2.3.10



Um dos alimentos mais rápidos para se preparar é o ovo frito. Barato, rápido e quebra um galho e tanto nos momentos em que bate a fome, acompanhado de um simples pão francês ou de um arroz soltinho (que aprenderemos a preparar no próximo post). Mas para fazer um bom ovo frito você precisa seguir algumas dicas.
Existem dois fatores básicos a considerar: gema mole ou dura, e clara crocante ou branquinha. É possível combinar estas formas e fritar um ovo exatamente do jeito que você gosta.
O começo é o mesmo para todas as combinações: quebre o ovo com cuidado em uma xícara, cuidando para não romper a gema.
Aqui você já verifica se o ovo está fresco: se a clara for gelatinosa, o ovo é bom. Se ela for mais líquida, ele ainda é bom mas já é velho. Se sua cozinha começar a feder insuportavelmente, já era: jogue o ovo na pia, deixe escorrer muita água para levar o mau cheiro embora e vá até o mercado comprar outro ovo...
O passo seguinte é pegar uma frigideira antiaderente e pôr óleo apenas o suficiente para cobrir o fundo. Sem exageros.
Isto feito, também com cuidado, derrame o ovo na frigideira fria. É, isso mesmo. Um dos maiores erros ao fritar um ovo é levá-lo ao fogo quente. Ele precisa cozinhar lentamente no óleo, antes de fritar... Agora vamos ao fogão.
Para gema mole e clara branquinha, o truque é fogo baixo. Acenda o fogo na posição mais baixa e deixe ele fritar devagarinho. Quando a clara estiver toda sólida, deslize o ovo para um prato e bom apetite.
Para gema mole e clara crocante, faça da mesma forma anterior. Quando a clara estiver quase meio sólida, levante o fogo até que a clara fique crocante.
Para gema dura e clara branca, deixe o ovo por mais tempo em fogo baixo, até notar que a gema está cozida.
Para gema dura e clara crocante, o processo é todo feito em fogo alto.
Importante: só ponha sal após o ovo estar frito. Sal e óleo quente não combinam, você pode se queimar.






Truques e manhas para uma batata frita bem sequinha, crocante e deliciosa.

Pra variar, o truque começa na escolha da batata. A melhor variedade para frituras é a batata Bing. Antes de sair por aí desesperado consultando dicionários, ligando pra restaurantes e azucrinando o dono da verdureira da esquina pra saber onde encontra, informo que a batata Bing é essa batata de casca clara, comumente encontrada nos supermercados como "batata lavada".

Para batatas fritas, escolha as maiores, que vão dar menos trabalho e resultar em palitos maiores. Descasque as batatas e mergulhe-as imediatamente em água fria. Batata uma vez descascada tem que ficar de molho, pois o amido oxida rapidamente e escurece.
Elas podem ser cortadas em três formatos: rodelas finas (para batatas chips), palitos (as fritas tradicionais, chamadas pelos estadunidenses como french fries) e raladas (batata palha). Vamos ensinar a preparar os três cortes.

Batatas palito. Corte as batatas longitudinalmente em fatias com cerca de 5 mm de espessura. Corte cada fatia em palitos de 5 mm. Lembre de manter as batatas sempre de molho em água. Se você é como eu e prefere a praticidade, compre batatas pré-cortadas congeladas no supermercado, não dão trabalho algum e ficam ótimas.

Batatas chips. Exigem uma faca bem afiada. Corte fatias o mais fino possível. Não esqueça de manter as fatias de molho em água.

Batatas palha. Olha, batata palha pra ser boa TEM que ser frita na hora. As de pacote não são saborosas. Para este preparo, rale as batatas em um ralador grosso (o mesmo que usa para o parmesão) e deixe de molho em água fria.

Por que tanta insistência para deixar de molho em água fria? É muito simples. Além de evitar que as batatas escureçam, a água removerá grande parte do amido da superfície da batata. Quando você não faz isto, o óleo adere às batatas e você terá aquelas fritas pesadas, cheias de gordura. Além do que, com menos amido o óleo penetra mais e elas fica mais crocantes.

Vamos fritar? Conceitos básicos:
1. Batatas fritam por imersão. Não economize óleo, use pelo menos meio litro em uma panela pequena e um litro em uma panela maior. Você poderá guardar este óleo depois de esfriar e usar pelo menos mais umas 4 ou 5 vezes.
2. Fritura se faz com óleo quente, sempre. Ponha um palito de fósforo novo na panela junto com o óleo. Quando ele acender o óleo estará na temperatura ideal, basta removê-lo e começar a fritar.
3. Toda fritura sai coberta por óleo. Você precisará ter em mãos um recipiente com folhas de papel toalha no fundo, para escorrer o excesso de óleo.
4. Álcool deixa toda fritura sequinha. Quando o óleo estiver quente, derrame nele uma colher de sopa de álcool etílico 96º (esse de limpeza, normal).
5. Água e óleo não combinam. Seque bem as batatas com um pano antes de fritar. A batata palha, que acumula mais água, deve ser torcida no pano.
6. Muita quantidade de batata esfria o óleo e acaba com a fritura. Nunca encha a panela, frite uma porção de cada vez.
7. Sal, só depois de fritas. Sal e óleo também não combinam.

Para fritar, ponha as batatas no óleo quente até que fiquem bem crocantes. Tire e escorra o óleo em papel toalha. Guarde no forno ou no micro-ondas (estranho escrever isso com hífen, ainda) para que não esfriem.

Dicas importantes, para finalizar: batatas fritas, como você percebeu, demoram para ficar prontas. Portanto, se você vai servir algo junto com elas, prepare antes as batatas.

Segurança: é muito raro, mas pode ocorrer em qualquer fritura de o óleo entrar em contato com as chamas do fogão e pegar fogo dentro da panela. NUNCA jogue água, ela causa uma reação química que potencializa as chamas. Para apagar é simples, basta cobrir a panela.







Dizem que os chineses são especialistas em copiar boas ideias. No caso do macarrão, consta que eles é quem foram copiados pelos italianos. De qualquer forma, esta boa ideia se tornou unanimidade em todo o mundo, sendo hoje praticamente tão consumido quanto o arroz.

Prato básico e simples de fazer é a especialidade do blog. Então, vamos lá. Aprender a cozinhar macarrão e preparar alguns molhos básicos.

Você vai precisar de uma panela grande, um medidor, um escorredor e sal. Compre macarrão grano duro, que é só um pouco mais caro e muito mais saboroso que o comum. Para cada pessoa, 100g de macarrão. Assim, uma caixinha ou pacote de 500 g serve a 5 pessoas, sem problemas. Ou 4, se a turma for mais gulosa.

Para cada 100 g de macarrão, ponha 1 litro de água na panela. Por isto a panela grande. Assim, para um pacote, 5 litros de água. Procure ser preciso, este detalhe faz toda a diferença. Salgue a água até que ela fique com gosto de água do mar.

Leve ao fogo até que entre em ebulição, derrame o macarrão na panela e deixe cozinhar pelo tempo determinado na embalagem (cada tipo e marca têm um tempo diferente). Se você gosta mais macio, use o tempo máximo. Mais al dente, use o tempo mínimo. Não ponha o tradicional fio de óleo. Ele impede a aderência do molho depois do macarrão cozido.

Mexa cuidadosamente nos dois primeiros minutos de cozimento, para evitar que o macarrão grude. Depois pode cozinhar sem mexer novamente.

Feito o cozimento, escorra e lave o macarrão em água corrente, para interromper o cozimento. Reserve. O macarrão será depois levado à panela do molho para aquecer, portanto use também uma panela grande. Pode ser até a mesma onde você cozinhou o macarrão, depois de lavada, é claro.

Agora vamos aos molhos. Neste post, três opções dentre as mais tradicionais: bolognesa, molho branco e funghi. Se você quiser aprender outras opções basta pedir nos comentários.

Molho bolognesa: você vai precisar de 500 g de carne moída magra (de primeira), uma caixinha de 500 g de polpa de tomate, uma cebola média, alho picado, sal e pimenta.
Pique a cebola. Refogue uma colherinha de alho picado até dourar e acrescente a cebola, fritando até que fique transparente. Acrescente a polpa de tomate e a carne moída crua, sem temperar. Cozinhe por 2 ou 3 minutos após a fervura, tempere com sal e pimenta a gosto. Derrame o macarrão sobre o molho, deixe ferver por mais um minuto e sirva.

Molho branco: frite duas colheres de sopa de farinha de trigo branca em duas colheres de sopa de manteiga, até formar uma pasta. Vá derramando aos poucos meio litro de leite, mexendo sempre. Se quiser mais fino, acrescente mais leite. Acrescente um pacote de 50 g de parmesão ralado, corrija o sal e acrescente um pouco de noz moscada, de preferência ralada na hora. Aqueça o macarrão no molho e sirva.

Molho funghi: ponha 50 g de funghi para hidratar em um copo de vinho branco. Após cerca de 15 minutos, pique o funghi. Pique uma cebola média. Refogue uma colherinha de alho picado até dourar, acrescente a cebola e deixe ficar transparente. Acrescente o funghi e o vinho onde ele foi hidratado e deixe ferver até secar. Acrescente uma caixinha de 200 g de creme de leite, mexa bem e corrija o sal. Aqueça o macarrão no molho por um a dois minutos e sirva.

Rápido, prático e sempre gostoso. Macarrão, no? hihihihi... molto buono. Va bene.








No post de hoje você aprenderá a preparar três versões básicas de estrogonofe. Todas de simples preparo e excelente resultado na mesa.

Para todas elas, o acompanhamento clássico é arroz ou macarrão, batata palha e salada verde.

Para todos eles, você precisará de creme de leite em caixinha, polpa de tomate, uma cebola grande picada, alho picado e a carne correspondente. Além do vegetal específico que acompanha cada prato. Todos os preparos são para quatro pessoas.

Comecemos pelo estrogonofe de carne. Compre uma posta de alcatra com cerca de 1 kg, corte em bifes com cerca de 1 cm de lado e corte os bifes em tiras, que ficarão com 1 x 1 cm e entre 5 e 10 cm de comprimento. Reserve e cubra com shoyu ou vinho tinto e sal enquanto prepara os demais ingredientes.
Fatie cerca de 150 a 200 g de champignons e reserve.
Doure o alho em óleo, acrescente as cebolas. Quando estiverem transparentes vá acrescentando aos poucos as tiras de carne, para que selem. Após seladas deixe fritar até ficarem ao ponto.
Acrescente uma caixinha de polpa de tomate e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos. Acrescente os champignons fatiados, desligue a panela e acrescente uma caixinha de creme de leite. Corrija o sal e sirva.

O estrogonofe de frango segue exatamente as mesmas etapas. A diferença é que você fará as tiras com peito e substituirá o champignon por palmito picado.

Já o estrogonofe de camarão tem o preparo um pouco diferente, para que o camarão não fique borrachudo. Ponha uma panela de água para ferver. Após a fervura, cozinhe os camarões crus por dois minutos. Escorra e lave em água fria para interromper o cozimento. Salgue moderadamente.
Prepare o molho: doure o alho, frite a cebola, acrescente a polpa, deixe cozinhar por 3 minutos. Acrescente aspargos e o camarão cozido e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Desligue e acrescente o creme de leite.

Se quiser sofisticar a receita, quando a cebola estiver transparente acrescente uma dose de conhaque e deixe ferver.












Flores
Quem me conhece ou visita meu blog, sabe da minha paixão por flores, então hoje a minha contribuição é compartilhar alguns arranjos lindos, onde a espontaneidade e o prazer de cultivar flores é vísivel. Arranjos simples, cantinhos gostosos, simplicidade e tudo isso garante um ambiente acolhedor e aconchegante. Como vão observar os ambientes ganham vida e alegria com flores, imaginem estes cantinhos sem flores, e sintam a diferença.







Simples e bonito
Fácil e simples de montar. Um pedaço de espelho, velas e algumas peças simples de vidro, galhos ou pode usar flores, e vejam o resultado. Bonito demais, não?









Aconteceu na Tam é verídico !!!

Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar
na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
'Qual o problema, senhora?', pergunta uma comissária..
'Não está vendo?' - respondeu a senhora - 'Vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira'
'Por favor, acalme-se' - disse a aeromoça - 'infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível'
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois...
'Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe
econômica.Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar mesmo na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe'.
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
'Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável'.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
'Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...'
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.
Recebi esse e-mail de uma amiga.
Fico, aqui pensando, como pessoas como essa senhora podem se julgar melhores que outras, por causa da cor da pele...inaceitável...
Deixo aqui, meus parabéns, ao comandante e a comissária, pela atitude digna que tiveram, diante do fato absurdo.

Nenhum comentário: