25.1.10


Quantas vezes você já ouviu uma dica sobre papinha? Faz assim, coloca aquilo, esmaga… e quantas vezes já não torceu o nariz por que achou que aquela informação estava estranha demais? Pois é. Resolvi juntar as informações mais importantes (sim, médicos foram consultados…)

1) Não dê carne amassadinha nem desfiadinha quando seu filho começar a comer papinha (vejam: essa regra é só para o início, quando a criança se acostumar, aí você DEVE colocar carne sim). Você cozinha os legumes e as verduras na panela, mas depois côa tudo. Se quiser, use a carne para fazer estrogonofe, por exemplo, ou desfie e coloque no lanche. Mas para o bebê, na-na-ni-na-não.

2) Verduras, legumes, carne e carboidrato. Tudo tem que estar na receita.

3) Não faça na panela de pressão. Perde-se muitos nutrientes.

4) Você pode deixá-la congelada. Coloque no potinho uma etiqueta com os ingredientes, assim você não corre o risco de dar a mesma papinha por refeições consecutivas.

5) O sabor da papinha não depende apenas do tempero, mas também dos ingredientes. Compre tudo fresco.

6) Não bata no liquidificador. Você pode passar na peneira ou então esmagar com um garfo.

7) Coloque temperos diferentes na papa: cebola, alho e alecrim, orégano, manjerona… natural é mais gostoso – e azeite vai dar um gostinho especial!

8) Nunca, nunca, mas nunca mesmo coloque papinha na mamadeira.

9) Nunca, nunca, nunca mesmo dê papa batida enquanto seu filho dorme. Ele fica com comida na boca, pode engasgar (e ficar sufocado) e não aprende a saborear os alimentos.

10) Se sua família gosta de papinha, faça um pouco a mais – senão seu bebê vai ficar com fome. Explico: sou maluca por papinha, rs





Conheça prós e contras de cada modelo, lembrando que as panelas devem ficar longe das crianças, especialmente se forem pequenas.

Antiaderente: Você vai usar pouco óleo na hora de preparar as refeições. O revestimento impede que o alumínio, material da base da maioria delas, seja transferido para os alimentos. • Use utensílios de silicone para esse revestimento não desprender. Quando ele ficar velho, substitua a panela.

Pedra-sabão: Conserva o calor. É indicada para o preparo de carnes de panela e ensopados. Ela transfere ferro para a comida. • Você precisa curá-la antes de usar. Faça isso com óleo de cozinha. É pesada e difícil de limpar.

Inox: Esquenta por inteiro de forma gradual e demora para esfriar. • Se for nova, aqueça água e descarte pelo menos cinco vezes. Assim, você libera o níquel, um dos metais que a compõe e que, em altas quantidades, é nocivo para o nosso organismo.

Vidro: Desligue o fogo antes de terminar de fazer alguns alimentos, como arroz, molho de tomate e feijão, porque o calor termina de cozinhá-los. É fácil de limpar. • Como o cozimento pode ser mais rápido, preste atenção para o prato não passar do ponto.

Nenhum comentário: