27.12.10

 

Pesquisa comprova: o sono da beleza funciona mesmo


Um estudo sueco promete eliminar todos os cremes rejuvenescedores de sua escrivaninha e trocá-los por uma fórmula muito mais simples e barata: manter o sono sempre em dia.

O teste, conduzido por John Axelsson do Instituto Karolinska, foi feito com 33 voluntários não fumantes durante dois dias. No primeiro, os participantes, que estavam proibidos de ingerir bebida alcoólica, foram fotografados sem maquiagem e com o cabelo penteado para trás após uma boa noite de sono.

No dia seguinte, eles dormiram menos do que o considerado necessário e foram fotografados em seguida no mesmo horário e nas mesmas condições. A distância da câmera e a iluminação também não foram alteradas e, nas duas ocasiões, foi pedido que fizessem expressões neutras.

Aparência - Quando suas fotos foram mostradas a outras 66 pessoas que não sabiam sobre a pesquisa, a maioria delas votou nas fotos de aparência “descansada” como aquelas em que os retratados pareciam mais atraentes, dispostos e saudáveis. Concluiu-se, portanto, que a privação de sono afeta tanto os sinais faciais da pessoa quanto a percepção que os outros têm de sua beleza.

Os pesquisadores defendem que a descoberta é muito importante na atual “sociedade 24 horas”, em que tantas pessoas sofrem de distúrbios do sono. O estudo foi publicado na edição de Natal da revista médica BMJ.com.

FONTE:VEJA

Os segredos para dormir bem


Sonolência, cansaço, estresse, mau humor, falta de paciência... Estes são apenas alguns dos sintomas de noites maldormidas. Extremamente vital para manter a nossa saúde e beleza em dia, o sono repara corpo e mente. Afinal, quando dormimos bem, acordamos nos sentindo melhor emocionalmente e fisicamente, não é? De acordo com Eduardo Rollo Duarte, especialista em Odontologia do sono (SP), dormir bem é importante para assegurar o descanso do nosso corpo, bem como do cérebro. Ele explica que durante o sono produzimos hormônios importantes para a regeneração dos tecidos (entenda: para uma pele mais bonita e viçosa) bem como reforçamos outras funções, como a do sistema imunológico, que funciona melhor, prevenindo doenças e dando mais disposição.

Mas os benefícios de uma boa noite de sono não param por aí. A psiquiatra Renata Camacho (SP) explica que além de melhorar o humor, o bem-estar e a disposição física, uma noite bem-dormida é capaz de aumentar a concentração, a memória e até mesmo estimular o processo de aprendizagem. Então, se você está tendo problemas para dormir, veja as dicas especiais que preparamos! Está na hora de parar de brigar com o travesseiro e ter bons sonhos!

SEGREDO Nº 1: PREPARE O AMBIENTE

Para que você embale em um sono profundo, é extremamente importante que o ambiente esteja harmonizado. Veja as dicas dos especialistas:

- Certifique-se de que não tenha ruídos no quarto;

- Reduza a luz ambiente, isso ajuda o cérebro a produzir o hormônio do sono, chamado melatonina;

- Coloque roupas ou pijamas confortáveis;

- Cubra-se com lençóis e cobertas limpos, de acordo com o clima externo, para que você não sinta frio ou calor;

- Verifique se o colchão e o travesseiro estão adequados;

- Tire o relógio do quarto de dormir. Ele gera ansiedade, pois a cada vez que olhar para ele e ver que ainda não conseguiu dormir, ficará ainda mais ansiosa e preocupada.

SEGREDO Nº 2: ATITUDES SIMPLES

De acordo com Luciane Gerodetti, psicóloga e terapeuta floral (sp), nosso organismo tem um relógio biológico interior que regula o sono, chamado ritmo circadiano: quando você cria o hábito de dormir sempre no mesmo horário, ajuda a sincronizar seu sono com esse ciclo interior, o que facilita para uma boa noite de sono. Mas caso isso não seja possível, veja algumas dicas para o momento pré-cama:

- Evite ficar na cama "esperando o sono chegar". Só se deite quando realmente for dormir;

- Tente não fazer atividades físicas depois das 18 horas;

- Não faça atividades muito estimulantes nas horas que antecedem o sono;

- Tome um banho quente. Ele ajuda a baixar a pressão e induz ao sono;

- Antes de dormir, leia um bom livro. Isso ajudará a limpar a mente do dia a dia;

- Não leve os problemas para a cama.

SEGREDO Nº 3: ALIMENTAÇÃO

- Evite tomar café, chá-preto ou produtos que tenham cafeína após as 17 horas;

- Não faça refeições pesadas à noite;

- Faça a última refeição até as 20 horas;

- Evite ingerir alimentos condimentados, como molhos gordurosos e temperos fortes;

- Consuma chá de ervas;

- Ingira doses moderadas de carboidratos (torrada, pão, aveia) associados a um copo de leite, pois ele possui em sua composição triptofano, um aminoácido responsável pela produção da serotonina, o hormônio do bem-estar e relaxamento, ajudando assim na indução do sono.

Para que você tenha uma noite de sono tranquila, além de tudo isso, é essencial cultivar bons hábitos, bons pensamentos e boas emoções. Ao deitar na sua cama, esqueça os problemas. Deixe que as preocupações durmam no sofá da sala. Relaxe. Essa é a sua hora de descansar!

Aliado da dieta!

- Estudos indicam que pessoas que dormem menos do que a sua necessidade diária apresentam maior chance de ganhar peso e ter diabetes, pois ficam mais indispostas à prática de atividades físicas.
- Pessoas que dormem pouco costumam ter níveis mais altos de colesterol e a imunidade mais baixa.
- A privação do sono é responsável pela alteração da metabolização de glicose no organismo, podendo levar a uma maior dificuldade para controlar o apetite.

Em claro...

Segundo a psicóloga Lourdes Brunini (SP), no livro dos recordes, o máximo que uma pessoa ficou sem dormir foi 164 horas. Outro caso lembrado pelos especialistas é de um estudo realizado em 1935, no qual um jovem de 24 anos dormiu pouco mais de cinco horas durante um período total de quase dez dias! "Ele acreditava que o sono era apenas um hábito e, portanto, poderia ser interrompido sem detrimento à saúde. A partir do quarto dia, ele tornou-se cada vez mais confuso e irracional. Já não lembrava mais onde estava, passou a apresentar delírios e ficou tão intratável que o projeto foi interrompido", explica. Não vale o risco!

Como se livrar das olheiras




Segredinhos para diminuir as marcas do cansaço da correria do final de ano

Faça compressas no rosto com água fria. Isso diminui o inchaço

Como elas surgem

A região abaixo dos olhos, onde se formam as olheiras, tem a pele mais fina de todo nosso corpo, assim como a das pálpebras. Por isso, os vasos sanguíneos ficam muito mais visíveis nesse local. “Nessa área, a pele se aproxima mais das estruturas internas e dos vasos, e são justamente elas que dão o tom arroxeado da olheira”, explica o dermatologista Luis Fernando Tovo. Outro sinal de cansaço é o inchaço abaixo dos olhos. Ele, aliás, também realça essas indesejáveis manchas.

Três formas de evitá-las

. "Durma com um travesseiro que mantenha a cabeça alta. Isso evita inchaço e olheira", diz a americana Lisa Drayer, autora de A Dieta da Beleza (Ed. BestSeller, R$ 39,90).
. "Guarde cremes e corretivos na geladeira", completa Lisa. Em temperatura mais fria, essas substâncias ajudam a reduzir a inflamação da pele.
. Tenha boas noites de sono. "Quando se dorme muito pouco, o organismo não drena os vasos. Então, eles incham mais do que o normal”, diz Luis Fernando Tovo.

Para resolver o problema

Caso você já tenha olheiras ou esteja inchada, não se preocupe: tem solução!

1. Para desinchar o rosto, beba líquido. “Fornecer muita água ao organismo ajuda o corpo a eliminá-la”, explica Lisa drayer. Também aposte no chá verde, que é diurético e emagrecedor!
2. Faça compressas no rosto com água fria. Isso diminui o inchaço.
3. Evite comer alimentos com muito sódio. O excesso de sal no corpo faz com que as células retenham mais água e inchem mais.
4. Ingira alimentos que tenham vitaminas do complexo B, pois elas reduzem a retenção de líquido. Você pode, por exemplo, encontrá-las nas nozes, no iogurte e no espinafre.
5. Diminua as olheiras com compressas de chá. veja como fazê-las: “umedeça dois saquinhos de chá camomila em água gelada até ficarem frios. Esprema-os e coloque-os sobre os olhos. deixe ali de 15 a 20 minutos”, ensina Lisa. Se quiser, use fatias de pepino ou um pano frio.
6. Com olheiras, opte por tons mais claros de sombra no make, “pois eles abrem o olhar”, diz a maquiadora Lika santos, do studio Blush.
7. Outro truque está no formato da sua sobrancelha! “Caso o desenho natural delas permita, faça-as de forma que o arco se abra na área acima dos olhos”, orienta Lisa. Isso amenizará os sinais de cansaço.

MÃOS: NÃO SE ESQUEÇA DELAS!


Com certeza você já ouvi dizer que ainda não "inventaram" uma plástica para as mãos. E, coitadinhas!, como elas trabalham sem parar! Além disso, estão constantemente expostas ao sol, à água, ao detergente, ao sabão... . Por isso merecem todos os cuidados e carinhos do mundo. Sua beleza pode ser preservada graças à evolução da indústria cosmética e dos tratamentos estéticos. A dermatologista Shirlei Borelli ensina como cuidar das mãos e do seu rejuvenescimento. Confira:


1- A mão envelhece como qualquer outra parte do corpo?
A mão envelhece como as áreas expostas ao sol, pois o principal fator que leva ao seu envelhecimento é o sol, modificando fibras colágenas e elásticas, elevando à atrofia (pele fina com aparecimento de vasos), mudando a pigmentação (levando à formação de manchas) e até alterando o DNA da célula, alteração que pode levar ao câncer de pele.

2- Por que a proteção solar é fundamental para a beleza das mãos?
A proteção solar bloqueará os efeitos nocivos do sol na pele e, com isso, retardando o processo de fotoenvelhecimento.

3- Quais são os cuidados diários que devemos ter para prevenir o envelhecimento da região?
O principal cuidado é o uso de filtro solar diário (FPS 33) e de altos filtros (FPS 60-90) quando da exposição intensa ao sol. Além disso, hidratar as mãos, manter as unhas higienicamente cortadas e sem micose são atitudes essenciais para manter a beleza das mãos. Para quem trabalha com água e detergente, o uso de luvas de borracha aflaneladas internamente evita fungos e bactérias e alergias de contato.

4- Com o aparecimento das rugas e manchas, quais os tratamentos indicados?
Para as manchas trabalhamos com laser de Rubi e luz intensa pulsada, ácidos e peelings. Para as rugas, trabalhamos com radiofreqüência, infravermelho, ácido hialurônico, ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio, dentre outros preenchedores.

5- Como o ácido hialurônico age no tratamento das mãos? Como ele ajuda a amenizar rugas e manchas?
O ácido hialurônico age preenchendo os sulcos no dorso das mãos e, ao atrair água, atua promovendo a hidratação de toda essa região.

6- O efeito dura quanto tempo? Quantas sessões devem ser realizadas e como deve ser feita a manutenção?
O ácido hialurônico tem uma duração média de 18 a 24 meses. A manutenção deve ser feita com filtro solar, luz pulsada e novas injeções com ácido hialurônico ou ácido polilático.

7- Quais os outros tratamentos estéticos que podem ser associados?
O ideal é associar o uso de laser fracionado ablativo, que estimula o processo natural de regeneração da pele. Outros procedimentos, como laser de Rubi e luz intensa pulsada, ácidos e peelings, radiofreqüência, infravermelho, hidroxiapatita de cálcio, dentre outros preenchedores, também podem estar integrados no tratamento, de acordo com os problemas a serem tratados nas mãos.

 

Maquiagem para disfarçar o cansaço






A correria para comprar todos os presentes de Natal, preparar a ceia, arrumar a casa para receber a família te deixou com cara de cansaço? Com a ajuda da maquiagem dá para disfarçar bastante a cara "passada".

- Lave o rosto com água quente (aumenta momentaneamente o fluxo de sangue na face, disfarçando a palidez) e aproveite para massagear o rosto, pois ajuda a drenar os líquidos que se acumularam por causa da falta de descanso.

- Aplique um produto para hidratar revitalizar a pele.
A correria para comprar todos os presentes de Natal, preparar a ceia, arrumar a casa para receber a família te deixou com cara de cansaço? Com a ajuda da maquiagem dá para disfarçar bastante a cara "passada".

- Lave o rosto com água quente (aumenta momentaneamente o fluxo de sangue na face, disfarçando a palidez) e aproveite para massagear o rosto, pois ajuda a drenar os líquidos que se acumularam por causa da falta de descanso.

- Aplique um produto para hidratar revitalizar a pele.


Em último caso, os produtos que provocam o "efeito cinderela" também são válidos. Eles dão um aspecto melhor para a pele por algumas horas, graças aos tensores de superfície, como tensine, liftline e lipo light.

- Em seguida, aplique um corretivo em bastão seco nas olheiras, inclusive nos cantos, em formato de meia lua.

- Passe uma base não gordurosa e de fácil fixação (como a Revlon ColorStay) em todo o rosto. Fixe a base no nariz e áreas mais oleosas com um pouco de pó compacto.

- Para disfarçar a palidez, você pode usar pós bronzeadores, que dão um efeito mais natural, sem parecer que a pessoa está super maquiada.

- Procure chamar a atenção para pontos como as sobrancelhas. Deixe-as bem limpas e penteadas. Se quiser, puxe-as levemente para cima.


- Evite lápis na parte inferior dos olhos, pois eles costumam borrar ao longo da festa. Prefira um delineador nas pálpebras superiores e um rímel à prova d’água.

- Para completar o make, use um brilho ou batom com cor mais alegre. Isso vai dar um up no visual.

Nenhum comentário: