31.12.13








Diz a tradição oriental que não se deve passar para o Ano-Novo com lixo dentro de casa e bagunça. Mas organizar o que está desarrumado de um ano inteiro pode parecer desmotivador.
Roupas que estão fora do lugar, brinquedos espalhados, móveis que não são retirados constantemente de seus lugares, banheiros, cozinha. São diversos locais que precisam ser limpos, mas com planejamento e eficiência pode ser feito rapidamente.
"Casa Limpa e Arrumada" traz diversas dicas para serem aplicadas na arrumação e manutenção da organização. Com ele você poderá saber como retirar manchas difícil, como limpar e organizar cada cômodo, com manter os animais limpos e bem cuidados, entre outras coisas.
Veja, no trecho abaixo, como preparar-se para uma limpeza profunda nos diferentes cômodos da casa e como torná-la mais prática e simples de ser feita.
*
Faxina profunda

Você pode empreender uma faxina profunda em sua casa uma ou duas vezes por ano ou dividir essa tarefa realmente grande em etapas mensais de trabalho em cada cômodo ou área da casa. Nos quartos, por exemplo, lave as paredes, as janelas e as cortinas, limpe cuidadosamente o assoalho e cada móvel. Organize os armários e as gavetas e remova todas as peças de roupa e todos os objetos que não usa mais.
Depois de fazer uma faxina profunda em determinado cômodo, será bastante razoável passar até duas semanas executando ali apenas pequenas tarefas de manutenção. Essa estratégia lhe renderá mais tempo para dedicar à faxina profunda de mês em curso.

Faça também uma limpeza mensal nos ventiladores de teto, no topo das estantes e dos armários e na parte superior e traseira do refrigerador. Existem à venda no comércio espanadores de cabo ajustável que poderão ajudá-lo a alcançar os locais mais altos e de difícil acesso, sem a necessidade de usar a escada. Há outros acessórios muito úteis para a tarefa de remoção do pó, tais como espanadores de lã de carneiro, panos de limpeza de microfibra e fraldas de pano.
Mãos à obra!
É difícil encontrar motivação para começar? Torne as tarefas de limpeza mais agradáveis ouvindo suas músicas preferidas enquanto trabalha ou dê a si mesma uma recompensa pelo esforço: tome um banho de banheira relaxante, assista ao seu programa de TV favorito, vá ao cinema ou leia aquela revista que há tempos deseja ler. Além disso, experimente as sugestões abaixo para trabalhar com mais rapidez e eficiência.
  • Acabe antes com a bagunça. Retire do chão, das mesas e de outras superfícies tudo o que estiver fora do lugar antes de iniciar a limpeza. Essa tarefa ficará mais fácil e cômoda se você usar uma cesta ou uma caixa para recolher os objetos.
  • Limpe de alto a baixo. Pegue a vassoura e comece removendo as teias de aranha que se formaram nas extremidades das paredes. Depois espane os ventiladores de teto, o topo de estantes e armários e outras superfícies altas. Deixe que a poeira caia no chão. Continue seu trabalho e tire o pó das cortinas e da mobília, passe lustra-móveis e assim por diante. Limpe o assoalho em último lugar
  • Limpe de um lado e depois do outro. Em vez de retirar todos os objetos das prateleiras e dos armários, remova-os para um lado enquanto limpa o outro e vice-versa.
  • Deixe o trabalho para os produtos de limpeza. Após aplicar um produto, espere alguns minutos por seu efeito e aproveite esse tempo para executar outra tarefa. Você pode, por exemplo, polir os espelhos e limpar a pia do banheiro enquanto espera o efeito do desinfetante aplicado na banheira. Outra sugestão é remover o pó dos móveis enquanto a roupa fica de molho ou lavar a louça enquanto uma solução de bicabornato de sódio clareia suas joias.
  • Facilite seu trabalho. Use um recipiente grande (balde ou caixa) para transportar produtos e utensílios de limpeza de cômodo em cômodo. Em casas maiores, é mais prático manter dois recipientes com material de limpeza em locais estratégicos e deixar um aspirador de pó em cada pavimento se você morar em um sobrado.
  • Concentre-se nas tarefas. Evite distrações enquanto trabalha. Talvez não tenha percebido isso, mas a concentração conta pontos a seu favor, pois você ganha tempo. Após iniciar uma tarefa, pare apenas quando terminar. Se o telefone tocar, deixe o recado por conta da secretária eletrônica.
  • Estabeleça um esquema. Trabalhe em cada cômodo seguindo o sentido horário, a partir da porta, para que nada fique sem limpeza.
  • Abrevie as tarefas. Não enxugue a louça, deixa-a secar no escorredor. Para facilitar a arrumação das camas, substitua as colchas por edredons ou cobertores colocados diretamente sobre os lençóis. Descubra outras maneiras de abreviar as tarefas domésticas. Se você for perfeccionista, procure reduzir um pouco seus padrões de exigência para obter mais tempo livre.
  • Não complique o trabalho. Não perca tempo limpando toda a parede se houver apenas uma mancha para remover. Use uma peça de roupa duas vezes, sempre que isso for possível, para economizar lavagens. Além disso, procure adquirir roupas que dispensem ferro elétrico. Aproveite todos os momentos que puder poupar durante as tarefas domésticas para transformá-los em tempo livre para você e sua família.
  • Estabeleça rotinas. Limpeza organizada é limpeza eficiente. Se executar as tarefas domésticas seguindo sempre a mesma rotina, elas se tornarão automáticas e você, sem se dar conta disso, vai fazê-las melhor e com menos esforço.
  • Vá devagar. Quando usar um produto, comece sempre pelo mais inofensivo. Você evitará, assim, danificar as coisas ao tentar limpá-las. Para remover uma mancha, por exemplo, comece usando apenas água. Se a mancha não ceder, tente alguma coisa mais forte, como detergente ou um produto multiuso. Faça o mesmo com os utensílios de limpeza: se uma esponja de celulose não "der conta do recado", recorra a uma esponja de material abrasivo.
  • Limpe imediatamente líquidos derramados. É muito mais fácil remover manchas causadas por substâncias derramadas enquanto ainda estão úmidas do que depois de secas. Isso vale para qualquer local, a mesa da cozinha, o forno ou uma peça de roupa.
  • Jogue o lixo no lixo. Instale cestos de papel onde quer que haja acúmulo de lixo: no banheiro, nos quartos, na sala de estar e assim por diante.
  • Compre mais artigos práticos. Ao comprar móveis ou roupas, prefira aqueles que têm mais resistência às manchas e são mais fáceis de limpar e conservar.




O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que busca o equilíbrio e a harmonização do fluxo de energia do ambiente. De acordo com a corrente de pensamento oriental, o que cada um vê e vivencia quando entra em casa representa a relação do indivíduo consigo mesmo. Ao passo que a forma como deixamos diariamente nossas casas remete à nossa maneira de encarar e conviver com o mundo externo. Por isso, preste atenção em qual o estado atual da porta de entrada de sua casa, pois é por ela que a energia entra e sai da sua vida, segundo o Feng Shui. É vital que a porta esteja sempre conservada e funcionando bem, não apresente rachaduras e não prenda no chão ao ser aberta I Fonte: Renata Parisotto, consultora de Feng Shui e dona da empresa Tetris Organiza (www.tetrisorganiza.com.br)





Para remover toda energia estagnada da casa e atrair vibrações positivas para o Ano Novo, a consultora de Feng Shui, Renata Parisotto, ensina um ritual, ideal para ser realizado no dia 31 de dezembro: descasque nove laranjas e coloque as cascas em um recipiente de vidro com água, deixando-as em descanso de quatro a 24 horas (as laranjas podem ser consumidas normalmente). Após esse período, coloque o líquido derivado das cascas das laranjas em um borrifador e "chuvisque-o" pelos cantos da casa, com cuidado para não manchar as paredes ou os móveis! Comece pela porta de entrada e siga pelos cantos - em sentido horário - até chegar à porta principal, novamente. Em seguida, vire de costas para porta e faça uma oração, mentalizando agradecimentos e coisas positivas. A laranja é cítrica, neutralizadora de energias negativas e símbolo da prosperidade 

Para a radiestesia - uma técnica que investiga as radiações naturais dos objetos, ambientes e seres vivos -, a energia pessoal interfere na da casa e vice-versa. Por isso, para energizar positivamente o espaço onde você mora, é preciso também cuidar da própria vibração. Em 2014, respire fundo e cultive uma atmosfera de paz e amor em seu lar. Para dar uma ajudinha à alma, você pode fazer consultas pessoais de radietesia e radiônica (técnica utilizada para trabalhar o que foi detectado pela radiestesia) ou utilizar outras práticas terapêuticas e energéticas como o reiki, a acupuntura e a meditação I Fonte: Titi Vidal, radiestesista, astróloga e taróloga (www.titividal.com.br

Para a radiestesia - uma técnica que investiga as radiações naturais dos objetos, ambientes e seres vivos -, a energia pessoal interfere na da casa e vice-versa. Por isso, para energizar positivamente o espaço onde você mora, é preciso também cuidar da própria vibração. Em 2014, respire fundo e cultive uma atmosfera de paz e amor em seu lar. Para dar uma ajudinha à alma, você pode fazer consultas pessoais de radietesia e radiônica (técnica utilizada para trabalhar o que foi detectado pela radiestesia) ou utilizar outras práticas terapêuticas e energéticas como o reiki, a acupuntura e a meditação I
Segundo o Feng Shui, os móveis que formam cantos agudos e os objetos com ponta produzem desordem e desarmonia nos ambientes da casa. Um exemplo é o criado-mudo que pode criar uma energia "cortante" sobre a pessoa que dorme ao lado. Para equilibrar essa energia e proteger sua família em 2014, prefira peças com cantos arredondados ou então, no caso do criado-mudo, envolva as quinas com uma sainha de tecido ou use protetores de segurança para bebês e crianças I Fonte: Renata Parisotto, consultora de Feng Shui

: Para energizar positivamente a casa na virada do ano, acenda um incenso: o de lavanda, por exemplo, ajuda a estimular o bem estar no lar I Fonte: Titi Vidal, radiestesista, astróloga e taróloga

Conforme a radiestesia - uma técnica que investiga as radiações naturais dos objetos, ambientes e seres vivos - ter flores e outras plantas distribuídos pelos cômodos da casa ajuda a equilibrar a energia do lar. Então, que tal criar um jardim vertical ou comprar um vasinho de temperos para enfeitar a cozinha em 2014? I Fonte: Titi Vidal, radiestesista, astróloga e taróloga

No Feng Shui, o controle do acesso ao espaço é muito importante, seja no quarto, na sala, na cozinha ou no escritório. Por isso, pensar o posicionamento dos móveis é essencial. Um exemplo é a posição da cama no quarto: evite que o leito fique muito próximo à porta, porque segundo a técnica de harmonização, o descanso é prejudicado pelo constante "estado de alerta inconsciente" que tal posicionamento causa. A recomendação é que a cama fique o mais longe possível da porta, idealmente em ângulo reto com uma das paredes. A mudança simples promete noites mais reparadoras em 2014 I Fonte: Renata Parisotto, consultora de Feng Shui 
Para eliminar e expulsar as energias negativas, dilua sal grosso em um recipiente com água morna (pode ser a do chuveiro) e tome um banho com a salmoura do pescoço para baixo. Na sequência, tome outro banho com chá de louro, jasmim, manjericão, laranja, cravo e canela. Esse último serve para você se energizar positivamente antes de cozinhar e preparar - por exemplo - a ceia de Réveillon, segundo a consultora de Feng Shui Renata Parisotto


Segundo a radiestesia, as mandalas (foto), bobinas (um instrumento da radiestesia, em forma de espiral) ou objetos chamados de mensageiros dos ventos ajudam a dissipar a energia estagnada e pesada dentro do lar. Essas peças quando suspensas propõem um movimento que auxiliam na manutenção da circulação eficaz da energia pelos ambientes. Para a entrada do Novo Ano, uma sugestão é adquirir um desses itens e pendurá-lo perto da janela. Assim você começa 2014 com a energia renovada em sua casa I Fonte: Titi Vidal, radiestesista, astróloga e taróloga


De acordo com o Feng Shui, o acúmulo de objetos por anos faz com que a vida estagne e a bagunça ou a desordem podem a resultar em uma redução da energia. Por isso, para começar esse novo ciclo, faça uma boa limpeza dentro dos armários e mantenha em sua casa apenas itens que você gosta, precisa ou usa. Praticar o desapego faz bem e manter uma gama de objetos mais coesa, prática e "emocional" faz com que energias fortes, vibrantes e alegres fluam através e em torno desses elementos I Fonte: Renata Parisotto, consultora de Feng Shui 




Nenhum comentário: