15.2.10



Existem dois vinhos gaseificados, os frisantes e os espumantes....a diferença de um grupo para o outro é a quantidade de gás carbônico...o frisante tem menos gás que o espumante...e só.



Legal , não ? Que tal começarmos averificar essas diferenças ?



ESPUMANTE – Nome genérico dos vinhos que possuem gás carbônico, ou seja, aqueles que fazem espuma quando abertos.



CHAMPANHE – O nome é uma appellation d’origine contrôlée. Só os espumantes produzidos nesta região do nordeste francês (Champanhe ) podem ostentá-lo. O uso da palavra é vigiado com rigor. A Yves Saint-Laurent teve que trocar o nome do perfume Champagne para Yvresse; assim como a comuna de Champagne, localizada na Suíça, foi impedida de usar o próprio nome em seus vinhos. Pode ser branco ou rosé, usa uvas pinot noir, pinot meunier ou chardonnay e é o mais nobre dos espumantes. Champanhe, a bebida, é um substantivo masculino (inclusive em francês). A região de Champagne é palavra feminina.



PROSECCO – Assim é chamado apenas o espumante leve, delicado e branco feito na região do Vêneto, na Itália. É sempre elaborado com uvas do tipo proseco e normalmente pelo método charmat (menos nobre que o tradicional champenoise).



CAVA – Nome oficial dos espumantes espanhóis, quase sempre provenientes de Catalunha, Rioja ou Aragão. Pode ser feito com uvas macabeo, parellada, ou xarello.



FRISANTE – Não tem nada a ver com região, mas com quantidade de gás carbônico. O vinho frisante é menos gaseificado que o espumante. Tem entre uma e duas atmosferas de pressão, enquanto os espumantes têm de quatro a seis.



ASTI – Espumante feito na província de mesmo nome, que fica na região do Piemonte, no norte da Itália.



SEKT – Nome dos vinhos espumantes produzidos na Alemanha.


Um Brinde!!





Vestidos longos...Lindos....














Penteados lindos para o carnaval
















Suco de morango com maracujá e limão cravo
Ingredientes
2 caixas de morango
Polpa de 2 maracujás
Suco de 1 limão
2 litros de água

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Em seguida adoce a gosto e sirva gelado
Rendimento: 12 copos

Nenhum comentário: