25.6.12



















Você sabia que o formato das unhas pode representar a maneira de cada um expressar os sentimentos e a personalidade? Ficou curiosa então observe os formatos das unhas abaixo e veja o que cada um diz.

  • Formato da Unha e Personalidade
Espaçosa: Geralmente, são largas horizontalmente, com formato de retângulo. Revelam temperamento extremamente forte, o famoso “pavio curto”, e tendência a achar que está sendo perseguido sempre.
Quadrada:  Significa uma pessoa alegre e com temperamento equilibrado. Tende a estar menos criativo ou deixando o “mundo dos sonhos” de lado para adotar uma postura maisprática do que a convencional.
Concha: Indica nervosismo e convivência com o estresse. Os donos de unhas em formato de concha acabam criando “tempestade em copo d’água” devido ao excesso de ansiedade.
Amêndoa: Indica alguém criativo, bondoso, diplomático. Mas deve tomar cuidado para não se perder em idealizações.
Estreita: Quando todos os dedos possuem a unha estreita, a pessoa pode estar enfrentando um momento de muita frieza em relação aos sentimentos.

























DÉBORA FALABELLA e Murilo Benício se divertem enquanto ensaiam uma cena de “Avenida Brasil” na horta da mansão de Tufão, construída na cidade cenográfica do Projac










'Avenida Brasil': Jorginho e Max terão nova briga. Nina será o motivo

A relação de Jorginho (Cauã Reymond) e Max (Marcello Novaes) continuará muito complicada em "Avenida Brasil". Depois de flagrar omalandro dançando juntinho com Nina(Débora Falabella) numa churrascaria e ainda descobrir que ele armou um assalto à mansão, o jogador terá outra decepção. Novamente, verá a cozinheira e o tio juntos, desta vez, na chácara onde o amante de Carminha (Adriana Esteves) ficará hospedado depois de deixar a casa de Tufão (Murilo Benício). O encontro não será amigável e os dois trocarão socos pela segunda vez.
Decepcionado com Nina, Jorginho entrará em depressão. Preocupado, Iran (Bruno Gissoni), que estará morando com o amigo na Zona Sul, irá à mansão alertar Tufão. A cozinheira ouvirá tudo e irá à casa do amado. Ela fará declarações de amor e dirá que seu plano de vingança está quase chegando ao fim. Jorginho não resistirá e os dois acabarão transando.
Quando estiver saindo do apartamento, Nina receberá uma ligação de Max e irá até a chácara. Jorginho seguirá a cozinheira:
- Vai começar a mentir de novo? Vai mentir para mim na cara do teu amante dizendo que me ama? Ou ele não se importa? - dirá o jogador, ao flagrar o encontro.
- Ela não precisa mentir para mim, ela me fala tudo. Precisa ver as coisas que diz no meu ouvidinho, quando a gente tá... - provocará Max.
Furioso, Jorginho partirá para cima do tio e Max levará a melhor. Desesperada, Nina vai apartar a briga. O filho de Tufão sairá do local determinado a acabar com a farsa da amada.








Tufão verá novamente rosto de Nina ao transar com Carminha

Tufão (Murilo Benício) mostrará que está cada vez mais interessado em Nina (Débora Falabella) nos próximos capítulos de "Avenida Brasil". O ex-jogador, mais uma vez, mostrará que não consegue esquecer a cozinheira nem na hora de transar com sua mulher, Carminha (Adriana Esteves). Perturbado na cama, ele deixará a vilã desconfiada.
Tudo começará quando Carminha resolver contar as mentiras inventadas por Ninapara o marido. Tufão, claro, não acreditará em nada, discutirá com a mulher e sairá para dar um passeio. Ao retornar, encontrará a vilã na sala, cheia de amor para dar. Ela começará a agarrá-lo e Nina entrará na hora, interrompendo o clima. A vilã, porém, nem ligará e continuará abraçando o marido, que tomará a atitude de ir para o quarto.
- Precisava fazer aquela cena erótica na frente da Nina, Carminha? Falta de respeito com a garota e com a gente também. Exibindo nossa intimidade assim... - dirá Tufão, irritado.
Carminha deixará de lado as reclamações do marido e logo o clima esquentará, mas Tufão verá o rosto de Nina na hora H. Ele sorrirá e se animará. Porém, no instante seguinte, perceberá que está com Carminha e desistirá.
- Desculpe, não estou legal - dirá, antes de dormir.
Incomodada, Carminha reclamará que a atitude do marido é constante. No dia seguinte, ela irá atrás de Max (Marcello Novaes) e dos dois transarão como nos velhos tempos.







Depois de armação de Fabian, Inácio terminará namoro com Rosário

O namoro de Inácio (Ricardo Tozzi) e Rosário (Leandra Leal) chegará ao fim nos próximos capítulos de "Cheias de charme". Em cenas que começarão a ir ao ar este noite (25 de junho), o lutador vai flagrar a cantora beijando Fabian (Ricardo Tozzi) e terminará relacionamento, deixando a empreguete arrasada.
Determinado a tirar Inácio do caminho de Rosário para forjar um namoro com Fabian, o empresário Tom Bastos (Bruno Mazzeo) vai armar para separar o casal, com a ajuda de seu cliente. Ele fará uma ligação falsa para o bufê e deslocará Inácio para uma reunião inexistente. Por isso, o namorado da cantora acabará se atrasando para a entrega do prêmio "Melhor de três", no programa de Gentil Soares (Gustavo Gasparani).
Fabian, então, aproveitará a chance para roubar a cena e entregar o prêmio para as empreguetes. Para reconquistar a simpatia da filha de Sidney (Daniel Dantas), o cantor ainda fará uma revelação bombástica ao público. Ele dirá que a verdadeira autora da música do dueto com Chayene (Cláudia Abreu) é Rosário.
Apesar disso, Rosário ficará muito insatisfeita com a aparição de Fabian e reclamará com Tom. Esperto, o empresário dirá para a cantora procurar o sertanejo no camarim e conversar com ele a sós. Neste momento, Inácio chegará ao local do evento e Tom autorizará sua entrada para a segurança, já pensando no plano de afastar o casal.
Atento à chegada de Inácio ao camarim, Fabian agarrá a cantora no momento em que o namorado aparecer na porta. A empreguete aceitará o beijo, deixando Inácio revoltado. O lutador sairá de lá imediatamente, sem chegar a ouvir a namorada declarando que ele é o homem de sua vida. Depois disso, os dois terão várias brigas até se separarem definitivamente.



Marina Ruy Barbosa diz que tingiria os cabelos. Mas só por personagem

Dona de cabelos admirados pelo público, Marina Ruy Barbosa confirma, em entrevista ao blog, ter recebido propostas para tingir os fios. Sem revelar valores, a atriz garantiu que não fará qualquer mudança até o fim de "Amor eterno amor", em setembro:
- Quem negocia é o meu escritório. Deixo nas mãos do meu agente e dos meus pais. Eles me ajudam porque sou muito novinha, mas também dou opiniões. O certo é que não vou mudar agora.
Marina disse ainda que aceitaria, de cara, fazer uma transformação radical por uma personagem. Durante "Morde & assopra", em que fez sucesso como a patricinha Alice, a atriz chegou a liderar a lista dos assuntos mais comentados na Central de Atendimento ao Telespectador na Globo por causa dos cabelos:
- Quando era menor, era muito apegada a eles e ficava triste com qualquer transformação. Hoje em dia sei que, por conta da profissão, vou ter que cortar e mudar a cor. Quando tiver necessidade, em nome de um personagem, acho válido.
Prestes a terminar o colégio, ela se prepara para prestar vestibular no final do ano:
- Sempre quis fazer cinema, mas, agora que as provas estão próximas, começo a ficar na dúvida. Estou analisando os cursos para ver se acho algo bem focado em atuação, como artes cênicas





Josué (Raphael Viana) perderá a paciência com Valéria (Andréia Horta) em "Amor eterno amor". O peão ouve a mulher falando com Gracinha (Daniela Fontan) que seu filho é de Rodrigo (Gabriel Braga Nunes) e que vai pular no pescoço de Elisa (Mayana Neiva) toda vez que a encontrar. Irritado, Josué dá um ultimato a ela: se ele a escutar falando em Rodrigo mais uma vez, ele volta para Marajó sozinho. "Pois trate de esconder que achas que o filho é do Barão! E bem escondido! Agora és minha mulher e eu exijo respeito!! Não sou teu palhaço, cabocla!", ele diz. A mulher acata a ordem do marido e fica mansinha com ele.




Quem matou Max? Essa será a pergunta nos próximos capítulos de Avenida Brasil

O personagem de Marcelo Novaes será assassinado

Quem matou Max? Essa será a pergunta nos próximos capítulos de Avenida Brasil - Divulgação/TV Globo


Estava demorando um "quem matou?" em Avenida Brasil, da Globo, mas a pergunta mais intrigante dos folhetins acontecerá no próximo mês, na trama de João Emanuel Carneiro. O aprendiz de vilão, Max, interpretado por Marcello Novaes, sairá de cena quando seu personagem for assassinado. O autor dos disparos, não se sabe.
Para Vera Holtz, que vive a mãe Lucinda, contou a O Fuxico  que o elenco sempre soube que alguém morreria, confirmação feita recentemente.
"Nós sabíamos apenas que iria morrer alguém que sabia de muitos segredos. E vão surgir vários suspeitos", disse ela.
Mãe Lucinda é uma das possíveis assassinas. Ao lado dela, estarão Carminha (Adriana Esteves), que será deixada de lado pelo comparsa. Ivana (Letícia Snard), a esposa que descobre ter sido traída, também pode se revoltar contra Max. Nina (Debora Falabella) é mais uma suspeita, já já que ele descobre sua dupla identidade. Nilo (José de Abreu), pai do vilão, não engoliu a mágoa de ter sido acusado de ter roubado um relógio na festa de aniversário de Ivana. E o ciclo se fecha com Lúcio (Emiliano D'Ávila), filho de Janaína (Cláudia Missura), empregada da mansão de Tufão (Murilo Benício), que acabou sendo cúmplice de Max em algumas armações.
A morte de Max - amante e cúmplice de Carminha (Claudia Abreu) - acontecerá depois que ele, cansado da vida como criminoso e de fingir um relacionamento com a mulher, Ivana, abandona a mansão de Tufão.
Antes disso, nos capítulos que serão exibidos entre os dias 9 e 14 de julho, o cerco se fecha para Nina, quando Max  descobre que Rita e Nina são a mesma pessoa. Ele vai ao lixão e pergunta para um dos moleques qual é o nome de Nina. Para que Max não a desmascare, a cozinheira lhe oferece R$ 500 mil. O malandro vai à casa de Tufão para jantar com Ivana  e decide não contar nada porque a mulher é fria com ele.
Quando Begônia (Carol Abras), irmã argentina de Nina, aparece na mansão do ex-jogador de surpresa, Nina mente que a moça foi sua patroa. Desconfiada, Carminha manda Zezé (Cacau Protásio) ouvir a conversa delas e descobre a verdade


Ana Hickmann e Brito Jr. são acionados para disputa com Fátima Bernardes

A jornalista estreia na segunda-feira na manhã da Globo

Ana Hickmann e Brito Jr. são acionados para disputa com Fátima Bernardes - Ag.News / Reprodução



Para tentar frear a estreia de Fátima Bernardes na manhã de  segunda-feira (25),  às 10h, na Globo, a Record teria uma estratégia: colocar Ana Hickmann e Brito Jr. no Hoje em Dia. Segundo o colunista Léo Dias, do Jornal O Dia, os ex-titulares da atração comandariam a produção só por um dia. Atualmente o Hoje em Dia é apresentado por Chris Flores, Celso Zucatelli e Edu Guedes.
Atualmente Ana faz o programa Tudo é Possível, aos domingos e Brito Jr. marca ponto no comando do reality show A Fazenda.




REPOSIÇÃO HORMONAL E CÂNCER DE MAMA


José Aristodemo Pinotti (†)
Alguns anos após seu início, na década de 80, a reposição hormonal (TRH) tornou-se panacéia. Prevenia doenças – inclusive cardiovasculares e algumas neoplásicas -, prolongava a juventude e mitigava os desagradáveis sintomas da menopausa.

Essa visão foi, durante uma década, sustentada por publicações na literatura médica, até que, um ano atrás, o National Institute of Health, dos EUA, abriu um braço de sua pesquisa – irrefutável pela metodologia e pela ausência de qualquer conflito de interesses -, mostrando que com TRH não havia diminuição do risco de doenças cardiovasculares e, em alguns casos, notava-se até um aumento considerável. Isso deu início a um processo de reavaliação do conceito e do uso de hormônio após a menopausa.
Há poucas semanas, os resultados percebidos obrigaram à abertura de um outro braço dessa pesquisa pesquisa, agora lidando especificamente com o câncer de mama, que é a principal causa de morte de mulheres por neoplasias (tumores) e cuja incidência e mortalidade vem aumentando ano a ano.

Foram estudadas 16.608 mulheres; metade delas usou a combinação de estrógenos equinos e medroxiprogesterona por um tempo relativamente curto (média de 5 anos), a outra metade recebeu placebo. No grupo que utilizou hormônios verificou-se o seguinte: um maior número de casos de câncer de mama; o diagnóstico foi mais tardio; e nos exames mamográficos houve mais anormalidades e mais dificuldades de interpretação. Essas diferenças foram estatisticamente significantes, não ocorreram por acaso.
Como ensinamento, fica a permanente dúvida descartiana, que deve estar na mente de qualquer pesquisador, combinanda com um ditado francês: “Na medicina, como no amor, não existe nem sempre, nem nunca”.

O tempo de maturação das novas aquisições científicas deve ser repeitado, a repetição das pesquisas e a busca da verdade devem ser constantes e, mais do que isso, não se pode deixar de, pelo menos, considerar a possibilidade de um viés financeiro quando os laboratórios farmacêuticos lucram abundantemente com a reposição hormonal e financiaram uma boa parte dos estudos que comprovaram o seu efeito benéfico em diferentes campos e que estão sendo agora desvendados.

Com relação às mulheres, elas devem sem angústia ou pressa – pois o risco adicional é pequeno -, procurar os seus ginecologistas para reavaliar a questão da TRH, que precisa, quando feita, ser acompanhada caso a caso, com observação continuada. Na prática, se as usuárias, de acordo com seus ginecologistas, decidirem pela reposição, suas mamas devem receber atenção especial – traduzida por mamografias anuais, informando ao radiologista sobre o uso dos hormôinios. Devem ser realizados também ecografia e exames clínicos semestrais. Com isso, não se afasta o risco aumentado pela reposição, mas se garante o diagnóstico precoce, que pode ser dificultado pelos hormônios.

Quando a detecção é precoce, a probalidade de cura beira 100% e não é preciso retirar a mama. Na maioria das mulheres que tratamos no Hospital das Clínicas, em estádios clínicos iniciais, logra-se, além da cura, mamas em geral esteticamente melhores do que aquelas que tinham de ser operadas.
O conceito da reposição hormonal mudou. Sua indicação é mais restrita aos sintomas da menopausa, devendo ser usada na menor dose pelo prazo mais curto. As alternativas ao seu uso são hábitos de vida mais sadios e tratamentos não-hormonais, como os existentes hoje para a osteoporose. Os estudos nesse sentido prosseguem e apontarão caminhos novos. Estão aí os fitoestrogênios sendo amplamente experimentados. Eles são eficientes para melhorar ondas de calor e a lubrificação vaginal. Suspeitamos – e estamos pesquisando isso – que eles possam diminuir o risco para o câncer mamário, mas isso ainda não está comprovado.

As pesquisas em medicina levam muito tempo; por isso, é sempre bom que usuárias e médicos não se deixem levar por modismos terapêuticos de forma acrítica e açodada, particularmente aqueles que agridem a natureza e os processos fisiológicos normais.



Bolo que alivia a fome e ajuda a perder peso


foto divulgação

A farinha de banana verde contém um tipo de carboidrato chamado amido resistente, que favorece o crescimento e a adesão de bactérias probióticas no intestino. Por ser rica em fibras, também promove a saciedade, reduzindo o apetite e auxiliando na perda de peso. Auxilia no controle do diabetes, redução do LDL colesterol e melhora o funcionamento do intestino. Prepare esta delícia usando a farinha de banana verde:

Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de farinha de banana verde
½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
2 colheres (sopa) de gérmen de trigo
1 xícara (chá) de óleo de canola
2 ovos orgânicos (separados)
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
2 xícaras (chá) de água quente

Preparo: bata as gemas com o açúcar mascavo peneirado, misture a farinha de trigo integral e a farinha de banana verde, o óleo, o cacau e a farinha de linhaça, o gérmen de trigo e, por último, o fermento. Depois, acrescente 2 xícaras de água quente aos poucos e misture bem, até obter uma massa homogênea. Em seguida,incorpore levemente às claras. Unte bem a forma, salpicando-a com farinha. Leve para assar em forno quente.
Rendimento: 20 fatias
Valor calórico por porção: 119kcal
Fonte: Viviane Pereira – nutricionista da Rede



Novelas, dia 25, segunda-feira

MALHAÇÃO
Gabriel percebe que Cristal está usando Tomás para manipulá-lo. Beatriz suspeita que Débora e Bernardo tenham colocado as bombinhas na fogueira. Dieguinho confessa a Tamtam que é seu admirador secreto e a beija. Débora fica com ciúmes ao ver Jefferson dançando com Aninha. Carmem dança com Fabiano, mas não o reconhece. Fabiano descobre que Laura não foi avisada sobre a suspensão de Débora.

AMOR ETERNO AMOR
 Angélica torce para que Virgílio seja preso. Miriam vai com Rodrigo procurar Joana. Gracinha cuida de Pedro e Jair fica enciumado. Beatriz e Gabriel conversam sobre a obra no apartamento. Marcelo liga para Jacira e Tobias desconfia da mulher. Rodrigo e Miriam conseguem falar com Joana. Fernando afirma para Melissa que Zenóbio é o mendigo que ele atropelou. Francisco ajuda Cris a encontrar um trabalho. Rodrigo comenta com Priscila que não concorda que Miriam reate seu relacionamento com Fernando. Valéria discute novamente com Elisa. Dimas esconde o desespero ao ouvir Rodrigo contar sobre a conversa que teve com Joana. Priscila revela para Miriam seu interesse por Kléber.

CHEIAS DE CHARME
 Gentil concorda em não divulgar que Fabian vai entregar o prêmio para as Empreguetes. Brunessa consegue a vaga de arrumadeira na casa dos Sarmento e tenta conquistar a confiança de Sônia. Cida não percebe as indiretas que Penha faz sobre Elano. Chayene instrui Socorro a enganar as Empreguetes. Brunessa se insinua para Sarmento. Sandro vai para a premiação escondido de Penha e vê Gentil beijar a mão da ex-mulher. Inácio não consegue encontrar o endereço do evento. Chayene sobe ao palco e é ovacionada pelo público. Fabian canta com Rosário. Rosário vai falar com Fabian. Inácio chega ao teatro. Sandro ameaça Gentil. Inácio entra no camarim de Fabian e o flagra beijando Rosário.

AVENIDA BRASIL
 Iran se surpreende ao descobrir o valor que Monalisa pretende pagar pela rede de salões. Betânia diz a Nina que não vai mais se passar por Rita. Silas conta que Lúcio apareceu em seu bar nervoso e Janaína se preocupa. Suelen tenta fugir de Ramón. Nina incentiva Max a sair com Ivana. Janaína confidencia a Nina que expulsou o filho de casa. Lúcio e Bernadete vão para a casa dela. Lucinda procura Betânia para saber notícias de Nina. Cadinho avisa a Alexia que vai à casa de Verônica. Max discute com Ivana e vai sozinho para um hotel de luxo, mas tenta fugir quando percebe que não terá como pagar a conta. Nina se arruma para sair e Lucinda pergunta se ela vai se encontrar com Max. Roni tenta salvar Suelen. Jorginho termina o namoro com Débora. Tufão fala que seu filho está se envolvendo com outra mulher e Carminha se preocupa. Nina paga a conta de Max no hotel

Jennifer Lopez desembarca com o namorado no Rio de Janeiro

Após show no Rio, a cantora se apresenta na Cidade Maravilhosa esta semana

Jennifer Lopez desembarca com o namorado no Rio de Janeiro - Ag. News



Jennifer Lopez desembarco, na tarde deste domingo (24), no Aeroporto  Internacional do Rio de Janeiro, após ter levado o público ao delírio na noite de São Paulo em seu primeiro show no Brasil. A cantora chegou acompanhada do namorado, Casper Smart, e dois dois filhos, os gêmos Max e Emme, de 4 anos. Todos seguiram para o hotel, de carro.
artista deu início à sua turnê pela América do Sul, começando por Santiago (Chile) na última terça-feira (19). O show no Rio será na próxima quarta (27). Depois ela segue para Fortaleza, onde se apresenta no dia 30, e em Recife, no dia 1º de julho.


Horóscopo para esta segunda-feira, dia 25 de junho

ÁRIES
Atividades profissionais que possa desenvolver com autonomia são as mais indicadas. Faça suas tarefas com mais foco, pois um pequeno deslize pode gerar muita confusão. Reserve um tempinho para estar com o pessoal de casa.

Cor: cinza.
TOURO
 Neste dia, há risco de perder a concentração em atividades simples. É bom prestar atenção em todos os detalhes das tarefas para não ter que refazê-las. Fique de olho e zele pelo bem-estar das pessoas que ama.

Cor: cinza.
GÊMEOS
Comece a semana sem afobação. Defina prioridades e termine as tarefas que ficaram pendentes antes de iniciar novas atividades. Concentre-se no trabalho e preste atenção em cada detalhe do serviço. Busque qualidade! Cor: vermelho.
CÂNCER
Conseguirá executar suas tarefas com perfeição e aprender enquanto faz. Apenas tenha cuidado para não criar expectativas diante de promessas exageradas ou oportunidades fantásticas. Só conseguirá ganhar dinheiro com muito esforço.

Cor: pink.

LEÃO
Organize melhor suas finanças. Já é tempo de começar a fazer economia, especialmente se quer comprar algo de maior valor. Este é um dia para poupar o seu dinheiro e também sua energia. Cuide mais dos parentes.

Cor: roxo.
VIRGEM
 Dê uma pausa para cuidar melhor dos detalhes de alguma tarefa que tem em mãos. Bom momento para realizar atividades que combinem precisão e eficiência. Tudo indica que conseguirá obter o reconhecimento dos colegas de trabalho.

Cor: branco.
LIBRA
 Mantenha a concentração em suas atividades se deseja conquistar bons resultados, mas evite se expor. Seja mais exigente ao executar suas tarefas. Cuide melhor de sua saúde, tente se alimentar de forma equilibrada.

Cor: tons pastel.
ESCORPIÃO
 Novas atividades vão exigir que aperfeiçoe seus métodos de trabalho. Para isso, poderá contar com a ajuda dos colegas, dispostos a dar todo o suporte que você necessitar. Busque ser eficiente em todos os seus afazeres.

Cor: azul.
SAGITÁRIO
Aproveite sua boa reputação junto a chefes e superiores e interaja com eles. Pode conseguir uma melhor colocação ou até ampliar os seus ganhos se trabalhar com mais dedicação.

Cor: verde-claro.
CAPRICÓRNIO
 Trabalhe com determinação, eficiência e atenção aos detalhes. Busque aprimorar o que já faz se deseja um reconhecimento por suas atividades profissionais. Hoje, sua ansiedade está elevada e terá que lidar com a pressa dos outros.

Cor: pink.
AQUÁRIO
 Trabalhe com determinação, eficiência e atenção aos detalhes. Busque aprimorar o que já faz se deseja um reconhecimento por suas atividades profissionais. Hoje, sua ansiedade está elevada e terá que lidar com a pressa dos outros.

Cor: pink.
PEIXES
 Atividades profissionais que possa desenvolver com autonomia são as mais indicadas. Faça suas tarefas com mais foco, pois um pequeno deslize pode gerar muita confusão. Reserve um tempinho para estar com o pessoal de casa.

Cor: cinza.







Mulher que trabalha à noite tem mais risco de câncer de mama, diz estudo

Do G1, em São Paulo

Pesquisadores franceses do Instituto Nacional da Saúde e Pesquisa Médica (Inserm, na sigla em francês) analisaram o efeito do trabalho noturno sobre 3 mil mulheres do país e descobriram que 30% têm maior risco de desenvolver câncer de mama. Os resultados estão publicados na revista científica "International Journal of Cancer".

Os autores se basearam em estudos populacionais feitos entre 2005 e 2008. Mais de 11% das mulheres tinham trabalhado à noite em algum momento da carreira.
As chances de tumor foram maiores entre as que fizeram isso por mais de quatro anos e entre as que mantinham uma rotina de atividade noturna inferior a três dias por semana, por sofrerem distúrbios mais frequentes no ritmo de sono e vigília.
A ligação entre o trabalho noturno e o câncer de mama ficou ainda mais acentuada quando os pesquisadores olharam para as mulheres que haviam trabalhado à noite antes da primeira gravidez. Uma explicação para isso poderia ser que as células mamárias, ainda não totalmente diferenciadas antes da gestação, ficam mais vulneráveis.


Entre as hipóteses para isso estão: exposição à luz durante a noite, que elimina a liberação de melatonina (hormônio responsável pelos receptores hormonais, pelo sistema imune e pela qualidade do sono) e seus efeitos anticancerígenos; o funcionamento perturbado dos genes do relógio biológico que controlam a multiplicação celular; e distúrbios do sono que podem enfraquecer a imunidade.
Segundo principal autor do trabalho, Pascal Guénel, essa é uma questão de saúde pública, pois o número de mulheres que trabalham em horário atípicos está aumentando.
Em 2010, baseada em um estudo epidemiológico experimental, a Agência Internacional para Pesquisa de Câncer (Iarc, na sigla em inglês) classificou atividades profissionais que perturbam o ritmo circadiano – que regula inúmeras funções biológicas, como a alternância entre vigília e sono – como "provavelmente cancerígenas".
O câncer de mama é a maior causa de mortes femininas. Afeta cem de 100 mil mulheres por ano nos países desenvolvidos. Anualmente, mais de 1,3 milhão de novos casos são diagnosticados, 53 mil deles na França.
Os fatores de risco para esse tipo de tumor são variados. Eles incluem mutações genéticas, uma primeira gravidez tardia, baixa paridade, terapias de reposição hormonal em pacientes predispostas, hábitos de vida, e causas ambientais e profissionais ainda não completamente identificadas.

Nenhum comentário: