito calóricos, como o caldo de cana.

Um copo pequeno do suco contem cerca de 250 calorias e essa alta concentração de açúcares também pode ser usada para evitar ressacas. Ele pode ser utilizado por auxiliar na reposição de glicose e de líquidos no organismo.

Consumir esporadicamente não traz problema algum, porque é um alimento saboroso, refrescante e que acaba promovendo uma hidratação.






Suco Anti-Retenção - Para Inchaços



Ingredientes:
1 colher de sobremesa de salsa
1 folha de couve manteiga
1 fatia média de abacaxi
1 copo 200ml de água de coco
3 folhas de hortelã
½ unidade de limão
Açúcar orgânico ou adoçante sucralose a gosto

Modo de Preparo:
No dia anterior, coloque a água de coco em formas de gelo e leve ao congelador.
Bater no liquidificador, a água de coco, couve e salsa.
Acrescentar o abacaxi, gotas de suco de limão, a hortelã e o açúcar orgânico ou adoçante.
Dica: no lugar do abacaxi, pode-se utilizar o melão.







Para não ter problemas na hora de deliciar-se com uma bela massa, siga algumas dicas de especialistas na arte de se portar à mesa:

• Comece a enrolar a massa pela borda do prato, para evitar uma garfada grande demais;

• Em hipótese nenhuma, corte o macarrão;

• O tradicional é que os vinhos e água acompanhem uma boa massa, pois não interferem no sabor do molho;

• Nunca sirva um macarrão nadando no molho. Este deve apenas dar um leve sabor ao prato;

• A massa deve estar al dente. Ao cozinhar demais, perde o sabor, fica gosmenta e mais difícil de enrolar no garfo;

• O hábito de usar colher para ajudar a enrolar o espaguete surgiu no Brasil - foi uma sugestão dos imigrantes para socorrer nativos atrapalhados. Os especialistas acham fora de moda;

• Não coloque queijo ralado em molhos com peixes ou frutos do mar, pois o gosto ativo do queijo altera o sabor do molho;

• Se sobrar um fiozinho para fora da boca, corte-o com os dentes, deixando-o cair no prato;

• Mantenha o guardanapo na mão esquerda e, a cada garfada, levá-lo ao peito para proteger a roupa.

Bom apetite!




Mousse de manga


Ingredientes:
1 xícara de manga madura e picada
1 iogurte natural
gotas de limão
2 castanhas do Pará

Modo de Preparo:
Bater tudo no liquidificador até virar um mousse.


Benefícios: a manga é rica em vitamina C, A, B1(tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina) e B6 (piridoxina).
Contém os minerais potássio, magnésio e zinco, e um pouco de ferro.
Safra: novembro a janeiro

Esta receita é uma boa opção como sobremesa ou lanche da tarde!




Suco Ânimo

Ingredientes:
½ beterraba
1 maçã
5g de gengibre
1 cenoura

Modo de Preparo:
Corte a beterraba, a cenoura e a maçã com a casca e as sementes em pedaços e bata com o gengibre na centrífuga ou liquidificador.





Bolo de maça


Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de 250ml de óleo
2 xícaras de 250ml de açúcar orgânico Native®
2 colheres de 25ml de canela em pó
3 maçãs
2 xícaras de 250ml de farinha de trigo
1 colher de 50ml de fermento

Modo de Preparo:
Lave bem e descasque as maçãs. Coloque as cascas no liquidificador, e acrescente os ovos, o óleo, 1 xícara de açúcar e 1 colher de canela em pó. Bata bastante e reserve.
Na tigela da batedeira grande coloque a farinha, 1 xícara de açúcar Native®, 1 colher de canela em pó, 1 colher de fermento e as 3 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos.
Despeje sobre estes ingredientes a massa do liquidificador e misture levemente. Transfira para uma assadeira untada e polvilhada com farinha e leve ao forno por aproximadamente 30min. Depois de frio, desenforme.

Benefícios: a maçã é rica em vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como fósforo e ferro. É uma boa fonte de fibras (pectina), auxiliando a evitar a constipação intestinal (prisão de ventre). No Brasil, as variedades de maçã mais conhecidas são a amarela ou dourada, a vermelha e a verde. São muitas as variedades: Starkinson, New Zealand, Golden, Hungara, Red Del, Red, Granny Smith, Anna, Eva, Brasil, Fuji, Gala, Melrose.






Bom Humor e Alimentação



Para melhorar o humor invista na atividade física e na alimentação!

Veja abaixo a lista de alimentos recomendados para levantar o astral:





* Alimentos ricos em ácido fólico: brócolis, aspargo, espinafre, ervilha, cogumelo;



* Ômega 3: peixes marinhos (salmão, arenque, bacalhau), azeite de oliva extra-virgem, linhaça, nozes;



* Vitamina B6: batata, banana, semente de girassol, abacate;



* Vitamina C: frutas cítricas (laranja, limão, acerola, maracujá, abacaxi..), tomate, morango, mamão, pimentão...;



* Carboidratos: pão, batata, banana, cacau, cookies, bolo, preferir os integrais - ricos em fibras e preserva todos os nutrientes;



* Magnésio: castanhas (amêndoas, castanha de caju, do Pára, avelãs, nozes), soja, cereais integrais, grão de bico, lentilhas.


IMPORTANTE: essas vitaminas auxiliam na conversão do aminoácido triptofano em serotonina, um neurotransmissor da felicidade.






Dicas de Nutrição - Crianças



- Em relação a guloseimas escolha 1 dia da semana para oferecer, mas com moderação. Procure durante a semana está seguindo um Plano Alimentar mais saudável;









- Ofereça de 5 a 6 refeições diárias, assim evitará as beliscadas fora dos horários;







- Evite oferecer alimento como recompensa. Ex.: coma todo o almoço para ganhar o sorvete. A impressão que se tem é que o sorvete é mais importante que almoçar.




- Evite ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado. Ex.: coma a salada para ganhar o presente. Irá aumentar o ódio que a criança sente pelas saladas.







- Evite fazer aviãozinho com a criança, horário da alimentação é hora séria. Muito mimo é sinônimo de manha.


- Ceder ao primeiro não gosto: insista o alimento de formas diferentes;



- Evite substituir refeições. Ex.: não quer almoçar, então tome uma vitamina. Erro comum, se a criança conseguir uma vez, pedirá sempre;







- Evite servir a mesma comida. Ex.: a criança só come biscoito, ela irá enjoar, vai faltar nutrientes, fibras.




- Os pais devem ser exemplos. Não adianta pedir a criança para tomar suco natural e você tomar refrigerante.






Arroz Integral, Alimento Privilegiado



Tenha Qualidade de Vida! Envelheça com Saúde!


Ele é adorado por vários povos, é a base alimentação de cerca de metade da população mundial, e talvez o prato mais presente na refeição diária do brasileiro. Quem é ele?


Ajuda se eu disser que é quase inseparável de seu par nutricionalmente perfeito o feijão?



Estamos falando do arroz. Ele mesmo. Nos últimos anos, a preocupação com a alimentação saudável, por atletas e simpatizantes da qualidade de vida têm levado a atenção a outro tipo de arroz - o integral, conhecido por suas privilegiadas propriedades nutricionais.




O arroz integral mantém suas qualidades nutritivas, energéticas e vitais, pois seu grão está completo, com todas as porções comestíveis que originalmente a natureza lhe forneceu.




Porções relativas ao farelo e germe do arroz estão presentes no arroz integral, o que o torna, além de fonte de carboidrato, como também o é o arroz polido (refinado), uma fonte de proteínas, fibras e gorduras insaturadas essenciais à saúde.




A presença destes e outros compostos é que faz com que tenha a coloração castanha característica.




Além disso, vitaminas, minerais e vários antioxidantes já foram encontrados no arroz integral.




Entre as vitaminas, as do complexo B se destacam, como as vitaminas B1, B2, B3, B6, essenciais para a formação de energia pela célula e na produção de neurotransmissores.




Entre os minerais, o magnésio é o mais importante, além de fósforo e potássio. Magnésio é um mineral que se encontra deficiente em grande parcela de nossa população, e com funções nas mais variadas partes do corpo. Isto inclui a síntese de neurotransmissores, como a serotonina, a contração da musculatura, a formação óssea e a produção de energia entre centenas de outras!!




Clinicamente, isso coloca o arroz como um alimento extremamente útil para o tratamento da TPM - Tensão pré-menstrual, do cansaço e falta de energia crônico, da depressão (substituindo a farinha de trigo e seus derivados com muitas vantagens), da ansiedade, da osteoporose, da constipação intestinal (também conhecida como prisão de ventre). Enfim, é um alimento ideal para ser consumido por todos que desejam uma alimentação muito saudável.




A presença de fibras, proteínas, magnésio e algumas vitaminas tornam o arroz integral um alimento especialmente importante para aqueles que buscam o EMAGRCIMENTO. Ele pode auxiliar na saciedade, redução do colesterol, da glicose sangüínea, da ansiedade e da depressão, devido a estes nutrientes que o compõe. Obviamente, isso só será alcançado quando o arroz fizer parte de uma alimentação individualmente equilibrada e rotineira.




Alguns estudiosos indicam a ingestão de arroz nos casos de desarranjo intestinal, inflamação cutânea, falta de resistência imunológica e pelas vítimas de doença celíaca (alérgicas a glúten).




O refinamento convencional ou comum (branco polido) do arroz leva a perda de muitas, senão todas estas propriedades benéficas que ele oferece: vitaminas, minerais e fibras.




Em termos de benefícios à saúde, o arroz integral contém três vezes mais fibras do que o refinado, e também possui cinco vezes mais vitamina E, e, quatro vezes mais magnésio.




Além de tudo isso, uma das principais vantagens do arroz integral é que ele possui um fitoquímico, nutrientes antioxidantes e anti-inflamatório, chamado Orizanol, que está sendo estudados pela sua capacidade de prevenção de doenças.




Outra característica do arroz é que ele é hipoalergênico, ou seja, há pouca chance de desenvolvermos alergia a ele. Diferentemente ocorre com o trigo, base de produtos como massas, pastéis, pães e bolos. O trigo é responsável por muitas alergias alimentares, e seu uso está contínuo tem sido associado com possíveis problemas a saúde.




Economicamente falando, cabe ressaltar que o Brasil, e em especial o Rio Grande do Sul, é um grande produtor mundial de arroz, e consumindo-o estamos ajudando a reforçar a economia de nosso país. Por outro lado, o trigo é em grande parte importado, gerando evasão de divisas do Brasil para o exterior.









Molho Branco Sem Lactose e Sem Glúten

Sem lactose * Sem glúten * Sem açúcar



Ingredientes:
- 2 xícaras do leite de soja Soy Original
- 2 colheres (sopa) de margarina sem leite
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- Sal e noz moscada à gosto


Modo de Preparo:

- Derreter em uma panela a margarina, unir o amido de milho e mexer bem até obter uma pasta homogênea;
- Acrescentar o leite de soja Soy Original aos poucos e mexer bem, cuidando para não empelotar;
- Deixar cozinhar durante alguns minutos e temperar com sal e noz-moscada.

Nenhum comentário: