9.3.12
















A vida secreta dos alimentos

Terry Border dá a vida a objetos e alimentos de maneira engraçada e as vezes, trágica. Em seu blog Bentobjects você vai ver várias dessas fotos e muitas outras bem interessantes. Não dá pra negar que esse Terry é bem criativo!!!!



Inhame. Simplesmente DELICIOSO!





O INHAME LIMPA O SANGUE
É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. Acredita-se que foi uma das primeiras plantas cultivadas no planeta.


FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICOOs médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios. Ele é riquíssimo em zinco, que aumenta nossas defesas.


EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.


É MAIS PODEROSO QUE A BATATAE tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.


MEDICINAL É O PEQUENO, CABELUDO
Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame-do-norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês ou cará chinês).


A FOLHA PARECE COM A TAIOBA
É da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada. Às vezes pinica muito, como a taioba, que às vezes não pinica.


SE PINICAR É PORQUE TEM MUITO ÁCIDO OXÁLICOque se apresenta em forma de cristaizinhos finos como agulhas e, nesse caso, não deve ser comido cru. Como há muita variação nos cultivares de inhame, o conteúdo de ácido oxálico (que pode dar pedra nos rins e dificultar a absorção de cálcio e ferro) também varia. O inhame branco japonês parece ser o mais apurado de todos, com teor baixíssimo do ácido.


EMPLASTRO DE INHAME PUXA TUDO:
furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres.
EMPLASTRO:
Descasque e rale na parte mais fina do ralador uma quantidade de inhame suficiente para cobrir a área afetada. Rale também gengibre com casca, dez por cento do volume do inhame. Misture tudo com qualquer farinha, só para dar liga. A pasta deve ficar bem molhada.
Aplique sobre a região, cubra com gaze ou outro paninho fino, nunca com plástico ou material sintético. Em algumas horas o emplastro seca; retire com água morna e coloque um novo.
Às vezes o inhame pinica, devido a um conteúdo muito alto de cristais de ácido oxálico em determinada safra de determinado local. Nesse caso passe azeite ou óleo na pele antes de colocar o emplastro.
A DENOMINAÇÃO CORRETA PARA ESTE INHAME É TAROEm latim nosso herói se chama Colocasia esculenta (sinônimo Colocasia antiqua), da família Araceae, enquanto o inhame-do-norte e o cará são da família Dioscoreaceae. Como na maior parte dos lugares a denominação inhame se refere à turma da Dioscorea, e o nome predominante da Colocasia pelo mundo afora é taro, no I Simpósio Nacional sobre as Culturas do Inhame e do Cará foram propostas e aprovadas as denominações de Inhame para Dioscorea e Taro para Colocasia, uniformizando os termos brasileiros com a denominação internacional, de acordo com os relatos dos pesquisadores Santos, E.S., Cereda, M.P., Pedralli G. e Puiatti, M. (Denominações populares das espécies de Dioscorea e Colocasia no Brasil. Tecnol. & Ciên. Agropec., João Pessoa, v.1, n.1, p.37-41, set. 2007).

OS MUITOS NOMES DA COLOCASIAinhame em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Portugal
inhame branco, taro, taioba em Portugal (a folha da taioba é semelhante à do taro)
taiá no sul do Brasil
cará e cará chinês em outras regiões brasileiras
taro, cocoyam e dasheen em inglês
dasheen no Caribe
tar, kokosyams em dinamarquês
cocoyam em Gana, Nigéria e Camarões de língua inglesa
qolqas em árabe
taro em russo, alemão, holandês, francês e na Polinésia
aronille em francês
arvi, kachalu, ghuiya em hindu
chamagadda em Angla Pardesh, Índia
colocasia, malanga, yame de canárias, alcocaz e otoe em espanhol
colocasia, taro di egito em italiano
kolokassi em cipriota
kalo no Havaí
yu em mandarim
sato-imo em japonês
toran na Coréia do Sul
khoai mon ou khoai so no Vietnam
dalo nas ilhas Fiji
nduma em kikuyu
amadumbe em zulu
macabo entre os que falam francês em Camarões
yautía em Porto Rico
keladi em malaio
gabi em tagalogue, nas Filipinas

E tem mais: inhame, digo, taro, não é tubérculo nem rizoma. Pasme: é cormo. Com M.

Receitinhas rápidas com Inhame:

Purê de inhame
Depois de descascar e cozinhar os inhames no vapor ou na água, amasse com um garfo; junte um pouquinho de manteiga, sal marinho e leite e misture bem. Só precisa ir ao fogo de novo se for para esquentar.

Inhame sautéDepois de cozidos e descascados, corte os inhames em rodelas ou pedaços; esquente manteiga ou azeite numa frigideira; ponha os inhames, e sobre eles bastante folhas verdes picadinhas (salsa ou cebolinha ou manjericão ou coentro ou orégano ou...); umas pitadinhas de sal marinho; mexa rapidamente, baixe o fogo e deixe grudar um pouquinho no fundo para ficar crocante.

Inhame fritoÉ muito mais gostoso do que batata. Faça exatamente como faz com ela: corte em rodelas finas ou palitos, frite em óleo bem quente e deixe escorrer sobre um papel que absorva a gordura.






Como Conservar Bananas

Se você quer conservar as bananas que compra, evitando assim, aqueles mosquitinhos da fruta visitando sua fruteira, que tal seguir uma dica bem útil dada pela Euzir Nascimento da Casa Gourmet?
É simples, basta cortar com uma tesoura ou faca cada banana da penca, da forma que foi cortada na foto abaixo. Assim, você conserva essa fruta por mais tempo, sem deteriorar a ponta.


No dia seguinte ao corte, a ponta já estará seca e fechada conservando-se íntegra por mais 1 semana.
Já nessa foto mostra a banana depois de 1 semana do corte, bem preservada e com a ponta parecendo um umbigo seco. VAle a pena e não atrapalha em nada o seu amadurecimento.








Mais opções de frutas no palito

































Planetas de Chocolate

Produzida no Japão, em 2007, a coleção de planetinhas foi recentemente atualizada. E cada planetinha tem um sabor e ingredientes bem variados que incluem manga, limão, ganache de laranja, canela, café, passas ao rum...







Músculo bovino pode atuar contra anemia


Foto: Ormuzd Alves
Como todos os cortes de carne de boi, ele é uma excelente fonte de ferro e complexo B, que afastam o risco de anemia. “Além disso, tem pouco gordura e é rico em vitamina A”, conta a nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo.
Para aproveitar bem esses nutrientes, o ideal é prepará-lo como ensopado ou na panela de pressão. A especialista dá uma dica para acertar na hora da compra: “Prefira o músculo cortado em cubos revestidos de uma fina película branca”, ensina.
Fonte-blog da karlinha










Cinco dicas para diminuir o sal no dia a dia


Foto: Getty Images.
O sal faz a pressão arterial disparar quando ingerido em excesso e, assim, pode diexar a saúde do coração comprometida. Por isso, controlar a ingestão do mineral é fundamental.
Conheça algumas dicas para diminuir o sal no dia a dia:
1 – Prefira temperos naturais, como alho e cebola.
2 – Não deixe o saleiro à vista enquanto come.
3 – Evite exagero: tempere com a ponta dos dedos.
4 – Experimente a comida antes de salgá-la mais.
5 – Sempre que possível, opte por alimentos frescos.










Somente na última semana de "Fina estampa" o público vai descobrir o tão misterioso segredo de Tereza Cristina (Christiane Torloni). A revelação acontece no capítulo 180, que vai ao ar no sábado, dia 17, mas apenas na segunda-feira, dia 19, Aguinaldo Silva explica o mistério. Na verdade, Tereza Cristina é irmã de Álvaro (Wolf Maya) por parte de pai. E não, ela não é filha da empregada Carlota Valdez. Tia Iris (Eva Wilma) contou essa mentira para a sobrinha para se vingar da traição de seu marido com sua irmã. "Você é irmã do Álvaro porque o filho de uma égua, o cachorro, o predador do meu marido também se dava ao desfrute com a piranha da minha irmã... E de tanto chafurdar na lama, ela, a minha maninha, tão bonitinha, mas muito ordinária, acabou engravidando... dele!", esbraveja tia Iris. Tereza Cristina surta, diz que eles estão querendo lhe dar um novo golpe, mas Iris continua. "Não é golpe, e sim a mais pura das verdades! Por isso inventei aquela história da Carlota Valdez, pra me vingar do safado do seu pai infernizando sua vida! Eu queria que você fosse infeliz como eu fui por causa dele".







Teodora (Carolina Dieckmann) e Quinzé (Malvino Salvador) vão terminar "Fina estampa" juntos. O desfecho do casal acontece na última semana da novela. No capítulo 182, que vai ao ar na terça-feira, dia 20, ele vai atrás da ex-mulher no aeroporto, mas Teodora embarca para Nova York. Quinzé fica desolado e não consegue sair do aeroporto. O voo da periguete tem um problema e o avião volta ao Rio. É a chance de Quinzé se declarar para a ex-mulher. "Quero ser seu marido de novo", ele se declara. Teodora fica desconfiada e ele se desmancha: "Vim atrás de você, não vim? Estou aqui. (se derrama) Pra te dizer que te amo, quero ficar contigo e com o Quinzinho...". A loura quer saber sobre o outro filho que ela está esperando. E ele afirma: "Eu sei que ele é meu mesmo...". Depois, Quinzé explica: "Desculpa, eu estava magoado, queria que você sentisse o mesmo que eu". Os dois se entendem e vão para a antiga casa de Griselda (Lilia Cabral) recuperar o tempo perdido.

Nenhum comentário: