25.3.10





Mitos de separação

Psicologa desmistifica aqueles cliches comuns a todos que passam por um rompimento



Só um novo amor cura as feridas deixadas por uma relação que acaba. Afinal, a fila anda. Por isso, não vale a pena derramar rios de lágrimas. Mas é preciso ficar sozinho por um tempo. Seis meses de luto, pelo menos. Para fortalecer a autoestima e, então, sacodir a poeira e dar provas - vivas - de que a volta por cima, de fato, aconteceu. Quem já passou por um fim de relacionamento - há quem ainda não tenha experimentado? - sabe bem o que está escrito acima.


Mas até que ponto o roteiro das separações se aplica a todos?

Segundo a psicóloga Onete Ramos Santiago, autora de "Ah, o amor", é preciso relativizar os cliches. Ela analisa - desmistifica - seis situações, frases e conselhos, desses que circulam fácil entre amigos, parentes e pela internet.


Quem separa precisa ficar sozinho por um tempo?

Depende da situação. Como explica Onete, existem pessoas que, ao se separar, têm a consciência de que já esgotaram todas as possibilidades de salvar a relação. Por isso, saem sem culpa do relacionamento. Sabem que fizeram o possível. "Quando o indivíduo sai em paz da relação, é possível que esteja mais preparado para a vida e para uma nova relação", completa a psicóloga. Em contrapartida, quando existe culpa, sensação de rejeição, de abandono, frustração pelo fim de um projeto a dois, a história é outra. Nesses casos, um tempo sozinho será importante para a pessoa elaborar tudo o que aconteceu, colocar as emoções em ordem e se reencontrar.Estabilizada emocionalmente, ela estará pronta para investir em um outro relacionamento.


Vai passar?

Saudavelmente tem que passar, responde Onete, embora não queira determinar o tempo. "Cada caso é um caso e cada história é única. O tempo varia muito", afirma. Não vale a pena ficar triste! Segundo Onete, é absolutamente normal ficar triste durante um tempo. "Permita se deprimir, pensar sobre o que aconteceu, elaborar o rompimento. É importante que cada um siga seu ritmo e seu tempo. Não se force a fazer o que não tem vontade. Aos poucos, você vai encontrar o seu eixo, o seu caminho", conclui a psicóloga.


Casal que se separa uma vez, separa duas.

Isso não é uma regra. A separação é benéfica, em alguns casos, para haver uma revalorização do outro. De acordo com Onete, alguns casais voltam melhores e mais apaixonadas depois de um afastamento. Já outros, ao voltar, percebem que realmente não conseguem ficar juntos e optam novamente pela separação. "Casais voltam quando ainda têm algo a cumprir. É possível o casal se ajustar depois da separação. Já outros enxergam que realmente não dá", observa a especialista.


Homem não termina relação.

Há um pouco de verdade neste "mito". Conforme diz Onete, os homens são mais práticos, objetivos. Por isso, empurram mais com a barriga uma situação insatisfatória. "A decisão do rompimento, na maioria das vezes, ainda vêm da mulher", opina a psicóloga. Em contrapartida, quando eles decidem romper, é para valer. Já elas, em alguns casos, titubeiam e voltam atrás na decisão.


Para curar um amor, só outro.

Não é regra, mas existe verdade nesta afirmação também. "Conheço casos em que um parceiro só se desligou do outro realmente quando conheceu outra pessoa", diz Onete.








Casamento não pode ser prisão

As estatísticas mostram que 80% dos namoros fracassam e 50% dos casamentos atuais vão ser desfeitos nos próximos 5 anos. Está claro que tem algo muito errado em como homens e mulheres se relacionam atualmente e está ficando cada dia pior.


Muitos casais que decidem permanecer juntos fazem isso apenas pelos filhos... São estranhos vivendo sob o mesmo teto... com infidelidade, frustrações e brigas. Sexo se torna cada vez mais raro e se presente é sem amor.


Relacionamentos podem durar muito tempo e serem fracassados. O fracasso está em viver uma vida triste, ao lado de quem você não ama mais. Viver bem um, dois, três, sete dez anos e separar é sucesso. É descobrir que já viveu o que havia para viver ao lado daquela pessoa e dar chance a você e a ela de escrever uma nova história.


Casamento não pode ser prisão, cercado de muros por todos os lados. Se o seu é assim, suba no muro, e ao menos seus olhos sentirão o sabor da liberdade.

Nenhum comentário: