28.1.13








Dieta Sem Dieta


Os dez princípios da dieta sem dieta
1 O cérebro humano é uma máquina de hábitos. Ele foi preparado para aprender com rapidez a fazer as mesmas coisas repetidamente. Se não fosse assim, teríamos de reaprender todas as tarefas sempre.
2 Quando se depara com um estímulo conhecido, o cérebro reage exatamente como no passado. Mas por ser equipado com mecanismos de aprendizado altamente sofisticados, se fizermos algo diferente, ele também vai reagir de forma diferente.
3 O cérebro é tão eficiente que, à medida que nós envelhecemos, ele passa a agir cada vez mais por força do hábito. Passa grande parte do tempo sem pensar conscientemente. É como se passasse os dias ligado no piloto automático.
4 Repetir bons hábitos é bom para nós. Significa que não temos de reaprender tudo a cada vez e que podemos usar nossa capacidade mental em outras tarefas.
Por outro lado, o cérebro não é muito bom em discernir entre bons e maus hábitos. Repetir maus hábitos prejudica física e psicologicamente.
6 Para não repetir erros passados, devemos sempre fazer algo diferente. É muito mais fácil mudarmos aos poucos o nosso comportamento do que tentar mudar de uma vez só o nosso modo de pensar. Se todos os dias fizermos algo diferente em nossas vidas, obteremos algo diferente em troca.
7 A teia de hábitos é incrivelmente forte. É por isso que os hábitos sempre superam a força de vontade. Se nós não fizermos algo diferente, não tentarmos mudar algo em nossas vidas, os hábitos permanecerão os mesmos.
Romper com os velhos e costumeiros hábitos é a chave para melhorar nossas vidas. Isso nos deixará livres para conseguir o que queremos.
Abandonar hábitos isolados pode desfazer a teia toda. Precisamos quebrar os hábitos que nos cercam. Depois devemos quebrar os que desejamos. Muitas vezes, esses hábitos isolados parecem ter pouco em comum com os hábitos-alvo. Contudo, precisamos quebrá-los para alcançar nossos objetivos.
10 Não podemos ser uma máquina de hábitos, nem agir sempre do mesmo modo. Devemos ter a mente aberta e não funcionar no piloto automático. Dessa forma, é possível emagrecer, ver os relacionamentos se tornarem melhores e ainda há uma grande chance de conseguir grandes progressos na vida.
Fletcher é um daqueles médicos que condenam os regimes restritivos. Para ele, essas dietas confundem o organismo, aumentam o risco de depressão, desequilibram o sistema imunológico, afetam o funcionamento do coração, fígado e rins, além de abalarem de abalarem a auto-estima das gordinhas. “Elas ficam com a sensação de que fracassaram mais uma vez, mas na verdade quem fracassou foi a dieta que não produziu os objetivos prometidos”, analisa o médico.
Pela sua proposta de emagrecimento, as pessoas precisam ser mais flexíveis, o que ele chama de flexibilidade comportamental. Segundo o psicólogo, quando uma pessoa muda seus hábitos, estejam eles relacionados à comida ou não, acaba produzindo uma nova organização mental, que se reflete no consumo moderado ou mais correto de alimentos. “Inconscientemente, você incorpora uma dieta mais saudável e passa a se movimentar mais”, diz Fletcher. Para embasar a sua teoria, ele analisou um grupo de pessoas levando em consideração sua saúde e sua capacidade de tocar projetos pessoais. a partir daí ficou claro que havia uma relação entre o índice de massa corpórea (IMC) e a flexibilidade comportamental. “Quanto menos eram flexíveis, maior seu peso. Por outro lado, as pessoas magras tinham muito mais flexibilidade comportamental”.

CINCO FASES
Não espere resultados imediatos quando começar esse programa de emagrecimento. A dieta sem dieta, como é chamada, é dividida em cinco fases. As quatro primeiras têm duração de uma semana e o emagrecimento é lento. Mas, segundo os autores, os quilos perdidos nunca mais são recuperados. A primeira fase é para que você abandone os velhos hábitos. “Esse é um passo decisivo para a perda de peso”, diz o psicólogo. A proposta é que você realize uma tarefa simples por dia. Também é preciso fazer duas tarefas extras ao longo da semana. Já a segunda fase é destinada a alterar os padrões de comportamento ou mesmo de personalidade. Na terceira fase a proposta é se tornar mais flexível mentalmente. “Você não se sentirá atraída por alimentos não-saudáveis”. Na quarta, você irá fazer mudanças mais radicais, que a princípio podem parecer difíceis. E a última é para que você consiga incorporar de vez todas essas novas mudanças à sua vida.
>> Como seguir a dieta
FASE 1: Prepare-se
Nesta fase você deverá realizar uma tarefa por dia. É importante seguir todos os passos. Se precisar parar por um dia, tudo bem. Reinicie do ponto que parou. Alem disso, você terá duas tarefas adicionais a cumprir, que pode ser realizada em qualquer dia, desde que seja dentro dessa semana.
DIA 1 – FIQUE UM DIA INTEIRO SEM ASSISTIR À TELEVISÃO
Provavelmente, ela foi incorporada a sua vida sem você ter percebido e esse é um hábito muito poderoso. Ao ligá-la você se desliga do mundo. Vá fazer outras atividades. Caminhe, ligue para um amigo ou até arrume aquela gaveta bagunçada que você nunca tem tempo.

DIA 2 – ESCREVA DURANTE 15 MINUTOS
Pode ser uma história, um poema, o início de sua biografia ou até o que você quer fazer daqui a um ano. O importante é se concentrar nessa tarefa. O objetivo é tornar claro o modo como você quer viver. A primeira linha será a mais difícil, mas não desista. Depois que você der esse passo, o texto fluirá.
DIA 3 – NÃO CONSUMA SUA BEBIDA FAVORITA
Você deve experimentar uma bebida diferente. Se você é daquelas que gostam muito de café, troque-o por água, por exemplo. Provavelmente seu corpo vai reagir pela falta de cafeína. Mas seja firme, essa é uma quebra de hábito importante para seu emagrecimento.
DIA 4 – CAMINHE POR 15 MINUTOS
Escolha o melhor horário e incorpore a caminhada na sua rotina de hoje. Caminhar é ótimo para aliviar o stress. Aproveite esse tempo livre para pensar na vida e no que você deseja.
DIA 5 – ACORDE UMA HORA MAIS CEDO
Programe o despertador um dia antes para não perder o horário. Acordando mais cedo você ganha mais tempo para realizar suas atividades e obrigações.
DIA 6 – FAÇA UMA LISTA DAQUILO QUE VOCÊ DESEJA TER DAQUI A UM ANO
Tome nota de tudo o que você deseja. Desde as pequenas mudanças até as grandes. Também faça uma lista com os passos concretos que você precisa dar para alcançar esses objetivos.
DIA 7 – PRATIQUE UMA BOA AÇÃO
Ajude um colega de trabalho a arrumar a mesa, um vizinho a carregar as compras ou faça algo pelo seu parceiro. Mas faça sem esperar nada em troca.
TAREFA EXTRA – ESCOLHA DUAS TAREFAS DA LISTA ABAIXO – AQUELAS QUE VOCÊ NÃO REALIZARIA NORMALMENTE – E FAÇA DURANTE ESSA PRIMEIRA SEMANA
Mude de jornal ou pare de comprá-lo
Leia uma revista diferente
Experimente comer algo que você nunca provou
Faça uma atividade física, até aquela que você nunca praticou antes
Pinte ou desenhe com canetas, lápis, tintas ou carvão
Assista a um evento esportivo
Ajude alguma entidade beneficente local
Escreva uma história
Vá ao cinema e assista a um filme sozinha
Visite um museu
Tome a iniciativa de reatar antigas amizades
Sente-se em um lugar diferente nas refeições, no trabalho, nas reuniões
FASE 2: Perca peso por bom comportamento
Chegou o momento de você, realmente, incorporar as mudanças à sua vida e acelerar sua perda de peso. A fase 1 criou condições para você mudar. Na 2 é hora de colocar tudo em prática.
DIA 1 – SEJA MAIS (OU MENOS) ASSERTIVO
Ser assertivo é insistir em seus direitos, é pedir aquilo que você não tem e que você quer ter. Antes de começar, analise seu grau de assertividade e aja ao contrário. Se você é assertivo, procure passar o dia em segundo plano, não reaja às críticas e deixe que a outra pessoa escolha ou decida algo por você. Se você não é assertivo, seja direto ao pedir o que quer, ao dar uma opinião e aprenda a dizer não.
DIA 2 – MUDE SEU COMPORTAMENTO EM GRUPO
Se você é daquelas pessoas que gosta de cooperar em grupo, assuma, por hoje, uma postura mais individual e faça algumas atividades sem se preocupar com os outros. Mas se você costuma ser centrada em si mesmo, faça o oposto. Ofereça apoio, ajude e saiba ouvir o grupo.
DIA 3 – MUDE SEU NÍVEL DE ENERGIA
Se você é agitado, procure reservar cinco minutos a cada hora para pensar no que quiser. Procure fazer algo devagar, desacelere. Mas se você é do tipo tranqüilo, hoje é dia de movimentar seu dia. Assuma um novo papel no grupo, faça tudo o que você faz diariamente num ritmo mais acelerado.
DIA 4 – OTIMIZE SUA FLEXIBILIDADE
Ser flexível faz você ver as oportunidades que surgem. Mas se costuma ser flexível demais, tome uma posição mais firme. Não seja tão condescendente com os outros. Já se você é rígido demais, espere a ajuda de alguém para resolver um problema, seja humilde e não faça críticas.
DIA 5 – OTIMIZE SUA ESPONTANEIDADE
Se você é espontâneo, planeje algo para o seu futuro, organize uma gaveta ou os CDs, divida o seu dia em períodos de meia hora e execute o que foi planejado. Se você é sistemático, o seu dia deve ser mais relaxado. Faça algo por impulso, ignore seus planos, divirta-se com algo fútil, não organize seu dia.
DIA 6 – AJUSTE SEU COMPORTAMENTO
Se você se considera tímido, procure participar de uma discussão e emita sua opinião, tome a iniciativa para iniciar uma amizade, sorria um pouco mais. Se você é extrovertido, escute mais e fale menos. Procure passar algum tempo sozinho e não interrompa as pessoas antes que elas terminem a frase.
DIA 7 – TENTAR SER MAIS (OU MENOS) CONVENCIONAL

Para quem é convencional, procure hoje usar roupas menos tradicionais, mudar algo em sua vida que seja muito comum. Quem age contra o convencional, por hoje terá que fazer uma escolha mais dentro dos padrões, sem ser diferente dos outros, tente optar por alternativas mais tradicionais, algo mais aceitável.
FASE 3: MUDE SEUS HÁBITOS E FAÇA TUDO DIFERENTE
Nessa semana você terá que olhar um pouco mais para si, descobrir como se comporta em relação a você mesma e às pessoas que estão ao seu redor. Mas o foco continua sendo a aquisição de novos hábitos. Sua semana será dividida em dias que você deve interagir com pessoas e dias em que deverá experimentar novas atividades
Para saber como dividir sua semana, o médico Fletcher apresenta dois testes. A partir daí ele divide a semana. Para algumas pessoas, a semana deve ter 3 dias de atividades e 4 de pessoas, para outras 2 atividades e 5 de pessoas, 5 de atividades e 2 de pessoas e assim por diante. Para você saber onde você se encaixa, analise seu modo de se comportar e de se relacionar com os outros. Se esse contato é restrito você precisa aumentar. O mesmo acontece com as atividades. Se você tem dificuldades de aumentar a variedade do que faz terá que aumentar essa capacidade.
Dias de pessoasNesses dias você terá de experimentar modos diferentes de interagir com as pessoas. Para aumentar essa interação, ouça o que elas têm a dizer, pergunte o que deseja saber a respeito delas (não presuma que já sabe tudo), elogie, faça novas amizades, ajude ou seja útil.
Dias de atividades
Varie suas atividades. Caminhe, crie algo novo, toque um projeto que está parado há anos, aprenda algo novo, mude sua aparência.
TAREFA EXTRA – ESCOLHA NA LISTA DUAS ATIVIDADES EXTRAS QUE TERÁ DE CUMPRIR AO LONGO DA SEMANA. LEMBRE-SE QUE QUANTO MAIS FUGIR DA ROTINA, MELHOR SERÁ PARA O SEU PROGRESSO
Ouça outro tipo de música
Use uma roupa diferente
Faça uma lista dos seus sonhos de infância
Faça seus filhos rirem
Cante no banheiro
Acorde em uma hora diferente
Dance sozinha por dois minutos
Saia e vá falar com um vizinho
Jogue fora algum objeto que não precisa
Desligue o celular por um dia inteiro
FASE 4: FOQUE NA TRANSFORMAÇÃO
Essa é a etapa em que você colocará um ponto final nos seus piores hábitos e se tornará definitivamente mais flexível. Para isso, deverá se concentrar no modo como você pensa.
DIA 1 – AUTO-RESPONSABILIDADE
Sua tarefa será mudar seu comportamento para aumentar sua auto-responsabilidade. Para isso tente, no dia de hoje, não inventar desculpas para seus fracassos, não culpar as outras pessoas quando algo dá errado.
DIA 2 – PERCEPÇÃO
O objetivo agora não é somente fazer algo diferente, mas descobrir algo novo que pode estar ao seu redor e você não enxerga. Para isso, preste atenção à letra de uma canção, aos sons ao seu redor, concentre-se quando estiver fazendo algo rotineiro (como dirigir o carro), descubra algo novo sobre a rua.
DIA 3 – EQUILÍBRIO
Ajuste a sua vida para ter mais equilíbrio. Avalie se você deve passar mais tempo com as pessoas queridas, se está trabalhando demais, se está na hora de se afastar de pessoas que não fazem bem a você e se está cercado de bens materiais que não têm significado para você.
DIA 4 – CORAGEM
Ser corajoso é agir sem nervosismo diante do desconhecido. Por isso, hoje você terá que se colocar em uma situação que lhe cause ansiedade (como falar em público, dizer não a alguém que a explora, pedir o que deseja sem se sentir ridícula) e também interagir com uma pessoa que lhe deixe assustada.
DIA 5 – CONSCIÊNCIA
A tarefa de hoje é ouvir sua consciência e seguir o que ela diz. Só isso. Você verá que isso aumenta o poder que você tem sobre si mesma e ainda tornará a vida um pouco melhor.
DIA 6 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Aprender a identificar as suas emoções e a das pessoas que estão a sua volta e saber usa isso a seu favor. Classifique as suas emoções, pare de reagir apenas ao que as pessoas dizem e fazem, encontre a emoção em uma situação rotineira, coloque-se no lugar do outro, expresse seus sentimentos.
DIA 7 – INTELIGÊNCIA SOCIAL
Agora que você já conseguiu trabalhar com a emoção, é hora de aprender a ajudar a sociedade. De acordo com os autores do livro, uma inteligência social ajuda a criar um sentimento interior de calor humano, afastando as emoções negativas. Faça algo em benefício de sua comunidade local.
FASE 5: ALCANCE O QUE VOCÊ DESEJA (SEU PESO IDEAL)
De acordo com Ben Fletcher, quem consegue chegar até essa fase já mudou seus hábitos, consegue ser mais flexível e até pensar como um magro. Diferente das demais fases, nessa você não terá uma tarefa a cumprir por dia e sim repetir algumas tarefas das fases anteriores de vez em quando. Você escolhe o que fazer. O importante é ter alguma regularidade, como fazê-las uma vez por semana ou uma vez por mês. Você pode repetir essas mudanças de hábito até atingir seu peso ideal.
Revista Pense Leve (edição nº 184 – outubro 2007)








Dica não às Dietas e sim a reeducação alimentar (mudança nos hábitos).  
Um corpo belo e esbelto é, hoje em dia , o objetivo de muita gente.Sem duvida alguma, as pessoas magras tem menos doenças e vivem mais tempo do que as que tem excesso de peso.As imprudentes dietas ditadas pela moda falham quase sempre. Por isso, emagrecer de maneira natural é a melhor e mais segura alternativa hoje.
Desde as dietas de elevado teor de proteínas as de baixo teor de gorduras, das dietas das fibras ou de um só alimento até combinações estranhas e refeições de leite batido. As pessoas que querem perder peso seguem uma multiplicidade de conselhos confusos.
 Na maior parte dos casos esses conselhos são inofensivos- muitos são tão impraticáveis ou anti-sociais que ninguém consegue segui-los durante muito tempo-, mas, em alguns casos, podem ser perigosos para a saúde  ou até levar a pessoa a aumentar o peso.
Felizmente , emagrecer não implica seguir as dietas da moda ou os padrões absurdos de alimentação. Com uma alimentação equilibrada de alimentos naturais, pobre em gorduras e açúcar , a maior parte das pessoas consegue perder peso com segurança e de maneira simples, estabelecendo padrões saudáveis de alimentação para a vida inteira.
No caso de algumas pessoas , a mudança para uma alimentação de baixo teor de gorduras e açúcar obriga apenas a pequenos ajustes em seus hábitos alimentares.
Para outras, significa uma mudança radical permanente. Pode ser necessário algum tempo para que a pessoa se habitue às mudanças, mas os efeitos em termos de saúde, o aumento de vitalidade e a perda de peso constituem um poderoso incentivo para insistir, mesmo que ocorram deslizes ocasionais
Tem pessoa que parece estar sempre de dieta. Numa semana anuncia , dize orgulhosa , que perdeu cinco quilos.,algumas semanas depois comenta, infeliz, que os recuperou.  
Mas não se pode culpá-la, nem aos milhões de outras pessoas que lutam contra os quilos a mais. A culpa é de algumas dietas “ boas demais para ser verdade.” As pessoas fazem dietas drásticas , que proporcionam grande perda de peso em pouco tempo, quase sempre recuperam todos os quilos perdidos. “ E algumas adquirem mais do que perderam “  diz Stephen Fareli, diretor associado do Instituto Cooper  de Pesquisa  Aeróbica. Além disso, as versões exageradas dessas dietas não são saudáveis e podem fazer mal à saúde.  
Se dissermos que temos um método para emagrecer sem passar fome e, o que é mais importante, sem comprometer a saúde e que impede a volta dos quilos perdidos , você pode até não acreditar , mas muita atenção porque vamos revolucionar o mundo da nutrição: nossa intenção é lhe convencer de que para emagrecer você deve mudar seus hábitos alimentares através da reeducação e esquecer a palavra DIETA.
Dieta da sopa, das proteínas ,dos carboidratos etc. A lista de tortura dietética é imensa. A cada dia surgem mais opções para fazer você passar fome e ficar semanas de mau humor. E o que têm em comum essas dietas? Três coisas: se você as seguir ao pé da letra o que é muito difícil, perderá quilos rapidamente; elas se espalham com rapidez com o boca a boca; e são incompatíveis com a alimentação normal e  diária.
Mas vamos pensar um pouco: o seu peso vai se manter igual ao abandonar a dieta?  Você seria capaz de viver toda sua vida fazendo a mesma Dieta? Achamos que não.
Deixe de destruir o metabolismo e aposte em perder peso de forma saudável, natural e sem fome. Você só tem  que se educar ( mudar hábitos alimentares) para aprender a comer bem e riscar DIETA de seu vocabulário para sempre.
Praticamente todas as dietas atingem um único objetivo: a perda de peso. Mas no resultado final fracassam , porque os quilos perdidos voltam ao abandonar a dieta, que é substituída por uma alimentação normal e repleta de maus hábitos alimentares. Pense quantas pessoas você conhece que se submeteram a um regime restritivo durante meses , sem comer com a família e sem jantar com os amigos até alcançar o seu peso ideal.
E dessas pessoas , quantas você conhece que tenham recuperado o peso perdido? Na maioria das vezes  isso ocorre logo após o sacrifício , porque tendo acabado a dieta, essas pessoas voltam à sua rotina normal, comendo errado o que sempre comiam e em quantidades exageradas, devido aos maus hábitos alimentares adquiridos durante toda a sua vida.
Quando  a rotina da alimentação normal volta, os quilinhos perdidos são recuperados, pois a maioria das dietas é baseada na ingestão de alimentos diuréticos e laxantes e que fazem perder líquidos rapidamente. A simples reidratação dos tecidos faz o peso aumentar e, para piorar , o metabolismo se defende guardando reservas para si em caso de nova escassez  de” combustível.” O peso pode até aumentar mais  e você novamente  corre em busca de nova dieta miraculosa,.quando o correto seria substituir os maus pelos bons hábitos alimentares.(reeducação.).
As dietas fazem sucesso por um período curto e emagrece momentaneamente , ao passo que com a reeducação alimentar( mudança dos hábitos), você permanece magro por toda sua vida e o que é mais importante com muita saúde,  sem passar fome e comendo de tudo moderadamente..
As dietas ou regimes alimentares não funcionam porque tem que  ser feita por um período curto. Você passa fome constantemente, pois a quantidade de alimentos oferecidos pelas  dietas  é pequeno. Além dos mais priva as pessoas dos alimentos  essenciais para o organismo, prejudicando assim a sua  saúde, pois nosso organismo necessita ingerir diariamente: carboidratos, gorduras e proteínas além vitaminas e minerais e quando na falta dos mesmos podemos ficar debilitados e doentes.
Outro fator que faz com que as dietas não funcione é, o rigorismo no controle da quantidade de  calorias a serem ingeridas, além do que é muito complicado e difícil  contar as calorias de cada refeição. As dietas normalmente já vem prontas ou  relaciona os alimentos que devem ser consumidos e suas respectivas calorias, mas muita das vezes é difícil até mesmo achar o alimento indicado .
As pessoas  só podem comer os alimentos/produtos escolhidos para aquela dieta e que muitas vezes  não tem  um bom sabor e a quantidade é insuficiente e o que é mais grave, algumas restringem alimentos essenciais ao bom funcionamento do organismo.
A maioria das dietas falha porque depois de determinado período a pessoa desiste, cansada de comer a mesma coisa todo dia, volta aos antigos e prejudiciais hábitos alimentares engordando  novamente.
Curiosamente , todos terminam caindo na  dieta do biquínis  ao chegar o verão. Mesmo que nosso senso comum nos indique a impossibilidade de conseguir emagrecer com esses métodos, é surpreendente ver gente inteligente seguindo esses regimes pela obsessão de emagrecer e poder colocar um biquíni para ir a praia com uns quilinhos a menos (mais magra e com menos saúde.)
 A tirania da moda nos faz acreditar que esbeltez  é sinônimo de beleza e nos torna escravos do culto ao corpo, a qualquer preço. Não venda o corpo e a saúde ao diabo! Um corpo bonito é um corpo saudável
No lugar de dietas/regimes drásticos, a ABESO, propõe a reeducação alimentar ( mudança de hábitos alimentares.), em que se evitam os alimentos gordurosos e dá preferência as refeições com frutas , verduras , cereais e carnes magras. Ou então , depois das dietas, as pessoas voltam a comer errado e engordam tudo novamente.
REEDUCAÇÃO ALIMENTAR( MUDANÇA DE HÁBITOS)

UMA MANEIRA NOVA PARA EMAGRECER SEM DIETAS.
UM PLANO PARA TODA VIDA..


Para emagrecer de maneira natural  e descomplicada,  sem passar fome,  você teria que  pensar seriamente em mudar seus hábitos alimentares,  substituindo os antigos alimentos  que  a fizeram engordar por outros que farão emagrecer. Como?  Fazendo substituições inteligentes dos alimentos mais pelos menos calóricos.
Ao invés de fechar a boca , abra a sua mente. A melhor garantia para perder peso sem que ele volte é mudar os hábitos alimentares. Seguindo uma alimentação saudável, equilibrada, natural e de baixas calorias , fácil de fazer, adequada ao seu estilo de vida e o que é mais importante, você podendo escolher seus próprios alimentos ao contrário das dietas que são impostos. Livre-se da palavra DIETA. Para emagrecer é preciso mudar a sua despensa.( Tenha em casa somente alimentos  saudáveis e de baixas calorias exemplos:  grãos , frutas, legumes e verduras , cereais etc..).Evite todo e qualquer tipo de doce.

A maioria das pessoas que conseguem se manter durante toda a vida com um peso ideal e saudável não seguiu uma dieta especifica, aprendeu a comer como gente magra. São conscientes de seu peso e se mantêm na medida desejada porque ingerem com moderação os alimentos que se adaptam ao seu estilo de vida e ao gasto de energia que realizam.Exemplo: um esportista precisa ingerir bem mais calorias do que uma pessoa sedentária, pois ambos  possuem estilos de vida diferentes e gastos de energias diferentes.

O segredo é gastar toda energia consumida através dos alimentos, caso contrário irá engordar.Comeu muito? Exagerou no almoço de domingo?  Espere a fome bater para se alimentar de novo, pois enquanto ela não vem,  ainda há energia em estoque para se gastar.Pense nisto e não coma só porque está no horário do almoço ou do jantar. Esse é o segredo para se manter magro: comer moderadamente e somente o necessário . PENSE NISTO: Coma para viver , não viva para comer.

Certamente, não vamos lhe apresentar nenhum segredo porque você já conhece: a atividade física diária, juntamente com uma alimentação de baixas calorias, são os maiores aliados para emagrecer , viver mais, melhor e com muita saúde. Evita ganho de peso com a idade e são essenciais para que seu corpo fique em perfeito funcionamento.PARA PENSAR: Vive muito quem come pouco.

                                                                                                                                             
POR QUE A MUDANÇA DOS MAUS PARA OS BONS HÁBITOS ALIMENTARES É IMPORTANTE PARA A SAÚDE E PERDA DE PESO.


Os hábitos alimentares saudáveis, melhora a saúde , evita várias doenças  oriunda dos vícios alimentares arraigados e prejudiciais. A maioria das pessoas com excesso de peso nem se dão conta disso.

Além do mais mudando seus hábitos alimentares, você melhora sua qualidade de vida, perde peso e o que é mais importante não passa fome . Você pode comer de tudo moderadamente ( nada é proibido), apenas dando preferência para aqueles alimentos mais saudáveis/naturais, menos calóricos e assim mantém peso ideal durante toda sua vida, e o que é mais importante com muita saúde.

A prisão de ventre é uma conseqüência direta  dos maus hábitos alimentares, pois os intestinos, responsável pela absorção dos alimentos, precisa funcionar de duas a três vezes ao dia para não comprometer a saúde. Se o intestino não vai bem, é sintoma de que alguma coisa está errada com o organismo.

A mudança mais radical e difícil ,para quem adora carnes vermelhas, é deixar ou reduzir seu consumo, sendo que o maior inimigo dos intestinos é o famoso churrasco de domingo.

A IMPORTANCIA E VANTAGENS DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR ( MUDANÇAS NOS HÁBITOS ) E EXERCÍCIOS

Retarda o envelhecimento, melhora sua saúde , perde peso e não passa fome. Os alimentos indicados no site são energéticos , nutritivos e poderão ser consumidos à vontade , sem restrição de quantidades mas não abuse , todo excesso faz mal.  Todos alimentos  indicados possuem poucas calorias/ gorduras e os comendo moderadamente não engorda.
  
Importante: Alimentos muito calóricos é que engorda e calorias em excesso é que envelhece as pessoas, pense nisso na hora de se alimentar.

COMO SE MUDA OS HÁBITOS ALIMENTARES? É SIMPLES E FÁCIL.

Faça substituições dos alimentos perigosos para a saúde por outros benéficos e saudáveis.
Exemplos: substitua a carne vermelha pela carne branca (frango, peru etc.)
                  Substitua o açúcar refinado por frutas, adoçantes artificiais.
                  Substitua a manteiga pelo óleo de soja ou azeite de oliva.
                  Substitua doces, bombons por frutas.
                  Substitua massas por verduras e legumes,
                  Substitua refrigerantes, sucos artificiais por sucos naturais.
                  Substitua alimentos fritos pelos cozidos.
                  Substitua alimentos cozidos por crus quando possível.
                  Substitua o leite integral pelo desnatado.
                  Substitua a cerveja e bebidas alcoólicas pelo vinho. 

Estes são apenas alguns exemplos de substituições dentre as muitas que podemos fazer para mudança de nossos hábitos alimentares, visando melhor saúde e maior qualidade de vida, sendo que o emagrecimento virá como conseqüência dessas mudanças (reedução alimentar).   


HÁBITOS ALIMENTARES DOS BRASILEIROS


Existem muitos mitos em relação aos nossos hábitos alimentares. Por exemplo, será que a feijoada é um prato indigesto? E a moqueca baiana? Cada prato deve ser analisado em função dos seus ingredientes e segundo seu modo de preparo. Além disso, devemos levar em conta não apenas os almoços de domingo, mas sobretudo nossa alimentação no dia-a-dia.

TRUQUES PARA EMAGRECER SEM DIETA.

Pequenas mudanças conduzem a um corpo esbelto para toda a vida. Aprenda que comida é um prazer e que sabendo escolher bem  os alimentos , não engorda.

VERDE QUE TE QUERO.
Poucos vegetais superam 100 calorias por 100g. Eles possuem fibras com efeito saciante: um prato de vegetal a cada refeição ajuda a esquecer a sensação de fome.

TEMPERE  A VIDA
O tempero pode aumentar consideravelmente as calorias. Duas colheres de sopa de maionese acrescentam quase 300 calorias ao seu prato. Uma colher de molho de tomate tem 100 calorias e a mostarda , 75 .Portanto muito cuidado com os temperos. Saiba escolher os menos calóricos.

UM TOQUE DE ERVAS.
As gorduras dão sabor aos alimentos, mas as ervas frescas podem substitui-las com pouquíssimas calorias, além de serem boas fontes de vitaminas e minerais.

MELHOR CRU.
A digestão de alimentos crus é mais difícil , o que causa a queima de mais calorias, além de ter um efeito saciante maior. Quando possível tome sucos naturais.

MUITA ÁGUA.
Beber água durante todo dia ajuda a diminuir a fome e a acabar com as tentações. É também muito importante para evitar a desidratação durante os exercícios, seu melhor aliado para emagrecer.

USE A MATEMÁTICA.
Se você gosta de cozinhar, terá mais facilidade para emagrecer, mas precisa ter cuidado para não fazer comida de sobra.Pode comer demais para não jogar fora.Procure ter em sua casa somente alimentos saudáveis e de baixas calorias. Envolva toda a família no cultivo dos bons hábitos alimentares, fica mais fácil manter uma alimentação saudável. quando todos estão comprometidos com o peso ideal..

EVITE FRITURAS.
Esqueça a frigideira da cozinha. Sempre há uma  opção mais saborosa para cozinhar sem fritar os alimentos. As frituras multiplicam as calorias.Prefira sempre os alimentos cozidos.

ÓLEOS SAUDÁVEIS.
Você não deve deixar de ingerir óleo. O que devemos fazer é escolher bem. Prefira os de origem vegetal, pelo ordem: azeite de oliva, de canola, de gérmen de cereais e soja.

SIGA O DITADO: Café da manhã como rei, almoço como príncipe e janta como mendigo.
Quanto melhor se alimentar pelas manhãs , menos fome vai ter durante a tarde e evitará ir para a cama com estômago cheio, retardando a digestão e o metabolismo energético e que é pior engordando.

COMA  COM AMIGOS/FAMILIA.
Enquanto se  fala não se pode comer. A conversação torna a refeição mais lenta e evita que você coma impulsivamente e depressa os alimentos .

A SOBREMESA AJUDA A ENGORDAR..
Evite esse mau hábito. Após as refeições sua taxa de glicose estará alta e qualquer beliscão na sobremesa, irá virar gorduras, além do mais , doce não combina com salgado..

CEDA MODERADAMENTE ÀS TENTAÇÕES DE VEZ EM QUANDO.
Sorvetes, chocolate, queijos....Cada pessoa tem uma fraqueza. Não é conveniente eliminá-la para toda a vida. É melhor quem, uma vez por mês você se dê de presente uma guloseima e que compense as calorias ingeridas com exercícios no dia seguinte.Lembre-se temos que gastar todas as calorias ingeridas , caso contrário podemos engordar.

Não pare de se mexer. Queimar calorias é fácil na academia. Mas há pequenos costumes que ajudam a perder peso. Além da sua hora no exercício diário, suba e desça escadas, passeie com o seu cachorro, cuide do jardim e vá andando fazer compras .

DICAS PARA MUDAR HÁBITOS E EMAGRECER .

O VALOR CALÓRICO DOS ALIMENTOS.
Conheça as calorias dos principais alimentos, principalmente aqueles do seu dia-a-dia, pois assim poderá fazer sempre a opção por aqueles menos calóricos. Faça sempre a troca dos mais pelos menos calóricos na hora de sua refeição. Este é o grande trunfo para mudar os hábitos alimentares e emagrecer de maneira natural e com saúde.( Você não deixa de comer, não passa fome, apenas substitui os alimentos calóricos que engordam e são ruins para a saúde , pelos menos calóricos.)

MUDANÇA DE MENTALIDADE.
Lembre-se de que o objetivo é estar magro a  vida toda e você não pode fazer dieta indefinidamente. Eduque sua mente e mude seus hábitos  para comer bem e, assim , não ganhará peso.

MODERAÇÃO:
Os extremos não são bons, a virtude está  no meio,  nem por excesso de comida  nem por carência. Busque equilíbrio em seu prato para conseguir equilíbrio na balança.

SACIE A FOME COM FIBRAS
Á mesa, comece sempre sua refeição com um bela salada. Quanto mais fibra , melhor.

ADQUIRA BONS HÁBITOS.
Seja inteligente e coma com inteligência: evite a carne vermelha, coma carne branca, muita salada colorida,  regada com bom azeite de oliva e uma  taça de vinho para acompanhar. 

VARIEDADE:
O metabolismo está designado a adquirir energia dos alimentos, mas se você ingerir sempre os mesmos , acabará engordando mesmo com uma salada de alface, por menos calorias que ela tenha. Compre alimentos da estação e enriqueça o seu  cardápio.Você só terá a ganhar: saúde e mais anos em sua vida.

SAÚDE.
Esteja certo de que a alimentação indicada  não irá prejudicar a sua saúde, ao contrário seu sistema imunológico ficará mais forte, evitando assim inúmeras doenças. Emagreça sem dieta e com saúde, essa é nossa missão e objetivo.

NÃO TENHA PRESSA, TENHA PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA..
Não se desespere ao pensar que é necessário um ano para perder 20 kg. O tempo em que você estiver emagrecendo vai lhe fazer bem e, com ele, terá a certeza de que os quilos perdidos não votarão mais. Um belo dia descobrirá  sem perceber que atingiu o seu peso ideal e mudou seus hábitos alimentares .

UMA HORA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS.
Faça exercícios pelos menos três vezes por semana . É Imprescindível . É como uma religião, uma vez que começa, não pode abandoná-la. É para a vida toda. Quem fica parado é pedra , pense nisto. O exercício é a garantia do êxito e de seu caminho a um corpo harmonioso e definido. Para que você goste do que irá ver diante do espelho.obs: Excesso de exercícios fazem mal à saúde e envelhecem as pessoas, portanto moderação.




Paloma Bernardi como Rosângela: jovem acredita que será modelo (Foto: Alex Carvalho/TV Globo)PALOMA BERNARDI COMO ROSÂNGELA: JOVEM ACREDITA QUE SERÁ MODELO (FOTO: ALEX CARVALHO/TV GLOBO)

Nos últimos capítulos de "Salve Jorge", Rosâgela (Paloma Bernardi) tem conseguido melhorar de vida na boate em que é mantida presa em Istambul. O que a jovem não sabe é que em breve ela voltará ao Brasil, mas para trabalhar para Lívia (Claudia Raia).
Em cenas que irão ao ar em breve, assim que chegar à Turquia de volta com Morena (Nanda Costa), Russo (Adriano Garib) perguntará se a jovem quer mesmo deixar a boate e se lançar como modelo.
Rosângela aceitará a proposta de imediato e, nas sequências seguintes, terá encontros com produtores de moda de Istambul, acreditando, enfim, que sua sorte mudou. Pouco tempo depois, ela voltará para o Brasil com Russo.
Ao chegar no Rio, ele entregará Rosângela a Wanda (Totia Meirelles). A jovem, preocupada, perguntará que destino terão as moças que ficaram na Turquia.
- Esquece aquelas meninas e pensa em você - dirá Wanda.
A vilã dará um carro a Rosângela e vai prepará-la para aliciar jovens para a máfia do tráfico humano, fazendo-se passar por uma modelo bem-sucedida internacionalmente. A jogada faz parte de um recuo de Wanda, que está muito ameaçada pelas investigações de Helô (Giovanna Antonelli) e se expôs demais ao matar Santiago (Junno Andrade).




Teodoro vai contratar uma babá (Foto: Reprodução)TEODORO VAI CONTRATAR UMA BABÁ (FOTO: REPRODUÇÃO)
Teodoro (Daniel Dalcin) ficará cada vez mais incomodado com o excesso de cuidados que Sandra (Priscila Sol) dedica a Ângelo, em "Lado a lado". Nos próximos capítulos da trama de João Ximenes Braga e Claudia Lage, ele, que não sabe que a criança é filho de sua mulher,  vai sugerir a contratação de uma babá para que Sandra não dedique tanto tempo ao bebê.
Num primeiro momento, ela não aceitará a ideia, pois acredita que com uma pessoa de fora cuidado da criança ficará ainda mais difícil se aproximar do filho. Depois de várias confusões na casa de Praxedes (Guilherme Piva), a filha do delegado aceitará a proposta, pois terá medo de que Teodoro desconfie de alguma coisa.


Totia Meirelles em cena como Wanda (Foto: Estevam Avellar/ TV Globo)TOTIA MEIRELLES EM CENA COMO WANDA (FOTO: ESTEVAM AVELLAR/ TV GLOBO)
Nos próximos capítulos de "Salve Jorge", Wanda (Totia Meirelles), cada vez mais encurralada pela polícia, cometerá o seu primeiro assassinato na trama de Gloria Perez, no ar às 21h, na Globo. Com medo de que Santiago (Junno Andrade) acabe delatando sua participação no atentado contra Helô (Giovanna Antonelli), a vilã armará uma cilada para seu cúmplice.
A ideia de matá-lo virá depois que a delegada descobrir que Santiago foi um dos mentores deste novo ataque que a quadrilha de tráfico humou armou contra ela. Helô conseguirá prender um dos capangas contratados por Santiago para assassiná-la e, num interrogatório na delegacia, ele acabará entragando o mentor do crime.
Com medo de que a delegada acabe descobrindo seu envolvimento no esquema, Wanda decidirá eliminá-lo. Com as próprias mãos. A vilã vai atropelar Santiago e passar com o carro diversas vezes sobre seu corpo, até ter certeza de que ele está morto



Quequé (Álamo Facó) (Foto: Reprodução)QUEQUÉ (ÁLAMO FACÓ) (FOTO: REPRODUÇÃO)
Nos próximos capítulos de "Lado a lado", Quequé (Álamo Facó) finalmente abrirá seu coração para Neusinha (Maria Clara Gueiros) e revelerá seu interesse por ela. Em cenas que vão ao ar em breve na novela de João Ximenes Braga e Claudia Lage, o desastrado contrarregra do Teatro Alheira vai seguir a aspirante a atriz pelas ruas do Rio, à noite, para ver aonde ela vai.
Quequé verá que Neusinha está acompanhada de Luciano (André Arteche) e ficará furioso ao perceber que ela tenta levá-lo, a todo custo, para dentro de um hotel. Cego de ciúmes, o contrarregra interpelará o casal, vai se declarar para Neusinha e pedir para que ela deixe Luciano.
- Faz comigo o que tu ia fazer com ele! Eu deixo - dirá Quequé, para espanto de Neusinha e Luciano.



Chá de carqueja alivia dores reumáticas



Carqueja alivia dores reumáticas - foto reprodução
Carqueja alivia dores reumáticas - foto reprodução
Conhecido por combater problemas estomacais e hepáticos, o chá de carqueja também pode ser utilizado para atenuar dores reumáticas, debelar gripes e dar um basta a verminoses.
Já o extrato da planta ajuda a cicatrizar feridas. Mas a carqueja ainda é conhecida por abaixar a pressão arterial. Portanto, não é indicada para quem já toma anti-hipertensivosGestantes também devem evitar a infusão. “Estudos realizados em animais comprovaram que esse chá pode induzir o aborto”, alerta a farmacêutica-bioquímica Ana Lúcia Ruiz, da Universidade Estadual de Campinas.




Horóscopo para esta segunda-feira dia 28

Áries  
Favorável
TRABALHO: Garra para vencer as suas limitações e qualquer obstáculo neste dia.AMOR: Procure modificar o que não lhe agrada, porém seja flexível. SAÚDE: Muito boa. 840 – creme. 
TouroAgitado
TRABALHO: Evite disputas e discussões com colegas; não faça questão de impor suas opiniões. AMOR: Convém não falar sobre seus sentimentos. SAÚDE: faça seu tratamento médico. 072 – dourada. 
GêmeosRazoável
TRABALHO: Não leve preocupação doméstica para o ambiente profissional. AMOR: Saiba distinguir os verdadeiros amigos nos momentos difíceis. SAÚDE: Muito boa. 457 – cores claras.
CâncerDifícil
TRABALHO: Redobre sua atenção se tiver de lidar com dinheiro dos outros; evite situações arriscadas. AMOR: Cuide-se e melhore sua auto-estima. SAÚDE: Procure descansar mais. 919 – chocolate. 
LeãoRazoável
TRABALHO:Muitos compromissos a serem realizados, porém a distração estará complicando os seus afazeres.AMOR: Procure se aproximar das pessoas. SAÚDE: Cuidado com resfriados mal curados. 535 – mostarda. 
VirgemAgitado
TRABALHO: Evite assumir muitos compromissos, para não ter de falhar com alguém por falta de tempo.AMOR: Clima de intriga no romance deverá ser administrado com cuidado. SAÚDE: Estável. 957 – madeira. 
LibraFavorável
TRABALHO: Procure seguir a sua intuição e faça somente aquilo que sua mente mandar.AMOR: Dê um fim no ciúme de uma vez por todas. SAÚDE: Faça exercícios leves. 067 – bege. 
EscorpiãoDifícil
TRABALHODificuldades financeiras estão inviabilizando alguns projetos profissionais.AMOR: Encontre na sua família seu porto seguro. SAÚDE:Beba bastante liquido mantenha-se hidratado. 224 – violeta. 

SagitárioAgradável 

TRABALHO: Terá sorte e habilidade para terminar tarefas mais complicadas tirando preocupações da cabeça. AMOR: Momento para tomar decisões. SAÚDE: Busque sempre uma alimentação variada. 213 – salmão.
CapricórnioAgradável 
TRABALHO: Novos colegas que você não conhece direito irão surpreender muito você pela competência e companheirismo. AMOR:Os momentos agradáveis dependem de você.SAÚDE: Boa. 596 – cinza.
AquárioFavorável 
TRABALHO: Empregue um ritmo mais ágil no seu dia e só terá satisfação e benefícios.AMOR: Vida a dois entre altos e baixos.SAÚDE: Relaxe fazendo caminhadas leves. 630 – grená. 
PeixesBom
TRABALHO: Dia certo para cuidar de assuntos que exijam tomada de decisão. AMOR: Um velho romance pode vir à tona com muita força. SAÚDE: Boa energia; mantenha uma rotina saudável na alimentação. 553 – marfim.






Lurdinha é convidada por Wanda para ir à Turquia



bruna.jpg 
A entrada de Lurdinha (Bruna Marquezine) na vida de Wanda (Totia Meirelles) causará tanta confusão que ela precisará ficar amiga da jovem, em “Salve Jorge”, a ponto de chamá-la para ir à Turquia. Tudo começa no capítulo de hoje, quando a traficante quase atropela a garota. Sem se machucar, Lurdinha resolve ajudar a vilã a levar o bebê que estava no banco do carona até o hotel. A história chega a Morena (Nanda Costa), que faz uma denúncia anônima para a polícia.
bruna-2.jpg 
Os agentes chegam na hora em que Wanda vende o bebê e a prendem. Após pagar a fiança, ela será solta. Mas na casa de Lucimar (Dira Paes), Helô (Giovanna Antonelli) ouve Lurdinha dizer que a criança é sobrinha de Wanda. Mas delegada descobre que a traficante não tem parentes no Rio. Para segurar a língua da menina, Wanda a convida para trabalhar no exterior. Lurdinha recusa e diz que não leva jeito para “encostar seu umbiguinho em balcão de pizzaria como Morena”.







Théo cai do cavalo e perde competição em golpe de Élcio



2012101546407.jpg 
A viagem de Théo (Rodrigo Lombardi) ao Rio Grande do Sul para disputar um campeonato de hipismo promete fortes emoções ao capitão da cavalaria, em “Salve Jorge”. Além de conhecer o novo namorado de Érica (Flávia Alessandra), ele será derrotado na final por Élcio (Murilo Rosa). A disputa começa, e o coronel Nunes (Oscar Magrini) deseja boa sorte aos dois representantes do regimento. Num gesto rápido, na coxia, Élcio tira algo do bolso e joga no copo de Théo. Drago (Leonardo Carvalho) é o único que vê a cena, reprova, mas se cala.
Na hora de sua prova, Élcio vai bem, mas Márcia (Fernanda Paes Leme) e Érika apostam que Théo vai superá-lo. No entanto, quando o capitão inicia seus saltos, logo desfalece e cai do animal. Depois de ser socorrido, ele acorda e é interpelado pelas colegas. Zonzo, o capitão se levanta, dá dois passos e torna a deitar. “Que droga, hein? Que droga! Logo na hora de uma prova como essa”, reclama ele, sem imaginar que seu mal-estar foi causado por uma sabotagem de Élcio, o novo campeão da cavalaria.





Salve Jorge': Veja as fotos de Morena sendo dopada por Russo


morena.jpg 
E por falar em Théo, ele nem imagina em que condições Morena (Nanda Costa) vai para a Turquia. Esse é o momento em que ela é dopada por Russo (Adriano Garib), antes de ser arrastada para um avião. A cena vai ar ao ar na quinta-feira, em “Salve Jorge”.
morena-2.jpg 


Nenhum comentário: