7.10.09








“Calorias são pequenos vermes inescrupulosos que vivem nos guarda-roupas e que, durante a

noite, apertam as roupas das pessoas”.












Constipação intestinal é a saída de pequenas quantidades de fezes duras, de difícil passagem pelo ânus, numa freqüência inferior a três vezes por semana. Causa sensação de evacuação incompleta ou necessidade de esforço durante a defecação. Ou ainda quando a massa fecal permanece no cólon durante mais do que as 24-72 horas normais após a ingestão de uma refeição.



A constipação espática é causada pelo meio estreitamento do cólon com fezes pequenas e em forma de fita, cuja causa é a inatividade, imobilidade ou obstrução. A constipação atônica (intestino preguiçoso) ocorre quando a musculatura do intestino não funciona mais adequadamente, em alguns casos por causa do uso excessivo de laxantes ou por maus hábitos intestinais.



A terapia nutricional primária para constipação é o consumo adequado de ambas fibras dietéticas solúvel e insolúvel. A fibra aumenta o líquido colônico fecal, a massa microbiana, o peso das fezes, e a freqüência e a taxa de trânsito colônico. A fibra também amolece as fezes e torna mais fácil sua eliminação.



A fibra é mais fornecida através de grãos integrais, frutas, hortaliças, leguminosas, sementes e nozes. Esses alimentos são ricos em nutrientes e fitoquímicos saudáveis e podem atuar como pré-bióticos para manter a microflora colônica desejada. Quando as alterações na dieta e os padrões de atividade não melhoram a constipação, justificam-se mais avaliações.





Recomendações dietéticas e nutricionais para constipação intestinal:



· Consumir 5 porções de frutas e vegetais e seis ou mais porções do grupo de pães/cereais todos os dias, especialmente cereais integrais. Aumente gradualmente a fibra de todas as fontes.



· Conforme você aumenta a ingestão de fibras, é essencial que também aumente a de líquidos. Senão, as fibras podem fazer efeito contrário e, como resultado, prender ainda mais o seu intestino. Com o aumento da ingestão de fibras, você deve tomar de seis a oito copos de líquidos (água, chá, sucos) por dia.



· Na constipação espática: a dieta deve ter seu teor de fibra diminuído durante os episódios dolorosos. Em seguida, aumente o uso de suco de ameixas secas, frutas secas, frutas e vegetais in natura, castanha e cereais integrais. Esteja ciente de que alguns estudos recentes sugerem que a alergia ao trigo pode realmente ser um problema em alguns indivíduos; não use farinha de trigo em excesso.



· Beber 1 copo de água gelada simples ou com ameixa, em jejum, pode ajudar.



· Mastigar bem os alimentos é muito importante para facilitar a digestão.



· Reduzir os alimentos ricos em gordura.



· Exercício físico pode ser manutenção da regularidade, especialmente exercícios de fortalecimento abdominal.



· Evitar o uso regular de laxativos.



· Estabelecer um horário para cumprir o ato da defecação. Seja sensível aos seus movimentos intestinais e, imediatamente, responda aos sinais de urgência. Em caso de retardar a ida ao banheiro, você pode perder a vontade e querer forçar mais tarde. Evite forçar! Porque pode causar irritação desnecessária e hemorróidas.







Produção de gás (flatulência)



Flatulência é a passagem dos gases intestinais (flatos) pelo ânus. Eliminar gases é normal, e todo ser humano faz isto pelo menos 10 vezes por dia, consciente ou inconscientemente. Na maioria dos casos, a flatulência está relacionada a fatores que podem ser controlados. Isto porque os gases intestinais normalmente vêm de duas fontes – do ar engolido ou do produto da fermentação de bactérias intestinais sobre a comida ingerida.



Embora muito do ar engolido seja eliminado pela eructação (arrotos), uma quantidade pequena passa para os intestinos e é eliminado pelo ânus. As pessoas engolem ar de muitas maneiras diferentes, particularmente por: Comer ou beber com pressa; Mascar chicletes; Fumar; Beber refrigerantes e bebidas gasosas; Sem se dar conta, as pessoas engolem ar enquanto falam, especialmente quando estão chateadas, entusiasmadas ou nervosas.



A fermentação das fibras alimentares, pelas bactérias do intestino, pode produzir gases. Com isso, são comuns queixas de distensão, cólicas, flatulência e, até mesmo, diarréia. Esse incômodo pode ocorrer nos primeiros dias, quando as fibras são ingeridas em grandes quantidades. Para evitar esses desconfortos, o aumento da ingestão de fibras deve ser gradativo (um mês ou mais), pois requer uma certa adaptação intestinal. Alguns exemplos comuns de comidas que tendem a causar gases incluem:



· Comidas ricas em fibra – Incluindo frutas, feijões, ervilhas, farelo de trigo e aveia.



· Comidas que contêm frutose – A frutose é um açúcar simples que está naturalmente presente em muitas frutas, especialmente figos, tâmaras, ameixas, pêras e uvas. Também é achada em quantidades menores em cebolas, aspargos, alcachofras e trigo. A frutose às vezes é acrescentada como adoçante em refrigerantes, sucos de fruta e alguns biscoitos e bolos.



· Legumes que contêm rafinose – A rafinose é um açúcar complexo encontrado em muitos legumes folhosos (repolho, brócolis, couve-flor) e nos feijões. Os feijões também contêm estaquiose, outra forma de açúcar que é mal digerida.



· Sorbitol – O sorbitol é usado para adoçar doces e bombons sem açúcar, e também pode ser acrescentado como ingrediente inerte em medicamentos.



· Laticínios que contêm lactose, um açúcar encontrado no leite – As pessoas que têm intolerância à lactose têm dificuldade para digerir o leite, queijo, sorvetes e outros produtos laticínios. Estas pessoas herdaram baixos níveis de lactase, uma enzima necessária para digerir a lactose. A intolerância à lactose é especialmente comum entre as pessoas da raça negra e asiática.



Menos comum, a flatulência pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, especialmente a Colestiramina, usada para tratar o colesterol alto, ou o medicamento para emagrecer Orlistat (Xenical ®). Também pode ser um sintoma da Síndrome do Intestino Irritável ou da Giardíase (uma verminose).



· Durante alguns dias, evite comidas que geralmente causam flatulência, como feijões, comidas com alto teor em fibras vegetais, legumes folhosos, bebidas gasosas e produtos dietéticos que contêm sorbitol. A seguir, acrescente-os gradualmente de novo à sua dieta, um por um, mantendo-se atento aos sintomas. Isto ajudará a determinar quais comidas ativam a flatulência em você. Dessa forma você poderá evitá-las.



· Se você precisar acrescentar mais fibra à dieta, aumente as fibras lentamente por um período de dias ou semanas. Um aumento súbito de fibras na dieta ativa freqüentemente a flatulência, mas um aumento gradual não.





Exemplos de coquetéis laxantes (*somente se houver constipação)

Bater no liquidificador sem coar: 1 fatia de mamão + 6 ameixas + 1 colher (sopa) de creme de leite + 200ml de suco de laranja. OU ½ fatia de mamão + 1 rodela de abacaxi + 1 fatia de melancia com caroço + 200ml de suco de laranja.



O ser humano engana-se quando pensa que prosperidade é apenas riqueza material. ‘Ter prosperidade significa ter uma vida abundante em todos os sentidos: pessoal, profissional e espiritual.’

No caminho que leva à prosperidade, há que auxiliam em nosso equilíbrio e crescimento e o de todas as pessoas que nos rodeiam. “

1º Ter Objetivos de Vida

Uma pessoa sem objetivos é como uma folha seca ao vento. É levada para qualquer direção, em qualquer momento. Existem dois tipos de objetivos: os materiais e os espirituais. Os ligados à matéria são automóveis, jóias, roupas, imóveis etc. E os espirituais são as conquistas de valores mais duradouros como, por exemplo: desenvolver a paciência, ter mais equilíbrio, ser mais otimista, entre outros. O planejamento é imprescindível para que todos os objetivos se concretizarem.

2º Desenvolver a Auto-Estima

O amor próprio é a maior virtude que podemos ter. Quem não se ama leva uma vida amarga e espalha pessimismo ao seu redor. A busca de si é primordial para qualquer realização na vida. A virtude de ter auto-estima pode garantir o prazer e a alegria de estar passando por este lindo planeta.

3º Aprender a Utilizar a Mente

Temos um supercomputador capaz de realizações ilimitadas que está anatomicamente embutido em nosso crânio. Aprender a programá-lo é fundamental, pois através do poder da mental, geramos energias que dão forças para o dia-a-dia. Estas energias em forma de um campo eletromagnético também conhecida como aura, atraem o que desejamos, influencia pessoas, pode curar e principalmente materializar os nossos sonhos.

4º Ter uma Personalidade Agradável

Tratar bem as pessoas; aprender a colocar-se no lugar delas; chamá-las pelo nome; ser humilde; interessar-se por elas; saber ouvir e principalmente elogiar, reconhecer e respeitar; são atitudes que lubrificam as engrenagens do dia-a-dia e devem ser utilizadas para quem quer prosperar. São as pessoas que nos levantam e que, no alto, nos mantém. Criar relações desarmoniosas faz minar as energias celestiais contidas no coração, as quais poderiam ser canalizadas para grandes realizações.

5º Desenvolver a Persistência

O fracasso é o sucesso em processo. Desistir de um sonho é o mesmo que anunciar que está morrendo. A persistência é a mãe do sucesso. É ele que materializa os nossos sonhos. Mas é importante lembrar dos ensinamentos da oração: ‘Pai me dê forças para as coisas que eu posso mudar, serenidade para os que não posso e sabedoria para encontrar a diferença’.

6º Ter Flexibilidade para Mudanças

A velocidade de mudança do mundo é algo assustador. Uma mente inovadora e criativa é fundamental para a sobrevivência, principalmente na vida profissional. O que deu certo no passado não garante mais o sucesso no presente. Devemos estar atentos e perceber que a vida é diferente a cada dia. Pessoas que estão fazendo as coisas do mesmo jeito que sempre fizeram estão ficando para trás. Mudar para melhor é a única saída.

7º Melhorar a Vida das Pessoas

Cada um de nossos pensamentos, palavras ou atitudes que envolve nossos projetos de vida, se estiverem embasados com o desejo sincero de ajudar as pessoas, recebe uma poderosa força cósmica que faz prosperar com muito mais intensidade tudo aquilo que nos propomos a fazer. Quando temos umas boas intenções, estamos automaticamente em sintonia com as Leis do Universo, sensibilizamos os anjos e podemos construir com a segurança de prosperar.

8º Conhecer e usar os Dons e Talentos

Nossos dons e talentos são as maiores ferramentas que temos contra a pobreza e a falta de realização. A falta do auto conhecimento é a maior causa do fracasso, pois quem tem consciência dos verdadeiros dotes naturais pode produzir diamantes, pois já descobriu que sua alma é feita de um material superior. É como se Deus tivesse nos dito: ‘meu filho, você vai nascer na Terra e vai ser muito próspero, mas será necessário utilizar os seus dons e talentos’. Mas quando Ele disse a palavra próspero, nós mergulhamos ansiosamente em direção à Terra não terminamos de ouvir o restante da recomendação.

9º Trabalhar com Amor

Colocar amor no trabalho é essencial para o sucesso. Nunca vamos conhecer alguém bem sucedido que não tenha prazer no que faz, ou que trabalhe apenas por obrigação ou necessidade. Quem trabalha com amor está empregnando de vida, energia positiva e prosperidade em tudo que toca. Realizar trabalhos com dedicação e amor é fazer jus a virtude de ser filho de Deus.

10º Conversar com Deus

Sentir a presença de Deus, independente da religião ou seita que se segue, é estar em contato com toda a abundância existente. Devemos saber entregar-se a Ele, perceber que somos abundantes por natureza e que a prosperidade é como um oceano, onde cada um pega o que o coração permite. E lembre-se: um coração livre, puro e bondoso é capaz de desfrutar de todo oceano, enquanto corações pobres e egoístas disputam para pegar baldinhos de água, se esquecendo que já tem o oceano. Esta é uma das principais atitudes que limita a humanidade a prosperar.

Créditos -*Marcelo de Almeida (Consultor, Terapeuta e Conferencista na Área de Desenvolvimento Humano e preside o Instituto Marcelo de Almeida)

Nenhum comentário: